O Melhor de Mário de Andrade

O Melhor de Mário de Andrade Mário de Andrade

Resenhas - O Melhor de Mário de Andrade

Tereza 04/01/2024

Contos e Crônicas de MA
Mais uma seleção de contos e crônicas que decerto deu uma trabalheira para os organizadores.

Trabalheira no sentido de conseguirem deixar alguns trabalhos de fora, já que Mário de Andrade não só foi um dos maiores escritores brasileiros do Modernismo como também era perfeccionista.

Essa coletânea me fez sentir várias emoções. Diferentemente do que aconteceu com a coleção de Caio Fernando Abreu, dessa eu gostei mais dos contos.

Li rindo da treta do Nhô Resende e Felipão por causa de uma porca e fiquei em choque com o final.

Senti angústia pela Rosa e pena do João apaixonado por ela. Aliás, pobre do João que também morreu de amores por Carmela.

Fiquei surpresa com o conto de Frederico Paciência.

Tive vontade de dar uns petelecos na orelha de Dolores.

Me emocionei com "O Peru de Natal" e com a inocência e bondade do filho de Carlos em "Tempo de camisolinha".

E por fim, senti completa revolta pelo fazendeiro Joaquim Prestes.

Mário de Andrade fez meu ano começar com diversas reflexões sobre a vida, as relações e vontades humanas com suas histórias comoventes, regadas de críticas político sociais. Recomendo!

Ramon 06/10/2023

Agridoce.
Entre os contos do autor aqui reunidos, as fábulas foram os textos mais interessantes desse livro. As crônicas são boas, me apeguei na característica dos finais serem bem diferentes e inesperados em relação aos inícios, mas no geral foram maçantes na mesma medida de intensidade. Entre o conjunto há aqueles de destaques mas, ainda assim, imemoráveis.

Mariana 26/07/2023

Bons textos, edição mais ou menos
Primeiro contato com as obras de Mário e apesar de nem todos os contos e crônicas serem meu ?copo de chá?, me vi presa às vezes e muitas histórias tocaram meu coração. Tenho, porém, uma reclamação sobre essa edição que acabou me irritando. Algumas alterações gramaticais passadas para a norma culta que ocorreram foram *completamente* desnecessárias dado o estilo de escrita do Mário. Ele tentava se aproximar da língua FALADA em seus textos, então por que essa obsessão em corrigir ?haverem? por ?haver? entre tantas outras alterações pontuadas pelos editores? Isso me irritou, uma vez que havia uma intencionalidade em tudo que estava escrito e da forma que estava escrito e não havia comprometimento de sentido e captação da mensagem final. Senti um afastamento dos editores com a obra nesse sentido, bastava apenas uma observação. ????

claire.marar 24/05/2023

O melhor de Mário de Andrade
Modernista. Não preciso falar mais que isso. Não é pra qualquer um. A escrita de Mário de Andrade é muito peculiar e não me agradou muito.
As crônicas, principalmente, não me agradaram nada, mas em compensação alguns contos são muito bons!

Andreza 17/10/2022

Não faz muito tempo que comecei a me aventurar por contos e crônicas, a leitura desse livro é leve e gostei das críticas "veladas" à alguns comportamentos sociais. Vale a leitura.

Yara 02/09/2022

O melhor de Mário de Andrade
Eu não botava fé em coletâneas do tipo, mas adorei esse compilado do Mário. Muitos escritores atuais bebem da fonte dele, do estilo de crônicas e contos. Livro massa pra não passar pela vida sem pincelar por autores que não temos o hábito de ler, que não está no hype.

Natália 24/05/2022

Maravilhoso
A editora Nova Fronteira lançou alguns livros de escritores brasileiros em uma coleção intitulada "O melhor de". Em O melhor de Mário de Andrade, a obra é um compilado de contos e crônicas. De linguagem extremamente fluida, esse livro me surpreendeu positivamente. Os contos e crônicas são marcados de crítica social e política. A linguagem popular é uma característica marcante das obras do autor, que é um dos fundadores do Modernismo no Brasil. Paulistano, em seus textos viajamos pela capital, litoral e interior de São Paulo.
Recomendo muito esse livro para quem quer conhecer um pouco de Mário de Andrade e não sabe por qual obra iniciar.

Suh Oliveira 30/04/2022

Comecei o livro sem muitas expectativas, foi meu primeiro contato com as obras de Mário de Andrade e não sabia muito o que esperar. Os contos e as crônicas me prenderam bastante.
Natália 18/05/2022minha estante
Amiga, estou iniciando hoje esse livro ?

Suh Oliveira 20/05/2022minha estante
Eu achei ótimo, a leitura é bem fluída. ?

Natália 20/05/2022minha estante
É mesmo. Estou adorando.

Fernando1355 23/04/2022

Uma obra prima
Os contos de Mário de Andrade são magníficos, com poucas páginas ele arrebata nossos corações e faz nos debruçar sobre o manto da triste realidade.

Katia Rodrigues 26/07/2021

Análise das relações familiares e sociais
Autor de frases como "o passado é lição para se meditar e não para se reproduzir", o que mais impressiona em Mario é a capacidade de conciliar toda a “desconstrução” modernista com as lições do passado. E essa busca por equilíbrio pode ser observada nos contos e crônicas dessa coletânea.

Confesso que no geral não gostei dos textos, mais por uma questão de falta de interesse meu em ir além da superfície do que qualquer outra coisa. A exceção foi o conto "Peru de Natal". Conto maravilhoso que explora técnicas narrativas como a sondagem psicológica que posteriormente será aprofundada por nomes como Clarice Lispector. Por fim, é impossível negar a qualidade da escrita de Mário. Leiam ?

Layla.Ribeiro 24/09/2020

Bom para passar o tempo e ler sem pressa!
Primeiramente quero dizer que esse livro me impressionou muito , primeiro contato com o autor e achei os contos bem fluídos, escritos nas de décadas de 20 e 30, ele fala muito sobre a classe popular e é bem legal porque conhecemos muito do Brasil nessa década, além de utilizar uma linguagem popular me lembrou muito minha avó falando ele também critica a masculinidade tóxica e tempos que nem se sabia desse conceito e mais uma vez, fiquei bastante pressionada, destaques para os contos: Caso pançudo, Frederico Paciência e Tempos da Camisolinha. Não gosto muito do gênero crônica mais destaco esses dois que gostei bastante: Café queimado e Esquina. Este último termina de forma alegórica e reflexiva.

Paulo 21/09/2020

Os escritores brasileiros...
Dizem que os russos são frios e pesados, deles ainda só li Tolstói e a poeta Anna Akhmátova, ela, certamente denso.
Já os brasileiros tem me parecido bem tropicais, uma escrita com boniteza, MA incrementa os dialetos, o nosso jeito e do povo rural de falar. É duma poética encantadora.
Embora o primeiro conto deu de cara um desânimo, coisa ruim quando se está conhecendo, por causa de sua dificílima escrita - quase não aguentei - logo no segundo conto (não desisto de leituras) esse calorzinho brasileiro deu uma levantada. O livro continua com uma linguagem difícil, apesar dos temas de simplicidade e cotidiano, mas também encantadora, de vez em quando me fez imaginar Manoel de Barros escrevendo prosa, de vez em quando, até porque tem também muita urbanidade nos contos (a poesia de M. de Barros, meu poeta preferido, com essa boniteza gigante, é toda rural).
Já as crônicas são, se me lembro bem o que acabei de ler, mais rurais. Preferi os contos, entre eles, meu preferido é Frederico Paciência e talvez A Rosa e o Besouro.

Pdrosaleitor 28/07/2020

Muito do que se vê na escrita de Macunaíma pode ser percebido nesses contos e crônicas. Mário de Andrade trouxe mesmo um caráter independente pra literatura brasileira, isso com histórias que são um panorama do Brasil de ontem e de hoje.

Patrick.Pereira 27/07/2020

Um bom livro
Meu primeiro contato com o autor, gostei mas acho muito denso no português, até quero ler mas dele, porém creio que não tão cedo.

Max 15/07/2020

Alguns contos muito bons, envolventes... mas outros são um pouco complicados de entender. No geral, uma boa obra.