Razão e Sensibilidade

Razão e Sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

queenie 31/05/2024

A alta sociedade e a sede por boas fofocas
Amei a leitura, não considero uma dos melhores da Jane Austen, contudo é bem divertido e cheio daquilo que mais amamos fofocas de gente que não nada melhor pra fazer da vida!

blun_nanda 26/05/2024

Segundinho do meu box!
Entrei nele logo depois de "Persuasão" e posso dizer que comecei pelo livro certo, já que esse tem a mesma pegada, mas a história é menos interessante.
Escrita bem tipicazinha da Janne Austen; Descritiva, conta a história em bastante detalhes e com cuidado de fechar a história de cada personagem.
Achei que seria uma idealização dos sentimentos razão e sensibilidade e que ocorreria uma comparação entre eles, mas apenas em alguns momentos o embate foi presente. A história da Marianne é bem legal e sinto que foi a personagem que mais evoluí. Eleanor, pra mim, apesar de toda cautela, é bem sentimental também, vive perdoando as pessoas. Foi nos romances que eu esperava mais!!! O Edward com a Lucy me irritou muiiitttooo (acredito que esse seja o objetivo do livro, deixar pro final a fatia de bolo deliciosa de tudo dar certo entre a Eleanor e ele). Fiquei cheia de pena da Marianne e sinceramente acho que ela na verdade não casou gostando do coronel, mas aprendeu a amar ele já casada.

Um bom livro, gosto bastante da Jane. Sempre me sinto lendo uma fofoca e dessa vez foi de casos de família!

Karina.Calheiros 26/05/2024

Jane Austen, meu coração é seu ??
Preciso dizer que não se tornou meu preferido da Jane, mas a escrita dela é tão tão boa que eu amei também!
Gostei muito da relação entre a Elinor e a Marianne e sinto que apesar de ter muito romance na história, esse livro é sobre o relacionamento das duas irmãs. Inclusive, no livro fica claro que a relação de amor e companheirismo das duas é muito superior a de outros personagens que também são irmãos, como as meninas e John Dashwood, as Steeles e os Ferrars.
Me identifiquei muito com a Elinor e ela se tornou minha segunda protagonista preferida da Austen (a primeira é a Anna Elliot).
Na minha opinião, Elinor é a Razão e Marianne é a Sensibilidade do título.

Danlmg 22/05/2024

Livro muito bom..
Marianne e Elinor são irmãs com personalidades totalmente diferentes.
É muito legal ver a perspectiva de cada uma em relação a relacionamentos e o amadurecimento no decorrer da obra.
Como sempre, Jane arrasando!
Tem uma reviravolta no final que deixa a gente de boca aberta KKKKKK
LaraTavares 22/05/2024minha estante
Eu gostei muito do filme, pretendo ler esse livro.

rumohra 22/05/2024

Uma grande fofoca
A pessoa desacredita, até experimentar.

Não que eu pensasse que os livros da Jane Austen eram ruins, mas já tentei ler Emma, ler Orgulho e Preconceito (gosto muito do filme), e era uma leitura que nunca ia pra frente justamente por causa da linguagem mais clássica. Mas agora por algum motivo foi diferente, e foi lindo!!! É um misto maravilhoso de nada estar acontecendo, mas sempre algo acontecendo. Gosto de filmes assim, então é de se esperar que eu começasse a gostar de livro assim também.

Uma história envolvente! Protagonistas e personagens secundários que podem irritar, mas é isso que dá a graça de acompanhar. Soa como uma grande fofoca clássica. E tem até um momento do livro que a autora dialoga diretamente com o leitor, como se estivesse conversando mesmo sobre o assunto do livro. 5 estrelas sem hesitar.

.Lara 21/05/2024

Razão e Sensibilidade é o terceiro livro que leio da Jane Austen, não sei se criei muitas expectativas, porém em relação aos outros, esse foi meio decepcionante. Não que seja ruim, mas achei bastante entediante.

O contraste entre as irmãs é bem interessante e mostra como um ?equilíbrio? é necessário. Mas fora isso, não me apeguei tanto a elas e os outros personagens são bem esquecíveis, não senti carisma neles como em Emma ou Orgulho e Preconceito.

Pode ter sido o momento em que escolhi ler, talvez releia em algum momento.

Phi 18/05/2024

Sobre razão e sensibilidade, e os extremos disso no amor.
Esse foi um livro complexo de se ler, mas que trouxe muitas lições importantes. Fala sobre das irmãs, sendo uma, marianne, o extremo da sensibilidade, enquanto a outra, elinor, o extremo da razão. Foi bem interessante ver como o extremo de ambos pode ser bom e ruim ao mesmo tempo no amor. no fim, resta a reflexão que um equilíbrio é sempre preciso. Recomendo fortemente fazerem reflexões durante o livro listando esses prós e contras. Acho o romance de época muito bonito, é bem romântico.

jmpearl 16/05/2024

Coisa feia um jurandir de 35 anos se engraçando pra uma menina de 16 e ainda sendo humilhado por ela

Farleyzinia 15/05/2024

Essa fofoca não foi boa Jane!
Eu lembrava que esse tinha sido o livro que eu menos gostei ao ler pela primeira vez, achei que reler mais velha e talvez mais madura tornasse ele melhor.

Porém, não consegui simpatizar completamente com as protagonistas, Marianne me irrita a cada fala dela. Elinor é melhor por ser racional, gosto da resiliência dela, mas incomoda ela ser tão racional ao ponto de se negligenciar emocionalmente em prol do bem estar dos outros. E não conseguir simpatizar com as protagonistas, dificultou ao menos para mim ter a vontade de permanecer na história delas, de procurar trufas e sobreviver com elas, eu não conseguia sequer torcer pra tudo dar certo no final.

Os pares delas, comparados a outros escritos por Jane, são facilmente esquecíveis e não existe nada de marcante em nenhum dos dois.

Eu leio os livros da Jane como uma grande fofoca mal contada ou interpretada, e normalmente elas são boas, mas essa aqui não foi não, dona Jane!

Thaí 11/05/2024minha estante
Eu queria que a Elionor ficasse com o coronel Brandon kkkk

NatAlia.Martins 12/05/2024minha estante
Kkk ele era o melhor partido mesmo!