Sol e Terra - Sinfonia do Desbravador

Sol e Terra - Sinfonia do Desbravador Daisaku Ikeda

Resenhas - Sol e Terra - Sinfonia do Desbravador

Lôh 16/01/2019

Jornada de um desbravador!
O livro é escrito em forma diálogo entre o presidente da Soka Gakkai Daisaku Ikeda e o senhor Ryoichi Kodama, na comemoração de oitenta anos da imigração japonesa para o Brasil e que na época da entrevista tinha 93 anos.
Kodama tinha 13 anos quando decidiu que queria ir para uma terra estranha sozinho a bordo do navio Kasato-maru no ano de 1908, se tornando um dos primeiros japoneses a vir para nossas terras.
Kodama enfrentou muitas lutas na caminhada até os 93 anos, sua história é repleta de muita superação e perseverança. Como fiquei encantada com a história desse senhor e me faltam palavras para expressar, usarei aqui alguns trechos do diálogo do livro.
"Ikeda: Revendo esses acontecimentos, passou por algum fracasso que gostaria de mudar se fosse possível?
Kodama: Embora tenha cometido algumas falhas e passado por momentos difíceis, esqueci todas essas coisas desagradáveis. Se eu ficasse pensando nessas coisas com arrependimento, não teria vivido até agora."
"Kodama: Eu penso que a razão de viver do homem está no trabalho e em ser bem-sucedido profissionalmente. Penso também que o homem evidência sua capacidade e o seu valor por meio do trabalho. A questão de até quando o indivíduo é capaz de trabalhar depende de sua força de vontade [...]".
Uma história que inspira e nos mostra como viver e superar os obstáculos do dia-a-dia depende da forma como enfrentamos e enxergamos cada dificuldade que nós é apresentada. E que depende somente de nós mesmos.
E não ache que será somente perguntas e respostas, o diálogo estabelecido entre eles é uma troca, também sendo mostrada um pouco das vivências do próprio Ikeda.