O  existencialismo é um humanismo

O existencialismo é um humanismo Jean-Paul Sartre
Vergílio Ferreira




Resenhas - O Existencialismo é um Humanismo


144 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Maumau 09/09/2022

Interessante
O Existencialismo é um Humanismo foi um discurso dado pelo filósofo Jean-Paul Sartre em resposta às críticas que eram dadas contra o existencialismo, corrente filosófica que defendia que "a existência precede a essência" (citando o próprio Sartre), opondo-se ao essencialismo.
Questões sobre a liberdade, o quietismo e o otimismo rondam esse discurso. Mas o que mais me interessou, de fato, foi a discussão de Sartre com Naville, sobre a causalidade e a objetividade das coisas. Em geral, eu achei um livro bom, bem-feito, bem escrito, e com uma ideia deveras revolucionária e avassaladora para os ideais essencialistas da época. Sartre diz que as massas estavam criticando o existencialismo porque é mais confortável o covarde nascer e achar que vai ser sempre covarde, e o herói nascer e achar que vai ser sempre herói. Mas o existencialismo quebra essa ideia, e isso enfurece os de má-fé (tudo isso, é claro, segundo o Sartre).
Eu achei um bom livro, instigante, que consegue convencer muito bem o leitor e causar um incentivo meio revolucionário.
comentários(0)comente



Katy 30/07/2022

Uma experiência única
"O valor da vida não é outra coisa senão este sentido que escolhemos."
Acho que por ser o primeiro livro assim que peguei para ler, essa foi uma experiência única. Ler o existencialismo é um humanismo me deixou com muitas interrogações, mas todo o pensamento é bem explicado e fechado.
Apesar da crise existencial eu amei a leitura!
comentários(0)comente



Rodrigo Leão 30/05/2022

Bom argumento
Sartre é único ,linguagem afiada , pensamentos bem formulados , é tudo que um estudante precisa pra começar a entender o existencialismo.
comentários(0)comente



Heitor.Hissao 13/05/2022

Achei um bom começo para a filosofia do Sartre, mais do que eu esperava. Em poucas páginas, ele consegue resumir bem o existencialismo, não perfeitamente, mas de forma muito proveitosa. Dando até um contexto da discussão da época em torno do filósofo.

Não posso negar que acho o Sartre uma figura chata e repugnante, porém me identifico muito com sua filosofia. É bom demais ler coisas que dêem repertório a mais para seus pensamentos.
comentários(0)comente



Alex 25/03/2022

Uma vida de escolhas.
Jean-Paul Sartre, nesta fala que viera a se tornar livro, defende e explica de forma criteriosa mas também acessível, a sua maneira de pensar a condição humana, chamada de 'Existencialismo'. É uma experiência imersiva na oratória de Sartre, rebatendo os críticos e sempre exemplificando de maneira clara a perspectiva que segue. Ainda que discorde da sua abordagem, vale a leitura para fins de reflexão e conhecimento.
comentários(0)comente



Ligiane 28/01/2022

Minha primeira leitura sobre Sartre e sobre o existencialismo.
O livro é breve. nós trás uma leitura clara e sintetiza pontos importantes sobre a filosofia do existencialismo.

No começo do livro Sartre nos indaga da pergunta: A existência procede a essência?

O homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo é só posteriormente se define.
comentários(0)comente



Pedro Matias 08/01/2022

Uma resposta de Sartre a marxistas e católicos
Sartre, ansioso para se engajar mais em movimentos de esquerda e ser mais bem aceito, faz essa palestra transformada em livro para rebater as principais críticas ao seu Existencialismo. É um livro curto e ótimo para quem quer começar a entender algumas categorias e conceitos de Sartre, pois é uma simplificação de muito do que ele desenvolve enquanto pensamento
comentários(0)comente



Cristina.Amaral 08/12/2021

O existencialismo é um tipo de humanismo
"o homem nada mais é do que o seu projeto; só existe na medida que se realiza; não é nada além do conjunto de seus atos, nada mais do que sua vida".
O Existencialismo é, ao meu ver, a percepção de que temos liberdade, mas que essa liberdade nos cobra um alto valor- a responsabilidade.
A melhor definição dessa responsabilidade é apresentada no livro na citação: "Estamos sós, sem desculpas. É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entando, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo que faz".
comentários(0)comente



Julia Oneda 26/10/2021

Este livro originou-se a partir de uma conferência que Sartre proferiu em Paris, em 1945, afim de explicar como o humanismo está presente no existencialismo. Aqui, Sartre irá abordar os principais pilares de sua filosofia existencialista. Já mostrado aqui no Blog em post anteriores, a filosofia da Sartre diz que a existência (do homem) precede a essência, ou seja, não há natureza humana ou qualquer outra coisa que possa definir o homem, além dele mesmo. O homem é responsável por criar sua própria essência (o homem será o que ele tiver projetado ser). A partir desse pensamento, Sartre diz que o homem é responsável pela sua existência e está condenado à ser livre. Essa liberdade dá ao homem a opção de escolha de ser o que quiser ser, e por isso, Sartre diz que não há nada mais humano e otimista do que isso: ser livre para ser o que é. Porém, toda essa liberdade, traz o peso da responsabilidade e consequentemente a angústia. Uma existência autêntica é uma existência com angústia, pois traz a consciência de si. O livro traz alguns exemplos bem cotidianos dessa filosofia na prática, o que se torna muito fácil de entender. Além disso, achei que foi ótimo ter essa leitura como a leitura inicial de Sartre e como uma diretriz para compreensão de outras obras do autor.
comentários(0)comente



Luciano 30/08/2021

Então?
O livro é ok. passa todas as páginas praticamente falando a mesma coisa de forma diferente e sem aprofundar nada sobre o tema de verdade. Sei q é o livro do jovem sartre e sua fase madura deve ser melhor que isso, não descarto o autor, contudo a parte mais interessante aqui foi na última sessão do livro que é separado para perguntas e respostas de uma palestra que ele deu, lá fica bem mais interessante a conversa mas também não muito. Em geral imagino q seja razoável de primeira leitura caso alguém queira ler e nunca tenha lido filosofia, mas se você já tem alguma bagagem com isso não se preocupe com esse livro aqui não, não lhe acrescentará muito.
comentários(0)comente



hirna 27/08/2021

FRITEI MEU CÉREBRO
É isso. Não entendia nada de filosofia e continuo sem entender. Só li porque era texto do grupo de estudos, não significa que é ruim, eu que não tava no momento mesmo. Enfim foi legal pra eu poder me interessar por outras coisas, ao menos pra isso tenho certeza que serviu.
comentários(0)comente



Lari 24/08/2021

Acabei de reler e com td certeza vou ler de novo, é o tipo de livro curto, porém exatamente denso e sempre tem algo novo p aprender. Leitura indispensável aos estudantes de psicologia ?
comentários(0)comente



Homem Sério 22/08/2021

Respiro
Obrigado Sartre, Cabrera, Heidegger, Alice, Rubinger, Arendt, Gilson, Vinícius, Henrique, Luiza. Aquela noite no estacionamento da estação Arniqueiras dando voltas e levantando areia nas estrelas. Aquilo era viver.
comentários(0)comente



Robson.Vilar 15/07/2021

O existencialismo é um humanismo
Texto de uma conferência proferida por Sartre em Paris (1945). Uma defesa da sua filosofia existencialista humanista.
comentários(0)comente



Gustavo 12/07/2021

Bom
Existencialismo não é das percepções mais fascinantes pra mim, mas o livro demonstra bem a visão do autor.
comentários(0)comente



144 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR