História Concisa de Portugal

História Concisa de Portugal José Hermano Saraiva

Resenhas - História Concisa de Portugal

Hildeberto 13/07/2011

Muito bom em relativamente pouco espaço
"A história concisa de Portugal" é um livro que abrange um espaço de tempo enorme: aborda deste os períodos pré-históricos até a entrada de Portugal na então chamada CEE. Desse modo, o autor condensa séculos em 376 páginas, e o faz de forma bastante satisfátoria, considerando a proposta do livro (uma narrativa histórica ampla em seus temas mais não muito extensa). Considerando então que é tarefa herculea falar de 2000 anos em tão poucas páginas, José Hermano Saraiva deve ser parabenizado pelo seu trabalho bastante esclarecedor.

Nele podemos encontrar resposta não só para a atual situação portuguesa, mas também para a nossa própria (Brasil). É admirável o fato que um país tão minúsculo como Portugal pudesse ter sido um dos maiores imperios do planeta terra; mas mais admirável ainda é como ele pode desperdiçar inúmeros recursos em futilidades, envolver-se constantemente em guerras prejudiciais e não reformar seu espírito para acompanhar o tempo. É contráditorio, mas o pioneiro das maiores descobertas marítimas, inovador em diversos sentidos, se tornou um Estado tão rétrogado e apegado ao passado.

Livro claro, e como o próprio título o diz, conciso. Mas sua leitura não se dará em poucos minutos, já que cada página possui material para reflexões históricas suficientes para ocupar um bom tempo. Não há mais o que elogiar do livro, pois de maneira geral, é um livro impecável em materia de históriografia portuguesa. Minha única crítica é sobre a divisão dos capítulos, que por vezes é demasiada longa, e noutras é deveras curta.

E a sensação que fica é que com um pouco mais de vontade, Portugal teria sido maior do que o é. E o Brasil também. Que sirva de exemplo para que o Brasil não seja tão incompetente para admisnitrar seus recursos e problemas como os nossos antigos colonizadores, que de protagonista da histórias passaram a ser meros figurantes. O problema principal de Portugal não foi o seu espaço primordial; nem o espaço de tempo; foi sim o espaço não conseguido pela mente.

Jonara 23/04/2010

História do mundo a partir de Portugal
Excelente livro! O livro mostra todo o desenvolvimento do país, desde os primeiros habitantes até cerca de 1975. Passa pela formação do povo português, a lingua, a relação com os espanhóis, a configuração de feudos e vilas, o surgimento do país, expansão marítima, as colônias ao redor do mundo, a relação com o Brasil... é a história do mundo todo, vista com foco em Portugal. Muito bom, linguagem extremamente acessível e agradável. Recomendo!