Sonhos em tempo de guerra

Sonhos em tempo de guerra Ngugi wa Thiong'o

Resenhas - Sonhos em tempo de guerra

Paula 30/11/2021

A primeira metade é muito ruim e a segunda metade só é ruim
2 estrelas por me fazer conhecer mais sobre a história do Quênia
Alê | @alexandrejjr 12/12/2021minha estante
Mas ruim por quê? O enredo é chato, a escrita é complicada? Achei interessante a tua nota e vejo que esse livro divide o pessoal mesmo.

Paula 13/12/2021minha estante
@alexandrejjr o enredo é muito chato, principalmente na primeira metade do livro, quando ele conta sobra a infância dele, pq basicamente não acontece nada e ele conta muita coisa desinteressante.
A escrita chega a ser infantil algumas horas, quando ele descreve os sentimentos dele do jeito mais simples possível, tipo ?naquele dia eu fiquei muito feliz e realizado? (inventei mas é basicamente isso).
Achei entediante.
Na segunda metade, melhora um pouquinho quando ele fala de alguns conflitos no Quênia, mas mesmo assim ele joga um tanto de nome e vc não tem ideia do que ele tá falando.

Adriano.Mota 04/05/2022

Em tempo de guerra é possível e é preciso sonhar!
Que livro excelente!
Por se tratar de memórias de infância do autor, achei que não gostaria tanto, pois prefiro ficção, mas fui surpreendido positivamente.
Pobreza, segregação, guerrilhas antocolonialistas, valor da educação, hipocrisia religiosa, amizade, cultura queniana, valores familiares, emoção... Esse livro tem de tudo!
Tem momentos em que a leitura é difícil. Os nomes também não ajudam e acontece de você se perguntar de quem é que o autor está falando, mas eu digo: vale a pena! A história, apesar de todas as mazelas vividas e citadas pelo autor, é linda demais!
izabelaborges 11/01/2023minha estante
Já anotei aqui!! ??

@buenos_livros 02/10/2021

Sonhos Em Tempos De Guerra - Ng?g? wa Thiong'o ??
?Nos fatos e boatos sobre o julgamento de Jomo Kenyatta e os feitos históricos de Dedan K?mathi, o real e o surreal tornavam-se uma só coisa. Talvez sejam os mitos, tanto quanto os fatos, que mantenham os sonhos vivos mesmo em tempos de guerra.?
. Sonhos Em Tempos De Guerra (2010)
. Ng?g? wa Thiong'o ??
. Tradução: Fábio Bonillo e Elton Mesquita
. Memórias | 243p.
@editorabibliotecaazul para @taglivros
. O autor relembra sua infância e adolescência em um Quênia inflamado pelas lutas de independência. Construindo um panorama amplo da cultura queniana, o livro trás muitas informações interessantes e abre uma série de ângulos para conhecermos melhor uma das diversas culturas subjugadas durante o período da África Colonial. O ritmo é lento e, como a maioria das memórias, descritivo demais, devo dizer que foi bem arrastado, mas as mensagens que ficaram fizeram valer a pena.
. ??????
Nat 10/10/2021minha estante
Concordo. Livro bom, mas muito arrastado.

Camila.Santos 22/03/2021

O violento colonialismo inglês no Quênia sob a perspectiva de uma criança
Pela premissa pode-se imaginar que seja um livro sobre guerra, violência, medo, pobreza e sofrimento. E de fato, esses são elementos inevitáveis num contexto como a brutal invasão do colonialismo inglês no Quênia. Mas essa biografia vai muito além disso. É também uma história sobre a infância do autor, pobre e difícil sim, mas também alegre e cheia de magia e de descobertas, como é a mente de toda criança. É uma história também sobre luta e resistência. Sobre ver as mudanças trazidas pelos colonizadores e as tentativas de manter ou reinventar suas próprias tradições, para sobreviver a tudo isso. É um mergulho profundo na cultura e cotidiano da região de Limuru, no Quênia, em meados do século XX, onde descobrimos um estilo de vida que é, ao mesmo tempo, muito diferente do nosso, mas que também guarda muitos elementos semelhantes com uma infância pobre que poderia ter sido vivida no interior do Brasil, por exemplo, na mesma época.
Essa é uma história sobre amor familiar, sobre comunidade, sobre esperança, e mais do que tudo, sobre sonhos. Ngugi wa Thing'o conta a sua história inspiradora pra nos mostrar que é possível sonhar e buscar seus sonhos mesmo nos tempos mais adversos, mesmo na pobreza e na guerra. E no final, se você der o seu melhor, se tiver uma família que te apoia e um bocadinho de sorte, tudo vai dar certo.
Nauru0 22/03/2021minha estante
Entrou pra lista

Ferreirinha 30/06/2017

Emocionante
Nessa história o autor descreve detalhes de sua vida até a chegada ao Ensino Médio. O menino que quando sua mãe resolve abandonar seu pai é rejeitado pelo mesmo e precisa se readaptar a uma rotina de vida longe dos irmãos dos outros casamentos do pai. Passa por períodos difíceis de guerra mas mantem firme o acordo feito com sua mãe: nunca desistir dos estudos.
Com um final emocionante e tão dramático quanto todo o livro, aqui o autor mostra que toda e qualquer dificuldade pode ser ultrapassada quando se tem um sonho.

Leituras do Sam 31/07/2018

Li com alegria essa biografia romanceada.
Foi muito interessante perceber como o autor atribui sua carreira como escritor, a toda a comunidade onde cresceu.
Emocionante, bem escrito e interessante, o livro me despertou a vontade de ler outros livros do autor.

@leiturasdosamm

maria @mariandonoslivros 21/08/2018

Memórias que serão eternas.
Um dos livros biográficos mais bacanas que li nos últimos tempos. Ngũgĩ wa Thiong'o é a luz. Um dos grandes nomes da literatura africana contemporânea, Ngũgĩ nos leva a uma viagem pela sua infância e adolescência em meio a região rural do Quênia, durante a ocupação britânica. Acompanhamos, como expectadores abertos e sedentos, a caminhada na qual o autor atravessou e se reergueu como uma fênix.

A guerra é um dos panos de fundo que fazem deste livro um dos mais pessoais e imersivos que já pude ler. A forma como somos colocados para acompanhar a colonizada Quênia aos olhos de Ngũgĩ, é cruel e desesperadora. Além disso, a forma como são introduzidos as lutas diárias pela voz e a liberdade do povo africano em meio a um amor pelas palavras cultivadas com tanto fascínio, nos fazem ter uma noção ainda maior da força e determinação deste jovem que hoje, se torna uma inspiração para todos nós.

“A crença em si mesmo é mais importante do que intermináveis temores acerca do que os outros pensam de você. Valorize-se, e os outros irão valorizá-lo. A melhor legitimação é a que vem de dentro.”

Um livro que nos faz firmar a crença na força da educação e nos traz ensinamentos valiosos.
Beijos de luz, Maria ノ゚ο゚)ノミ★゜*。・+☆
Blog: mariandonoslivros.blogspot.com.br
Twitter: twitter.com/mariandolivros
Facebook: facebook/mariandonoslivros
Instagram: instagram.com/mariandonoslivros

Señorita Li 06/01/2019

Uma história de superação
É o segundo autor africano que leio e achei maravilhoso.
O retrato de uma sociedade e forma de vida tão diferentes mas escrito de uma forma leve e cativante que resulta muito fácil de se relacionar com a história.
O autor consegue contar com leveza uma parte tão cruel da história do Quênia. Mediante suas lembranças de criança vai contando das suas dificuldades em ir e se manter na escola, nas diferenças sociais, na colonização inglesa, nas lutas e resistência do povo africano.
Livro lindo de se ler que traz uma mensagem de superação ante as dificuldades da vida.

Mark 15/01/2019

“Talvez sejam os mitos, tanto quanto os fatos, que mantenham os sonhos vivos mesmo em tempos de guerra.”
Sonhos em Tempo de Guerra, do premiado escritor queniano, que nasceu no fim da década de 30, em um dos piores cenários políticos do Quênia, país que foi comandado pelo Império Britânico de 1920 a 1963.
Memórias da infância de Thiong’o, em sua grande família, formada por seu pai e suas quatro esposas e seus 24 filhos, narradas por aquele que as vivenciou no que deveria ser o melhor período de sua vida, o queniano Ngũgĩ wa Thiong’o. Dificuldades, fome, vitórias, perdas, alegrias, tristezas, guerra, uma reunião de lembranças da infância onde o principal cenário em suas narrativas está no campo, e, acerca das dificuldades em sobreviver dessa forma, pois no Quênia, o plantar e o colher não estava mais nas mãos dos quenianos e sim dos brancos.
Surge a descoberta do amor pelas palavras, que começa pelo simples ato de contar e ouvir histórias, onde muitas vezes era uma forma de esquecer a fome, uma fuga de sua realidade. Veremos sua determinação em busca do conhecimento, mesmo com todas as dificuldades, pois frequentar a escola com o apoio de sua mãe e irmãos, o que inclui fome e longas caminhadas até a sala de aula, e não foram motivos para que o escritor desistisse de aprender a ler e escrever em inglês e no seu idioma nativo, o gĩkũyũ.
Um livro que demonstra que apesar dos inúmeros obstáculos que a vida insiste em nós impor, para desistirmos de nossos objetivos, mesmo assim, podemos transmutar em perseverança para lutarmos cada vez mais por nossos sonhos, mesmo que em tempos de guerra.

Eder Ribeiro 18/02/2020

O livro de memória, Sonhos em Tempo de Guerra do escritor queniano Ng?g? wa Thiong'o é ambientado entre a primeira e segunda guerra mundial e relata o núcleo familiar, o sistema educacional e a transição de sua  infância para a sua adolescência. Um fato interessante é que a fonte que o autor bebeu para mais tarde se torna escritor veio da tradição oral inserida na cultura queniana da época. O livro vale pela bagagem cultural da época, as tradições queniana e a leveza da escrita do autor.

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Sonhos em tempo de guerra, de Ngugi Wa Thiong’o – Nota 9/10
Apesar de ser considerado um dos principais nomes da literatura africana contemporânea, nunca tinha lido nenhuma obra do autor. Resolvi começar por seu livro de memórias, especificamente memórias da sua infância e juventude.

Thiong’o nasceu em uma região rural do Quênia, na década de 40, e foi criado com base nos costumes e tradições das gerações antepassadas. Sua mãe, uma figura extremamente presente ao longo da vida do autor, era a terceira das quatro esposas de seu pai.

E é a partir da visão de uma criança nascida em uma família poligâmica no interior do Quênia que o leitor acompanha as mudanças que o colonialismo traz na vida de Thiong’o e dos que estão à sua volta. É um contraste, percebido em pequenos detalhes, entre os costumes da população local e o “novo” conceito de civilização trazido pela colonização britânica. Essas mudanças impostas pelos colonizadores vão ser percebidas dentro da própria casa, nas escolas, no idioma falado, na religião, nos jornais e em diversos aspectos da vida cotidiana.
A história do Quênia no período colonial e dos movimentos de resistência que surgiram em busca da independência está dissolvida de forma sutil ao longo de toda a obra. É um daqueles livros em que se aprende sem nem mesmo perceber!

Além de relatar suas memórias de forma envolvente, o autor conseguiu transmitir ao leitor de forma muito real o processo de perda de identidade do povo colonizado. É o sentimento de não pertencer a uma cultura, de perder as terras em que vive e, como mencionado pelo próprio Thiong’o, de se sentir como um “forasteiro” em seu próprio país. “Sonhos em tempo de guerra” é um relato autobiográfico inspirador e que ensina muito ao leitor não só sobre fatos históricos, mas também sobre a resiliência e determinação do ser humano. .

site: https://www.instagram.com/book.ster/

Maria 26/05/2020

Que livro visceral! Super indicado para expandir horizontes. Acredito que nunca tinha lido um livro queniano e as reflexões que o autor faz sobre as instabilidades políticas do Quênia, sobre essa luta anticolonial é muito interessante para entender melhor o país, além de que não é só reflexivo, ele cita muitas datas e acontecimentos importantes para o país que não temos acesso na nossa educação eurocêntrica. É bonito demais a forma como a educação mudou a vida do autor, inspirando a nós, leitores, a também querermos sempre fazer o melhor que pudermos.

Mari 02/08/2020

memórias de infância
É um livro de memórias que conta a busca obstinada de uma criança por educação.

Josue.Fagundes 04/08/2020

Sonhos em tempo de guerra
Fazia um tempo que queria ler esse livro, e na última festa do livro da USP 2019 adquiri, cheio de expectativas. Consegui ler só agora, e mais um livro africano espetacular termino. Que livro foda. Se vc gostou de Thiong?o, recomendo ler Chinua Achebe tbm.