Doze contos peregrinos Gabriel García Márquez

Resenhas - Doze Contos Peregrinos

Rebeka 30/05/2024

Doze contos peregrinos
Os contos são sobre latino americanos na Europa, geralmente saudosos de sua terra natal.
São peregrinos não pelos protagonistas emigrantes, mas pelo talento dos rascunhos em passear e se perder.
Meu estado, Pernambuco, é citado duas vezes nesse livro, sem contexto e sem muita conexão com a história, mas como pernambucana, fiquei feliz em ler a citação.
Nesse livro, percebi certa distância do realismo mágico e um Gabriel Garcia Marquez mais jornalista, como em Relato de um Náufrago,o que não quer dizer que não tenha certa pitada de magia.

Luiza 09/04/2024

Acompanhando as mais diversas histórias de latino-americanos em terras europeias, Gabo nos traz com sua escrita aquele sentimento familiar do que é o ser humano

bibs 02/04/2024

A narrativa de Gabriel García Márquez é maravilhosa!!! Me apaixonei pelos contos, são curiosos e cativantes.
Nikolas.Macedo 02/04/2024minha estante
Esse livro é uma gracinha, li faz uns dez anos, praticamente ninguém fala sobre ele ?

Letteles 02/04/2024minha estante
Eu amo

jusousan 02/04/2024minha estante
Coloquei ele na lista pra conhecer Gabriel Garcia!

Letteles 02/04/2024minha estante
Coloca 100 anos de solidão tb! Meu preferido

jusousan 02/04/2024minha estante
Esse já está! Mas gosto de, quando tenho oportunidade, conhecer o autor por livro de contos. Mas agradeço a dica ??

Christina.Silva 20/03/2024

Esplêndido
O livro, para mim, fala da solidão de pessoas comuns. As histórias são sensacionais, mas o prefácio me encantou. Me lembrou de quem nos deixou aqui.

letscia 18/03/2024

43 (2024) o rastro do teu sangue na neve.
"Movia-se através das pessoas como um elefante inválido, com um interesse infantil
pelo mecanismo interno de cada coisa, pois o mundo parecia,
para ele, um imenso brinquedo de corda com o qual se
inventava a vida."
Tive a sensação de que a obra não foi lida no meu momento ideal, e digo isso pois não consegui me conectar plenamente com o enredo. É um livro impressionante, a escrita é leve, fluida e repleta de nuances. Percebemos a despretensiosidade na forma como a história se desenvolve, sendo ao mesmo tempo pungente e natural, como um ensaio. No entanto, em contraste com a naturalidade, a escrita tem muita técnica e precisão. Minha experiência de leitura foi excelente, mas acredito que uma nova leitura me permitirá apreciá-la ainda mais.
Não falarei individualmente sobre as histórias, mas, em geral, foi fascinante observar como o autor explorou as facetas da peregrinação, do sentimento de pertencimento, do amor, das memórias e das dores de forma tão intimista. Todas as histórias viajaram de uma lata de lixo para páginas do livro. Sobreviveram ao esquecimento e deram liga a uma coletânea sensacional.
Deixo o meu sincero elogio e minhas considerações ao último conto. Embora tenha feito algumas interpretações interessantes, acredito que em uma releitura conseguirei refletir mais profundamente, amadurecer as minhas ideias, e assim, compartilhá-las. Só posso dizer que me surpreendi, foram contos pequenos, mas que tiveram minha total atenção. Em suma, é um ótimo livro! Como dito antes, foi a obra certa no momento errado.

Vinder 09/03/2024

Livro de 12 contos sobre personagens latino-americanos, na Europa, em situações muito diferentes uma da outra.

Mari Mirandinha 03/03/2024

Gabo
Um amigo me mandou um dos contos desse livro para ler. Achei muito angustiante, mas também muito bom e meses depois achei o livro na biblioteca perto de casa. Não pensei duas vezes, afinal, é Gabo, né? Todos os contos são bons e intrigantes, e todos causam pelo menos um pouco de angústia, mas gostei mais de uns do que de outros. Vale a pena a leitura.

Clarinha 28/02/2024

Doze contos peregrinos
Livro bom de ser lido, principalmente durante o intervalo das tarefas diárias. Com a linguagem fluída e fácil, cada conto, dotados todos de sensibilidade e humor, trabalha bem o âmago do ser humano através de histórias que vão desde o mais simples cotidiano ao extraordinário. Gabriel Garcia Márquez, merecido vencedor do Nobel de Literatura, não decepciona.

Giovana456 11/02/2024

Pra ler e descansar
Esse livro me ganhou logo no prólogo e a partir daí foi só delícia.

uma leitura leve, mas cheia de reflexões engraçadinhas. se deixar, você lê tudo numa única sentada!

Sir Santiago 03/02/2024

Familiar
Primeiro contato com a obra de Garcia Marquez, e um contato muito proveitoso.
De fato foi uma experiência muito agradável, não só pelo estilo de escrita fluído do autor, que te prende nas páginas e te faz terminar o conto sem que se percebesse, e também não só pela qualidade notável dos contos literários, com histórias muitas vezes com simplesmente coisas da vida, mas ainda assim interessantíssimas (como Maria dos Prazeres e O Avião da Bela Adormecida) até contos com um que de mistério e de sinistro (como Tramontana e O Rastro de Teu Sangue na Neve), mas também por ser latino-americano, o que pesa na avaliação, pois, tratando-se de personagens latino-americanos em solo europeu, o autor conseguiu muitas vezes tratar do choque dos costumes e hábitos dos dois continentes, invocando certa nostalgia desses costumes quando americanos, e estranhamento quando europeus.
Posso dizer então que fechou janeiro com chave de ouro, e deixou uma experiência muito agradável.

Valéria 24/01/2024

Sempre uma boa leitura
Gostei muito dos contos, as histórias são muito legais e os personagens são interessantes mas Gabo é sempre uma boa escolha.

Iya Moura 17/11/2023

Leitura precisa
Li junto ao clube de leitura "Longarinas", mediado pela escritora Socorro Acioli. Foi uma incrível oportunidade de imersão na vida e obra de Gabriel Garcia Marquez.

Não é um dos livros mais conhecidos, mas merece tanto reconhecimento quanto.

Edoarda 16/11/2023

Doze contos. Alguns, honestamente, causam uma pobre impressão. Outros, como Tramontana, O Rastro do Teu Sangue na Neve e O Avião da Bela Adormecida são gostosos de ler. Mas nenhum supera ?Só Vim Telefonar?. É angustiante e delicioso de se ler, e daria um filme maravilhoso - procurei, e não acho que até o momento (nov/23) ele tenha tido alguma adaptação cinematográfica de destaque.

bella 21/09/2023

Sonhei com essa mulher que sonha.
Latinoamericano de lei, lógico que eu ia gostar. alguns contos são bem curtos e sem sentido, outros seguem uma linha que se acaba de forma inesperada. me lembrou um pouco o livro de contos da Mariana Enriquez, as coisas que perdemos no fogo. não vorazmente macabro como os dela, mas assustadores o suficiente pra tu terminar e dizer: Bah. um shoutout especial pro conto cujo trecho eu coloquei no título dessa resenha: Me alugo para sonhar. gabo cita neruda e borges e é muito

Anderson 06/09/2023

Deste livro, havia lido já, isoladamente, "Maria dos Prazeres". Não me recordo de outros contos de García Márquez que tenha lido antes. Ainda assim, preocupava-me a ideia de que sua narrativa tão abundante de imagens e informações transbordasse nas histórias mais enxutas. Os contos são excelentes porque neles encontramos a assinatura de Gabo, aquela psicologia e aquela tragédia caribenhas, e por que não latino-americanas, em que mesmo (ou aí mesmo) nas narrativas mais fantásticas nos encontramos.