O  existencialismo é um humanismo

O existencialismo é um humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira

Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo

Gustavo 12/07/2021

Existencialismo não é das percepções mais fascinantes pra mim, mas o livro demonstra bem a visão do autor.

Daniel.Nery 21/05/2021

Estamos sempre a nos construir!
Sim, estamos sempre a nos construir! Não estamos prontos, pois ?o existencialista nunca tornará como fim, pois ele sempre está por fazer? E esse fazer, que é constante são as nossas escolhas diárias que moldam o nosso universo e o universo dos outros!

SamuellVilarr 07/05/2021

O Existencialismo é um Humanismo, Jean-Paul Sartre.
Aqui temos um livro que se parece muito com um ensaio do filósofo francês Sartre. Ele explica alguns conceitos e suas devidas importâncias se tratando do existencialismo e expõe a sua filosfia, cujo pensamento também é existencialista. Mas, principalmente, ele demonstra algumas ideias e más interpretações se tratando do uso da palavra existencialismo e sua significação, tanto que no começo do livro ele indica que o termo está se tornando até moda. Contudo, de maneira geral, os assuntos que mais são tratados são justamente algumas acusações, como ele mesmo situa, referenciando o pensamento existencialista, as ideias constantemente citadas, essas que são sobre a natureza humana e a condição humana, e também, a questão do humanismo e principalmente começo, da ideia de a existência precede a essência e suas características. Demonstra alguns pontos importantes no existencialismo e explica de maneira concisa, de caráter filosófico e literal se tratando e referenciando os seus assuntos e as ideias constituídas de alguns filósofos e escritores. Como, por exemplo, cita o tema da angústia e do percursor do pensamento existencialista e também dessa palavra, Søren Kierkegaard, cita Heidegger, alguns conceitos de Descartes e sua famosa citação: Penso, logo existo. E reverência o tal como indispensável se tratando de questões da realidade e da natureza humana, e também, conceitos e citações envolvendo, não frases, mas, sobre externamente, o pensamento de Kant e principalmente seus conceitos, esses como posteriori e priori se tratando e recorrendo alguns assuntos.

Kemi 16/04/2021

Obrigada professor de filosofia por me recomendar esse livro
Não manjo muito de existencialismo quem dirá humanismo, mas esse livro foi ótimo para eu entrar um pouco mais pra esse lado da filosofia.

Brenda.Tomaz 16/03/2021

Simples
As palavras de Sartre expostas de uma maneira bem simples para quem quer entender o existencialismo

Ingrid.Pardinho 13/03/2021

Um livro bem rápido de ser lido pela linguagem ser simples e o autor fornecer vários exemplos.

Roberth 11/03/2021

O existencialismo de Sartre explicado em poucas páginas...
O autor se propõe a lidar com as principais críticas ao seu pensamento. Ele assim o faz de maneira muito clara e concisa, o que é maravilhoso para um leitor de primeira viagem como eu. Recomendo como leitura de entrada para facilitar uma maior e progressiva imersão nas ideias de Sartre.

@PinkLemonade 28/02/2021

Fiquei confusa
Não sei se o motivo da minha confusão na leitura do livro é o fato de ainda não ter sido exposta o suficiente ao existencialismo (só li 1 livro de kieerkgard até agr).
Assim, talvez precise reler para tirar uma conclusão mais acertada....
Phillip Pereira 06/04/2021minha estante
O livro Filosofia da Existência dk Karl Jaspers pode ajudar. Tem alguns poucos exemplares na Estante Virtual.

@PinkLemonade 07/04/2021minha estante
Poxa, não conhecia esse livro do jaspers. Muito obrigada. A versão que vc mencionou é em língua portuguesa?

Phillip Pereira 08/04/2021minha estante
É sim, tradução dos anos 60 ou 70, não lembro bem. Não é um livro denso, vai que dá uma visão ampla do existencialismo.

Nathan Oak 16/02/2021

O futuro do homem é o homem
O livro é a transcrição de uma conferência proferida pelo filósofo Jean Paul Sartre sobre seu pensamento existencialista. O texto traz uma espécie de introdução à investigação filosófica do autor, que procura aqui elencar as críticas à sua obra que serão tratadas em livros posteriores. Leitura fácil e fluida, mas que exige dedicação pois traz termos e conceitos já estabelecidos pelo autor em outros momentos e que não há definição nesse. Para o homem não há projeto, não há nada que o determine: o próprio homem cria seu destino. "Não há outro legislador senão ele mesmo, e que é no desamparo que ele decidirá por si mesmo".

marcosandrade.e 15/02/2021

Uma ótima leitura para fazer pensar sobre liberdade, escolha, existência, essência e condição humanas; despertando curiosidades, indagações e fricções entre pensamentos.

Senhorita_morland 14/02/2021

Gostei, gosto de alguns conceitos apresentados, mas a parte final do livro me deixou bem confusa.

Nat 25/01/2021

É um livro com muito conteúdo tanto é que demorei muito pra terminar. Marquei muitas passagens e escrevi reflexões sobre outras. Não se engane com o tamanho ele é pq em tamanho e grande em questões abordadas nele.

Dara 31/12/2020

Livro de base
Se trata de um escrito elucidativo muito importante para se compreender a obra sartreana.
Depois escrevo mais.