2001: Uma Odisseia no Espaço

2001: Uma Odisseia no Espaço Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Ladislau.Almeida 17/02/2024

Um clássico da ficção científica. Recomendado!
O livro começa em uma época imemoriável da raça humana. A forma que o autor aborda a evolução humana, apesar do salto temporal dado, é de nos fazer vivenciar a história. Descrições precisas do universo e da interação humana nele, clima de mistério, reflexões e um final espetacular, fazem deste livro um clássico não só da literatura de ficção científica, mas de todos os gêneros.

LuisIV 16/02/2024

Clássico dos clássicos!!
Um clássico da ficção científica!! Não consigo imaginar o quanto Arthur impactou sua geração, sem dúvidas inúmeros cientistas mudaram o mundo por sua influência.

Sobre o livro... Muito interessante a forma que ele escolheu contar essa história, achei divertidissimo acompanhar diferentes eras da raça humana e a incrível capacidade do C. Clarke de prever o futuro.

Nos 80-90% do livro vemos algo tangível, que por mais louco que seja, pode ser alcançável, daí em diante, acho que ele vai para o lado fantasioso, não consegui visualizar muito bem as últimas cenas.

Enfimm, vocês já devem conhecê-lo e se ainda não conhecessem, está esperando o que??

Luan.NietzsChe 13/02/2024

Uma genialidade literária
Meus amigos... Livrão! Confesso que, quando cheguei no meio, tive medo de que dali pra frente seria maçante, mas o meu medo foi empurrado pela experiência, foi estraçalhado pela continuação da leitura. Por diversas vezes pensei: "Mas como esse livro me prendeu tanto? Até agora não aconteceu nada fantástico, além do estranho monolito na Lua...", e foi justamente essa curiosidade, esse desejo de saber o que iria acontecer com David Bowman e os outros astronautas viajantes, que me fizeram continuar. Mas não só! A escrita envolvente, muitíssimo bem detalhada, nos força a imaginar como são as coisas, como acontecem as coisas por lá. A inteligência por trás desse livro é impressionante! O tanto de informações contidas nele é indescritível.

"Podemos projetar um sistema que seja à prova de acidentes e estupidez, mas não podemos projetar um que seja à prova de maldade..."
***
E este trecho me fez refletir sobre a maldade humana: será que é intrínseca, será que é originada de uma ideologia? Fico com a segunda opção; a existência precede a essência, acredito. Se é impossível construir um sistema à prova de maldade, obviamente o sistema herda a maldade do humano, do seu criador. Já nascemos dentro de uma ideologia, forçadamente; ideologia esta má, esmagadora, infausta. Como não ser mau dentro do capitalismo? Como não ser? Que o capitalismo é autodepreciativo, sabemos, mas será que é tanto a ponto de destruir a própria humanidade com as suas invenções tendenciosas, que mais servem para o bolso deles? Creio que sim ? impossível não crer nisso também, né, porr@, aquecimento global aí...
Ellen Seokjin 13/02/2024minha estante
Apesar de tanto avanço a essência humana parece q nunca muda. Eu não costumo ler muito desse gênero, mas o que li eu gostei.

Luan.NietzsChe 13/02/2024minha estante
De fato... Mas acredito que isso vai além da essência. Como dito, nascemos dentro de uma ideologia, e esta nos abre um caminho só, o que faz a história se repetir... É complicado.

Luan.NietzsChe 13/02/2024minha estante
E leia, sim. Este livro é maravilhoso

Ellen Seokjin 14/02/2024minha estante
pois é, complicado

Raiane 11/02/2024

Diferente dos outros livros do autor que já li, nessa há uma inserção na história relativamente fácil, em poucas páginas já há um contexto no qual se está inserido. No entanto, as passagens para as próximas fases são um pouco confusas. Me empolguei muito com o começo do livro até quase para o final, mas me decepcionei, esperava um grande plot, mas não houve. Todo o desenvolvimento foi muito interessante, mas o final deixou a desejar.

Jussara 11/02/2024

Foi uma leitura mais agradável do que eu estava esperando, é um livro fluido, apesar de ter pouquíssimos diálogos.

Lucas 07/02/2024

Uma excelente Odisseia
Finalizado, e que baita leitura!

Da pra entender o porquê de ter se tornado um clássico, vida inteligente fora da terra e se inteligência artificial realmente pensa e tem sentimentos ainda e pautado hoje em dia. Imagino o quanto deve ter sido grandioso em 68 que foi o ano de publicação.

Entendendo a preocupação de Kubrick e Clark em realizarem uma obra que não ficasse datada, e apesar do homem só ter pisado na lua um ano depois do lançamento do filme e livro (1969), acredito que tenham feito um excelente trabalho e foi uma previsão muito próxima do real. Visionários!

O início do livro foi maravilhoso e talvez até mesmo minha parte favorita. O jeito como é descrito as primeiras experiências dos homens-macacos, a batalha contra o leopardo na caverna?me senti lendo um livro de história.
Saltando para o meio do livro após o capítulo do descobrimento do monólito lunar, chega-se na nave Discovery, tripulada por 5 homens, uma IA e Saturno como destino.
O clímax quando HAL tem a crise devido ao sentimento de culpa e a falha de programação foi sensacional de ler, a analogia com a psicologia humana foi bem inteligente, a imaginação parecia estar no espaço, pois também flutuava.
O final me incomodou um pouco, deu pra entender o que aconteceu, mas confesso que gostaria de uma explicação melhor de COMO exatamente Bowman transcendeu pra um ser superior quase desapegado da matéria.

Apesar desse pequeno ponto de incômodo no final, a experiência é extremamente positiva, entrou pro catálogo de 5 estrelas

Achei legal e curioso que o título do livro foi exatamente o ano em que tivemos a virada do século XX para o XXI: 2001

Fransuerda 04/02/2024

Além da Terra
A escrita e complexidade de Arthur C Clarke continua surpreendendo. Somente uma mente brilhante conseguiria escrever algo tão preciso, principalmente para a época! Sem nenhum spoiler, é uma leitura espetacular, falar mais sobre já comprometeria a experiência de leitura.

Max 30/01/2024

I'm Sorry Dave Im Afraid I Can't Do That write a good review
Um livro desafiador e encantador comecei a ler por causa do filme e claro o livro explica certas coisas com muito mais detalhes, porém ele tbm cria muitas novas perguntas e teorias sobre universo, aliens, evolução etc; entretanto como o Arthur Clarke deixou claro a verdade, como sempre, será muito mais estranha.
Eu gostei tbm que temos um contanto maior com o bowman o que torna a história mais interessante.

Denise 29/01/2024

A evolução de um jeito diferente
Mais uma ficção científica sensacional.
Traz uma versão diferente da história da evolução humana, onde tudo é uma experiência de seres alienígenas superiores.
Apesar da divulgação científica embutida, a narrativa bate em muitos aspectos com a visão espiritualista de que vivemos em um laboratório e estamos sendo observados como em um experimento, sendo que o objetivo é evoluir ao ponto de transcender a matéria.
Explica bem os acontecimentos do filme, que eu já vi diversas vezes e não entendia o final? agora eu sei.

Edição linda, com um prefácio maravilhoso e mais dois contos do autor que inspiraram o livro. E as coincidências bizarras com a missão Apollo 13?
Recomendo.

Tomomi 28/01/2024

Adorei a ideia do livro e a forma como foi escrito, tratando de viagem no espaço com um pouco de suspense. Para mim, foi uma leitura ao mesmo tempo relaxante e intrigante.

Soph 28/01/2024

2001: Uma Odisseia no Espaço
O livro é divido em partes, partes essas que são desde a pré-história até um futuro onde a lua ja está sendo colonizada e as viagens para outros planetas já esta sendo quase totalmente viável. E tudo isso é ligado por um monolito, completamente liso e preto, que abre a humanidade à famosa idéia "não estamos sozinhos nessa galaxia" e toda essa história é resumida em Quem? E quando?

Makomon 27/01/2024

O Começo, Meio e Começo da Descoberta
Não é mistério para quase ninguém que este livro foi planejado por seus criadores para ser lançado junto com sua versão para o cinema. Sendo, na minha visão, um complemento do que foi e o que poderia ser do filme caso houvesse mais tempo de tela e principalmente tecnologia na época em que foi feito. Eu considero que, embora possuam suas diferenças, ambas as obras se completam; e a ordem do que consumir primeiro nao afeta tanto a experiência como um todo, sinceramente.

Embora seja um livro de ficção, tudo aqui é tratado, interpretado e descrito de forma bem sóbria. Ele possui uma leitura de fácil entendimento e promove alguns momentos espetaculares se você permitir sua imaginação fluir livremente.

Desde os primórdios dos tempos até o fim da jornada pelo espaço; tudo é entrelaçado ao o misterioso monolito, instigando o leitor a querer saber para onde a história vai.

A obra fala bastante sobre a curiosidade humana e sua fragilidade. Até onde o ser humano vai para suprir sua curiosidade? Como ele iniciou a sua jornada? O que ele encontrará ao fim dela? Um robô que se espelha em humanos pode possuir sentimentos?

E nessa interminável busca por respostas, nós seguimos em frente, até chegarmos em nosso inevitável destino.