As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

Renato375 14/05/2023

Vale muito a pena essa leitura.
Livro extremamente necessário para auxiliar na compreensão da nossa conjuntura social, política e econômica.

Junto com O povo brasileiro - Darcy Ribeiro, esse livro é uma ótima opção para aqueles que são leigos e curiosos das questões sociais do Brasil e do continente americano.

Tem uma linguagem acessível e de muito conteúdo introdutório que instiga para leituras complementares.

Daniela476 01/05/2023

Que livro foi esse colega?
O livro é maravilhoso, apesar de no final ficar um pouco maçante e repetitivo, é uma obra incrível que consegue distribuir muito mais do que promete.
Deveria constar na capa do livro esse seguinte recado: Atenção! Esse livro te dará ódio de classes e tristeza.
?A velha se inclinou e abanou o fogo com a mão. Assim, com o dorso torcido e o pescoço espichado e arado pelas rugas, parecia uma antiga tartaruga negra. Mas aquele pobre vestido, por certo, não a protegia como uma carapaça, e de resto ela era tão vagarosa só por causa da idade. Ás suas costas, também torcido, seu casebre de madeira e lata, e além outros casebres semelhantes do mesmo subúrbio de São Paulo; á sua frente, numa chaleira cor de carvão, já fervia a água para o café. Levou uma latinha aos lábios; antes de beber, balançou a cabeça e fechou os olhos. ?O Brasil é nosso?, disse. No centro da mesma cidade e nesse mesmo momento, pensou exatamente a mesma coisa, mas em outro idioma, o diretor-executivo da Union Carbide, enquanto levantava uma taça de cristal para celebrar a captura, por sua empresa, de mais uma fábrica brasileira de plásticos. Um dos dois estava errado.?

Thai Queiroz 27/04/2023

A Bíblia latina-americana
Faleceu em 2015 Eduardo Galeano, gostaria que estivesse vivo para poder fazer uma parte II desse livro. Ele teria muito o que falar sobre a atual situação da América Latina.

?As veias abertas da América Latina? deveria ser leitura obrigatória do fundamental até a faculdade. Pais deveriam incentivar seus filhos a lerem e debater com eles, os fatos narrados.

Desde o primeiro colonizador até o atual colonizador no momento de escrita do livro foi trazido por Galeano. Esse livro traz respostas até para perguntas íntimas que você nem saberia que tinha. Quer
conhecer a si mesmo, sua cultura e seu país? Leia! Leia e se frustre com toda a desgraça que foi trazida de fora pra esse continente tão maravilhoso.

Migueleituras 26/04/2023

Que livro incrível e infelizmente ainda tão atual. "Obriga-se o oprimido a ter como sua uma memória fabricada pelo opressor, alienada, dissecada, estéril. Assim ele haverá de resignar-se a viver uma vida que não é a sua como se fosse a única possível."

Math 21/04/2023

Veias abertas da América Latina
Como o próprio livro se intitula: um livro infelizmente atual. É incrível em todos os aspectos, todos os latino americanos deveriam ler e mudar sua visão de enxergar o próprio passado. Uma leitura simples, que vai te ensinar e te mostrar como tudo ocorreu.

Marcelo Leite 18/04/2023

Uma das melhores leituras do ano.
Uma palavra que define bem este livro é continuidade. A continuidade da exploração, do abuso, da usurpação da América Latina, seja pela Europa ou Estados Unidos. Muda o tempo, mudam os métodos. Mas o objetivo seguem o mesmos, extrair recursos, explorar riquezas e mão de obra barata em detrimento do privilégio colonial e/ou neocolonial. Por vezes disfarçado de ajuda, em nome da civilização ou de Deus.

Galeano nos mostra que o latino nestes mais de quinhentos anos jamais teve paz. Que muitas vezes usou-se os próprios latinos para manter de pé políticas imperialistas. E que a única possibilidade de superação desta lógica é a tomada de consciência desta realidade pelos explorados.

É a história da América Latina por uma perspectiva que precisa continuar sendo contada. Já que, como na própria quarta capa sugere " é um livro infelizmente ainda é atual", apesar de ter sua primeira publicação em 1970.

Guimarães 17/04/2023

Precisamos conhecer mais sobre nosso continente.
Em primeira análise, o título da obra ?As veias abertas da América Latina? de Eduardo Galeano já traz um significado importante. As veias abertas da América Latina é uma alusão que América Latina ainda se mantém exposta ao sofrimento e por esse motivo, as veias abertas porque ainda hoje se ?jorra sangue? para o mundo" a dominá-la .
Sobre a obra de Eduardo Galeano é feita uma profunda análise histórica, geográfica, sociológica e econômica sobre o processo de exploração secular na América latina. Há uma quantidade muito grande de informações na obra o que a torna cansativa e confusa pela quantidade de referências, porém uma obra rica em conhecimento sendo uma importante aliada no desenvolvimento de um pensamento crítico e decolonial.

A obra é dividida em duas partes:
1°A pobreza do homem como resultado da riqueza da terra

Essa vai ser uma parte mais introdutória, uma análise de como se deu a colonização na América Latina pelos europeus e toda essa forma de explorar e impor suas ideologias dominantes, ainda no início vai ser visto como a exploração dos recursos naturais sempre foi algo marcante na história até a contemporaneidade. Além disso, é elucidado o etnocentrismo indígenas, o genocídio de africanos e ameríndios.

2°O desenvolvimento é uma viagem com mais náufragos do que navegantes

Esse será um pouco mais difícil, trata-se das empresas multinacionais que exploram pessoas e recursos como um capital só, nesse capítulo será visto como a manutenção da miséria é planejada e mantida por essas empresas estrangeiras que não dão a mínima para vidas humanas e não humanas. Essa é uma parte voltada mais na parte da economia e tende a ser mais profunda e exaustiva. Ficará ainda mais fácil entender através do segundo capítulo como processo do capitalismo se beneficiou da América Latina

Um aspecto importante a ser destacado é como o fator histórico será de extrema importância para o entendimento da construção da narrativa diante disso o autor sempre estará indo e voltando com argumentos históricos.

Ainda no prefácio o autor explica que:
A história não quer se repetir - o amanhã não quer ser outro nome do hoje -,mas a obrigamos a se converter em um destino fatal quando nos negamos a aprender as lições que ela, senhora de muita paciência, nos ensina dia após dia. (GALEANO, 2010, p. 5).

Diante desse pensamento, fica nítido que o fator histórico é uma ponte para entender as raízes da profunda exploração e desigualdade no território brasileiro e em toda a América Latina ainda dando fortalecimento a tese que galeano
Temos a menção do filósofo Confúcio que diz:
?Se queres prever o futuro, estuda o passado?
Não obstante, estudar o passado pode não somente prever o futuro como tomar medidas imediatas no presente. O autor sempre deixou explícito o caráter revolucionário mostrando que seu posicionamento é mais voltado para a esquerda. Sintetizando tudo que já foi mencionado, a América Latina é um projeto predeterminado, que há apenas vencedores e perdedores, sem haver disputas pela hegemonia. E, é por meio do conhecimento do passado que podemos construir um futuro e romper com o subdesenvolvimento planejado.

Crítica da Obra
Tendo afirmação do próprio autor de que:
"Este livro tinha sido escrito para uma conversa com as pessoas. Um autor não especializado se dirigia a um público não especializado, com a intenção de divulgar certos fatos que a história oficial, história contada pelos vencedores, esconde ou mente"

O seu propósito de difundir o conhecimento sobre a construção do processo de espoliação e exploração na América Latina foi exitoso, mas sua teoria e método podem enviesar o conhecimento histórico, haja vista que as fontes usadas não aparentam ser confrontadas com outras do mesmo período, além de que alguns fenômenos apresentados não são explicados. A teoria de que o passado ensina é pautada na concepção de que podemos aprender
com nossos erros e dialoga com correntes historiográficas, como o marxismo, com seu viés voltado à luta de classes, o determinismo, através de um pensamento cíclico, e o historicismo, ao pensar o futuro por meio do passado. (GONÇALVES, 2019, p. 11.)

Leiam! E não esqueça sempre de se questionar.

5 motivos para ler "As veias abertas da América Latina" - Eduardo Galeano

1° Historia da America Latina
2° Formação da desigualdade na América Latina
3° Decolonialidade
4° processo do capitalismo
5° A compreensão de como as empresas multinacionais e transnacionais são responsáveis pelo fortalecimento de exploração socioambiental e desigualdade.

Carlos 15/04/2023

Não existe justiça na América Latina
Como brasileiro, é muito importante conhecer o contexto em que nasci, óbvio que é estudado em escolas como o Brasil foi "descoberto", mas a história é muito mais cruel, sádica e injusta do que me foi passado.
Nem mesmo os culpados de tudo isso, portugueses e espanhóis, conseguiram se aproveitar devidamente de tudo que roubaram de nós. Passamos das mãos deles para as mãos da Inglaterra e em seguida para os EUA
Sofremos uma ditadura financiada por interesses estrangeiros, nossa população sofre assim como nossos vizinhos, pela exploração do primeiro mundo.
Nossa elite é burra, egoísta e se considera superior em meio ao lixo.
É um tristeza e revolta sem fim saber como foi horrível os massacres nos países latinos, como qualquer possibilidade de melhora era sabotada, todo insurreição silenciada, todo prosperidade de nossa terra sugada.
Um livro que deveria ser obrigatório para todo latino. Um relato de sofrimento dos massacrados.

Danilo435 13/04/2023

Não perca o seu tempo - Infelizmente se vc é leigo vai acreditar nessa baboseiras
Se você for uma pessoa leiga vai ler achando que está entendendo mas na verdade o autor fala várias baboseiras sem nenhum embassamento, exempos:
1- ele exalta a reforma agraria, só vc assistir a sombra de stalin vc vai entender que reforma por governo nenhum ajudou a população em momento nenhum da história
2-País sem recursos, ele cita que o país que nao tem auto suficiencia alimentar sofre e digo que o país sem liberdade economia sofre, é só pegar a suiça um país sem recursos naturais que tem ótimos idh e desenvolvimento, Brasil estado hoje 100 milhoes nao tem saneamento mas temos inumeros recursos
petrobras extrai a mesma quantidade de petroleo a 10 anos nos USA privatizado o crescimento da extração foi 10x

Para quem quer ler algo descente leia
As Seis Lições de Mises
1984
O caminho da Servidão

O conhecimento está disperso na sociedade, espero que nao perca seu tempo lendo esse trash

carol 26/03/2023

Leitura obrigatória
Galeano mostra perfeitamente ao leitor a trágica história, causada pelos países do norte, da américa latina. Deve ser uma leitura obrigatória para todos, inclusive pretendo ler esse livro no futuro outra vez. Minha única reclamação é q nos últimos capítulos ele aborda muito a economia, a relação das bolsas e umas coisas q, pra algm como eu q n entende nada de economia, n compreendi muito. Apesar disso os 19 mini capítulos do final são perfeitos e trazem a tona a atualidade de um livro escrito no final de 1970.
Taís Ramos 13/04/2023minha estante
Também senti isso nos últimos capítulos, fiquei um pouco perdida com tanta informação.

Gabi 23/03/2023

Leitura necessária
A frase que me vem à mente pra falar desse livro é ?um tapa na cara da sociedade?. Galeano sintetiza o que nós já sabemos e vemos todos os dias com exemplos claros de vários países da sofrida América Latina. A leitura desse livro é absolutamente necessária e deveria ser obrigatória em todas as escolas latino americanas.
A versão que eu li já é bem antiga, certamente vou procurar edições mais novas pra saber mais sobre os desdobramentos recentes das discussões levantadas no livro.

Anne 22/03/2023

Esse livro deveria ser essencial pra todo latino, que obra magnífica!! eu adoro os livros de Eduardo, sinto que me ajudam a entender ainda mais os processos econômicos da América Latina e toda sua construção
Denny's 22/03/2023minha estante
Penso o mesmo

Ulisses24 22/03/2023minha estante
Quero muito ler esse

giovanasilvx 17/03/2023

A história da América Latina nua e crua.
Ler "As Veias Abertas da América Latina" não é só uma baita aula de história com toda a realidade que nos foi negada. É um livro que te transforma completamente.
Vários sentimentos se misturam nessa leitura: ódio pelo que nos foi tomado, orgulho em ser latino, raiva por nossa história ter sido escondida de nós, vergonha por em tantos anos muita coisa não ter mudado... são muitos sentimentos mesmo!
Com certeza Veias Abertas virou um dos meus livros preferidos não só por me mostrar de fato de onde eu sou e quais as minhas origens, mas pelo gás que me deu pra continuar a lutar para que avancemos, e a verdade não seja nem deturpada nem esquecida.

Thaissagd 14/03/2023

Magnífico!
Sem dúvidas, Eduardo Galeano nos presenteou com uma obra magnífica!

Com o intuito de evidenciar a exploração que ocorreu e que, infelizmente, ainda ocorre na América Latina, o autor nos apresenta um contexto histórico e ideológico preciso para se compreender as mazelas políticas, econômicas e ideológicas presentes no nosso continente.

Concluído em 1970, esse estudo se mostra, lamentavelmente, atual.