Coração de Vidro

Resenhas - Coração de Vidro

1 | 2 | 3 | 4

Por Garoto 20/03/2024

Indo de americanas
Eu gosto de livros curtos, que me remetem a infância. Não que este seja, na verdade de infantil eu não achei nada aqui.
É bastante triste.

Albino 16/12/2023

O poder de sensibilidade.
José Vasconcelos é uma das figuras mais singulares da escrita. Com uma capacidade de penetrar a dor e o sofrimento das suas narrativas com uma linguagem que encanta, toca adultos e crianças.

Coração de vidro é um livreto curto, cheio efeito e emoção. Com quatro contos, cada uma reflete uma lição e uma reflexão sobre nossa conduta e nosso agir.

Um livro que certamente lerei para meus filhos e relerei para mim mesmo.

Super recomendo.

bella 08/10/2023

Coração de vidro
é uma graça, leitura rápida e linda.
bem imaginativa com os cenários o que fez eu me perder um pouco pq eu simplesmente to tendo dificuldade com aquele negocio chamado ?usar o cérebro? mas tirando isso otimas histórias e muito muito bonitas

Edilaine 03/09/2023

Uma boa leitura
São contos rápidos de ler. Mas com uma essência triste. Mas gostei de modo geral do livro, a escrita do autor é muito boa.

Camily61 17/07/2023

Uma obra necessária!
Eu li rapidamente, como uma jovem senti que foi um livro necessário para uma nova construção de visão, sem dúvidas livro triste, me causou uma sensação de solidão quando se conecta com a narrativa, foi muito bem construída a mensagem, um aprendizado para a vida inteira.

Maria 13/06/2023

Li bem rapido
Gostei do livro , um livro fácil de ler , rápido e bem fácil de entender. Um livro com quatro histórias que contam sobre a destruição da natureza pela razão humana.

Wanderreis 03/06/2023

Ano da publicação original

1964

Este livro narra o apogeu e o declínio de uma grande propriedade rural. São quatro histórias que se entrelaçam, contando a vida de um sabiá, de um peixinho dourado, de um cavalo e de uma árvore.

Tay.Luz 10/05/2023

Esse livro me deixou tão desassossegada.
Ao todo o autor conta 4 contos todos levam a morte como o fim das histórias. Os personagens são os animais da fazenda e ao longo da história como coadjuvante os moradores da fazenda e tudo que ocorre em seu entorno. Os sentimentos quando lemos é pura reflexão, sobre a condução da vida, escolhas, e a tristeza de crescer. Acho que ele deve tocar em cada um de uma forma diferente, pra mim a principal reflexão foi: se sei que a vida é passageira, porque perco tanto tempo, priorizando coisas desnecessárias?

Rafa 14/03/2023

Leitura que deixa o coração apertado
Sempre tive curiosidade para ler esse livro... me recordo de uma propaganda que ficou famosa no RS no início dos anos 2010, que contava a história de amor entre um dono e sua cadelinha Sofia. O livro era citado como um dos livros prediletos do rapaz, quando era jovem.

José Mauro Vasconcelos descreve com uma delicadeza ímpar, pequenos contos interligados, com propostas simples, mas poderosamente carregados de drama e emoção.

Tudo sob a perspectivas de animais (e uma árvore específica), mas facilmente é possível traçar paralelos com situações e dramas humanos, funcionando como uma espécie de fábula, onde a moral da história fica implícita para o autor conjecturar.

Geminianaconfusa 10/01/2023

Razoável..
Não é realmente meu estilo de livro, mas quando você decide dar uma chance, as páginas são facilmente devoradas. É uma leitura leve e calma, mas também é profunda e até reflexiva, fala muito sobre a humanidade em metáforas simples.

caiocorrea_art 05/01/2023

Aquele infantil de respeito
Coração de Vidro, do José Mauro de Vasconcelos.?Um livro super curto, bonitinho mas que traz uma crítica muito clara a como nós, seres humanos, somos cruéis em relação aos animais e ao meio ambiente à nossa volta.?O livro se passa em uma fazenda e o autor expõe o ponto de vista dos animais e plantas que lá vivem. Mostrando como o homem atua de uma maneira absolutamente egoísta e predatória. O livro é de 1964 e já traz esse olhar consciente sobre o consumo e sobre as relações entre homens, animais e meio ambiente. Diria que é quase um livro vegano, hehehe? mas não é.?Se você tem filho ou está afim de uma leitura lúdica e crítica, recomendo bastante.??Livre-se

01/01/2023

O sentimental vívido da natureza invisível aos olhos adultos
Não é novidade alguma o meu amor eterno pela obra O Meu Pé de Laranja Lima. Foi meu primeiro contato com algo do José Mauro e eu fiquei encantada. Mas esse... Coração de Vidro é cheio de fábulas contadas de forma simples, sucinta e de uma tristeza desconfortável.

Logo de primeira, percebe-se que se a invasão e a apropriação da liberdade da natureza como um todo são a base das histórias. A solidão, o abandono e também a insensibilidade do humano estão sempre ali.

O coração humano para de sentir ao crescer e, por isso, toma da natureza o quanto pode e se puder tomar tudo, o toma sem hesitação.

Tudo escrito nesse pequeno livro é contornado por melancolia. A mensagem é passada de forma dura, direta e sem melindres.

1 | 2 | 3 | 4