Divergent

Divergent Veronica Roth

Resenhas -

Mikaelen.Bezerra 13/10/2023

Gostei
Como eu já disse, ler esse livro não estava nos meus planos. Eu nunca havia me interessado em pegar esse livro para ler, até porque eu não conseguia entender nem do que se tratava. Mas então, eu achei o Box dos três livros em inglês com o preço muito bom e não pude evitar.

Eu estava com medo de ler esse livro por dois motivos:
1°- Eu não fazia ideia do que o livro se tratava, então eu não tinha nenhum parâmetro para saber se eu ia gostar ou não.
2°- Eu nunca tinha lido nenhum livro todo em inglês (só fanfics kkkk), então eu estava com medo de ter uma escrita muito complicada e eu não conseguir entender muita coisa.
Bem... felizmente nenhum desses dois pontos foi um problema.

A escrita da autora é muito acessível para aqueles que já têm um nível intermediário de inglês. Então (para mim) foi muito tranquilo de ler. Falando agora da história em sim... Eu gostei. Achei a construção do universo muito bem feita e amarradinha, os personagens carismáticos, e parte distópica muito interessante. A introdução ao universo é feita de uma maneira simples sem muitas complicações, nos fazendo mergulhar quase instantaneamente na história sem problemas. A construção de personagens também é eficaz em nos fazer nos apegar a eles, e ficarmos genuinamente preocupados com seus destinos. E também é eficaz para o oposto, já que alguns também são muito bem construídos para nos fazer odiá-los com todas as forças. As regras do universo são bem estabelecidas e cumpridas devidamente.

Poucos coisas me desagradaram neste livro. Uma em específico me desagradou mais pois quebrava o clima do livro para mim em certos momentos, que era a parte do romance entre a Tris e o Quatro. Eu não gosto desses dois juntos. Acho que não tem química nenhuma, insuportável, chato, me fazia revirar os olhos. Essas partes eram insuportáveis para mim porque eu tava num ritmo super daora, e do nada os dois começavam a ter um momento suuuper romântico "Meu Deus do céu o que é isso que eu estou sentido? Eu nunca senti isso na vida. Ele é tão lindo mimimimimi" ? E isso me arrancava totalmente do clima do livro. Vale dizer que isso tudo é minha opinião pessoal caso não tenha ficado claro. É uma coisa que ME incomodou. Não estou dizendo que a autora foi errada, ou quem gosta do casal está errado(a) também. Simplesmente eu não sou uma pessoa romântico, então eu não tenho paciência. Mas enfim. A segunda coisa que eu não gostei muito foi o ritmo do final do livro. Eu achei o ato final meio corrido, mas isso não me incomodou tanto.

Portanto, eu gostei bastante do livro. Achei uma história muito gostosinha de ler. É uma distopia consideravelmente simples e rápida de ler, mas que consegue prender a gente e ficar tentando entender o que está acontecendo, quais são os Segredos a serem revelados, e principalmente nos dá vontade de continuar lendo os outros livros para ver no que vai dar tudo isso, inclusive vou começar a ler o segundo o mais rápido possível.

Raysza 12/09/2023

I am selfish, I am brave.
De verdade, o hype que esse livro ganhou na época das distopias literárias foi muito merecido, eu diria até que é um dos melhores começos de saga que eu já li. É um daqueles que você não consegue soltar até terminar a leitura.

Li o primeiro livro no fundamental, e lembro de ter me apaixonado pela história, apesar de não ter acesso às continuações. Reli ele no último ano do ensino médio e acho que amo ainda mais essa história, porque percebi detalhes que não tinha reparado de primeira. Ansiosa pra ler os próximos livros da saga :))

Fernanda2093 27/08/2023

Muito bom, nota dó
Legal e tal.
Muito potencial, pouca construção, sem muita explicação, quase nenhum aprofundamento e pobre utilização das tramas.
Tudo poderia ter sido melhor, assim como todos os personagens, principalmente a Tris e o Quatro.
A Tris a cada três frases fala sobre como ela é pequena e egoísta. O Quatro só aparece em questão da Tris, e ainda consegue ser mais interessante que ela. No entanto, de Quatro vai para TOBIAS, e fica difícil, muito difícil de tankar TOBIAS.
Acabei recebendo spoliers dos outros livros, como tenho eles físicos vou ler na FORÇA DO ÓDIO ?.

Maris27 08/04/2023

Divergente é simplesmente um dos melhores livros que eu já li e que fez parte da minha adolescência, reler ele foi maravilhoso

Santiago.Rech 25/01/2023

Mil emoções
Comecei achando que seria uma leitura levinha, pra passar o tempo. Aí teve um bilhão de cenas de amor e morte e eu percebi que tava errado. Livro incrível, muito bem escrito, e eu genuinamente espero que os outros dois se comparem.

ericabooks 15/01/2023

"I am Divergent"
Que leitura frenética!O universo é meio complexo no começo,porém depois que tu entende,fica incrível.Adorei os personagens,as lutas e a vibe realmente distópica do livro!O Quatro e a Tris são incríveis,com certeza meus personagens preferidos.

Primeiro livro que eu li em inglês e foi super tranquilo,precisei pesquisar somente poucas palavras e verbos.

Estou muito animada para ler os outros livros,porque depois desse final,preciso de respostas!

read.to.stars 14/12/2022

bom!!!
Eu realmente não tenho muito o que dizer. Eu pensava que a história ia ser SUPER diferente, tipo nada do que tem ali tava na minha cabeça, mas o livro é bom cara.
O início é meio chatinho, até começar a ter ação de verdade da preguiça de ler, só que eu não conseguia largar o livro por que tinha alguma coisa nele que me fazia querer continuar lendo mesmo que não esteja interessante, eu não sei mas não dá pra largar.
Quando começou os capítulos finais eu comecei a surtar, jesus amado, era tanta coisa acontecendo que eu não tava compreendendo, até que eu li mais da metade do livro e acabei ele em quatro dias, mas surreal de bom.
Acabei e já vou ler o segundo. Leiam!!

cat 08/10/2022

Estava sentindo falta de ler algum livro desse tipo e não me decepcionei nem um pouco. No geral não é um dos melhores livros no quesito escrita e enredo, mas serve para o propósito dele. Muito bom!!

Nucci1 28/09/2022

eu sai muito do meu conforto literario, mas divergente me fez ficar simplesmente obcecada pela história, eu tinha assistido os filmes mais novinha mas os livros dao de 10 a 0

Julia5680 22/08/2022

Sem ar
Estou sem palavras para descrever esse livro . O filme desse livro é meu filme favorito de toda a vida . Comprei o livro porque no filme deixa uma aba em aberta : ? o Four não entrou na simulação por que ele era divergente ou por que ele deu um jeito de não tomar o soro ?? Descobri a verdade e me chocou intensamente . Não só nessa parte , mas sempre que eu descobria uma parte nova eu fica sem respirar por uns segundos . Esse livro , essa história , são mágicos . Fazem a gente entrar em um universo totalmente deles . Tris e Four no meu coração para sempre ??

Yumi 31/05/2022

MEU DEUS!
QUE LIVRO!
recomendei para TODOS os meus amigoskkkkkk
não tenho com escrever o quão incrível esse livro é, sério por favor leiam.

Bia 20/05/2022

Maravilhoso
Foi meu primeiro livro lido em inglês e como eu já assisti os filmes já tinha uma base da história na cabeça. Mas mesmo sabendo dos acontecimentos eu não deixei de me surpreender com os plots.

Amei a escrita da autora prende bastante, amei o desenvolvimento da história e da distopia em si. O casal eh simplesmente perfeito não tem como não amar e o final me deixou bastante triste e reflexiva.

Vale muito a pena ler esse livro! E amei a experiência de ler ele em inglês.