Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Duda 08/06/2024

Bom!
Quando se trata de Jane Austen eu sempre vou definir as histórias como maravilhosas ou incrivelmente boas. Mas Razão e Sensibilidade (pra mim) ficou bem na média, o início foi tão arrastado, do meio pro fim fluiu graças a Deus. Tem muitas reviravoltas, com certeza! Fiquei intrigada com os segredos, como a história ia se desenrolando? Porém, o final não me agradou, não. O fim da Marianne até foi bom mas eu preferia que aquele destino fosse pra Elinor, e assim, por mais que ela tenha tido felicidade justo com fulano??! Affs não fazia sentido!

eduarda 07/06/2024

Elinor e Marianne
É difícil falar sobre esse livro. Muitas coisas ao longo da narrativa me deixaram incomodada, mas acredito que todas elas sejam relativas ao período histórico em que o livro foi escrito. Porém, levando em consideração questões de época, achei Jane Austen genial. Sua escrita é ótima e traz uma sensação de aconchego, com personagens interessantes e uma história bem contada. Elinor e Marianne representam com perfeição a razão e a sensibilidade reagindo de formas completamente diferentes diante de uma situação similar que ocorre com ambas. Tiveram partes da história que me deixaram muito presa à leitura, e cito como exemplo, o diálogo reflexivo entre as irmãs que ocorre próximo ao final do livro. Apesar de eu, particularmente, não ter gostado muito do plot twist e ter achado um pouco ???????, achei ele bastante surpreendente.

esther.crisrocha 07/06/2024

Já comecei esse mê com uma das minhas autoras favoritas, Jane Austen, dessa vez foi um razão e sensibilidade, que resolvi ler pela segunda vez.
Essa segunda leitura foi bem mais interessante do que da primeira vez, pois a versão que li tinha uma forma de tradução bem mais fácil e consegui pegar bem mais as nuances que a autora traz.
O livro é bem divertido, gosto de como a autora traz as críticas a sociedade de uma maneira bem discreta. A forma que as irmãs lidam com as questões de seu dia a dia, seus problemas e questões que ocorrem com ela.
O bom dos livros da Jane Austem é que eles sempre acabam nos levando para aquela época, a autora faz com que a gente esteja presente naquele local e vendo o que as personagens estão passando. Outra questão que me chama a atenção é o tempo que as personagens passam viajando, ficando até messes longe de casa. Além do número de fofocas que corre solta entre eles.
As irmãs são bem legais e durante o livro da para ver o contra ponto que uma faz da outra, Mariane é toda sentimental, já Elinor é toda certinha. É muito legal ver essa dualidade das irmãs que estão sempre juntas.
As obras da Jane Austen sempre é uma boa para quem quer começar ler os clássicos, por ter críticas a sociedade, romance e um pitada de diversão, porém tem que achar a edição certa para a leitura ser prazerosa.

AnneAnne2 07/06/2024

Sempre Jane!
Confesso que me arrastei por meses e talvez tenha até passado de um ano entre o início e a metade do livro. Só consegui me concentrar com audiobook, quando me determinei a escutar a história . Eu tava interessada mas não conseguia prosseguir! É muito lento o desenvolvimento.
Bom , tirando isso, da metade em diante as coisas começam a acontecer e eu devorei o livro.
Terminei em 1 dia a segunda metade que passei quase 1 ano pra ler.
Marianne e Elinor tem um azar imenso em seus romances e encaram isso de maneiras muito diferentes. Elinor me surpreendeu muito com a maturidade e a sua RAZÃO evita que ela caia em situações difíceis. Já Marianne enfrenta tudo com seus sentimentos e recebe mais apoio externo quando a desgraça chega.
Todos os homens da história na minha opinião são um pouco detestáveis, seus modos de conquista persuasivos, quando não são um extremo de enganação.
Esse é mais um romance incrível de Jane Austen que mostra seu brilhantismo em destrinchar a personalidade humana em várias camadas. Feliz de ter insistido nesse livro!

Andressa 06/06/2024

A história é linda, é incrível ver o amor de duas irmãs como centro de uma história. E como sempre a narrativa da Jane Austen é encantadora.

Annegabi 05/06/2024

Romance perfeito
Amei muito o romance das duas protagonistas, o da Elinor foi o meu favorito.
Gostei muito que mostra como era difícil ser mulher naquela época e seus direitos eram limitados

laviniax 05/06/2024

O maioral
Lamento mas pela minha trajetória por jane austen até agora passando por emma e persuasão nenhum dos dois chega perto desse aqui, que livro bom!!! que angústia boa, que reviravoltas gostosas, amei muito e edward ferrars é o homem da minha vida eu duvido que alguém o possa superar

Isabela 03/06/2024

Um livro muito gostoso de ler. Eu esperava mais romance, mais palavras bonitas, mas percebi depois que o foco não era esse. Eu recomendo muito, o livro tem muitas reviravoltas e foge um pouco do óbvio.

Julya152 03/06/2024

É bom
Não faz muito o meu tipo de livro, mas as fofocas e os diálogos são muito divertidos. Jane Austen é mestre quando o assunto é uma crítica ao império. As fofocas e os acontecimentos são muito curiosos

Keylla Luiza 02/06/2024

Gostei bastante também, só demorei um pouquinho mais pra ler. É muito interessante ver as personalidades das duas irmãs, Elinor, representando a razão, a sensatez. E Marianne, sendo o romantismo em pessoa.

Jayanne.Mendes 02/06/2024

Finalizado e favoritado ??
Já fiz a leitura de Orgulho e Preconceito e de Lady Susan da autora, confesso que dos três livros já lido Razão e Sensibilidade se tornou meu favorito.

Um livro leve, cheio de ensinamentos aplicáveis para nossa vida, bem humorado e viciante. Li em poucos dias e do início ao fim me senti presa ao livro.

Já estou ansiosa para minhas próximas leituras da autora, que a cada livro me cativa ainda mais, não é a toa que são clássicos da literatura. ?

queenie 31/05/2024

A alta sociedade e a sede por boas fofocas
Amei a leitura, não considero uma dos melhores da Jane Austen, contudo é bem divertido e cheio daquilo que mais amamos fofocas de gente que não nada melhor pra fazer da vida!

blun_nanda 26/05/2024

Segundinho do meu box!
Entrei nele logo depois de "Persuasão" e posso dizer que comecei pelo livro certo, já que esse tem a mesma pegada, mas a história é menos interessante.
Escrita bem tipicazinha da Janne Austen; Descritiva, conta a história em bastante detalhes e com cuidado de fechar a história de cada personagem.
Achei que seria uma idealização dos sentimentos razão e sensibilidade e que ocorreria uma comparação entre eles, mas apenas em alguns momentos o embate foi presente. A história da Marianne é bem legal e sinto que foi a personagem que mais evoluí. Eleanor, pra mim, apesar de toda cautela, é bem sentimental também, vive perdoando as pessoas. Foi nos romances que eu esperava mais!!! O Edward com a Lucy me irritou muiiitttooo (acredito que esse seja o objetivo do livro, deixar pro final a fatia de bolo deliciosa de tudo dar certo entre a Eleanor e ele). Fiquei cheia de pena da Marianne e sinceramente acho que ela na verdade não casou gostando do coronel, mas aprendeu a amar ele já casada.

Um bom livro, gosto bastante da Jane. Sempre me sinto lendo uma fofoca e dessa vez foi de casos de família!