A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Iris Souza 16/05/2024

A cor púrpura
A história se desenrola na Georgia rural durante o início do século XX e é contada através das cartas de Celie, uma jovem mulher negra que enfrenta abuso, violência e discriminação ao longo de sua vida. Apesar das adversidades, Celie encontra força e esperança através dos laços que forma com outras mulheres em sua vida, incluindo sua irmã Nettie e a forte e independente Shug Avery.

Ao longo da narrativa, o leitor é levado a uma jornada emocional e espiritual, testemunhando a luta de Celie para encontrar sua voz e sua identidade em meio a um mundo que tenta constantemente silenciá-la. Através de sua escrita habilidosa e poderosa, Alice Walker dá voz aos personagens marginalizados e oferece uma poderosa reflexão sobre as injustiças sociais e as lutas enfrentadas pelas mulheres negras nos Estados Unidos. Ao longo das páginas deste livro, o leitor é confrontado com a crueldade da humanidade, mas também é inspirado pela capacidade do espírito humano de florescer mesmo nas condições mais adversas. É uma leitura que deixa uma marca indelével na mente e no coração de quem a conhece.

Joaquim 16/05/2024

A Cor Púrpura foi o primeiro livro que li após ter assistido primeiramente o filme, fiquei impressionada em como os dois são idênticos.
Gosto de ver a transição dos personagens da obra, penso na realidade vivida por cada um deles com suas particularidades. Confesso que Sofia é a minha personagem favorita e que sua história é a que mais me emocionou - por sua coragem inabalável e princípios ininterruptos mesmo que mantê-los fosse sinônimo de rejeitar a hegemonia.

Pietra 16/05/2024

Clássico necessário
Um livro de ficção que te dá um tapa na cara e te faz refletir.
Pra mim, um bom livro não acaba quando termina. Ele ecoa. Ele faz barulho na sua mente. Ele te faz pesquisar, ir afundo, ele te faz refletir.
E que livro! E que impacto.

Letsantiago 16/05/2024

6/10 (Consumido em doses homeopáticas???)
Um livro incrível, consegue mostrar o pior de uma pessoa.
Leva ao extremo do insuportável e do ódio por um personagem, e depois consegue ?neutralizar? com uma mudança brusca de ações.
Temática muito pesada e de assuntos delicados.
Acompanhar a vida miserável que Celie leva te faz abrir os olhos para a própria vida, e absorver mais as pequenas coisas.?

paloma 15/05/2024

"O tempo anda devagar mas passa depressa." - 3,5/5
antes de tudo já começo dizendo que foi uma leitura muito difícil para mim. eu não consegui focar na história e demorou muito para finalmente me conectar com a narrativa. comecei ler no dia 01/05 e terminei 14/05, e durante esse tempo eu fiz duas pausas na leitura.

acho que o mais dificultou minha leitura foi o fato da protagonista escrever errado - a história é contada por meio de cartas -, e faz sentindo, pq a celie é semi analfabeta, mas foi algo que me incomodou bastante.

a história em sim é muito boa, confesso que em alguns momentos eu odiei os personagens, mas também entendo eles agirem daquele jeito - menos o marido da celie, ele é nojento e ruim de verdade. fiquei muito feliz da celie conseguir reencontrar a irmã e os filhos. eu amei também o fato dela ganhar força durante a narrativa - com ajuda da shug - e vai se tornando uma mulher mais corajosa. e a vida de todos os personagens vão se cruzando e chega um momento que tudo fica muito complicado para todos.

enfim, é um livro muito bom, que conta a perspectiva de vida do ponto de vista de uma mulher negra que vive no sul dos eua, durante a segregação racial e que sofreu vários abusos durante sua vida. mesmo eu tendo um pouco de dificuldade pra me envolver na história é um livro que eu super indicaria.

Neiva 13/05/2024

Não é atoa que é um clássico!
A história da Celie é emocionante, porém extremamente triste e violenta também, mas é bom ler sobre mulheres fortes que se ajudam e se inspiram

Tayla sarges 08/05/2024

Celie e Nettie
Como não se apaixonar pela história de celie e nettie? Eu fiquei viciada nesse livro, quanto mais eu lia mais eu queria saber o que ia acontecer eu fiquei o livro inteiro torcendo para que as duas de reencontrasse é que elas fossem feliz.
Um dos melhores livros que eu ja li na vida!

Camila.Shinkawa 07/05/2024

Que livro fantástico, de uma sensibilidade que não sei explicar, aborda tantos assuntos importantes e pesados.
Abuso, agressão, preconceito, fé, sexualidade, e muitas outras coisas?
Eu amei cada segundo dessa leitura, entendi o porque da sua fama e acho que deveria ser ainda mais famoso!

jjjjjulias2 06/05/2024

Tinha escrito uma resenha mas o skoob decidiu apagar o livro da minha estante, perdi todo meu histórico de leitura. Mas o livro é surreal, comovente e doloroso. Vi o filme de 1985 e é ainda mais triste do que o livro.

maria 06/05/2024

Que livro lindo! pesado. mas com muitas doses de alívio e esperança. to emocionadíssima com o final! que lindoooo ???

Caio328 05/05/2024

A cor do ódio
Quando assisti ao filme de Spielberg era muito novo e faz muito tempo, foi marcado na.mimha memória pela atuação da Woopy em um papel de muito sofrimento e depois pela fotografia belíssima.
Já o livro trás toda a dimensão do racismo e do patriarca de nossa sociedade, o que torna o livro universal. A vida de duas irmãs separadas e com sofrimentos e dúvidas tão iguais mesmo na distância de um oceano fazem a ligação através do sentimento das dúvidas sobre o verdadeiro Deus.
A cor é uma desculpa pra tratar as pessoas de maneira diferente assim como a religião ou o sexo, apenas pretextos para justificar as ações que são de puro ódio e não significam nada no final da vida quando olhamos pra trás e vemos o quão feio foram nossas ações.

cattjubs 04/05/2024

Muito tocante, fonte de conhecimento inesgotável
Amei a forma com que o livro se desenrola, é una leitura muito doída e sofrida pelos temas sensíveis, ainda mais pra mulheres negras de famílias pobres. É muito próximo da realidade de muitas mulheres.

Gostei muito da abordagem sobre a África, me senti parte da história e de uma forma que não foi chata ao falar das tradições. Tive a experiência de não conseguir ler Maíra que era algo bem tribal, mas no Brasil, por ser muito chato.

É difícil ler as ideias bem absurdas sobre Deus, mas acontece k. Ainda mais sobre a normalização do pecado por pessoas religiosas e dentro da Igreja. Por esses motivos, tenho buscado mais autores cristãos que não vão cofrontar meus valores porque são os deles também.

Tem um final legal, não é trágico ao extremo como eu esperava. Ajuda muito depois do livro inteiro ser puro sofrimento.......