O Sonho do Tio

O Sonho do Tio Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Sonho do Tio

Lusia.Nicolino 09/01/2020

História de outros tempos
Enquanto vivemos o "nosso tempo" construímos os costumes que serão narrados no futuro.
Costume: substantivo masculino; hábito, prática frequente, regular; modo de pensar e agir característico de pessoa ou grupo social... Como serão descritos os nossos?

Em O Sonho do Tio conhecemos – através da história de Maria Aliesándrovna e de sua filha Zina – um pouco dos costumes da época em que o amor nem sempre ocupava um lugar de destaque. Escondido, evitado, deixava o protagonismo para a conveniência.
Que resultados pode se obter de situações como essas?

Maria nos empresta a sua perspectiva e Dostóievski não deixa escapar nenhum detalhe. Presenteia-nos com essa obra, de outra fase de sua carreira, da sua volta do exílio.
Ele queria ir além de denunciar condições abusivas dos mais pobres e ansiava por modelos mais justos na sociedade, esperava que seus leitores encarassem suas realidades e lutassem pela transformação.

O que o amor faz com Zina? Maria Aliesándrovna crê que arrumando um bom partido para a filha irá dar a ela uma vida muito boa, mas Dostoievski ironiza esta visão, revelando que os pobres desejam chegar ao nível da elite, mas a elite não tem nada para oferecer.

Quote: “A hipocrisia será sempre hipocrisia seja qual for o fim que com ela se pretende.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole