O Animal Moral

O Animal Moral Robert Wright
Robert Wright

Resenhas - O Animal Moral

19/05/2020

O livro sugere uma explicação de como teria surgido a moralidade, e qual seria a utilidade na espécie humana, através do raciocínio evolutivo. Ele discute o funcionamento da seleção natural, exemplificando através da vida do próprio Darwin.

A leitura é difícil e lenta, não é para qualquer público, provavelmente é mais palatável para quem já tem contato com a temática evolutiva, mas sem dúvida foi muito interessante e seus argumentos fizeram muito sentido para mim.
O último parágrafo do livro, na minha opinião, fez valer a leitura.

Paulo Fontella 02/02/2012

Livro Animal Moral
Livro muito interessante que aplica as leis de Darwin ao ser humano. Esquecemos que somos animais, parentes de macacos, infelizmente temos a tendencia de nos divinizar, e, isso atrapalha nos entendermos internamente e a relação entre as pessoas. Deixamos tudo na mão de Deus, o que é errado, se ele nos deu um cérebro é para usarmos, de preferencia para o bem e para perpetuação da humanidade.
Lendo este livro percebemos que nossas atitudes no dia a dia são exatamente iguais as atitudes dos animais na natureza, como a corte do homem para a mulher em um barzinho (não é diferente da corte de alguns pássaros), as relações sociais e a sua hierarquização (por mais que os socialistas queiram a igualdade, isso NUNCA irá acontecer com o ser humano, O MAIS APTO E ADAPTADOS sempre prevalecerão, como aconteceu com os dirigentes do antigo partido comunista na URSS, onde esses ficaram ricos depois do regime, enquanto a sociedade ficava com as migalhas em nome da igualdade, felizmente ou infelizmente, lendo o livro chegarás a tua conclusão), entre outros muitos tópicos.
Ele ainda responde algumas perguntas: Será que os homens e/ou as mulheres foram realmente construídos para a monogamia? Qual é a lógica evolucionista por trás da política em um escritório, e da política de um modo geral? Será que a hierarquia é inerente à sociedade humana? Será que a honestidade intelectual é possível? Será que ficar deprimido, neurótico ou paranóico é 'natural'?
Boa leitura.

Carla 19/03/2009

Comecei a ler e parei ... eram informações demais num pequeno espaço de tempo. É um livro maravilhoso que abre a mente para as possibilidades da evolução humana.
Marcio 13/07/2015minha estante
Minha opinião é bem parecida com a sua... Num determinado instante da leitura, a informação me atingiu de uma forma tão direta que guardei o livro na gaveta de baixo da geladeira. O choque com a realidade expressa no livro me ofendeu.... Eu fiz o copydesk da última edição para a Campus...