2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Rond 26/12/2023

Uma odisseia na ficção científica
"2001: Uma Odisseia no Espaço", de Arthur C. Clarke, é uma obra que transcende a mera fantasia de ficção científica, mergulhando em questões filosóficas sobre a humanidade e sua evolução. Apesar de não ser da minha preferência literária inicial, a genialidade de Clarke me cativou com sua narrativa e previsões tecnológicas surpreendentemente acuradas.

O livro é estruturado em três atos principais. Inicia-se com a evolução dos hominídeos, um retrato da jornada humana desde suas raízes mais primitivas. Em seguida, a trama se aprofunda no confronto entre homem e máquina, destacando-se a interação com a inteligência artificial HAL 9000, um ponto principal que me cativou na narrativa. Este embate visionário reflete não apenas o avanço tecnológico, mas também as nuances éticas e filosóficas envolvidas. Por fim, o livro nos leva a uma jornada desconhecida no espaço, explorando a expansão humana para o cosmos com um realismo impressionante.

Clarke, com sua base sólida em ciência, oferece uma narrativa que fascina ao prever avanços tecnológicos e possibilidades do espaço sideral. Sua obra, intrinsecamente ligada à corrida espacial e inovações tecnológicas da época, convida à reflexão sobre o desenvolvimento humano e a busca por inteligência extraterrestre. Apesar do ritmo lento em algumas passagens, devido às extensas descrições espaciais, a obra conseguiu manter o interesse e a curiosidade, encerrando com um convite à reflexão sobre nosso lugar no universo.

Caio.Victor 25/12/2023

Livro diferente
Legal ler mais uma obra do Arthur C. Clarke. Impressionante como um livro (e o filme) escrito nos anos 60 ainda influencia a cultura. HAL 9000 é o melhor personagem, de longe!

Flavoca 21/12/2023

Tipo de livro mind blowing
O título do livro faz jus à história! É uma odisseia. Acredito que tenha sido a primeira vez que tenha lido um livro que foi escrito em conjunto com o roteiro do filme.

Não me lembro muito do filme, só lembro que achei beeeem parado. Gostei infinitamente mais do livro porque conseguimos entender o propósito das coisas e o porquê delas estarem acontecendo.

Fora a discussão bem atual sobre inteligência artificial. Recomendo demais a leitura!

Andrey 12/12/2023

Mais um clássico que li este ano, de tanto escutar spoilers de outra pessoas e lugares, imaginei que não seria uma leitura legal, mas é um ótimo livro

Laurita Blasius 10/12/2023

Não tenho o costume de ler muitos livros de ficção científica, mas este foi um que me prendeu muito! A cada página que lia a minha curiosidade só aumentava.

Lucas.Domingos 10/12/2023

Me perdi e achei
Me perdi algumas vezes na leitura, mas me achei w me perdi de novo. Acredito que para o entendimento da história, você tem que estar com a mente bem aberta e imersiva no mundo que é apresentado. Recomendo a leitura.

Erik_H 10/12/2023

2001, um livro intrigante
2001 é com certeza um dos livros mais diferentes que eu já li. Sem dúvidas tem uma abordagem única ao contar uma história que muda abruptamente de contexto nas transições de alguns capítulos.
O livro aborda um objeto paralelepípedo preto que dá origem à humanidade(de origem que ninguém sabe e que ainda é algo em aberto), e o rumo que ela toma.
É uma obra muito atual até os dias de hoje, que também aborda o conceito da inteligência artificial e como ela pode se tornar consciente e perigosa conforme o avanço da tecnologia.
Recomendo praqueles que gostam de uma boa história de ficção científica e querem refletir no livro mesmo depois de ler.

Lucas Mart1m 08/12/2023

Grande odisseia
Um livro muito bom, o estilo do autor é bem marcante comparado com o "fim da infância", outro livro dele, tem várias similaridades como: a aparência de ser vários "contos" ao redor da trama centrale assim formando a história, além disso, não enrola com os acontecimentos e nem da muita relevância aos seus personagens, demonstra um apreço pelo potencial humano e terminando com feitos superando o natural (" uma teoria louca mas não louca o suficiente para ser verdade")

Da para perceber como esse livro, que veio de um colaboração entre o autor e Kubrick, tem motivo para ser tão influente na cultura pop e reverberar até hoje (David Bowie, fantástica fábrica de chocolate, interestelar e até Barbie).

Sempre interessante como ideias formadas em ficção científica podem ser aproveitadas em muitos anos depois e quem sabe até trazendo para realidade

Rodrigo.Souza 01/12/2023

Majestoso
Fazia um certo tempo q eu não lia nenhum clássico, por essa razão tava com medo de não conseguir entender muito bem a história - ainda mais se tratando de uma ficção científica
- mas felizmente esse livro foi muito fácil de ler e muito gostoso.
as duas primeiras partes trás uma grande curiosidade sobre "aonde isso vai dar?" , graças a isso as paginas passavam muito rápido.
apenas quando chegou na última parte que fui perdendo o ritmo e as vezes até a vontade de ler (eu lá quero ficar sabendo de rotina de astronauta??), porém foi um período muito curto e logo depois os surtos começaram e não dava mais pra largar essa obra.
adorei o final, mesmo achando algumas partes difíceis de imaginar, já quero assistir o filme e quem sabe ler as continuações hihihi.

Quesia.Marco 21/11/2023

Uma verdadeira ficção científica
O livro é dividido em seis seções, com vários capítulos cada, que se interligam ao longo da jornada. Começando com a evolução da espécie humana, guiada por um misterioso monólito, seguida da exploração espacial, viagens até a lua e até Saturno.

O livro é bem envolvente, e conforme os acontecimentos vão aparecendo, o leitor consegue interliga-los e conseguir respostas sobre os questionamentos. Uma leitura típica de ficção científica.

Leonardo.H.Lopes 20/11/2023

Gostei, desgostei
Todo mundo (ou quase todo mundo) conhece o enredo: o ano é 2001 e a humanidade está colonizando a lua. Em meio à pesquisa de campo gravitacional, um monólito, que parece que foi enterrado há milhões de anos por uma civilização superdesenvolvida tecnologicamente e talvez já extinta, é achado e desenterrado do solo lunar, emitindo um sinal para o espaço que leva a uma expedição até o planeta Saturno e para além do sistema solar.

Confesso que não sou muito fã de ficção científica e tenho lá meus problemas com histórias que desafiam as parcas leis da física que eu conheço. Por isso tenho alergias de histórias sobre viagens no tempo, nunca me convencem. Mas dei uma chance para este “2001: Uma Odisséia no Espaço”, história ícone da cultura pop imortalizada no cinema por Stanley Kubrick (aliás, o livro foi escrito concomitantemente ao roteiro do filme e, após o lançamento da película, foi mais trabalhado e detalhado).

Resultado: gostei muito do livro. Ao contrário de muitos comentários que vi aqui no Skoob, não achei um livro arrastado. Pelo contrário, foi um livro que me pegou mesmo, eu lia e não via as horas passando. Gostei muito da parte um na pré-história e de basicamente todo o desenrolar do livro. Senti falta, confesso, de um pouco mais de ação e achei que a batalha contra a inteligência artificial “personificada” na figura do computador HAL iria ser mais frenética e que o computador ia dificultar mais as vidas deles, mas bastou meras desconexões de chip para resolver o entrevero. Entretanto, é interessante acompanhar as atitudes de HAL que se viram contra seus criadores humanos, me fazendo até mesmo lembrar de “Frankenstein” de Mary Shelley: Tanto o monstro de Frankenstein quanto HAL 9000 exibem comportamento que vai além do controle de seus criadores. Ao questionar acerca de sua própria existência, o monstro, em sua busca por aceitação, se volta para a violência e a vingança. Da mesma forma, HAL, ao perceber uma ameaça à sua própria existência, toma medidas extremas para se proteger, incluindo a eliminação de membros da tripulação. Mas achei tímido o modo como o computador foi simplesmente desligado.

Mas nem tudo são flores. Como tenho dificuldades para suspender a descrença na ficção científica, o que é estranho pois não tenho problemas em suspendê-la em história como Harry Potter (ainda sussurro a maldição cruciatus sempre que tenho ódio de alguém na vã esperança de que funcione), me senti meio perdido nas últimas 50 páginas do romance. Achei o final um tanto quanto incognoscível, abstrato até por demais na minha opinião. Me senti boiando nas últimas páginas. Apesar de estar entendendo e visualizando perfeitamente o que estava sendo escrito, não foi um final que me agradou.

Vale a pena? Vale muito a pena, entretanto não possuo interesse em continuar a ler os outros livros da Odisseia no Espaço (sim, existem mais três).

Julia 17/11/2023

Quase larguei o livro
Foi o 1° livro de ficção científica que eu li e não entendi absolutamente nada, as descrições são muito longas e confusas, tive que me forçar a terminar de ler porque fiquei muito entediada. O livro não é ruim, acho que só sou burra demais pra entender o conceito.

Valério 09/11/2023

Diversão e aprendizado
Arthur C. Clarke não foi apenas um autor de livros de ficção científica. Foi um estudioso, um cientista , autor de diversas obras técnicas.
Inspirou a criação de um sistema de comunicação via satélites geoestacionários, por conta disso seu nome foi dado à orbita destes satélites, ele também trabalhou na cobertura de missões espaciais da Apollo 11, 12 e 15.
Atuando em astronomia, pode escrever 2001 - Uma Odisséia no espaço aplicando conhecimentos reais sobre física e astronomia.
Assim, este livro - além de divertir - ensina.
E estes são para mim dos melhores livros: aprendo e aprecio ao mesmo tempo.

A história é interessantíssima e nos incita a imaginação e reflexão sobre vida em outros planetas.

E é o que de melhor já li para nos dar uma pequena noção da vastidão absurda de nosso sistema solar e de nossa galáxia.

Amplia horizontes com conhecimento real e valioso. Sem deixar de ser uma bom livro de ficção. Brilhante!