História medieval do Ocidente

História medieval do Ocidente Daniela Buono Calainho

Resenhas - História medieval do Ocidente

Suiany.Coelho 19/01/2024

Um Bom livro
Um ótimo livro introdutório para os estudos sobre a Idade Medieval, atende bem o estudante que procura um apanhado geral sobre estes séculos. Daniela Buono possui uma escrita fluida e fácil de entender, sem contar as várias revisões e tópicos contidos no livro que ajuda bastante na fixação do conteúdo, e o trabalho excelente de deixar leituras complementares em cada capítulo para um maior aprofundamento.
A autora sabe que o livro é um "geralzão" então faz um capítulo inteiro só indicando medievalistas e historiadores do campo social que escreveram profundamente sobre um determinado tópico da Idade Média, com o Le Goff e o Marc Bloch, o estudante já sai com um baita norte sobre o que estudar depois da leitura e extremamente bem contextualizado.

Prof Kaique 09/01/2023

O basico da Idade Média, da melhor forma possivel.
O livro tem uma proposta muito clara e nunca mente sobre isso: ser uma sintese sobre o basico que o leitor precisa saber sobre a Idade Média para entende-la.
Baseado nessa proposta o livro cumpre fielmente o que propos. Focando na França, a obra é resumida ao mesmo tempo que não deixa pontas soltas.
Fala sobre os principais historiadores medievalistas, o que as varias areas da história tem a dizer sobre o período (social, economica, artistica, das mentalidades, religiosa entre outras).
Para quem recomendo o livro? Principalmente para estudantes, vestibulandos e quem estuda para o ENEM. É ideal para quem esta procurando algo rapido, direto e ao mesmo tempo com conteudo sobre o tema Idade Média.

Matildes 27/05/2020

História medieval do ocidente
Um livro para todos os públicos, especialmente professores e alunos do ensino médio. Muito pontual e didático.

Eduardo 06/09/2015

Idade Média em mais de 100 páginas.
Um livro de leitura agradável e dinâmica com indicações de leitura complementar ao final dos capítulos. Algo que chama a atenção é um bom poder de síntese sobre o período medieval e bem corajoso diante dos riscos em se abordar um aspecto de forma superficial ou optar sobre a omissão de algum aspecto importante como, por exemplo, a questão da mulher no medievo que não recebeu destaque. Entendo que a proposta desta coleção é traçar um panorama geral sobre vários períodos da história quadripartite francesa. Diante desse detalhe, a obra atingiu o seu objetivo. Faltou uma conclusão que amarrasse este breve livro.

Bruno 06/05/2015

Fantástico!
Com um poder de síntese absurdo, Daniela Buono Calainho nos faz mergulhar em poucas paginas no universo medieval do ocidente utilizando uma divisão simples mas competente do período.