História da Filosofia

História da Filosofia Giovanni Reale

Resenhas - História da Filosofia - Volume 1

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "História da Filosofia: Filosofia pagã antiga # 1", escrito por Giovanni Reale, é uma obra que aborda a filosofia antiga grega desde seus primeiros pensadores até os filósofos da era helenística. A obra é dividida em sete partes, cada uma delas aborda um período específico da filosofia grega.

Na primeira parte, "Os primeiros pensadores", o autor apresenta os filósofos pré-socráticos, que se preocupavam em explicar o mundo a partir da natureza. A segunda parte, "Sócrates e os Sofistas", trata do filósofo Sócrates, que questionava a moral e a ética, e os sofistas, que se dedicavam ao ensino da retórica e da persuasão.

A terceira parte, "Platão", é dedicada ao pensamento platônico, que busca explicar o mundo a partir de ideias eternas e imutáveis. A quarta parte, "Aristóteles", apresenta a filosofia aristotélica, que se opunha ao pensamento platônico e buscava explicar o mundo a partir da experiência e da observação.

Na quinta parte, "O período helenístico", o autor apresenta as escolas filosóficas que surgiram após a morte de Aristóteles, como o epicurismo, o estoicismo e o ceticismo. Na sexta parte, "A filosofia na época romana", o autor apresenta os filósofos romanos que se dedicaram à filosofia grega, como Cícero, Sêneca e Epicteto.

Por fim, na sétima parte, "A filosofia pagã antiga na patrística e na escolástica", o autor apresenta como o pensamento filosófico grego influenciou a filosofia cristã na patrística e na escolástica.

Além de apresentar os principais filósofos e escolas filosóficas da filosofia antiga, o autor contextualiza historicamente a filosofia grega e mostra como ela influenciou a filosofia ocidental. A obra é escrita de forma clara e objetiva, tornando a leitura acessível a todos os interessados na filosofia antiga grega.

Em suma, "História da Filosofia: Filosofia pagã antiga # 1" é uma obra fundamental para quem deseja compreender o pensamento filosófico grego e sua importância na história da filosofia ocidental.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Giovanna 14/10/2022

Um dos melhores manuais disponíveis: Vasto sem ser maçante e prático sem ser vulgar, um trabalho essencial de Dario Antiseri e Giovanni Reale.

George Facundo 01/08/2016

Pessoal, faz tanto tempo que não escrevo, que tenho que reaprender o caminho árduo de volta aos deliciosos prazeres da escrita. Até lá vamos com esses textinhos xinfrins que vou escrevendo.

Não é novidade pra ninguém (principalmente para todos os meus amigos da filosofia que estão aqui no Face, o desastre acadêmico em filosofia que sempre fui. Falo isso sem o menor problema, sou daqueles que o ego mora debaixo da sujeira da unha do meu dedo mindinho do pé esquerdo.

Há pouco mais de um ano e meio resolvi que tinha que "curar" este meu hábito de protelação e procurei fazer terapia. Juntei os cacos, trabalhei algumas coisas em mim, fiz vestibular pra filosofia na UECE novamente (pela terceira vez... É verdade!) e estou no curso novamente agora como mamãe se agrada, não faltando, fazendo o dever de casa, enfim, cursando mesmo, como se deve.

Pois bem, como me dou muito mais com textos sobre filosofia do que com tratados filosóficos propriamente ditos, resolvi encarar esta árdua caminhada de ler esse, que talvez seja a coleção de história da filosofia dos mais populares na academia filosófica brasileira. Tudo bem, não é dos mais amados, mas no nível "ficar por dentro de tudo com um texto garapa" esse é realmente dos bons.

Ao todo são sete volumes. Esse primeiro quase não consigo terminar. Tive que ter uma disciplina de leitura doideira pra conseguir, mas Ufa!! consegui!

Por mais que você não queira ter paciência pra ler, só em ter essa coleção para consulta é interessante. Digo você, que ao contrário de mim, tem esse poder cognitivo de entender um texto de filosofia.

Outra coisa legal no livro é que para cada capítulo tem anexos nas páginas azuis com os principais textos de textos originais dos filósofos citados.

Outro fato curioso é que o autor provavelmente religioso, tenta trazer a metafísica de Platão para bem próximo do Deus judaico-cristão. Isso está bem mais evidente no volume dois voltado pra patrística e escolástica (que estou lendo agora) então deixo pra próxima resenha.

É isso...
Juliana 04/05/2017minha estante
Gostei muito da sua sinceridade! Realmente para compreender a filosofia, é preciso um nível de abstração que nos nossos tempos é difícil conseguir. Obrigada por dividir a sua dificuldade, nesses tempos onde as pessoas só contam vantagem, a humildade é um bem muito precioso!