Amares

Amares Eduardo Galeano

Resenhas - Amares

Bru 07/05/2024

Sensível
é um livro muito sensível.
amei e odiei, chorei e ri.
isso por si só já importa muito e diz bastante

Larissa3149 19/03/2023

Pesado, mas necessário.
Esse livro é muito bom, mas, para mim, foi pesado. O autor trata sobre muitos temas envolvendo a história da América Latina e sobre suas ditaduras e tristezas, então há muitos personagens citados, quase todos sem final feliz. Acompanhamos Galeano por seu exílio, os percalços encontrados por ele no meio do caminho, os amigos que ele deixou para trás, a vida que ele teve que renunciar. Achei incrível conhecer mais a história dos povos nativos, a forma como eles enxergavam o mundo etc., isso realmente foi muito enriquecedor para mim, já que, provavelmente com muitos alunos oriundos de escola pública com defasagem de ensino (infelizmente), eu pouco sabia sobre os movimentos identitários que formaram esse continente, sobretudo sobre o movimento anticapitalista e anti-imperialismo americano. Por fim, cito aqui o texto que mais me tocou:

Orion Vall, que cuida dos recém-nascidos em um hospital em Barcelona, diz que o primeiro gesto humano é o abraço. Depois de sair ao mundo, no princípio de seus dias, os bebês agitam os braços, como buscando alguém. Outros médicos, que se ocupam dos já vividos, dizem que os velhos, no final de seus dias, morrem querendo erguer os braços. E assim são as coisas, por mais voltas que se queira dar à questão, e por mais palavras que se digam. A isso, simples assim, se reduz tudo: entre o primeiro bater de asas e o derradeiro, sem maiores explicações, transcorre a viagem.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2022

"Fomos feitos de luz, além de carbono e oxigênio e morte e outras coisas, e enfim estamos aqui desde que a beleza do universo precisou de alguém que a visse". Frases como essa, incluídas nesta antologia dos melhores textos de Eduardo Galeano, revelam os temas que sempre o preocuparam e inspiraram: as vicissitudes agridoces do amor, a amizade duradoura e os pequenos momentos grandiosos que a vida nos brinda, mas também as injustiças, o grito dos esquecidos da história e a condenação das piores figuras do mundo contemporâneo. Enternecedoras, reveladoras, pessoais e universais ao mesmo tempo, as histórias de "Amares" fazem justiça à beleza que Galeano se dedicava a encontrar no mundo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525438782

Milena.Berbel 19/02/2022

Amor à segunda vista
Às vezes a gente comete o erro de engatar uma leitura na outra sem nos dar o tempo necessário para absorver o que a leitura anterior tinha a nos oferecer e encarar a seguinte como algo completamente novo e diferente. E acho que foi o que fiz ao começar a ler este livro pela primeira vez. Talvez tenha chegado a ele com uma expectativa muito definida e reagi com um certo estranhamento ao me deparar com textos que não se encaixavam em uma pré definição, com temáticas (num primeiro olhar desatento) tão diversas. Não me conectei. Deixei de lado.

Mas este livro da capa vermelha não desistiu de mim e sempre me falava, quando eu olhava, meio sem jeito, para ele: estou te esperando, no seu tempo.

Então a hora dele chegou. E eu entendi tudo. Mergulhei em cada um de seus textos, que falam sobre tanta coisa e ao mesmo tempo formam uma unidade. Partem de detalhes da história individual de dezenas de pessoas diferentes, personagens conhecidos ou não, reais ou fictícios, para atingir a todos nós, naquilo que nos é coletivo, universal, nossos sofrimentos, nossas dores, nossas alegrias, nossas crenças e tradições, nossas memórias. Nossa humanidade. E assim vai tecendo essa teia que une passado e presente, construindo esse mosaico de pequenas cenas, flashes que ele captura do mundo e vão se interligando, de forma quase sutil mas poderosa, até culminar neste caderno de memórias, que conta nossa História com a história nossa de cada dia.
Foi amor à segunda vista.
Alê | @alexandrejjr 13/09/2022minha estante
Resenha impecável e título extraordinário! E que falta faz Galeano, um homem eternizado pelas palavras.

Milena.Berbel 13/09/2022minha estante
Obrigada! Galeano foi minha melhor descoberta deste ano.

Ana Campos 14/05/2021

Galeano tem uma sensibilidade e um tom poético para abordar estórias e desvelar contradições presentes no cotidiano e na história da América Latina. Trazendo a realidade em forma de contos, causos e poesias ele mostra as veias abertas, com uma escrita leve, mas que pesa e traz para a reflexão.

Matheus656 26/03/2021

Amares
Livro fantástico, uma antologia dos textos de Galeano, sobre amor, tristeza, luta, dor, textos cômicos, crônicas, poemas....
É muito bom para quem quer conhecer o autor ou se distrair com uma boa leitura

ts_ts 26/03/2021

Um livro sobre verdades que doem e ao mesmo tempo esperanças inimagináveis. Galeano mostra, de maneira simples, que mesmo sendo difícil ainda há espaço e tempo para a fé no amor, na palavra e na revolução.

Bia 15/12/2020

Os sonhos de Galeano
"Que tal começarmos a exercer o jamais proclamado direito de sonhar?"

Esse livro constitui, em suma, um compilado de... vida. Entre ensaios sobre as verdades latino-americanas e os segredos da vivência humana, dois aspectos raramente separados na obra do autor, os textos se tecem e se enlaçam, mergulhando nos mais profundos sentimentos com, muitas vezes, pouquíssimas palavras. Um livro sublime; concebido quase como o delírio de todos que sonham com um mundo melhor.
Alê | @alexandrejjr 31/08/2022minha estante
Que comentário bonito e sensível, Bia! Galeano estaria orgulhoso!

juliabmelo 17/09/2020

Compilado de tudo que Galeano foi como escritor
?Amares? é uma coletânea de escritos de diversos livros de Galeano, e é uma belíssima reunião de todos os temas aos quais o escritor se dedicou, apaixonadamente, a escrever: o amor, a amizade, o antiamericanismo, o exílio, o emponderamento da identidade latina... recomendo tanto àqueles que já leram Galeano- inclusive diversos escritos-, quanto àqueles que não leram ou pegaram em poucos livros do autor.

a verdadeira celebração do ser Galeano.

Dagmar 23/02/2020

Necessário
Galeano me leva sempre para outro nível de sensibilidade, de empatia ao pensar nos excluídos, nas variáveis do Amor e a valorizar cada tantinho de Vida. Recomendo fortemente! ?