Passado Perfeito

Passado Perfeito Leonardo Padura

Resenhas - Passado Perfeito

Bia 25/04/2024

Razoável
Achei um romance policial razoável.
Gostei dos personagens, principalmente do Mário Conde, policial principal pelo caso do sumiço de Rafael Morin, ex-colega de colégio e marido da sua paixão desde a adolescência, Tâmara.
Esperava um pouco mais de contexto sobre Cuba mas fiquei a ver navios.
Vou dar mais uma chance e iniciar o próximo da série.
Veremos.

RNA 06/06/2023

Razoável
Livro razoável, um romance policial mediano que poderia ser melhor se tivesse umas 40 paginas a menos, a parte bacana do livro é conhecer como a sociedade cubana funciona em sua estrutura.

Bruno Malini 04/05/2023

Gostei não
Sabe aquele livro em que você não se conecta com nada? Nada te prende à história neste livro. Infelizmente

Marcelo.Alencar 27/09/2022

Bom livro
Muito boa as histórias envolventes de Padura. Nessa Mário Conde desenrola um grande mistério que envolve amigo de infância. Romance policial.

Sérgio 13/12/2021

A grande estrela deste romance policial é Havana, o personagem principal é caricato: o policial detetive frustrado que se afoga no álcool, na solidão. Isso é decepcionante. O mistério é apenas uma desculpa para o desenvolvimento de um enredo psicológico que tenta ser denso e cheio de camadas. Nenhum grande personagem, estilo esperado. É uma leitura fácil, prazerosa e divertida.
Não sei se lerei toda a série… talvez, na praia sem compromisso.

Bi 29/11/2021

Perfeito não só no título...
Acompanhamos ao longo das páginas o detetive Mario Conde, sujeito simples, com estigma de sofredor poético, que dispõe e escolhe a dor como meio de vida.
A narrativa em questão, traz a história de Rafael Morín, funcionário perfeito em um sistema não tão perfeito assim. Resultado disso: como validar uma organização falando em nome de uma igualdade que é construída sobre desigualdades?
Em uma sociedade onde a pobreza te limita e te desqualifica, como se superar? Como ascender? Será que, em uma sociedade com um abismo social tão profundo, as únicas formas de superar essee quadro é reproduzindo os padrões que formaram essas desigualdades?
Além de um romance policial muito bem escrito, poético, com um personagem enfaticamente masculino e sensível, tem nas mãos uma reflexão interessante sobre a tão curiosa Cuba.

Carla 20/11/2021

Como todos os livros do Padura, uma leitura muito agradável! Aqui viajamos pelas particularidades, forças e fraquezas do investigador Conde.

Ercilia 30/05/2021

Quero ir a Cuba!
Esse é o terceiro livro que leio desse excelente autor cubano. Passado Perfeito é o primeiro livro de sua tetralogia Estações Havana, lançado em 1991 e publicado pela Boitempo no Brasil em 2016. O primeiro que li dessa série foi Paisagens de Outono, que é o quarto na seqüência de publicação e que gostei muito. Depois li o maravilhoso O homem que amava os cachorros que não faz parte dessa série e foi um dos melhores livros que li em 2020. Agora, Passado perfeito. A tetralogia tem como personagem principal Mário Conde, policial, uma espécie de anti herói, que será chamado a desvendar mistérios e crimes na cidade de Havana. Nos dois livros que já li da série, diverti-me muito com o Conde, suas elucubrações a respeito da investigação, suas questões existenciais que se misturam na trama e a escrita bem trabalhada de Padura, que tem na cidade de Havana o cenário geográfico, histórico e social, que são uma história a parte e que despertou muito meu interesse durante as leituras. Em Passado Perfeito fiquei mais incomodada com as frases machistas do personagem. É provável que isso vá se diluindo no decorrer dos quatro livros, pois não me lembro de ter me incomodado com essa faceta do personagem no último livro da tetralogia. Recomendo Leonardo Padura! Maravilhoso!

02/04/2021

Primeiro livro de quatro sobre o tenente Mário Conde.
A história de Mário Conde na investigação de desaparecimento do ex colega de colégio, por coincidência marido de seu amor não correspondido da adolescência. Uma narrativa fluida, em que o autor nos remete a adolescência do personagem e a nossa própria. Os conflitos internos do personagem são comuns a todos os que passam dos trinta anos. Uma desesperança meio intensa para o meu gosto, mas ainda assim comum. Uma boa história; lerei as continuações.

Ana Cardoso 22/03/2021

O estilo do autor facilita a leitura, mas por ser um romance policial eu esperava mais ação, em alguns momentos a história é um pouco parada e achei o Conde um pouco machista, contudo tenho que admitir que as descrições são feitas de maneira genial pelo autor, é bom conhecer um pouco mais sobre Cuba e Padura nos proporciona isso em seus livros.

Daniel263 17/12/2020

O início da tetralogia "Quatro estações"
Publicado em: @curadorliterario

47º livro lido em 2020.

Esse é o 1º livro da série “Quatro estações”, do escritor Leonardo Padura. E a 1ª impressão é: “Cara, que entrada!”

Protagonizado pelo detetive Mário Conde, esse, e os outros livros da série, mergulham no universo policial cubano em 1989 - véspera da queda do Muro de Berlim.

E a delícia está na narrativa! O leitor acompanha o progresso da história junto de Conde, que trás digressões, memórias e uma dinâmica bem interessante do seu cotidiano.

Ao investigar o desaparecimento de um antigo colega de história, o protagonista enfrenta fantasmas, traumas e mistérios do Estado.

As histórias de Conde misturam o sofrimento existencialista à lá Bukowski com clássicos romances policiais de Raymond Chandler. Tudo temperado pelo ar burocrático e ditatorial de uma Cuba às vésperas do fim da Guerra Fria.

Um livro envolvente e bem divertido!

site: https://www.instagram.com/p/CCEJ5SyjuAg/

Vinícius 14/12/2020

Muito parado pra um policial
Falta ação, falta tensão, falta enredo. Até queria, mas não consegui gostar.

George 15/08/2020

Serie agradavel, o estilo do autor facilita a leitura
Tive contato com o autor no livro " homem que amava cachorros", me encantei com o estilo, com a narrativa dos detalhes e perfis dos personagens. Nesta serie de livros com o personagem principal o Tenente Conte, o prazer da leitura se repetiu...muito bom, vamos ao proximo....

Carolizons 06/06/2020

Bom livro
Meu primeiro livro do Padura. Leitura gostosa e envolvente. Achei um tanto machista, mas é uma história que se passa na Havana do fim dos anos 80, não sei se poderia ser muito diferente disso.
Thalita.Doretto 06/06/2020minha estante
Tive a mesma impressão do autor. Achei machista.

Carolizons 07/06/2020minha estante
Era machista. Ficou macaísta. Eu nem sei o que é macaísta.

Thalita.Doretto 07/06/2020minha estante
Hahahahahaha palavra nova!

Carolina 03/05/2020

Primeiro da série Estações Havana
Primeiro livro da série de quatro livros que segue as quatro estações em Cuba. Nesse primeiro livro, Conde reencontra seu passado no pré universitário.