Caminhos da China

Caminhos da China JOHN POMFRET

Resenhas - Caminhos da China

Denize.Dias 29/04/2024

Pensei seriamente em abandonar
A descrição das torturas, da fome, da miséria...mas o livro é bem escrito, tradução razoavel e conta ótimas historias

Fabi_Colaco 31/01/2022

CAMINHOS DA CHINA
Após a morte de Mao Tsé-Tung em 1976 iniciou uma forte tentativa do Presidente Nixon de ?descongelar? a Guerra Fria, que desencadeou no reestabelecimento das relações diplomáticas entre China e EUA em 1979. O autor desse livro fez parte do primeiro grupo de alunos universitários no programa de troca de alunos entre a China e EUA, isso aconteceu em 1980, ele tinha apenas aos 22 anos e estava no último ano da Universidade de História com enfoque na Ásia.
O choque cultural foi imenso, mas não o impediu de fazer bons amigos e assim entender melhor pelo ponto de vista dos cidadãos comuns chineses o que estava acontecendo com a China que vinha de um sistema comunista quase feudal, um governo que não via problemas em matar seus cidadãos, queimar livros, proibir qualquer religiosidade, quase escravizar as pessoas entre outras coisas e então esse mesmo país decide fazer o que fosse necessário para adquirir sua fatia no mundo capitalista do qual eles se isolaram por quase 40 anos.
O autor nos contas com riqueza de detalhes as histórias de vida de seus amigos chineses antes de entrar na universidade e os sacrifícios que tiveram que fazer para adquirir sua vaga, ele conta como foi a vida dos pais e avós dessas pessoas que tiveram a infelicidade de viver sob o medo e terror de um governo extremante sanguinário, que causou a morte literalmente de milhares de pessoas senão pela fome e miséria, por assassiná-los!
Em 1998, quase 10 anos após sua primeira estadia na China, Pomfret volta a China, mas agora como reporte do Whashington Post e encontra um país absurdamente diferente daquele que ele lembrava, isso devido ao grande empenho do governo chinês para tornar o país desenvolvido e altos investimentos tanto do governo quando de muitas outras empresas do mundo todo. Ele reencontra seus amigos do tempo da universidade, estão todos bem sucedidos, mas talvez não necessariamente felizes, o que não é exatamente um problema para uma nação que teve sua memória apagada no quesito felicidade e posteriormente essas memórias vem sendo preenchidas com a ideia do consumismo em larga escala. São essas pessoas que novamente irão ajudar o autor a ter um entendimento mais claro do ponto de vista dão cidadão comum o que vem acontecendo na China.
Me surpreendi muito com a semelhança da China com o Brasil, infelizmente não no desenvolvimento da economia, educação ou tecnologia, mas sim, na corrupção e na ideia que o dinheiro pode comprar tudo inclusive as pessoas, me fez lembrar várias vezes de Nelson Rodrigues, quando disse: ?dinheiro compra até amor verdadeiro?.

GabrielMouzella 26/10/2012

A história por trás dos panos
Um livro que o levará à realidade na china durante o período da revolução cultural. Tudo aquilo que foi escondido pelo partido comunista está, de forma muito bem escrita, nesse livro que lhes levarão a histórias reais de muita covardia e muita luta.
Poder-se-a através dessa leitura ter uma ideia do porque da China ser o país que mais cresce na atualidade e se transformou em uma potência. Mostra a força de uma nação que quis a mudança e correu atras para alcança-la. E a fez.