As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

nicklodeonn 12/07/2022

um livro essencial sobre a história da exploração dos países da américa latina. para entender porque os países pobres sãp pobres e os países ricos são ricos. todas as pessoas latinoamericanas deveriam ler!

"afinal, tampouco em nosso tempo a existência de centros ricos do capitalismo pode ser explicada sem a existência das periferias pobres e submetidas: uns e outros integram o mesmo sistema."

Pedro 10/07/2022

Excelente análise.
Antes de mais nada, Galeano é um jornalista e não um historiador.
O livro é escrito no início dos anos 70 e é um livro sobre a época, traz a tona problemas da época que hoje se agravaram e resultaram em problemas maiores, é interessante para entender como chegamos e onde chegamos e sobre o imperialismo nos países latino americanos.
Galeano errou ao falar que não leria esse livro de novo, é um livro importante sim para entender a época e até para entender a atual conjuntura.

T0fn 10/07/2022

Leitura obrigatória!
Livro fantástico e muito esclarecedor. Ótimo livro para descobrir as atrocidades cometidas pelos europeus na América Latina. A obra também nos mostra como a política estadunidense foi maléfica aos países latinos.

Maria14065 08/07/2022

Olha, simplesmente não dá pra ler esse livro rápido. Pelo menos pra mim, não deu. Galeano propõe a cada capítulo um choque realidade acerca da invasão e exploração dos países latino-americanos. O livro é muito informativo e claro, excelente para pesquisa. A didática pode parecer enfadonha as vezes por conta do grande número de nomes e referências, mas lendo pausadamente os capítulos facilita a absorção. Obra excelente e atemporal.

Karol 05/07/2022

Orgulho da minha América Latina
Eu queria agradecer a vida pela oportunidade de ter lido este livro. Eu me senti extremamente conectada com as minhas raízes e orgulhosa do meu sangue latino. A América Latina é fruto de muita exploração e consequentemente o seu povo acaba sendo sofrido. Acho que reconhecer isso e tentar mudar cada dia mais o sistema capitalista e exploratório que nós vivemos para mudar nossa realidade é essencial. É isto.

pedro villar 04/07/2022

Manifesto atemporal de Galeano sobre a história de exploração econômica e social da América Latina através dos séculos de colonialismo europeu e imperialismo norte-americano.

Foi importante na minha formação política e reler ele em 2022, no momento em que o Brasil se encontra, serve apenas para comprovar a atualidade da obra.

Fico com as palavras finais do posfácio, escrito em 1977, sete anos depois da publicação original e em um momento em que os países do cone sul e boa parte da América Latina estavam mergulhados em ditaduras assassinas financiadas pelos EUA:

"Impotente pela sua função de servidão internacional, moribundo desde que nasceu, o sistema tem pés de barro. Quer identificar-se como destino e confundir-se com a eternidade. Toda memória é subversiva porque é diferente, e também qualquer projeto de futuro. O sistema encontra seu paradigma na imutável sociedade das formigas. Por isso se dá mal com a história dos homens, pela frequência com que muda. E porque na história dos homens cada ato de destruição encontra sua resposta, cedo ou tarde, num ato de criação."

Viva Galeano.

MellNavarro 03/07/2022

"Que integração podem efetivar entre si países que sequer se integraram por dentro?"

Demorei 191828282 anos para ler esse livro, mas foi porque ele exige atenção e tempo.
Uma obra absurdamente rica em detalhes sobre a América Latina, fala sobre esse imenso território rico em diversos sentidos, mas que ao longo da história sofre e sofreu diversas perdas para os seus até hoje donos EUA e Europa, tendo sangrado por suas veias abertas, e que até hoje não conseguem trabalhar como a grande unidade que Bolívar sonhou
Países com histórias parecidas, que fora dessa unidade são vistos e discriminados como iguais, mas que dentro não se identificam
Para quem gosta de história e se interessa por aprender mais sobre esse imenso território, mais do que recomendado!

"Latino Tu, latino Yo
La misma sangre e corazón
Esa es mi Latinoamerica
Hay que luchar, Latinoamerica!"
-Latinoamerica, Maná

thami 01/07/2022

a triste e forte história da américa latina
"Há muita podridão para lançar ao mar no caminho da reconstrução da América Latina. Os despojados, os humilhados, os amaldiçoados, eles sim têm em suas mãos a tarefa. A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar todos seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e de mudança. Há quem acredite que o destino descansa nos joelhos dos deuses, nas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consequências dos homens."

livro perfeito e por incrível que pareça, desde a década de 70, quando o galeano o escreveu, nada mudou.

rebecbs 15/06/2022

tão antigo, mas tão atual...
não sou fã de economia, geralmente em livros desse tipo usam um linguajar que precisam de mais análise para fazer uma leitura e absorver o conteúdo.

As veias abertas da América Latina consegue passar uma leitura muito fácil com um linguajar totalmente simples, facilitando a leitura até mesmo dos que não são fãs de livros que falem sobre economia.

Não tenho palavras para dizer o quanto eu amei esse livro, são analises de toda a américa latina, tanto de forma individual, quanto de forma coletiva, com a américa latina como um todo.

Se critica a hegemonia, o imperialismo norte-americano/europeu, o capitalismo e a elite, eu tô aplaudindo.

incrível como um livro de tanto tempo atrás consegue ser tão atual até mesmo em 2022.

"Um menino esfarrapado contempla, com um brilho no olhar, o túnel mais longo do mundo, recém inaugurado no Rio de Janeiro. O menino esfarrapado está orgulhoso de seu país, e com toda a razão, mas é analfabeto e furta para comer"

Eduardo Galeano, como sempre, muito visionário, livro incrível. Recomendo demais!!!!

Lorenzo 30/05/2022

As veias abertas ainda escorrem sangue
"Os navios negreiros já não cruzam o oceano. Agora os traficantes de escravos operam no
Ministério do Trabalho. Salário africanos, preços europeus. O que são os golpes de Estado na América Latina senão sucessivos episódios de uma guerra de rapina?"

Laura.Ghedini 22/05/2022

Não leia se você tiver muita raiva de colonizadores
É bem revoltante ler que países latino americanos deveriam ser os mais ricos (pelo solo fértil, o fator do tempo, os minérios e petróleo) e são parte dos que mais tem desigualdade - do rico ao miserável.
A colonização acabou com os povos originários e acabou com a terra.
América Latina é terra arrasada.
Já estamos fadados ao ciclo de enforcamento.
Infelizmente não há nada que possamos fazer - a não ser proteger os povos indígenas, lutar pelo retorno de projetos sociais (que esse GOVERNO LIXO ACABOU) e pela reforma agrária.
É isso, bora tirar o energumeno da presidência em outubro.
13 confirma ??

sscorpiuskingg 17/05/2022

Esse livro é tão... uau. A gente passa raiva, tem esperança e passa raiva de novo, tudo num mesmo sentimento. Todes precisam ler esse livro, ele é essencial pra se ter noção da bagunça que os europeus e estadunidenses fizeram na América Latina.

MIRANDA 06/05/2022

... a verdade da colonização , exploração e massacre sanguinolento desses invasores nas terras sul americanas ...
palavra para o livro : Ganancia

Ludmila 04/05/2022

O (não)desenvolvimento da AL como parte de algo maior!
Quando a usurpação não termina até hj!
Mesmo não sendo mais colônia, sempre a criação e manutenção de uma elite com muitos privilégios de forma a atender aos interesses externos.

NicholasJade 01/05/2022

Deveria ser leitura obrigatória!
Sério, pra qualquer pessoa que quer conhecer ou se aprofundar um pouquinho mais na história nacional, ou da América Latina como um todo, deveria ler esse livro.
Galeano trás uma narrativa quase que em prosa, e te prende com suas observações ácidas nos fatos que decorreram e decorrem sobre a nossa história e nossas vidas, nossa relação de trabalho, a violência e a miséria do país.
Como disse o autor, o livro persiste dolorosamente atual.
De 1970 até 1977, até 2022, pouca coisa mudou nesse cenário. A história abordada de maneira crítica, repleta de fontes, em uma edição lindíssima. Recomendo a todos!