Auto Da Barca Do Inferno

Auto Da Barca Do Inferno Gil Vicente

Resenhas -

Jaguadarte0 27/05/2024

Houlá da Barca!
Auto da Barca do Inferno é um típico auto com cunho religioso e humorístico.
O livro nos apresenta o Diabo, que será o arrais da barca que irá para o inferno, assim como também há o Anjo, arrais da barca que irá ao paraíso. Ao decorrer do livro seremos apresentados a diversos personagens que serão julgados a fim de decidir se irão para o inferno ou para o paraíso.
De forma geral, o livro é curto e simples, com diversas piadas e críticas ao governo da época de Gil Vicente e a Igreja Católica. A edição em questão contribui muito para a contextualização e a facilitação do entendimento da linguagem e das palavras. Muito bom!

Julia 07/05/2023

Um clássico né...
Sem dúvidas não foi um livro fácil de ler, o português é bem arcaico e o teatro faz algumas alusões que não fazem mais sentido pra essa época. Mas é uma história incrível e muito engraçada. Põe em ênfase a moralidade e preceitos católicos. O Diabo é um ótimo personagem kkkkk, me perguntou se Gil Vicente realmente queria ajudar a religião católica (brinks).

Além disso, essa edição é perfeita! Muitos textos de apoio (bons) e notas de rodapé que facilitaram a minha leitura.
Maria.Gabriela 08/05/2023minha estante
Sobre o que é?

Julia 08/05/2023minha estante
Basicamente, um teatro em que o Anjo e o Diabo julgam os mortos e os conduzem para suas respectivas barcas. Fala bastante sobre os pecados e virtudes baseados na ideologia católica.

Maria.Gabriela 08/05/2023minha estante
Muito interessante, obrigada!

Ray 17/10/2022

Esse aqui esquece, né, é O clássico
A leitura é um pouco difícil, já que quando o livro foi escrito, ainda estavamos na transição do latim para o português. Mas lendo a edição comentada com as traduções, tá tudo certo. É um livro bem divertido, escrito em versos, repleto de rimas e trocadilhos... Gil Vicente é um símbolo dos Autos e das Farsas, e o Auto da Barca do Inferno é um clássico. O cara era um gênio. Conseguiu misturar o teocentrismo e o antropocentrismo, a fé e o profano na época de 1500!

ju 14/09/2022

O Auto da barca do inferno
Livro muito bom, com explicação logo na página, o que ajuda muito.

Não faz meu tipo de leitura, só li porque fui obrigada pela escola ?

ps: ainda errei várias questões sobre o livro na prova ?

sohisolo 03/08/2022

O retrato da sociedade como ela é, como sempre foi
Um verdadeiro clássico, Gil Vicente deixou sua marca com uma obra tão singular, embora curta. Em poucas páginas, o autor foi capaz de desenvolver personagens tão distintos compondo uma obra rica, que utiliza da ironia como motor dos diálogos, em especial por parte do Diabo.

A complexidade dos personagens vai além, pois diante do Diabo, as reações são das mais diversas, mas em linhas gerais prevalecendo uma hipocrisia que é exposta com frequência pelo autor.

É notável a influência que a obra teve em "O Auto da Compadecida", de Suassuna, muito embora Suassuna tenha limitado essa inspiração, não reproduzindo diversos aspectos do clássico vicentino.

Leitura obrigatória por tudo que representa na literatura.

Fernando 18/05/2022

Auto da Barca do Inferno
Alegorias compostas perfeitamente, tornando-as eternas em relação às intenções humanas. Cada personagem representa um grupo social que, mesmo com o passar do tempo, é imutável e foi muito bem capturado na escrita vicentina.

Kah 05/03/2022

Mesmo com a dificuldade imediata do vocabulário arcaico de Gil Vicente, a peça é incrivelmente divertida! A edição ajuda bastante, com várias notas esclarecendo os significados das expressões ao longo do texto. Recomendo ler com paciência no começo, até se acostumar com a linguagem, mas vale muito a pena.

Lu 23/08/2021

Simplesmente incrível?
Esse livro é um clássico do teatro, afinal, foi escrito por Gil Vicente. A obra é fantástica e não tenho como ressaltar pontos negativos, apenas penso que a classificação etária deveria ser mais baixa, já que todos que sabem seu contexto histórico podem aprecia-lo.