Os Melhores Contos Fantásticos

São 49 contos divididos em 5 temas:
Da antiguidade ao puritanismo
O apogeu do século XIX
Atravessando o século XX
O fantástico em bom português
E “Bônus” que é composto de mais 1 conto de autoria do próprio organizador.

O livro é realmente o que eu imaginava, as histórias tem temas diversos realmente não tem como discorrer sobre todos eles, mas na minha opinião o livro vale a leitura. Tem alguns contos com uma pegada de terror / horror mesmo, mas não é maioria, alguns com histórias “loucas”, objetos inanimados que tem vida, diálogos entre animais, poções mágicas, espíritos, rituais, mistérios, mortes... e etc.

Os contos que achei excelentes, preferidos:
O jovem Goodman Brown
O homem da areia
A vênus de Ile
O imortal mortal
Quem sabe?
O horla
Final para um conto fantástico
O sapateiro e a força maligna
O sinaleiro
Uma promessa quebrada
Os prisioneiros de Longjumeau
A lenda dos bailarins
Demônios

Contos que achei bons ou interessantes:
Apocalipse
O ladão de cadavares
Um sonho
Willimam Wilson
A história dos duendes que raptaram um coveiro
Sennin
Teleco, o coelhinho
Ovo com solenidade
Rikki-tikki-tavi

Não gostei:
A tempestade (achei super diferente da maioria dos contos, seres mágicos e final feliz (?) não to acostumada a isso rs..)
A morta apaixonada (muito romântico, apenas não é do meu gosto mas pode ser que vc goste)
Tlon Uqbar, Orbis Tertius (entendi tudo no conto, interessante, mas a forma que foi escrito não é do meu gosto, muito detalhista e tem momentos que parece que estava lendo um livro acadêmico)
Josefina, a cantora

Tatiana 02/07/2016

Os melhores contos fantásticos, seleção organizada por Flávio Moreira da Costa
Uma das melhores seleções de contos que li nos últimos anos, talvez em toda a minha vida, Os Melhores contos fantásticos, organizado por Flávio Moreira da Costa e publicado pela Editora Nova Fronteira, constitui-se em 703 páginas de puro deleite, para quem, como eu, encanta-se por narrativas fantásticas. O livro está dividido em quatro partes. A primeira é denominada Da Antiguidade ao Puritanismo, e traz cinco textos, sendo o primeiro deles, O Apocalipse, da Bíblia. O conto do qual mais gostei nessa primeira parte foi O jovem Goodman Brown, de Nathaniel Hawthorne, autor que se tornou bastante conhecido com o livro, que virou filme, A letra escarlate. A história narrada no conto se passa na Nova Inglaterra do século XVII, e tem como pano de fundo a perseguição às bruxas, em Salem, constituindo-se em uma crítica à hipocrisia da sociedade puritana.

A segunda parte do livro intitula-se O Apogeu do Século XIX, e traz autores de primeira grandeza, como: Robert Louis Stevenson, Mary Shelley, Guy de Maupassant, Edgar Allan Poe, Anton Tchekhov, Charles Dickens, Honoré de Balzac, Hans Christian Andersen, entre outros. Os contos são belíssimos e, devo dizer, que é muito difícil escolher um somente. Mas creio que dá para destacar um deles: William Wilson, de Edgar Allan Poe, cujo tema é o duplo. William Wilson narra a história de um menino que se depara com um colega de escola com o nome igual ao seu. O problema é que as semelhanças não são somente estas, pois eles eram iguais em tudo, exceto na voz. A partir dessas semelhanças, o leitor fará descobertas de arrepiar sobre o protagonista.

Atravessando o Século XX é o título da terceira parte do livro, e conta com autores como: Horacio Quiroga, Franz Kafka, Anatole France, Oscar Wilde, Jorge Luis Borges, Julio Cortázar e outros do mesmo nível. Temo tornar-me repetitiva, mas não foi fácil eleger um conto dentre tantas maravilhas. Destacarei, nesta parte da obra, o conto de Horacio Quiroga, chamado A insolação, não porque os demais contos do livro não mereçam destaque, mas porque este tem a peculiaridade de ser narrado sob o ponto de vista dos cachorros, que são capazes de pressentir a chegada de alguém que... melhor ler para descobrir, mas é de gelar a alma!

A quarta e última parte do livro, considero muito especial, pois se constitui de contos escritos por autores brasileiros e portugueses, e se chama O Fantástico em Bom Português. Os autores apresentados aqui não perdem em nada para os estrangeiros presentes nas três primeiras partes do livro. São eles: Manuel Bernardes, Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Afonso Arinos, Eça de Queiroz, Raul Brandão, João Guimarães Rosa, Murilo Rubião e Duílio Gomes. Meu destaque aqui vai para o conto Um Moço Muito Branco, de Guimarães Rosa. A história nos conta que, após estranhos acontecimentos, surge na cidade um homem muito branco, maltrapilho, que não falava nem ouvia, e havia perdido a memória, mas que tinha o dom de revelar o que as pessoas trazem em si e de transformá-las. Mais não direi, pois o conto é curto e um comentário inocente pode virar um desagradável spoiler. Mas recomendo a leitura deste e de todos os outros contos desta magnífica seleção chamada Os Melhores Contos Fantásticos, sabiamente organizada por Flávio Moreira da Costa.

site: http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/2016/03/os-melhores-contos-fantasticos-selecao.html

Camila 06/01/2014

Os melhores Contos Fantásticos
É uma coletânea maravilhosa. Antecedendo os contos de cada autor, há uma breve biografia de cada um deles, o que me deixou feliz.
Há desde autores estrangeiros como a Mary Shelly (Autora de Frankensteine) até autores brasileiros como o Murilo Rubião, que inclusive gosto bastante(Autor de O ex-mágico da Taberna Minhota). Quando criança li a segunda edição de um livro ótimo chamado "Contos e Poemas para Crianças Extremamente Inteligentes de Todas as Idades" que também possui contos de literatura fantástica e eu o adorava.Procurei bastante por esse livro (capa verde com um unicórnio) mas não me lembrava bem o nome dele e
coincidentemente um dos contos que eu mais gostei naquele livro também estava presente em "Os melhores contos fantásticos". Isso me trouxe uma grande onda de nostalgia. É um livro muito bom, espero que gostem!

Tania Regina 25/01/2013

Um livro de contos é bom para quem não lê todo dia. Lendo poucas páginas já leu um conto. Alguns me assustaram. Outros são pura fantasia. Contos de diversas épocas. Gostei de ler, são contos bem selecionados.