O Essencial da Segunda Guerra Mundial

Resenhas - Box o Essencial da Segunda Guerra Mundial

Lucas.Rocha 20/07/2022

1 - Grandes Líderes

Resumo

Um grande resumo sobre lideranças da segunda grande guerra. Um apanhando de informações desses homens que atuaram no conflito, seja do lado aliado ou no eixo.

Tiranos e vermes como Hitler, Stalin, Mussolini e outros crápulas tem breves introduções sobre suas miseráveis vidas e seus atos infames que os colocaram na história.

Também trata de líderes "aliados" como Churchill que igual a um bulldog enfrentou bravamente as ameaças do eixo, guiando à terra da rainha na guerra. Também aborda sobre Roosevelt que obteve êxito em elaborar políticas de guerra e logística no conflito, resultando no dia D.

Por fim outras lideranças menores são abordadas no livro, mostrando breves momentos e atribuições históricas. Este livro serve como um bom resumo para não ficar perdido em meio aos fanáticos da Segunda Guerra Mundial.

2 - Holocausto

Que Nunca Seja esquecido.

Neste volume o autor explana acerca dos acontecimentos precedentes ao Holocausto, acontecimentos esses que já demonstravam as reais intenções de Hitler e de seus asseclas. A perseguição aos judeus e a outros povos, coisa que o livro deixa claro, já iniciadas com as Leis de Nuremberg. Também sobre a noite dos cristais, que já demonstrava o que viria pela frente.

Com uma linguagem um pouco técnica, porém de boa compreensão o livro é um ótimo resumo acerca desse tema tão importante para nossa história, importância essa que jamais deveremos desdenhar ou esquecer. Porque nos mostra e nos lembra de uma terrível mancha em nossa história.

Abrange desde o início da perseguição, explanando sobre a terrível propaganda nazista que tinha como objetivo a disseminação do ódio contra os judeus e outros povos ''inferiores'' à raça Ariana, também como o aspecto de desmoralizar o individuo, muitas vezes conseguindo, fator que facilitou o domínio e a prisão de muitos, que não reagiam às perseguições.

Também esclarece dúvidas sobre o papa Pio XII, acusado de ser conivente com nazismo, por ter se mantido em silêncio durante o conflito e de nunca ter assumido uma postura de ''Bater de frente'', o que no livro mostra é justamente o oposto, enfatiza que o pontífice ajudava veladamente os perseguidos, tanto judeus e não judeus.

Aborda também sobre os massacres cometidos pelos soviéticos, perseguições e deportações aos judeus da Rússia, o que contribuiu também para os extermínios. Por fim relata sobre os Julgamentos de Nuremberg que para muitos foi justo, mas para outros foi muito brando.

Livro muito importante para todos, por tal acontecimento ser um fato muito assombroso na nossa história, fato esse que ainda é jovem visto que ocorreu na década 1940. Uma macula que jamais deverá ser esquecida, que nos mostra a real capacidade do homem em praticar o mal e causar a dor e sofrimento ao seu semelhante. Que jamais torne a ser repetir e que fiquemos atentos a líderes, a discursos inflamados e a ideologias baratas.

3 - Grandes Batalhas

''O objetivo da guerra é a paz''.

Terceiro volume do box Essencial da Segunda Guerra Mundial, como nos outros títulos que Compõe a caixa, o autor usa narrativa simplificada, mas rica em detalhes, resumindo o maior conflito armado da história. Relembra grande batalhas vencidas pelo eixo e pelos aliados.

Abrange sobre os erros estratégicos que a Alemanha cometeu no conflito, erros esses que acarretaram várias perdas, o que culminou no terrível desfecho do país. Muito dos erros consequentes da teimosia do facínora que liderava os alemãs na época.

Abrange também acerca da Rússia, então união soviética na época, e do seu ''tratado'' com a Alemanha e depois da sua reação à invasão alemã, a operação barbarrosa, que foi um grande desastre estratégico/militar no conflito.

Sobre a campanha aliada, explana sobre a Inglaterra que suportou bravamente os ataques do eixo, sobre a batalha da Inglaterra e do esforço ferrenho em combater o Reich. Também resume um pouco sobre a máquina de guerra americana, que empenhou grandes esforços, tanto humanos quanto bélicos para derrotar o eixo, como no dia - D, maior invasão anfíbia da história e também em várias campanhas no teatro europeu e mais tarde no pacífico, lutando contra os japoneses.

Um bom resumo acerca do tema, abrange de forma curta vários momentos no conflito, mas para se aprofundar mais no tema, é um livro razoável. Mas para iniciantes no tema serve muito bem.

Luana Seixas 09/01/2021

Um bom começo...
Dimas vai direto ao ponto dos principais acontecimentos que envolvem a Segunda Guerra Mundial, sem rodeios e firulas. Acredito que seja uma boa coletânea para quem quer começar a se integrar do assunto. Um ponto de partida. São três volumes divididos em Holocausto, Grandes Líderes e Grandes Batalhas, todos sucintos e esclarecedores.