2001: Uma Odisseia no Espaço (audiobook)

2001: Uma Odisseia no Espaço (audiobook) Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Leonardo.H.Lopes 20/11/2023

Gostei, desgostei
Todo mundo (ou quase todo mundo) conhece o enredo: o ano é 2001 e a humanidade está colonizando a lua. Em meio à pesquisa de campo gravitacional, um monólito, que parece que foi enterrado há milhões de anos por uma civilização superdesenvolvida tecnologicamente e talvez já extinta, é achado e desenterrado do solo lunar, emitindo um sinal para o espaço que leva a uma expedição até o planeta Saturno e para além do sistema solar.

Confesso que não sou muito fã de ficção científica e tenho lá meus problemas com histórias que desafiam as parcas leis da física que eu conheço. Por isso tenho alergias de histórias sobre viagens no tempo, nunca me convencem. Mas dei uma chance para este “2001: Uma Odisséia no Espaço”, história ícone da cultura pop imortalizada no cinema por Stanley Kubrick (aliás, o livro foi escrito concomitantemente ao roteiro do filme e, após o lançamento da película, foi mais trabalhado e detalhado).

Resultado: gostei muito do livro. Ao contrário de muitos comentários que vi aqui no Skoob, não achei um livro arrastado. Pelo contrário, foi um livro que me pegou mesmo, eu lia e não via as horas passando. Gostei muito da parte um na pré-história e de basicamente todo o desenrolar do livro. Senti falta, confesso, de um pouco mais de ação e achei que a batalha contra a inteligência artificial “personificada” na figura do computador HAL iria ser mais frenética e que o computador ia dificultar mais as vidas deles, mas bastou meras desconexões de chip para resolver o entrevero. Entretanto, é interessante acompanhar as atitudes de HAL que se viram contra seus criadores humanos, me fazendo até mesmo lembrar de “Frankenstein” de Mary Shelley: Tanto o monstro de Frankenstein quanto HAL 9000 exibem comportamento que vai além do controle de seus criadores. Ao questionar acerca de sua própria existência, o monstro, em sua busca por aceitação, se volta para a violência e a vingança. Da mesma forma, HAL, ao perceber uma ameaça à sua própria existência, toma medidas extremas para se proteger, incluindo a eliminação de membros da tripulação. Mas achei tímido o modo como o computador foi simplesmente desligado.

Mas nem tudo são flores. Como tenho dificuldades para suspender a descrença na ficção científica, o que é estranho pois não tenho problemas em suspendê-la em história como Harry Potter (ainda sussurro a maldição cruciatus sempre que tenho ódio de alguém na vã esperança de que funcione), me senti meio perdido nas últimas 50 páginas do romance. Achei o final um tanto quanto incognoscível, abstrato até por demais na minha opinião. Me senti boiando nas últimas páginas. Apesar de estar entendendo e visualizando perfeitamente o que estava sendo escrito, não foi um final que me agradou.

Vale a pena? Vale muito a pena, entretanto não possuo interesse em continuar a ler os outros livros da Odisseia no Espaço (sim, existem mais três).

Julia 17/11/2023

Quase larguei o livro
Foi o 1° livro de ficção científica que eu li e não entendi absolutamente nada, as descrições são muito longas e confusas, tive que me forçar a terminar de ler porque fiquei muito entediada. O livro não é ruim, acho que só sou burra demais pra entender o conceito.

Valério 09/11/2023

Diversão e aprendizado
Arthur C. Clarke não foi apenas um autor de livros de ficção científica. Foi um estudioso, um cientista , autor de diversas obras técnicas.
Inspirou a criação de um sistema de comunicação via satélites geoestacionários, por conta disso seu nome foi dado à orbita destes satélites, ele também trabalhou na cobertura de missões espaciais da Apollo 11, 12 e 15.
Atuando em astronomia, pode escrever 2001 - Uma Odisséia no espaço aplicando conhecimentos reais sobre física e astronomia.
Assim, este livro - além de divertir - ensina.
E estes são para mim dos melhores livros: aprendo e aprecio ao mesmo tempo.

A história é interessantíssima e nos incita a imaginação e reflexão sobre vida em outros planetas.

E é o que de melhor já li para nos dar uma pequena noção da vastidão absurda de nosso sistema solar e de nossa galáxia.

Amplia horizontes com conhecimento real e valioso. Sem deixar de ser uma bom livro de ficção. Brilhante!

Estevam.Moraes 08/11/2023

Excelente! Louco pra continuar a saga! Que venha 2010!

Começa lento mas desenvolve bem e o final é surpreendente, recomendo para todo fã de sci-fi e quem ama estudar astronomia.

raphazzz 04/11/2023

"Por trás de cada homem vivo hoje estão trinta fantasmas, pois essa é a proporção pela qual os mortos superam os vivos. Desde a aurora do tempo, aproximadamente cem bilhões de seres humanos já caminharam pelo planeta Terra. Ora, esse é um número interessante, pois, por uma curiosa coincidência, existem aproximadamente cem bilhões de estrelas em nosso Universo local, a Via Láctea. Então, para cada homem que já viveu, brilha uma estrela nesse Universo."

Robson40 04/11/2023

Uma Viajem na ficção
Este livro traz a visão de mundo onde já possuímos capacidades de viajar entre planetas numa exploração espacial, sendo está a mais longa desde então. A busca de vida fora do planeta assombra os pensamentos e ir em busca disso em uma nave repleta de passageiros para desbravar. Mas será que não está sozinho?!

lucaxcomx 03/11/2023

A bordo da Discovery
É notório o porquê desse livro ser tão famoso, Arthur Charles Clarke cria um completo contraste entre o começo e o decorrer do livro, somos apresentados a um ambiente arcaico que, mais adiante, é bombardeado com os três milhões de anos de evolução da espécie humana.

Este não é o melhor autor da ficção(pra mim) e tampouco autor da melhor obra, mas 2001: Uma Odisséia no Espaço se molda com uma importância muito grande, principalmente pra época que o livro foi publicado. É incrível acompanhar uma história que surpreende o leitor e ao mesmo tempo desafia sua imaginação, enquanto a Discovery se torna um objeto em órbita do desconhecido, a curiosidade é o que move todas as engrenagens. E é impossível esquecer do final, o que pra mim é o momento ápice da trajetória.

Foi uma leitura um pouco difícil, mas para todos aqueles que amam ficção e astronomia, esta história é perfeita, vale a pena cada página.

Monique @librioteca 03/11/2023

2001: Uma Odisseia no Espaço é uma obra excepcional, tanto na forma literária quanto cinematográfica. A adaptação de Stanley Kubrick é impactante, mas o livro de Arthur C. Clarke aprofunda e esclarece os mistérios que o filme, com sua beleza visual e majestade, não consegue transmitir completamente.

A complexidade da ideia central do livro: a evolução tecnológica do homem em direção à inteligência cósmica, revela-se de maneira bem mais clara nas páginas de Clarke. E a jornada do astronauta sobrevivente, atravessando o portal estelar e regressando como uma entidade pura, se torna uma viagem ainda mais fascinante... uma odisseia emocionante, onde o suspense se combina com uma precisão técnica impressionante.

No entanto, pra mim, a verdadeira magia do livro reside na expansão da imaginação. Pois entendo que ao mergulharmos nas páginas dessa obra-prima da ficção científica, somos convidados a explorar o desconhecido e contemplar conceitos surpreendentes de tempo, dimensão e existência, desafiando os limites da nossa compreensão e repensando nossa existência no vasto cosmos.

Veja o filme, mas leia o livro para uma experiência verdadeiramente enriquecedora.

soujulianax 28/10/2023

Simplesmente PERFEITO!
Iniciei a leitura com grande expectativa, até por ser a primeira obra de ficção científica desse tipo que leio e também por essa ser considerada uma das melhores por muitos avaliadores. o escritor do livro escreve muito bem e guia o leitor por uma verdadeira viagem.
no decorrer da leitura, me senti presa à narrativa o tempo inteiro. além disso, a cada página que virava era uma sensação diferente, especialmente a partir da metade do livro. chorei, sorri, fiquei tensa e muito reflexiva durante a leitura.
a história em si é extremamente atemporal para a época que foi escrita e acredito que se houvesse uma expedição como a contada nos dias atuais, seria algo muito próximo ao que é dito no livro.
por fim, recomendo a leitura para TODOS, e agora é definitivamente um dos meus livros preferidos. leiam!!
finalizando com uma citação que me deixou emocionada:
"Ninguém sabe se acontecerá amanhã... ou daqui a mil anos.
Mas, um dia, há-de acontecer."

Paojjas 25/10/2023

Inesperado é a palavra que melhor resume o desenvolvimento dos arcos desta obra. Do início ao fim as viradas são imprevisíveis e engajantes. Além do mais, a escrita é muito cinematográfica, o que permite viajar junto da Discovery.

ED73LH 25/10/2023

O que se espera de um clássico?
Talvez tudo se resuma a expectativas, estava muito ansiosa para ler, porém lendo? o livro mais monótono que já li, longas descrições de nada, a alma do livro e sua conclusão é interessante, porém não me agradou como um todo.
Leonardo.H.Lopes 20/11/2023minha estante
Esse não é um livro clássico. Também nçao sei ainda se gostei ou não dele ...

Jaque 20/10/2023

O início é épico. Sério. A forma como o desenvolvimento aconteceu foi lindo.
A evolução de toda a história foi muito interessante, e eu já quero ler o restante da série.
O final foi brilhante. Consigo entender o porquê ser tão famoso.

Ainda não assisti ao filme, mas agora eu quero!
Amei ter lido esse clássico. Não dei 5 estrelas porque eu fiquei um pouco confusa no meio ?

maltchik/ 20/10/2023

2001- Descrições entediantes e longas no espaço
Mds q livro chato, história que não anda, descrições que nunca acabam. É um dos momentos que me sinto triste por um dia ter sido alfabetizado pra perder meu tempo com leituras ruins assim. Meia estrela pelo começo do livro, que é interessante, e meia estrela pro Hal, um dos poucos personagens que se salvam . Uma pena que meu primeiro contato com esse autor n tenha sido bom, espero que as próximas experiências sejam melhores.
Obs: tinha esperança de ao menos gostar do filme, mas consegue tb ser tão ruim e arrastado quanto o livro.
Tem opiniões e gostos que realmente me surpreendem, n entendo tantas pessoas amarem e essas duas obras serem tão aclamadas.
Diego 20/10/2023minha estante
Peguei bem animado também... Achei um horror a leitura haha

Marfesi 26/10/2023minha estante
No filme, quando ficou 15 minutos naquelas pessoas fantasiadas de macacos pulando eu já desisti...kkkkk