Alabardas

Alabardas José Saramago

Resenhas - Alabardas

Dani Ramos 17/04/2018

Ótimo.
Este é um livro incompleto de Saramago, foi deixado apenas trinta páginas feitas sobre esse que seria seu novo romance, porém por uma fatalidade do destino, sua morte veio antes que pudesse finalizá-lo. Todavia, mesmo com apenas essa quantidade de página, o livro já conseguiu abordar um começo de uma história que seria realmente incrível!

Somos apresentados a Artur Paz Semedo, um homem que trabalha na indústria de armas há quase vinte anos nos serviços de faturação de armamento ligeiro e munições e mesmo sendo um amante sobre guerras e armas, nunca havia apertado um gatilho antes! Era um homem nem solteiro, nem casado, nem viúvo, e sim, separado. Sua mulher - Felícia - que era extremamente pacifista, não conseguiu estar casada com alguém que ajuda de certa forma a indústria de armamentos de guerra. E assim, começamos a adentar ao mundo de Artur Paz Semedo. Uma vez que Artuz volta do cinema (após assistir um filme sobre guerra), ele decide comprar o livro original e ao longo das páginas acha uma revelação:

"Aos operários fuzilados em Milão por terem sabotado obuses, hurra."

Com essa afirmação, Artur começa a uma luta interna contra si mesmo: sentimentos e pensamentos contraditórios sobre essa frase começa a atormentá-lo e logo depois, escolhe ligar para sua ex-mulher (não oficialmente) Felícia para lhe contar o que descobriu na leitura. Agora, Artur começa a questionar os segredos que a empresa que trabalha pode esconder e Felícia com sua coragem e determinação, incentiva Artur a pesquisar nas profundezas dos arquivos da Produções Belona S.A.

Saramago nos presenteia com esse começo e outros detalhes valiosíssimos durante a leitura, quando chegamos em uma parte interessante e crucial, o livro acaba, nos deixando com aquele sentimento de vazio e curiosidade sobre o que poderia ter sido sua continuação. Contudo, ao mesmo tempo que finalizamos essa incompleta obra, conhecemos dois textos emocionantes e profundos de Fernando Gómez Aguilera e Roberto Saviano. Complementando as ideias e suas opiniões sobre o autor José Saramago. Com um aperto no coração, me despedi desse pequeno livro imaginando inúmeras possibilidades de continuações e como nosso eterno Saramago iria terminá-lo...