Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro

Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro Madu Gaspar

Resenhas - Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro

Alison 04/07/2023

Muito interessante e acessível para leigos em arqueologia
Gostei bastante do livro, linguagem de fácil acesso mesmo para quem não tem muito conhecimento na área de arqueologia, assim como eu.
Me interessei pelo tema do livro por causa dos sambaquis da região de Florianópolis/SC. Muito interessante aprender sobre arqueologia de forma geral e sobre os povos que habitavam o litoral brasileiro há milhares de anos atrás.

Corvina0606 17/05/2023

Estudos dos sítios do litoral brasileiro
É um livro de bolso interessantíssimo para quem quer estudar arqueologia dentro e fora do contexto acadêmico.
A escrita é fluída, não é impossível de entender pra quem não está acostumado.
Temos bastante informação, como: ritual funerário, organização social, manejo de plantas etc.

Dan 11/04/2017

Gaspar, além de um histórico de pesquisas dos sambaquis, leva em conta a formação e a ocupação dos mesmos. Destaque para os sítios arqueológicos do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. O "amontoado de conchas" foi estudado pela Arqueologia desde o seu período de amadorismo. As correntes mais comuns para se explicar o fenômeno do sambaqui são: artificialista (restos de cozinha, rituais funerários, etc), naturalista (variação do nível do mar, etc) e mista. Gaspar ainda expõe algumas interpretações arqueológicas que envolvem a organização dos grupos, a captação de recursos e as "relações rotineiras". É interessante que o mesmo lugar pode ser ocupado por centenas de anos. O sambaqui é um elemento característico do modo de vida de um grupo.