Terra Nua

Terra Nua Morris West

Resenhas - TERRA NUA

SmildenFor 16/07/2022

Com um tom de velho oeste que eu gosto muito. Eu entrei junto na fuga durante todo o livro. Muito bom.

kathrein.oliveira 14/02/2022

Bang Bang em forma de livro...
Nunca imaginei encontrar o gênero de faroeste tão apreciado em filmes, em um livro e gostar!!!

Foi a primeira experiência com o autor, tão famoso por obras como "o advogado do diabo" e "lobo em verão vermelho".

A escrita dele me lembrou bem vagamente a escrita do Peter benchley, autor de tubarão, porém muito mais floreada e encorpada.

Eu adorei de verdade encontrar nas páginas desse livro uma aventura que me deixou ansiosa, dividida e torcendo pelos personagens.

Consegui imaginar os cenários e por varias vezes me vi de pé no cenário quente do livro. Valeu muitooo a pena dar uma chance.

Aline Michele 21/05/2021

Singelo
Morris West é um dos meus autores favoritos. Um de seus livros está na lista dos três livros que eu mais amo na vida. Esse australiano tem um jeito de escrever que me encanta e eu não sei bem explicar o porquê.

Ele escreve sobre pessoas e suas relações, mas não me recordo de nenhum grande herói ou heroína, sabe daqueles que retornam em outros livros ou que todo mundo já ouviu falar.
Seus livros também não têm nenhuma batalha épica ou frase que todo mundo leu em algum lugar.

Cinco de seus livros foram adaptados para o cinema, apesar de eu não ter assistido a nenhuma (a maioria das adaptações que eu vejo me decepciona então algumas eu nem tento).

E mesmo assim, na simplicidade de seus personagens tão humanos e reais, ler qualquer uma das suas obras me faz sorrir ao terminar de ler a última página.

Terra Nua acabou ficando muito tempo na minha estante, e eu não sei o porquê, demência da minha parte, só pode.

A história é bem simples: um homem levando seu gado, vê seu touro ser morto por aborígenes e acaba sendo atingido por uma lança. A partir daí ele luta para sobreviver nas paisagens do interior da Austrália.

Em paralelo acompanhamos sua esposa, que está infeliz no casamento, ajudar nas buscas enquanto se apaixona pelo policial responsável pelo caso. E conhecemos um pouco da cultura, costumes e ritos da comunidade indígena australiana.

Super simples e mesmo assim tão bom. A crueza da sinceridade dos personagens é maravilhosa de ler, e por esse motivo eu não considerei o livro ótimo, a protagonista me irritou algumas vezes com sua forma de pensar e achei que o amor entre ela e o policial surgiu muito rapidamente.

Mas fora isso, não tenho do que reclamar. Ao ler eu fiquei chocada em algumas horas, apreensiva em muitas outras, torcendo pelo Lance sobreviver a tudo que estava passando e totalmente encantada pela escrita.

O mais maravilhoso de ler é que livros não envelhecem da mesma forma que outras obras. Um livro lançado em 1960 pode ser apreciado da mesma forma em 2021.

Esse livro eu indico sim. Na verdade, do Morris West eu indico todos os que eu já li. Porque eu o acho sensacional, não importa qual história ele conte.

Julio 31/03/2021

Um passeio pela Terra Nua
Um touro morto, a fuga e astúcia de um homem ferido, aborígenes que perseguem e são perseguidos, uma magia antiga, um policial, uma garota indecisa, um romance, uma traição, e um final surpreendente onde a única certeza é a força e necessidade da verdade!

Mary Dillon inicialmente não me pareceu uma personagem de quem eu gostaria, e ao final tornou-se minha personagem favorita. Neil Adams me cativou sem esforço e ao final tornou-se o personagem que mais trouxe desagrado. E Lace Dillon foi me ganhando aos poucos, a casa ideia sagaz, a casa plano concretizado, a cada desafio vencido, sem dúvida um grande homem!

O que mais me marcou foi como Mary Dillon lidou com seu erro e com toda a situação, mostrando coragem, determinação, autoconhecimento... E provando que a melhor solução, por mais que não pareça, sempre é a verdade, pois nas palavras dela " É impossível viver na mentira, culpa e infelicidade".

A trama, tanto quando singular, me prendeu a leitura, e Morris West me forneceu um belo passeio pelas terras nuas da Austrália, trazendo conhecimento sobre os nativos e sobre o conflito cultural entre os brancos e os aborígenes, mostrando o perigo da solidão e principalmente o poder da verdade!

Daru 13/07/2014

Me surpreendi.
Ao iniciar o primeiro capítulo imaginei que os demais seriam um completo tédio. Porém o decorrer de cada personagem fez com que me interessasse mais e mais pela trama.
A espera pelo desfecho não me deixou largar de mão o livro, queria termina-lo para saber como tudo se encaixaria ao final.
Foi o primeiro livro que li do Morris e gostei bastante da sua escrita direta e sem muitos floreios, um livro rápido, encorajo a leitura.
Jossi 25/04/2015minha estante
Eu também gostei muito, esse foi o terceiro de Morris West. Dá para sentir na pele o sol ardente daquelas regiões selvagens... Recomendo também: "Kundu" e "A filha do silêncio". Ambos tem muita aventura, bandidos que se mesclam aos mocinhos, segredos perigosos, tribos de selvagens pouco amigáveis... São thrillers bem interessantes.

Esquilo.Lemos 02/01/2019minha estante
Um amigo me zoava na escola por eu gostar de ler e ficar lendo em vez de participar da zueira da galera. Eu não caí na pilha dele e então ele decidiu ler o livro que eu tava lendo, era esse Terra Nua. Meu amigo bagunceiro viciou no livro. Na sala ele chegava perto, despistava "me empresta aquele livro aí pô" kkk de bagunceiro passou a ser um rapaz com a cara enfiada num livro, lendo. Bons tempos esse.. Esse livro é uma grande obra, muito interessante.