Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá

Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá Lima Barreto

Resenhas - Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá

Lau Pinheiro 19/05/2024

Quinto da unicamp!!!
Esse provavelmente foi o livro com a linguagem mais difícil que eu já li. surreal o quanto eu empaquei em algumas partes mas no final deu certo, e consegui captar a mensagem do livro.
esse é um livro filosófico. o livro para os que amam a vida e odeiam a forma em que ela se dá.
gonzaga de sá foi um personagem que diferente de outros, ele não viveu a frente do seu tempo como dizem, ele viveu exatamente no período que deveria viver e por isso trouxe tantas reflexões e concepções tão pertinentes para essa história. houveram diversos momentos que facilmente se relacionam com o contexto do Brasil atual, o que me deixa mais triste ainda.
essa foi uma bela história, pela memória de Lima Barreto!

Jenesaispas 28/04/2024

Não sei, não me prendeu muito, já li outros livros do Lima Barreto, mas esse me deu uma ressaca que meu Deus

isabelaa 27/04/2024

A consciência é nossa ruína
Fiquei muito chateada por ter tido tanta dificuldade com o linguajar e a estruturação textual da obra, fatores que impossibilitaram um aproveitamento completo da mesma.
A leitura acabou se tornando arrastada e lenta, e isso me atrapalhou a entender a profundidade, tanto social como histórica, que Lima Barreto tem a oferecer.
As barreiras e dificuldades que o autor, um homem negro no século XX, teve de enfrentar pra chegar aonde chegou são infinitas, e sinto que ele conseguiu transmitir tal sensação em inúmeros capítulos.
Mesmo não sendo minha zona de conforto compreendo a importância literária e humanitária de sua obra?
e com ela percebi que quanto mais estudamos e aumentamos nossa consciência sobre a realidade deturpada que vivemos, mais triste e miseráveis nos tornamos

stellivrostella 14/04/2024

Lima Barreto sendo muito afrente de seu tempo!
Representando o pré-modernismo, Lima Barreto dá um show de choque de realidade. Rompendo abruptamente com ideias parnasianistas, esse livro mostra na pele a vivência de Lima com o preconceito racial e elites cariocas.
Para quem não está acostumado, essa leitura vai ser um tanto cansativa, por isso recomendo a leitura de "O triste fim de Policarpo Quaresma" antes.
Para os fãs do Machado de Assis, esse livro é PERFEITO! Não só esse como todos do Autor.

Anninhalissie 07/04/2024

? A vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá
Li esse livro por pura obrigação da escola e do vestibular...
Achei que não foi surpreendente e legal, mas algumas reflexões são boas...

LIDO #10
NOTA: 3??
STATUS: NÃO FAVORITADO

Maria13052 04/04/2024

Chato
Eu li esse livro por causa da escola, entendo todas as criticas propostas por ele, mas o livro é surpreendentimento CHATO, cheio de palavras difíceis.

VitAria.Matuno 26/03/2024

É chato, mas o valor para a literatura é inegável. Não foi tão entediante quanto eu esperava, porque eu me via querendo saber mais sobre o protagonista. Tem um vocabulário desgastante e um ritmo de leitura um pouco lento, mas vale a pena.

Alice de copas 16/02/2024

Um livro de vestibular que cumpre seu papel como um livro de vestibular
Espero que em um futuro isso mude de vez

bia.cavenaghi 29/12/2023

Ruim.
Mais um que li esse ano por conta do vestibular, mas me arrependi profundamente. não consegui entender NADA da história. os personagens são confusos e as suas reflexões ainda mais. e quando o autor focava em narrar a geografia do RJ de forma mais ?poética?? HORRÍVEL. enfim, não recomendo a ninguém :(

Gaby Kolano 13/12/2023

Resenha de Vida e morte de Gonzaga de Sá
Sinceramente comecei odiando o livro, não compreendia quase nada da escrita além de não achá-la muito interessante, mas sempre levo minhas leituras até o fim. Assim sendo, dei um tempo e volteo a ler com mais calma e comecei a compreender melhor e, consequentemente, gostei muito dos últimos capítulos os quais compreendi quase inteiramente.
Futuramente pretendo reler.

David.tonet 14/09/2023

Grande
O livro esbalda filosofia, pensamentos e crítica de forma genial a sociedade brasileira da época, tudo isso sem perder a atualidade.

Brubis 28/07/2023

Livro de Vestibular
Li o livro por causa da escola e porque é leitura obrigatória da Fuvest. Então, sob a minha visão de estudante, achei o livro ruim.
A linguagem difícil deixa a leitura truncada e o enredo não é nada envolvente, só tem um monte de falas do Gonzaga criticando alguma coisa, mas é difícil de acompanhar o raciocínio. Tem também descrições do Rio de Janeiro, mas também são difíceis de entender as palavras usadas para descrever e é chato ler longas descrições.
Reconheço a importância e ousadia que o livro teve na época com as questões abordadas, mas mesmo assim o livro não me agradou.

bia 12/06/2023

Sinceramente?? eu gostei... nao é nenhum absurdo de maravilhoso mas é facinho de ler e ouvir o gonzaga falar merda o livro inteiro e o narrador (que agr eu nao lembro o nome ops) ficando irritado foi incrívelmente gostoso

Henggo 30/05/2023

Uma sátira contra a frivolidade
Um livro sobre um homem que não se encontra mais, nem consigo, nem com a cidade que o rodeia. Achei interessante como Lima Barreto desnuda o Rio de Janeiro, expondo, através do personagem Gonzaga de Sá, a frivolidade da sociedade e a hipocrisia que dominou as instituições políticas. O que temos aqui é uma crítica fincada em problemáticas que parecem estancadas no passado, mas ressoam na sociedade de hoje, principalmente quando pensamos na frivolidade que domina as redes sociais.. "Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá" impõe reflexões, convida a autocrítica, e essas duas características são um diferencial. Porém, a linguagem tornou a experiência um tanto cansativa para mim. Aínda mais porque o modo como o Gonzaga se expressa remete a uma outra forma de falar e de escrever, muitas palavras com grafias diferentes, e isso foi um complicador. Ao final, fiquei com uma sensação de cansaço e torcendo para acabar logo.

madu.marella 16/04/2023

Vida e Morte de Gonzaga blabla
Leitura obrigatória da escola e serio odiei, a escrita da época eh mt difícil pro meu vocabulário de qm le romance gay. E a história eh totalmente massante e chata tediosa, literalmente nn acintece nada interessante. bjs