O ROMANCE DE TRISTAO E ISOLDA

O ROMANCE DE TRISTAO E ISOLDA JOSEPH BEDIER

Resenhas -

outroelton 07/01/2024

O arquétipo do triângulo amoroso ou o amor na Idade Média
“O romance de Tristão e Isolda” foi escrito no fim do século XIX pelo filólogo francês Charles Marie Joseph Bédier (1884-1938), com base na forma mais antiga da lenda céltica que “encantou e perturbou a alma dos franceses do século XII” (p.IX). Embora tenha consultado diferentes versões para criar a sua própria obra, Bédier “começou então por traduzir, com a maior fidelidade possível, o fragmento de Béroul que chegou até nós e que ocupa praticamente o centro da narrativa.” (p.X)

O romance conta a história do amor impossível entre o inglês Tristão e a irlandesa Isolda, que se apaixonam acidentalmente depois de ingerir uma poção mágica. Logo na abertura do primeiro capítulo, o narrador resume a trama e antecipa o fim trágico que aguarda os dois personagens:

“Quereis ouvir, senhores, um belo conto de amor e de morte? É de Tristão e Isolda, a rainha. Ouvi como em alegria plena e em grande aflição eles se amaram, depois morreram no mesmo dia, ele por ela, ela por ele.” (p.1)

O leitor precipitado poderia alegar que anunciar o desfecho da obra ainda no início da história seria um anticlímax, mas a experiência de leitura, aqui, reside menos na morte dos protagonistas do que nos fatores que a motivaram e na forma como a narrativa se desenrola.

Em alguma medida, “O romance de Tristão e Isolda” pode ser definido como o arquétipo do triângulo amoroso. O primeiro vértice do triângulo é Marc, rei das Cornualhas, um regente compassivo, mas tão suscetível aos conselhos dos seus barões que, a certa altura, ele mesmo afirma a seus conselheiros: “Bem sabeis que evito todo o orgulho e todos os extremos” (p.50). Marc é irmão da bela Blanchefleur, que ele dá como recompensa a Rivalen, rei de Loonnois, por este ter vencido os inimigos de Marc em batalha. É da união de Blanchefleur e Rivalen que nasce Tristão.

Continue a leitura no blog Hipertextos.

site: https://hipertextos.home.blog/2024/01/06/o-romance-de-tristao-e-isolda/

Noites777 15/08/2023

Romance típico, que trilha a jornada do herói épico. Lembra muito Shakespeare, leitura rápida um pouco repetitiva. Mistura um mundo distante com lendas fantasiosas, mágia. Acho que se fosse readaptado para crianças seria melhor.

David_Salustiano 20/02/2023

O romance de Tristão e Isolda
Não tão conhecido como Romeu e Julieta, mas também importante.

Um livro curto, com uma linguagem um pouco desafiadora para os dias de hoje, mas se esforçando um pouco é possível ler e se divertir. Afinal é também é um livro de aventura.

Recomendo a qualquer pessoa a leitura, e também, a pesquisa sobre a obra e sua influência.

Marcos.Paulo 23/06/2022

É bom, mas poderia ser melhor
Talvez minha experiência tenha sido prejudicada pelo fato da seguinte obra se tornar uma leitura obrigatória, pois foi um livro selecionado para um seminário em sala na faculdade e ler forçadamente é algo que me afasta bastante de qualquer obra, por haver prazos para se terminar a leitura em meio a outros trabalhos. Sobre o enredo é um mixto de tragédia e mitos Gregos em uma época medieval, segue ali o caminho do herói e suas aventuras contra cavaleiros inimigos, traidores e monstros, todas superadas com facilidade e o amor incondicional e de certa forma doentio entre Tristão e Isolda, decorrente de uma porção mágica do amor.

Tamires Felix 20/04/2021

Amor e morte!
Conheci a estória de Tristão e Isolda há alguns anos, na universidade. A professora pediu que a gente lesse e cada aluno apresentaria um capítulo. Eu apresentei o capítulo 5. Lembro-me como se tive sido ontem.
Não é uma leitura fácil, mas vale muito a pena. Eu, particularmente amo.

andrea weber 11/08/2020

Um livro curto com muitos acontecimentos. Uma história muito dramática, de amor e deventuras....mas o genial é a forma que o autor fala com a gente, leitor. Gostei!

Júlia Munhoz 25/08/2015

A triste história dos dois jovens Tristão e Isolda inspirou o dramaturgo Shakespeare em sua obra mais popular, Romeu e Julieta. No qual se trata do obstáculos vividos entre dois amantes, cujas famílias não permitem o romance devido a guerra entre os reinos. Se encontrando escondidos e indo até a morte com esse amor... Sendo do período da Idade Média trovadoresca, com característica do amor cortês, vassalo e coito. Características do livro que é uma das obras mais importantes para o início da expressividade romântica-dramática. Linguagem extremamente formal, palavras primitivas do vocabulário e descrições detalhadas que fazem o livro ser um tanto enjoativa.

site: smiletokeepfromcrying.tumblr