Terra de Sombras

Terra de Sombras Alyson Noël

Resenhas - Terra de Sombras

Izabelle Costa 12/01/2011

Terra de Sombras- uma decepção
Senti-me um tanto frustrada com a leitura deste livro. Explico: ele faz parte da saga Os Imortais de Alysson Noel e, por esse motivo, entendi que traria algo novo. Não traz, é apenas um livro comercial dentro de uma estória que parecia bem legal no primeiro livro, o Para Sempre que, indicutivelmente, até agora é o melhor dos três.

Em Terra de Sobras, a personagem principal Ever, passa quase todo o livro fazendo bobagens para consertar uma outra que ela fez no livro anterior, o Lua Azul. E tudo isso para poder ficar junto com Damen que ela pensa ser sua alma gêmea, coisa que ele passa a questionar.

A estória toda é muito infantil, boba às vezes e a única novidade é a tal Shadowland e a presença de mais uma personagem que evoca o passado: Jude que desperta um certo frisson em Ever.

Lerei o próximo livro porque sou curiosa e gostaria de saber como isso vai terminar mas é inevitável a comparação com outras sagas juvenis de romance e fantasia como Hush, Hush que é muito bom, Diários do Vampiro que tem um conteúdo até certo ponto dinâmico com uma gama maior de personagens e Crepúsculo que é indubitavelmente a melhor e mais bem, escrita.

Mais em http://izabellecosta.blogspot.com
Helen Caroline 20/07/2011minha estante
Izabelle,
Concordo 100% com você. A estória do primeiro livro é até em certo ponto empolgante, as personagens são interessantes, mas parece que a autora perdeu o foco à partir do 2º livro. A narrativa torna-se chata, a protagonista se torna infantil, não aprende com os erros...

Eu estou lendo o 4º livro, Chama Negra, e até parei um pouco pois a protagonista está dando nos nervos. Continuo a ler pois como você disse, sou curiosa e gostaria de saber como termina. É uma pena, pois o 1º livro é realmente bom. Acredito que a autora quis colocar carga dramática na estória e acabo tornando-a entediante.

Tomara que até o final da série as coisas melhorem e voltem para a dinâmica do Evermore...

Mariane 05/08/2011minha estante
Concoooordo muito com vc! O Terra de Sombras foi sem sentido, aliás, só possuíu o objetivo comercial como vc disse! Me decepcionei muito

Mandekah 20/10/2011minha estante
Não concordo com você, Izabelle.
Acho que esse livro abriu um leque de novas possibilidades e dúvidas, quebrando um pouco aquela monotonia e falsa estabilidade entre Damen e Ever.

Quanto ao fato de você ter dito que a história é infantil e boba, eu não fico muito surpresa.. Até porque essa série é mesmo direcionada à um público mais jovem, acho que eu mesma não a leria se eu fosse um pouco mais velha.. rs.

Enfim,
cada um com a sua opinião ! :)

Izabelle Costa 21/10/2011minha estante
O ato de resenhar não é buscar a concórdia universal. Resenhar é dissertar aceca de um tema incluindo a opinião. Aqui expressei a minha opinião como leitora. Não tinha como objetivo ferir suscetibilidades.

Mandekah 27/10/2011minha estante
Exatamente ! Incluindo a opinião (como eu havia comentado anteriormente). E eu aqui, como leitora de sua resenha expressei a minha, assim como todos que leem opiniões alheias podem expressar a sua própria, certo ?

Mas fique tranquila, pois meu objetivo não é, de maneira alguma, provocar discórdias.
Boas leituras !

Priscilla 07/01/2012minha estante
O Terra de Sombras me fez desistir completamente de acompanhar a saga, perdi completamente o interesse..

Isabela 13/04/2012minha estante
Concordo planamente!
Gostei do primeiro livro, mas acabei empacando no Lua Azul. Achei muito parado e nada acontecia de diferente. Vou tentar terminar de ler os outros 329645265308265 livros que já lançaram porque não consigo começar uma saga e não terminar, mas com certeza ja perdi o interesse e tera que acontecer alguma coisa muito legal no livro pra eu me interessar novamente.

Aline 25/07/2012minha estante
Ever é a personagem mais irritante e mais burra que já li. Concordo com tudo que vc escreveu.

Ana 26/07/2012minha estante
Não gostei de Para Sempre, gostei bastante de Lua Azul (tanto que está nos meus favoritos) e vou começar Terra das Sombras com uma enorme expectativa, mesmo lendo muitas resenhas falando mal. Gosto de coisas meio diferentes e melosas, e já que Ever não pode tocar nele... Acho que vai ter coisa mais quente com outros, só por ler a contra-capa. Espero bastante do livro.

Juliana 08/08/2012minha estante
Estou me decepcionando a cada livro.... Pensei que a estória fosse dar uma reviravolta sei lá, mas nadaacontece...
Se bem me lembro sua amiga não tinha virado imortal tb?? sei lá... já estou ficando confusa com essa coisa toda de Damen e Ever... só não abandono pq sou muito curiosa e com certeza lerei os outros... mas é o tipo de livro que dá pra ler no metro escutando música sem prestar muita atenção ao que aontece pois a estória volta sempre para o mesmo ponto...

Babi 09/08/2012minha estante
Comprei a coleção depois que li Para Sempre.
Rê-li o Para sempre e amei, Lua Azul é ótimo também.
Mas ai vem o Terra das Sombras, que ainda dá pra levar, mas já começa a mostrar a chatice que será o Chama Negra! Demorei uns 3 meses pra terminar de ler, sendo que o Lua Azul li em 1 semana. tão chato que é, não tem nenhuma novidade, e não se esclarece nada! Tô até com medo de ler Estrela da Noite. Espero que não seja tão chato, e que a história chegue em algum lugar. A autora deixou a desejar nos últimos livros pelo visto...

Su 25/09/2012minha estante
Concordo com o que você diz, o livro parece mais uma enrolação comercial. Até abandonei o livro por causa da Ever e suas idiotices.

SRosty 21/11/2012minha estante
nossa! tudo verdade! os dois primeiros livros eu gostem bastante! ja esse nao tenho nem vontade de saber como termina...

Aninha 29/01/2013minha estante
Os primeiros livros:Para sempre e Lua azul eu gostei bastante, mas terra de sombras não gostei porque nada se resolveu na estória. Mesmo assim vou continuar.

Giulia 19/03/2013minha estante
Realmente decepcionante...e acabar fazendo um feitiço do jeito errado quando há 2 bruxas que poderiam ajudá-la? Irrito-me com personagens burros.

Caah 07/04/2013minha estante
Achei esse livro uma enrolação total, não via a hora de terminar de ler :/

Bruna 21/06/2013minha estante
Sinceramente? Abandonei. Me senti frustada o suficiente pra abandonar. Na época que eu estava lendo eu baixei pela internet, por isso acabei desistindo, porque eu tenho uma politica para comigo mesmo de não desistir de ler livro nenhum, mesmo que seja muito ruim, mas essa politica só se aplica a livros impressos. Os dois primeiros livros eu amei, mas esse...

Kamilla 09/07/2013minha estante
Ever foi muito boba confiando em Roman, era obvio que ele iria fazer algo que atrapalharia a vida dela, ela caiu nas ciladas de Roman duas vezes. Queria muito ler a continuação, mas depois desse final de Terra de Sombras desisti.!

Monique 17/10/2013minha estante
Nossa...Quando eu comecei a ler o "Para Sempre" achei incrível, simplesmente AMEI, não via a hora de começar o outro livro. A Lua Azul ainda foi legal, mas quando chegou em Terra das Sombras desencantei TOTALMENTE, só burrada essa Ever sabe fazer, fiquei com muita raiva. É bom saber que tem gente que pensa a mesma coisa que eu rs

Caroline 01/04/2014minha estante
Achei esse livro simplesmente um saco, e ainda fiz a burrada de comprar a saga toda de uma vez.

Gio 20/06/2014minha estante
olha , eu acabei de ler o Lua Azul , mds achei meio repetitivo a História ! sempre te alguém no meio de ever e damen , eu quero ler esse próximo , espero que não seja frustrante o quando que vcs dizem , mas vms lá , vou ver ! essa Ever só faz burrada e mas burrada '-'

Jéssica 25/11/2014minha estante
Sinceramente eu pensei que eu era a unica que pensava assim.
Peguei o primeiro livro emprestado, e como sou louca por livros comprei logo o Box, 6 livros, pois gosto de tê-los.
ah se arrependimento matasse...
Não estou encontrando ânimo para ler os outros , estou na metade do terceiro á meses, e juro que não consigo pegar gosto por ele.

Naraliz 11/01/2024minha estante
Eu desisti dessa série nesse livro kkkkkk

Marcos.Souza 27/02/2017

Terra de Sombras
Difícil explicar. É um livro frustrante, bom e ruim ao mesmo tempo. Um protagonista apático e sem ação uma protagonista burra demais, que toma todas as decisões erradas mesmo quando as corretas estão esfregadas na sua cara e que não acredita em ninguém a não ser no vilão que é quem realmente movimenta a história. Um vilão digno de novela mexicana diga-se de passagem. Continuarei lendo a série pq eu ganhei todos os livros e preciso desesperadamente saber se no próximo livro a Ever fica um pouco mais esperta e o Damen comece a existir de fato dentro da história, pq até agora ele só choramingou. Isso pq ele é o herói.
Regi 22/04/2017minha estante
Concordo.

Marcos.Souza 26/04/2017minha estante
Regi vou começar a ler Estrela da Noite hj. Espero que não me decepcione.

Regi 27/04/2017minha estante
Acredita que ainda estou nesse aí e leio, leio e não saio do lugar. Esse livro merece nota 1 de tédio.

Clau @meuescapeliterario 31/05/2017minha estante
Concordo plenamente com o que você escreveu! A protagonista é completamente burra e na minha opinião não merece ter os poderes que tem, só sabe agir por impulso sem pensar nas consequências... Continuarei lendo pois tenho o quarto volume físico, mas com certeza vou doar...

Regi 11/12/2017minha estante
undefined

Patti Spissoto 25/05/2018minha estante
concordo com tudo que você disse...
Tava até procurando uma lugar que tivesse um resumo basicão deles, só pra não precisar ler todos... Tô com preguiça mortal de ler, mas tb curiosa pra saber o final. Alguém já leu e pode fazer um resumo desse e dos próximos livros pra mim? Kkkkk

Júnior 15/07/2011minha estante
Uma coisa eu percebi em você: desde o primeiro livro da série você disse que não gostou do livro. Que era uma cópia de crepúsculo, então para você continua lendo os seguintes, apenas para criticar? Não sou fã da série, pois só li o 1º e o 2º livro, mas queria falar isso.

Samyta 15/07/2011minha estante
Jùúh

Sou livreira, tenho que ler pra poder indicar ou não. Então, no caso dessa série uu leio pra falar o que acho com propriedade mesmo, ainda que seja só crítica, mas embasada. Não acho legal só falar mal sem saber. E, sempre que sai um novo, há a possibilidade de melhorar (Lua Azul eu até achei melhorzinho) daí, vou ler até o final, porque assim posso dizer pra alguém "não compre esse por causa disso, disso e disso". Entendeu?

Humb 06/02/2013minha estante
Sua resenha ficou hilária!
Sobre a parte do feitiço, eu lembro, achei que fosse algum erro de tradução (eu li a versão traduzida no google), mas pearece que foi furo da escritora mesmo, hahaha! #fail!!
Terra de Sombras foi uma droga!

ntampinha 27/02/2015minha estante
Também faço isso Samyta. Mesmo que não goste, leio até o final para poder indicar ou não, afinal, não podemos falar daquilo que não lemos não é?
Comecei a ler Terra de Sombras esta semana e já estou cansada dele... Esta série não me convenceu nem um pouco, a protagonista é lesada demais para o meu gosto e este Damien como galã, aff, convence menos ainda...
Atualmente, não estou nem me importando em ler spoilers, pois já estou tão irritada com a história, que talvez tenha de pegar outro livro para ler - para desestressar - antes de terminar este...

Andreza 11/01/2013minha estante
Ótima resenha. Concordo com tudo que você disse. Comprei os quatro primeiros volumes da série de uma só vez, li até o Terra de Sombras e passei muita raiva com a Ever e o Damen. Acabei dando os quatro livros pra uma amiga sem nem ao menos ler o Chama Negra. Acredite, não sinto nem um pingo de remorso kkk

Drica 12/01/2013minha estante
A verdade é que Os Imortais nunca deveria ter se tornado uma série. Se tivesse sido um único livro, teria sido indefinidamente melhor e menos chato. Enchimento de linguiça me dá nos nervos. rs

Humb 06/02/2013minha estante
Sua resenha sobre esse livro ficou melhor que a minha, rsrs!
Eu tinha até esquecido da parte do Damen se desculpando. Mas "devo me redimir virando hippie" foi ótimo!
Nota 10 para sua resenha!

Drica 06/02/2013minha estante
kkkkkkkkkkkkk Obrigada.Fico feliz que tenha gostado. Mas tudo isso é revolta minha com essa série mesmo, porque fala sério! Aquela fase do Damen foi muuuuuito irritante, realmente. Ele sempre foi chato, mas nesse livro ele se superou no nível da chatice.
Obrigada mais uma vez. :D

Carol Watanabe 03/03/2020

Não acontece nada de relevante na história, leitura foi bem arrastada
Ariana.Costa 03/03/2020minha estante
Eu desisti nesse livro ... haha.

Na metade

Ariana.Costa 03/03/2020minha estante
Vendi os outros e esse tbm

Carol Watanabe 03/03/2020minha estante
Eu li a série toda, não consigo desistir, mesmo sendo chato preciso saber o final rs

Lavinia Simoni 11/11/2023

Parece que só piora
Eu realmente não consigo largar essa saga na metade porque contra a minha vontade, eu tenho um apego emocional por ela, porque foi um dos primeiros livros que li. Mas sério, a cada livro só piora tudo.

Pra começar, achei esse livro totalmente desnecessário, deveria ter sido escrito junto com o segundo, porque foi 280 páginas de encheção de linguiça, não teve nada de emocionante, nenhuma novidade, nada nada, só nas últimas 5 páginas que aconteceu algo e nem foi tão uauuuu, nossa. Acho que vou mudar minha nota pra 2,0 porque meio ponto a mais significa que ele é razoável, mas ele é só ruim mesmo.

Ever é uma personagem que não sei nem descrever de tanto ódio que sinto kkkkkk ela é sem sal, não tem humor, não tem personalidade, é burra, só toma decisão burra, confia em gente desconfiavel, e é burra de novo. E o que falar de Damen??? não aguento mais aquela coisa de alma gêmea e amor eterno!!! Sinceramente, Roman é mais interesse que ele, uma pena a personagem principal ser uma pastel, se não eu até shipparia os dois.
Agora, o que foi esse surto do Jude cair de paraquedas? Que maluco sem graça, aparecia do nada e não me cativou em nenhum momento. Haven continua sendo uma falsa que parece uma cachorrinha atrás de outras pessoas, mas nunca dando bola para os amigos.

enfimmm né, eu acho que eu mesma desafio minha sanidade mental :) vou parar de ler a saga? não, e logo eu volto pra reclamar do quarto livro. bjos
Yasmin_Eyre 13/11/2023minha estante
Quando li em 2014 preferia o Roman kkkkkkkk muito lenga lenga esse casal

Lavinia Simoni 13/11/2023minha estante
simmm kkkkkkk o roman tem uma coisa sabe

Thaís de Souza 15/11/2023minha estante
Essa saga é toda horrível, li todos os livros na força do ódio, para dizer com convicção que é ruim kkkkk em compensação a saga da Riley eu gostei bastante

Lavinia Simoni 15/11/2023minha estante
vou ler todos pra depois falar mal tbm kkkkk e eu nem sabia que tinha uma saga da Riley, já quero ler

Thais Lima 08/03/2013

Os Imortais #3 - Terra de Sombras
Em resumo do que esse livro é: um monte de nada.

É sério, não acontece NADA nesse livro, a não ser nas páginas finais. Esse livro me deixou mais perdida do que cego em tiroteio. Sem nenhum atrativo, Terra de Sombras me passou a impressão de ter sido lançado apenas para encher prateleiras de livrarias e Alyson Noel lucrar. Porque esse livro é um grande NADA.

Damen descobre que agora, por culpa da namorada inteligentíssima dele, os dois não podem se tocar. Eu imaginei que, até que fosse encontrada a cura para isso, o amor dos dois seria demonstrado apenas com palavras. E me enganei feio; Damen consegue desenvolver um véu de energia para que eles possam pegar um na mão do outro, trocar carícias e até mesmo poderem se beijar. O que, devo admitir, me decepcionou. Eu não esperava por isso, e foi algo tão forçado que não consegui engolir. Os dois não podem transar, mas de resto podem fazer tudo.

Aparece também um novo personagem; Jude. O cara mexe com a Ever, e mais para frente descobrimos que nas vidas passadas, Ever e Jude tiveram envolvimento. Confesso que ele foi um personagem interessante, que eu curti muito. E devo acrescentar que a Ever ficaria muito melhor com ele. Damen já é maduro demais para ela, não combina e algumas vezes fica esquisito.

Fora isso acho que nada acontece até o final, onde Ever é obrigada a dar a Haven a imortalidade porque não quer ver a amiga morrer. Atitude que não critico, aliás, porque eu acredito que no lugar dela eu teria feito a mesma coisa.

Bom, mas enfim. Esse livro foi péssimo, o pior da saga até agora.

Humb 11/06/2013minha estante
Concordo com tudo! Livro para encher prateleira de livraria!
Terra de Sombras é o pior mesmo, mas Chama Negra também é horrível. A Ever não para de fazer burradas...

Thais Lima 21/06/2013minha estante
Ah, Chama Negra eu até que gostei. Depois do fracasso que foi Terra de Sombras, eu não esperava nada de Chama Negra, mas na minha opinião foi em Chama Negra que a série começou a encontrar um caminho.

lu areias 02/09/2013

Resenha do blog - Fluffy
Série: Os imortais – volume 3
Alyson Noël
Editora Intrínseca, 2010
246 páginas

Ever e Damen atravessaram diversas vidas e enfrentaram os mais terríveis inimigos com um só objetivo: ficar eternamente juntos. E quando esse sonho está ao alcance das mãos, um poderoso feitiço cai sobre Damen. Agora, para ele, simplesmente tocá-la ou encostar os lábios nos dela significaria a morte, o exílio definitivo em uma terra de sombras. Desesperada por livrá-lo da maldição, Ever mergulha de corpo e alma na magia e encontra uma ajuda inesperada: um surfista chamado Jude. Apesar da profunda lealdade a Damen, é inevitável que ela se sinta atraída por esse garoto estranhamente familiar, de olhos verdes, dons mágicos e passado misterioso. Ever sempre acreditou que Damen fosse seu destino – mas e se o futuro tiver reservado outros planos? Com Jude cada vez mais próximo, pela primeira vez em séculos esse amor é posto a prova.

Neste terceiro livro, Ever continua a mesma chata de sempre. Anteriormente, em Luz Azul, ela tomou algumas decisões bem impensadas, o que acabou prejudicando todo seu relacionamento com o lindo e imortal Damen. No segundo volume, quando tomou uma decisão para salvar a vida dele, Roman a havia enganado para colocar seu sangue no antídoto, o que acabou amaldiçoando, tanto Damen quanto Ever, sendo que agora eles não podem mais se beijar, se dar as mãos porque, ao mínimo contato com o DNA um do outro, eles morrem e não sabem, até então, para onde vão.

A história prende o leitor que quer descobrir logo o desfecho e se eles conseguirão o antídoto do antídoto para que possam, finalmente, ficarem juntos novamente. Mas, antes disso, muita coisa acontece. Primeiro, só Roman possui essa cura, e ele vai cobrar um preço, ainda desconhecido, para que possa entregá-lo a Ever. E enquanto isso, Ever consegue um emprego na antiga loja onde Ava trabalhava, conhece Jude e um segredo de muitas vidas passadas é revelado, fazendo com que Damen dê um tempo a Ever para que possa decidir-se.

O único ponto negativo é que sentimos tanta raiva de Ever, porque ela só toma atitudes erradas, o que provoca muita repercussão que só traz confusões pra ela e Damen. Enfim, apesar de o livro ter uma história ótima, como já citei, ele deixa muita coisa pendente, não resolvendo as antigas, isto é, os problemas só acumulam e não são resolvidos, o que me deu um certo pânico e, ao mesmo tempo, vontade de ler a continuação para saber como tudo vai se resolver, e se vai se resolver.
Laura R. 17/12/2013minha estante
vc leu o livro? "Mas, antes disso, muita coisa acontece. Primeiro, só Roman possui essa cura, e ele vai cobrar um preço, ainda desconhecido, para que possa entregá-lo a Ever." vc botou isso na sua resenha e isso está errado se vc leu o livro vc sabe que no final do terra de sombras mostra muito bem qual é o preço

lu areias 18/12/2013minha estante
Olá Laura
Eu não li, copiei esta resenha do blog Flyfy, para ler antes de começar a ler o meu livro. Adoro resenhas, e não pego um livro antes de ler algumas. OBrigada pela dica.
Beijos

Ju 01/02/2011

Mais estúpida que a personagem principal somente a autora...
...para criar um livro de uma serie tão ridícula!! Serio, se você quiser ficar com raiva, ódio e ter vontade de socar alguém leia a coleção Os Imortais!
Demorei mais de um mês pra ler esse livro, um livro pequeno e de leitura fácil! Ever é uma chata, Damen um verdadeiro idiota, longe de ser galã de contos sobrenaturais... O pior é que a personagem principal faz besteira atras de besteira, e todos os outros personagens ficam parados olhando e depois se questionam: " oh porque fez aquilo ever?" ...enfim livro pra dar risada, a autora escreve muitos detalhes desnecessários, sabe aquela frase ENCHER LINGÜIÇA?! Parabéns Alyson Noel isso Você faz muito bem, e não nada se resolve em Terra de Sombras, é apenas um livro 4 fatos importantes, que sem lenga lenga poderiam ser contados em 3 capítulos! Eu não recomendo!
Mas para os curiosos, nesse livro a Ever conhece um cara um pouco mais interessante e menos idiota que Damen, um surfista chamado Jude, que mexe com o coração de Ever! Roman, também continua na mesma, dando risada e comprovandoao leitor o quanto Ever e sua trupe ( namorado e amigos) são imbecis, alias ele deveria ser o personagem principal, é o único que pensa! Não deveria ser considerado como vilao! Se você quer se angustiar e querer sair rasgando as paginas do livro, leia e seja feliz!
Loriiy 28/04/2011minha estante
Revolts 2.0, rsrsrs ... Mas eu concordo com vc, o livro é inutil e nada do que as pessoas queriam saber quando compraram o livro foi dito ... RIDICULO !!

JAN 7 15/06/2011minha estante
Passei mto nervoso qdo li esse livro e o quarto livro da serie não é mto diferente

hellenesquarcio 20/05/2021

Terra de sombras
Preciso dizer que me decepcionou esse livro, esperava me aprofundar mais no universo da magia e dos feitiços e me deparei com uma ever mais impulsiva do que nunca!

Ela nunca pensa nas consequências, que ódio que da!

Nos últimos capítulos quando ela começa com os feitiços e encantos, eu fico feliz porque queria mais daquilo no livro todo, mas infelizmente não tive
Natália Tomazeli 20/05/2021minha estante
nossa essa série inteira é horrivel, li na adolescência e a até minha eu do passado com senso crítico de uma batata achou a coisa mais pavorosa que ela já tinha lido, então é pq é mal feito mesmo kkkk (o primeiro até que passa, dá pra ler, mas o resto nada se salva)

hellenesquarcio 20/05/2021minha estante
Aí nem me fala, eu comecei relendo os dois primeiros livros, determinada a terminar a série, e tá foda viu! A minha eu tô passado já tinha largado, pq eu tive que continuar agora? Akakkakaka fica aí o questionamento

Lua 26/07/2020

Empurrando com a barriga...
Lembro que ao ler o primeiro livro da série, fiquei bastante animada ao ponto de comprar toda coleção de uma única vez.
Acontece que depois do segundo livro a série se perde e começa a enrolar demais em tudo que acontece.
Simplesmente fui empurrando a série com a barriga na tentativa (falha) de me animar novamente, me apegando completamente a uma esperança de uma reviravolta (que não houve!)
Enfim, os livros se tornaram chatos e monótonos. Não aconselho.
Giulipédia 26/07/2020minha estante
Te entendo, cmg foi a msm coisa, essa série tinha td p ser fantástica, mas não foi o caso, gostei mais da série da Riley Bloom, pelo menos é mais divertida de ler ??????

Carolina 26/07/2020minha estante
Eu comprei a série inteira pela sinopse e agora to no segundo, mas to morrendo de vontade de abandonar e passar a série pra frente, pode ser que funcione com alguém né

Aninha de Tróia 15/03/2010

Bom... mas só para quem tem paciência
Comecei a ler Para Sempre só por curiosidade. E até que gostei. Decidi terminar a série antes de escolher outro livro.
O segundo livro "Lua Azul" continuou interessante. Mas esse terceiro, na minha opinião, foi péssimo. Eu já não gosto de narrativas em primeira pessoa. Assim, quando a narradora "desiste" de contar a história e só fica naquela de como o namorado é lindo, forte, isso e aquilo... nao dá. Os dois anteriores tiveram um enredo interessante, mas esse deixou muito a desejar. A história é praticamente inexistente e muito cansativa. Detesto abandonar um livro, mas este está bobo demais.
ninde 10/07/2010minha estante
concordo em genero numero e grau, e olha q nem terminei todo ele.

Mas vo terminar de ler só pra n fica pesando na consciencia.

Loriiy 28/04/2011minha estante
Ainda não terminei, mas realmente não tem história, parece que a autora ficou enrolando para publicar mais um livro ... Muito ruim !! Acho que vou terminar, mas só pq eu sou brasileira e não desisto nunca, rsrsrrss

Anna.Julia 02/08/2022

Ansiosa para o próximo
Eu amo a parte mística dessa saga, a abordagem de reencarnações, carma, espiritualidade, magia e muito mais é algo que me deixa muito interessada na leitura. Além do mais, gosto muito do enredo dessa história, apesar da Ever ser muito b*rra e sempre tomar decisões erradas, também acredito que seja por isso que continuo lendo os livros, porque eu não vou sossegar enquanto não acabar com o final q eu quero.
Marina.Vit 13/08/2022minha estante
Juro q so passei raiva de ver a Ever fazendo so escolha errada mn

Anna.Julia 14/08/2022minha estante
Ah eu também, mas a gente faz tanta burrada na vida também né? ? Quem sou eu pra julgar?

mandyt1 21/03/2013minha estante
Nunca vi uma protagonista tão burra como Ever. Ela se envolve em cada coisa e não sabe resolver!!! Judy lindo s2s2s2

Humb 11/06/2013minha estante
Espere até ler Chama Negra e Estrela da Noite. Tão ruis quanto Terra de Sombras. Só Infinito que a coisa melhora um poquinho, e é bem pouco mesmo.
Pior série que já li.

Cassi 29/07/2010

Ai ai, que final tenso...

Gosto muito da Ever, mas realmente tenho que admitir que a garota faz as piores escolhas possíveis.

Eu tento considerar que ela perdeu a família e que não suporta mais perder pessoas tão próximas a ela; tento considerar que ela ainda é nova nesse mundo da imortalidade e não tem experiência com magias, age precipitadamente e as alternativas chegam nos piores momentos da vila dela - quando Damen não está por perto. Mas ainda assim, ela é muito precipitada, falta muita malícia, esperteza para ela, o que faz com que ela sempre meta os pés pelas mãos.

E o Roman... desculpem-me mas eu realmente tenho que dizer: Que cara filho da mãe! Eu posso dar os parabéns para a Alyson, porque ela soube criar um vilãozinho totalmente inescrupuloso, manipulador, irritante, filho de uma égua manca! E embora sentindo muita raiva dele, acredito que tenho que admitir que os atos dele como vilão é que realmente colocam a história para frente, nos deixando ansiosos para a leitura do próximo livro.

Mas falando de coisas boas, mesmo Damen e Ever sofrendo para ficarem juntos, todos os momentos entre eles neste livro são lindos e românticos. Eu amei a cena do museu e todos os abraços que eles trocavam.

Fiquei com receios de que o relacionamento entre Ever e Jude ficasse parecido com Bella e Jacob de "Crepúsculo", e fiquei feliz de saber que isso não aconteceu. Muito feliz! (Ufa!)

Sobre Jude, bem, para mim ele não foi nada demais. Embora Ever sempre o descreva como um cara bonito, sorriso maravilhoso e etc., durante o livro a impressão que eu senti é que, de verdade, a Ever sempre foi certa do amor que ela sente pelo Damen, mesmo sentindo-se atraída pelo Jude; e que o Damem é um milhão de vezes mais perfeito e maravilhoso que o Jude, ha ha (fã incondicional de Damen detected).

Enfim, acho que já falei muita coisa. Soltei muitos spoilers (embora não tenha como uma pessoa que pega as sinopses dos livros não se deparar com spoilers).

Virei fã de carteirinha da série "Os Imortais" e torço para que "Shadowland" e "Dark Flame" possam ser publicados logo aqui no Brasil. E torço ainda mais para que Damen e Ever possam ficar juntos no final de tudo, e que a Ever tome juízo na cabeça de vento dela, rs.