Toda luz que não podemos ver

Toda luz que não podemos ver Anthony Doerr

Resenhas - Toda Luz Que Não Podemos Ver

Danielle599 05/06/2024

Não tenho muito o que falar sobre o livro, não achei ruim mas também não achei bom, não me marcou e foi um pouco maçante de ler. Não indicaria muito. É confuso pois a historia se passa no presente e no passado ao mesmo tempo. O enredo é meio parado e a história não leva a nada no final.

Kell.O 04/06/2024

Mil vezes melhor q a série
Me interessei pela série da Netflix que foi inspirada no livro e que deixou mtos pontos sem conexão. Se quiser saber/conhecer a história e os personagens, leia o livro! No geral sempre é melhor, neste caso a história é completamente diferente! Na leitura vc conhece e entende cada personagem e suas ações, mto bem escrita e pontual sobre a guerra.

alves.mel 04/06/2024

Uma outra perspectiva da segunda guerra
Vi a série que foi lançada no ano passado e achei muito boa, quando soube que era inspirada em um livro logo me interessei.

Tem muitas diferenças da série e principalmente o final, não é uma leitura feliz como ja é de se esperar quando se trata desse assunto, mas nessa história acompanhamos o Werner que é um órfão alemão que tem uma vida bem difícil, ele e sua irmã são muito inteligentes e vivem em um abrigo onde mesmo em meio a pobreza tem uma curiosidade por aprender coisas novas, você se vê comovido e com pena porque acaba vendo como as minorias do país e alguns jovens muito promissores perderam suas vidas sendo obrigados a ?lutar? por seu país, além da Marie que é uma francesa cega e precisa de muita coragem para sobreviver a tudo isso durante a ocupação da França.

Tássia 02/06/2024

Surpreendente. Ótima leitura. Recomendado.
Pode parecer maçante em alguns capítulos, mas a leitura vale a pena.

taehoodliday 02/06/2024

"Você não quer estar vivo antes de morrer?"
Sempre quis ler esse livro. Por ventura, acabei lendo "Cidade nas Nuvens" primeiro, e desde então minha vontade de ler esse aumentou. Acredito que tive uma boa experiência de leitura, mas não sei dizer se "Toda Luz que Não Podemos Ver" superou o outro.

A história é muito envolvente, achei todas as frentes dela muito interessantes. Além de acompanhar o Werner e a Marie, a gente tem a história do diamante Mar de Chamas acontecendo em paralelo, que eu achei muito boa.
   Temos essa narrativa intercalada entre passado e presente, o que eu gostei bastante. O Von Rumpel buscando avidamente pelo diamante no presente trouxe uma tensão pra história, tanto que quando a história cortou pro passado num momento bem decisivo fiquei bastante apreensiva.

Em determinado momento, comecei a sentir que o autor estava enrolando pra finalizar o livro, dando voltas e mais voltas com a história. Isso deixou a leitura muito cansativa, e acabou me deixando ansiosa pra terminar de uma vez.
Outra coisa que me pegou foi que não entendi quando o título do livro se entrelaça na história. Não sei se me perdi em algum parágrafo ou o que. Eu sei que na série tem uma parte que eles falam sobre a tal luz que não se pode ver, mas acho que aqui no livro ficou meio vago... Não entendi o que era pra ser.

@dojogoaoslivros 02/06/2024

Infelizmente, não gostei!
? Esse é um romance que despertou meu interesse desde sua publicação em 2014. Lembro-me claramente de quando ouvi falar do livro pela primeira vez. No entanto, a correria do dia a dia fez com que eu adiasse essa leitura por anos.

?? Recentemente, com o anúncio da adaptação para uma série de TV, senti uma renovada urgência em finalmente ler o livro. Queria estar familiarizado com a história antes de mergulhar na versão televisiva. Infelizmente, ao concluir a leitura, fiquei decepcionado.

? O livro é narrado em terceira pessoa, mas essa escolha de narrativa, em vez de proporcionar uma visão abrangente e profunda dos personagens, acaba por não aprofundar tanto nos sentimentos e pensamentos deles. Desta forma, a conexão emocional é superficial, o que torna difícil se importar verdadeiramente com suas jornadas.

?? Outro aspecto que contribuiu para minha frustração foi a estrutura temporal da narrativa. A história salta continuamente entre diferentes anos, o que torna a leitura confusa e fragmentada. Essa técnica, embora possa adicionar complexidade à trama, aqui parece mais um artifício que dificultou minha compreensão.

? Além disso, o autor faz uso de muitos termos e descrições que, na minha opinião, são desnecessários. Isso torna a leitura arrastada e, por vezes, tediosa. A narrativa é lenta e há uma sensação de que o livro poderia ter sido significativamente reduzido sem perder sua essência. Várias passagens parecem estendidas sem necessidade, contribuindo para um ritmo que não me manteve interessado.

? Confesso que houve momentos em que considerei abandonar a leitura, algo que raramente acontece comigo. A premissa do livro é, de fato, excelente, mas sinto que não foi bem aproveitada. A história tinha potencial para ser cativante e emocionante, mas a execução deixou a desejar.

???? Por outro lado, devo admitir que a adaptação para a série foi fenomenal. Ela conseguiu capturar a essência da história e trouxe uma nova vida aos personagens, algo que o livro, infelizmente, não conseguiu fazer para mim.

AVALIAÇÃO: ? ?

Camila1856 28/05/2024

Um romace sobre os desdobramentos na 2 guerra sobre os franceses e alemães aos moldes de " A menina que roubava livros".
Na estória, Marie- Laure e sua familía têm suas vidas alteradas com a invasão alemã na França. Ao mesmo tempo, Werner e sua irmã sofrem os impactos de ter um país que declara guerra e invade diversos países em nome de poder.

É um livro bom, mas um tanto lento. Eu esperava um maior dinamicismo na trama.

Luanabookclub 25/05/2024

Para tudo que está fazendo e comece a ler esse livro
Esse livro me transportou para uma guerra que eu não vi e de forma tocante, narrou com maestria detalhes de uma sociedade destruída pela maldade humana. Além de me trazer uma história fantástica e bem escrita, com dois personagens como narradores, que não tem como não amar desde o primeiro capítulo.

Narrador em dois pontos de vista, conhecemos os lados opostos porém do mesmo terror que foi a segunda guerra mundial, inicialmente na concepção de duas crianças, que torna tudo mais real. Bem escrita e com capítulos curtíssimos que fazem a leitura ser mais fluida, cenas lindas e diálogos com muitos significados, me lembrou muito o livro "Os miseráveis" com a mesma forma de contar, simples porém poética.

Encheu meu coração, apesar de tudo que esse livro trata, e com certeza quero reler um dia.

Não tem cenas tão graficas, porém são situações bem tristes que alguns desses personagens passam. Contudo, vale a pena cada minuto nesses livro.

Jessica.Woidaleski 23/05/2024

Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos.

George. 22/05/2024

Livro chato, arrastado e prolixo!
Cara, que livro chato. Não acontece nada o livro todo!!
O final é sem emoção e quase não termina de tanto desdobramento desnecessário que há. Autor poderia ter condensado a história em muuuuito menos páginas.

Pontos positivos: personagens são bons e a ambientação é bem descrita

Elionai.Caldeira 21/05/2024

Ótimo livro
Livro muito bom. Com uma escrita muito boa e que nos deixa com vontade de continuar lendo. A história é fascinante e quando você terminar de ler este livro certamente terá vontade de ler outros

Thaisa68 19/05/2024

Amei a resiliência do pai da Marie. Cuidou da filha cega sozinho, construiu uma maquete da cidade pra que ela pudesse caminhar sozinha.

O livro é um bom exemplo de como uma guerra muda a vida das pessoas, visto não só de um contexto histórico, mas de um ponto de vista humano.

Infelizmente a leitura não me ganhou como eu esperava, mas ainda assim é um bom livro, principalmente para a História.

Luisa Jordana 18/05/2024

Tradicional ficção sobre a WW2
Marie-Laurie é uma menina francesa que cresceu apenas com seu pai, que a cria com muito amor e graça, diante das circunstâncias. Marie ficou cega aos seis anos, devido a uma enfermidade, mas nem por isso sua vida é infeliz, apesar das dificuldades. A sua relação com o pai foi um dos pontos altos da leitura e algo lindo de se ver, ainda mais quando o laço que une os dois não se apaga ou esmorece mesmo com o advento de uma guerra mundial.
Por outra perspectiva, temos a vida de Werner, um menino órfão alemão que vive em um orfanato com sua irmã, e que desde muito cedo mostra uma aptidão excepcional para a mecatrônica. A genialidade de Werner e seu amor por sistemas de rádio logo chamam a atenção das forças militares alemãs, que o encaminham para uma escola preparatória extremamente rígida e brutal, mudando a vida e o destino de Werner para sempre.
Eu amo ficções históricas e esta não fugiu à regra do estilo narrativo que geralmente encontramos ao fazer leituras deste gênero. Confesso que eu esperava mais fluidez e dinamismo, mas ainda assim encontrei um enredo lindo e muito bem construído, que continua crescendo em minha mente, toda vez que penso nele.

Ana Gouvêa 16/05/2024

Pensei que fosse gostar mais, mas tenho a impressão de que muita gente me indicou esse livro por conta dá personagem cega?
Enfim, tenho alguns desconfortos em relação à rotina e situações vividas por pessoas cegas, mas um ponto que me chamou atenção foi que ninguém lembrou de trocar a bengala da menina, que aparentemente foi a mesma dos seis aos 15 anos ?
Achei o livro bem bom, mas um pouco truncado e com uns cortes meio abruptos, mas vale a leitura.?