A Voz do Conhecimento

A Voz do Conhecimento Don Miguel Ruiz

Resenhas - a voz do conhecimento

Monique 27/05/2024

O autor trouxe ensinamentos úteis para uma vida melhor, afinal quantas pessoas poderia afirmar não possuir essa voz sabotadora na mente. É interessante também ler o livro os 4 compromissos para aprofundar a mensagem passada.

Jandielson Neves 31/12/2023

Um livro para Alma
Um livro simples e de muita sabedoria... como todos os livros do Don Miguel, esse livro se baseia também nos "Quatro Compromissos"

Don Miguel fala com verdade, consegue tocar a nossa alma e provocar muitas reflexões e mudanças interiores, que se refletem no exterior.

Ao ler esse livro fica o grande questionamento... Eu estou vivendo a minha verdade?

Renata Tomaz 24/10/2023

"'A Voz do Conhecimento', de Don Miguel Ruiz, é um guia profundo para se libertar das crenças limitantes e encontrar a verdadeira sabedoria. Este livro ilumina o caminho para uma consciência mais elevada, oferecendo clareza e paz em um mundo cheio de ruído."

deborajournal 30/08/2023

"?A voz do conhecimento fica atormentando o corpo emocional. O que não é real fica ?atormentando o que é real. A ação é acreditar na mentira; a reação é sentir a dor emocional. O ?corpo emocional percebe a voz, reage a ela e, qual um tigre, parte para o ataque. Perdemos o ?controle e, fazemos e dizemos coisas que realmente não queríamos fazer nem dizer. Agora a voz ?do conhecimento tem medo de nossa reação emocional; ela julga nossa reação e nos faz sentir ?vergonha de nossos próprios sentimentos.
?Então percebemos a emoção da vergonha, e na tentativa de justificar essa emoção ?usamos o conhecimento, o que quer dizer que a voz do conhecimento está falando sobre algo ?que sentimos. A voz começa a mentir sobre nossos sentimentos, e depois tenta negar o que ?sentimos. Então percebemos a voz, percebemos o julgamento e temos mais uma reação ?emocional. Agora nos sentimos culpados por haver reagido emocionalmente e logo o ?conhecimento tenta explicar o sentimento de culpa. A dor emocional vai crescendo e acabamos ?ficando deprimidos. Você consegue enxergar o ciclo?" P27

Aqui ficou claro que a voz do conhecimento PARA MIM é a ansiedade, para outros é a depressão, o TDAH, a bipolaridade, a esquisofrenia... elas mentem o tempo todo e como estão na nossa cabeça em forma de pensamento, acreditamos nelas, porém são serpentes mentirosas.

O autor aponta que a voz do conhecimento é implantada em nossa vida desde o dia que nascemos. Tudo que nos ensinam a acreditar na verdade é mentira. Os pensamentos são induzidos aos poucos e passamos a acreditar, por exemplo, que mentir que o pai/mãe não está em casa, porque seus pais mandaram, enquanto eles mesmo nós dizem que não devemos mentir.

Essa voz do conhecimento distorce a verdade e ao longo da vida somos moldados por ela, através da nossa família, da escola, das culturas... Tudo à nossa volta é mentira e com o tempo passamos a não saber silenciar isso.

Nosso raciocínio já não sabe mais separar a verdade da mentira. É como ter um diabinho falando mentiras mais alto. Ele diz que você não pode, que você não consegue, que você é triste, que você não é capaz. Nossa cabeça não está atenta ao silêncio para ouvir a verdade, sem imposições, sem induções sem mentiras. Só a nossa cabeça em silêncio.

Don Ruiz cita o livro os quatro compromissos (que também sugiro que leiam) como uma forma de aplica-los juntos aos ensinamentos deste livro. Esses livros da família Ruiz (pai e filho) são curtos e precisos em seus ensinamentos sobre a sabedoria tolteca. Nem sempre é possível entende-los de primeira.

Neste livro, me perdi um pouco perto do fim. Talvez porque tenha sido um resumo insuficiente (sobre como silenciar) ou porque é a descrição de uma fase que é difícil de se alcançar da sabedoria tolteca. No entanto, ainda que nunca a alcancemos, o livro não deixa de ser muito bom. Pela terceira vez, sinto a necessidade de ler mais obras da família Ruiz. Sempre dá para aplicar um pouco de sua sabedoria e isso apesar de não ser o bastante, já nos direciona muito na vida. Só leiam!!!

gvnnrs 03/12/2022

"Quando você tem a coragem de abrir seu coração completamente ao amor, o milagre acontece. Você começa a perceber em tudo o reflexo de seu amor. Então os atos de comer, caminhar, falar, cantar, dançar, tomar banho, trabalhar, brincar - tudo o que você faz se transforma num ritual de amor. Quando isso acontece, você já não está pensando: está sentindo e desfrutando a vida."

"Eu sou a vida, e você é a vida. No universo não há espaço vazio, porque tudo está cheio de vida. Mas a vida é a força que você não consegue ver. Você só vê os efeitos da vida, o processo da vida em ação."

"Hoje, Deus, meu coração está cheio de gratidão pela dádiva da vida. Muito obrigado pela percepção de que você só cria perfeição, e, porque você me criou, acredito em minha própria perfeição.
Deus, ajuda-me a amar incondicionalmente a mim mesmo, para que eu possa dividir meu amor com outros seres humanos, com todas as formas de vida deste formoso planeta. Ajuda-me a criar meu próprio sonho de céu, para a eterna felicidade da humanidade. Amém."

Gab 23/06/2022

Sabedoria Tolteca
Nesse segundo livro de Don Miguel Ruiz sobre a sabedoria tolteca somos apresentados à velha história de Adão e Eva, sob uma nova roupagem, sempre sob a inteligência dos Quatro Compromissos.
Ensina o leitor a parar de ouvir as mentiras do ?conhecimento? e tentar resgatar a plenitude da vida na primeira infância!

#Caju 20/06/2022

Livro profundo de difícil leitura porém doce
Eis um livro que inicialmente pensei em desistir por achar repetitivo demais, logo compreendi o intuito disso. Sua profundidade, na filosofia Tolteca, diante das inverdades que introduzem em nosso ser como método de domínio de massas, demonstra como somos manipuláveis. O autor imprime uma ideia que faz muito sentido, que somos criados para acreditar em mentiras, essas, nos levam ao inferno psíquico onde nos faz adoecer e acorrenta nossa alma. A cura está em encontrar a verdade.
Diante da verdade, encontramos a nossa própria natureza, e assim nos reconhecemos como anjos que, abrem mão de julgamentos e propagam bons sentimentos. Leitura difícil mas gostei!

Jana 26/02/2022

Foi pra lista do favoritos
Mesmo no final tendo uma parte meio tediosa , voltou a ser uma boa leitura.
Entrou para minha lista de favoritos .

Geisalanis 27/06/2021

Gosto muito do autor. Mas são livros para ler duas três ou quatro vezes. Ensinamentos profundos filosofias de vida..