O muro Céline Fraipont

Resenhas - O Muro

Rafael Mussolini 16/05/2024

O muro
"O muro" de Céline Fraipont e Pierre Bailly (Editora Nemo, 2018) é um quadrinho que nos coloca como principais companhias de Rosie, uma menina de apenas 13 anos que vive numa cidadezinha do interior belga, em meados de 1988. Como se não bastasse toda a efervescência e intensidade da adolescência, Rosie também está enfrentando o processo de quebra da sua noção de lar com a separação dos pais. Enquanto vive sua melancolia, Rosie irá acessar um outro mundo, onde cabem as descobertas típicas da adolescência, mas também os perigos de uma mente procurando escapes emocionais.

A arte do quadrinho é meio soturna. Parece ser sempre noite. Os capítulos são intercalados por uma página toda preta que nos coloca muito próximos da melancolia que Rosie sente. Ela procura conforto em uma amiga em especial, como também na bebida e na música. O quadrinho é todo permeado de referências a bandas clássicas de punk rock.

Todos os trechos em que Rosie expõe suas ansiedades são bem fortes e mostram alguns estágios de um quadro depressivo. “Sei que é besta, mas, às vezes, brinco de me esconder por um tempão, não sei muito bem por quê. Tá bom, devo estar louca mesmo. De qualquer jeito, não contei pra ninguém. Tomo vários banhos quentes por dia. O calor no banheiro é como um ninhozinho de conforto. Às vezes, fico horas no banho. Se minha mãe soubesse!”

Algo um tanto revoltante na história é que vemos Rosie abandonada à própria sorte. Sua mãe se apaixonou por um outro homem e simplesmente decidiu ir embora para viver a paixão em outro país. Seu pai, amargurado e revoltado com o abandono da esposa, mergulhou na rotina de trabalho e passa dias sem aparecer em casa. Com isso, Rosie se vê sozinha com a própria dor e estar sozinha aos 13 anos, sem apoio emocional, pode levar uma adolescente para caminhos tortuosos.

“O muro” é um livro que trata de maneira franca e sensível sobre o rito de passagem, sobre o amadurecimento. Por mais que Rosie se sinta abandonada e esteja vivendo um caso grave de negligência parental, todo o tempo ela demonstra conhecer os seus limites e todos os seus atos “fora da curva” são realizados como uma forma de buscar pertencimento ou de desafiar uma realidade que não é nada amigável com ela.

No fim das contas, o muro aparece como uma representação tanto daquilo que nos fecha e que nos limita, como daquilo que pode ser descortinado e mostrar uma nova perspectiva, quando ousamos escalar a parede. Um muro pode ser um ponto de estagnação e também uma forma de ver mais alto.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2024/01/o-muro-de-celine-fraipont-e-pierre.html

Kim 11/05/2024

Esta graphic novel me fez pensar em como superei tantos desafios na minha adolescência e juventude. No fim, sempre olhando para frente. Vale muito a leitura!

Odivany 28/03/2024

O muro
O livro acompanha alguns meses na vida de uma garota de 13 anos abandonada pelos pais que conhece um garoto mais velho.
Com uma história em preto e branco, são apresentadas as dúvidas e transformações que passam por sua cabeça.
Vale a pena.

sophia 24/02/2024

Foi um curta muito bom, bem triste e um pouco conturbado.
achei muito doido e errado ela ter se entregado assim as coisas erradas, mas não posso julgar uma mente frágil no início da adolescência sem orientação nenhuma.
o livro poderia ser mais detalhado, talvez maior! mas foi gostosinho de ler e as ilustrações são lindas tbm

Myria.Viana 05/02/2024

Rosie, é uma menina de 13 anos que apesar da pouca idade passa por situações que muitos adultos não saberiam lidar. O que não significa que ela saiba como, contudo ela vive sua vida dentro das possibilidades que surgem em seu caminho.

srta.sabetudo 11/12/2023

Cada escolha importa
Essa não é uma HQ que vai mudar o mundo ou te transformar por inteiro, mas é do tipo que vai te dar um peteleco na orelha que você nem estava esperando.

Amadurecer.

Fazer escolhas.

Lidar com consequências.

Entender o seu lugar dentro da própria vida, e qual lugar quer ocupar na vida das outras pessoas.

Pra mim esses foram os pontos mais marcantes de "O muro". E também foi uma ótima leitura pra uma sessão de tatuagem!

Etienne 15/10/2023

Interessante, um drama adolescente repleto de questionamentos que permeiam essa fase,
Nos mostrando o quando a falta de apoio nessa fase gera grandes impactos negativos

Angela49 29/07/2023

O muro
Uma grafic novel de arte "simples" mais muito bonita e expressiva a qual faz uma boa combinação com a história reflexiva e poética, mesmo tendo o desfecho da história acelerado eu ainda gostei bastante pelos diversos temas e problemas os quais os personagens lidam mesmo sendo muito novos, e acaba trazendo uma certa angústia a quem lê.

Retrata bem o desenvolvimento e a jornada psicológica de amadurecimento da protagonista e mostra como a família e pessoas de conforto são importantes para nós em momentos os quais estamos perdidos e sem rumo para que possamos amadurecer e superar "o muro" que pode estar nos impedindo de ver o outro lado das nossas vidas.

O muro mesmo sendo uma história "simples" vale muito a pena ser lida.

Beto | @beto_anderson 21/07/2023

É... mais ou menos
Essa é mais uma história sobre "aborrecentes". Felizmente é agradável de ler, apesar de achar que os problemas juvenis são intensificados nessas histórias quadrinhos. Mas foi uma boa leitura.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
carol_lp 21/07/2023minha estante
sobre oq é??

Beto | @beto_anderson 26/07/2023minha estante
Uma garota de 13 anos desprezada pela mãe e negligenciada pelo pai que para amenizar esses problemas fuma, bebe e acaba achando um namoradinho.

carol_lp 27/07/2023minha estante
Acho que vou ler! Parece ser interessante

line.iana 18/07/2023

Nheee majs ou menos .......................oxi tem.que preencher caracteres pra postar...oiiiiiiIIIII

Cesar Garcia 09/07/2023

Forte e intenso
A descoberta da personagem sobre seus medos, suas vontades, seus limites e suas dores, transforma esse quadrinho em uma experiência intensa, forte, triste e reflexiva.