O Sangue do Cordeiro

O Sangue do Cordeiro Sam Cabot

Resenhas - O Sangue do Cordeiro

Karini.Couto 26/05/2015

Uma história surpreendente que prende o leitor do começo ao fim!

A história gira em torno de um acordo selado sobre um "segredo" que ninguém jamais deveria tomar conhecimento; esse acordo foi entre um povo e a igreja católica. Esse "segredo" é a coexistência entre humanos e vampiros, com leis rígidas que protegessem a humanidade, sendo assim eles não atacariam humanos e sim se alimentariam de sangue através de bolsas em hospitais católicos ao invés de saírem por aí "atacando" humanos ou fazendo deles seus escravos seus escravos de sangue ou sugando-os até a morte.

O nome desse povo é Noantri e eles "não existem" ou "não deveriam existir". Só que obviamente as leis são feitas para um coletivo, sempre deixando diversas pessoas ou no caso vampiros, insatisfeitos com a submissão imposta; sendo assim através de uma busca o documento original é roubado e escondido por Mario Domiani que deixou uma carta com uma cópia para Margaret e outra com seu povo.. O intuito é que Margaret (sua querida amiga) leve tal documento a alguém, em caso da morte dele para que torne o documento público. Bom.. Ele morre o documento desaparece; afinal apenas "ele" sabia onde estaria o original as coisas são "controladas", porém anos se passam e mais tarde outra pessoa com as mesmas ambições de Domiani e pensamentos jura possuir o documento original e mais uma vez quer revelar ao mundo tudo que sabe e "libertar seu povo das tais leis".

Uma confusão começa, pois há aqueles que são a favor e mesmo dentro do povo Noantri, aqueles que são contra, afinal não seria como o fim do mundo? Revelar a existência de vampiros e deixá-los decidir como agir e o que fazer?

A história é muito bem escrita e para os curiosos de plantão e que acreditam em conspirações e segredos escondidos pela Igreja e etc.. Esse é um daqueles livros que irá dar um nó na sua cabeça e te fazer refletir por muito tempo, sobre coisas que já ouvimos falar.. Talvez mitos ou não! Mas que deixará você, leitor.. Muito curioso!

Umas das coisas mais fantásticas nessa história é a construção crível dos personagens que nos fazem perceber o quão "real" são apesar de se tratar de uma ficção. Será? rs

As questões religiosas foram muito bem pesquisadas e tornou tudo muito "real"; gente! Estou babando no livro até agora! Devorei suas páginas e fiquei com aquela sensação de vazio e muitas perguntas e intrigas em meus pensamentos! Sou meio doida com histórias assim!

Se vale a pena ler Sangue do Cordeiro? Acho que minha resenha já responde isso e aminha avaliação!

www.mixliterario.com
Daiane567 26/05/2015minha estante
Mega curiosa!!!! Adorei sua resenha!!! *-*

MilaMagalhães 24/04/2021

O sangue do cordeiro
Não é o tipo de livro que eu goste, então talvez isso tenha influenciado na avaliação geral. Mas de fato não curti como a história foi contada, achei os personagens meio bleh.
Acho que leria em outro momento para uma segunda opinião. Mas de primeira, não curti.

Christian.Pereira 07/02/2023

Simplesmente não reaja
O tanto que eu já ri dessa revelação bombástica no final kkkkk
O babado é sério.

Enfim, minhas considerações diretas e claras:
Muita enrolação (muita página poderia ser arrancada desse livro e não faria falta para a compreensão da história)
Personagens não muito desenvolvidos
Algumas inconsistências e furos
Versão meia boca de o Código da Vinci.
Sinceramente, qual o papel daqueles personagens secundários que tinham capítulos só pra eles????? Arranca isso fora!!!!

Massss, me arrancou risadas no final.

Gigio 22/02/2021

Indico!
Demorei um pouco para mergulhar na história, mas depois que mergulhei, não consegui mais largar. Gosto muito dessa mistura de fatos históricos com ficção, dá mais "veracidade" ao enredo e permite que situemos a história em um espaço/tempo identificável.
Recomendo a leitura, mas antes dispa-se dos preconceitos religiosos.

Devin.jones 30/06/2020

É ruim

Laziness Girl - Izzy 03/06/2015

Um bom livro, mas nada surpreendente.
Está a fim de ler um mistério envolvendo maquinações religiosas, questionamentos históricos e religiosos, um mistério bem ao estilo Dan Brown? Então este é o livro.

A história envolvente escrita por Sam Cabot (que na verdade é um pseudônimo para dois autores que se juntaram nesta aventura) apresentada pelo protagonista padre da ordem dos jesuítas Thomas Kelly, traz uma busca desesperada por um documento que pode destruir a igreja como conhecemos hoje; uma Concordata assinada entre a igreja, pelo Papa Martinho V há 600 anos, e um povo cujo lar é no coração de Roma: os Noantri. Há de pensar qual seria o mistério desta Concordata e deste povo em especial, pois bem, os Noantri são vampiros e há um interesse em especial em manter esta Concordata escondida. Espera, se desanimou por descobrir que a história envolve vampiros, não se preocupe. Os Noantri trazem uma nova perspectiva para o povo vampiros, lhes dão um passado, um presente, um futuro, uma nova organização e um novo estilo de vida, e ninguém vai sair voando ou brilhando por aí. Continuando (...)

Para mais, segue o vídeo resenha no link :3

site: https://youtu.be/kutABFVmFgU
Jaguar 12/07/2016minha estante
Este livro... Muitooooo booooooommmm!!!!

Roberta.Oliva 22/05/2021

Muito legal
A trama começa meio perdida, mas se desenvolve e fica interessante. Uma leitura divertida!

Sousa 15/10/2022

A primeira vez que eu li esse livro eu achei ele bem chato,agora que li pela segunda vez eu tive a certeza.

Sarah Guedes 26/05/2021

Meu Deeeeeeus ?
Meu Deeeus , meu Deeeeus.
Não estava preparada pra esse Final
Socorro , sei nem oq dizer.
Leia , só leia , vale a pena pelo final.
Porém , fiquei o livro todo inconodada , pela similaridade óbvia , com o livro Anjos e Demônios de Dan Brown. Que a propósito , eu amo.

Rick 30/05/2015

Assim que vi O Sangue do Cordeiro entre os lançamentos de abril da Editora Arqueiro fiquei muito entusiasmado com a sinopse, e principalmente, com a referência a Dan Brown. Ele é um dos meus autores preferidos; sua maneira de narrar, levando o leitor por lugares históricos e repletos de simbolismo sempre me fascinaram. E com O Sangue do Cordeiro senti o mesmo ao percorrer as ruas de Roma em uma busca frenética atrás de pistas que levariam há um segredo ainda mais assustador. Como eu não posso viajar a Cidade Eterna me contento com narrativas como a de O Sangue do Cordeiro.

Além de todo o mistério, da busca e dos enigmas que Livia e Thomas precisam enfrentar, eles ainda são caçados por pessoas que não medem esforços e até pela própria policia da Santa Sé. A medida que a estória vai se desenvolvendo seu ritmo vai ficando acelerado, impossível de deixar o livro de lado. A cada página uma nova pista. Um novo enigma. Uma nova obra de arte. E o final... bem... se pode abalar a Igreja imagina o que pode fazer conosco, meros leitores.

Como todo o livro, gostei muito dos personagens, principalmente de Livia. Ela é inteligente e ´perspicaz, forte e feminina. Uma personagem incrível. E embora o padre Thomas Kelly tenha me irritado com alguns pensamentos e atitudes conservadoras, evoluiu muito diante das dificuldades. Claro que há outros personagens secundário, porém não senti empatia por nenhum deles. Narrado em terceira pessoa, o livro é dividido em capítulos curtos alternando entre vários pontos de vistas.

Gosta de conspirações? Ação? Enigmas? Ou talvez sua matéria preferida no colégio era história? Gosta de desvendar mistérios com as personagens e percorrer lugares históricos?Se em pelo menos uma dessas perguntas sua resposta é "sim" você vai amar O Sangue do Cordeiro.

site: www.estantejovem.com.br

sarah 09/08/2023

O livro é bom, no começo não me prendeu muito mas é uma história inesperada que me vi ficando ansiosa quando começaram a desvendar os poemas. mario damiani você era o cara queria ter te conhecido tmj ?. confesso que eu como uma leitora nata de romances e fã de fleabag, esperava um romance com o padre talvez minha mente já esteja corrompida (perdão deus) mas tipo assim se botaram O QUERIDO LÁ como um noantri podiam ter liberado um affair da livia maravilha com o thomas mas tirando isso tudo certo !

@fabio_entre.livros 19/09/2018

Publicado originalmente no Blog "Sangue Antigo"

O título do livro de Sam Cabot – na verdade, pseudônimo da parceria Carlos Dews e S.J. Rozan – sugere tratar-se de uma obra com aspectos religiosos e, talvez, sobrenaturais. De fato, é um thriller que une elementos referentes a religião, especificamente ao catolicismo, com um toque sobrenatural proporcionado pela presença de vampiros. Mas, não vampiros no sentido clássico e tradicional como representados no cinema antes da geração “Crepúsculo”. Os vampiros de “O sangue do cordeiro” pouco têm de sobrenatural, a não ser a imortalidade, rapidez, resistência e força sobre-humanas, atração sobre os mortais, além de, claro, a sede de sangue humano. O restante do glamour, poder e fascinação conferido aos sanguessugas (como habilidade de se transformar em animais, voar e hipnotizar) foi suprimido pelos autores porque eles preferiram fazer uma abordagem mais humanizada e científica sobre o tema. Assim o vampirismo aqui é resultado de uma mutação causada por um micro-organismo que altera o DNA humano. Aliás, talvez para se dissociar das ideias fantasiosas a seu respeito, os vampiros nem são chamados assim; preferem o termo “noantri” (“nós outros”), enquanto se referem aos seres humanos mortais como “inalterados”.
A trama se passa em Roma, principalmente no rione de Trastevere, mas também no Vaticano, locais que os protagonistas percorrem em busca de um documento secreto escondido há seis séculos que está prestes a vir à tona, e cujo conteúdo, se indevidamente revelado, pode abalar as bases da Igreja Católica e, consequentemente, do mundo noantri. A premissa lembra Dan Brown (a quem a obra é comparada na contracapa), particularmente o livro "Anjos e demônios", mas enquanto lá a dupla de protagonistas é formada por uma cientista e um simbologista, aqui o par de heróis é ainda mais improvável: um padre e uma vampira, ambos historiadores. Mesmo pertencendo a “espécies” diferentes, eles precisam se unir na busca pela Concordata, pois sua divulgação será desastrosa tanto para os noantri quanto para os inalterados, levando a humanidade ao caos.
Em meio a perseguições, trapaças e correria o padre Thomas e a vampira Livia seguem as pistas secretamente deixadas pelo noantri que roubou a Concordata da Biblioteca do Vaticano há mais de 150 anos e a escondeu em algum lugar de Roma. As pistas são poemas enigmáticos escondidos em igrejas, os quais apontam sistematicamente para a próxima. Um ponto muito positivo deste livro é que ele possui dois mapas detalhados: um de Roma, destacando a Cidade do Vaticano, e outro especificamente de Trastevere, que é onde se encontra a maioria das igrejas, ruas e outros locais citados na obra. Isso facilita bastante para o leitor se situar enquanto acompanha o trajeto dos personagens. Outro bônus muito interessante é o posfácio da obra, o qual é formado por uma lista de noantri historicamente importantes; lista essa que possui nomes de escritores, músicos, políticos e personagens bíblicos, entre outras “celebridades”.
Quanto ao titulo do livro, é explicado (ou melhor, subentendido) com uma revelação chocante feita já próximo ao final, envolvendo figuras proeminentes do Cristianismo; algo que poderia até deixar o Vaticano mais indignado do que ficou com "O código Da Vinci", se não fosse pelo fato de que dessa vez estamos diante de seres que – feliz ou infelizmente – não existem.

site: https://vampirosnastelasenasletras.blogspot.com/2018/09/livro-o-sangue-do-cordeiro-blood-of.html

Jessika 14/05/2021

Tô procurando O Sangue do Cordeiro até agora…¬¬ Todo um mistério, curiosidade e empolgação pra absolutamente NADA!
"Tramas que envolvem a Igreja Católica Apostólica Romana e o Vaticano, mesmo que sejam na ficção, sempre causam polêmica. É necessário muita coragem para seguir por um caminho que desafia aquele que conhecemos como o da verdade, ao menos para quem acredita nele.

Lembro bem da época em que a adaptação cinematográfica do livro O Código Da Vinci estreou nos cinemas causando uma enorme polêmica. O padre da igreja que eu frequentava chegou a proibir aqueles que estavam assistindo à missa de assistir ao filme e de ler o livro com a justificativa de que não valia a pena, que aquela história não era verdadeira, entre outras coisas.

Claro que a primeira coisa que fizemos foi assistir ao filme e eu amei. Não vi nada demais, afinal, era uma ficção, não? Porque minha fé iria mudar? E mesmo que fosse um documentário ou um filme baseado em fatos reais, não vi problema algum. Naquela época, na média de idade em que Cristo morreu, era super normal um homem ter esposa e filhos. E se ele tivesse casado, tido filhos e os descendentes deles, mesmo após dois mil anos da morte dele tivessem chegado até o século XXI, isso teria mudado tudo o que dizem que Jesus fez? Tudo o que ele ensinou? Faria diferença pra você? Pra mim, na época do filme não fez e hoje também não faz, continuo achando uma boa história.

O Sangue do Cordeiro é assim: um livro ousado e polêmico que desafia aquilo que conhecemos como verdade sobre Jesus de Nazaré e a Igreja Católica e, assim como o livro de Dan Brown, não é algo relevante o suficiente para padres e cristãos em geral se preocuparem, é só mais uma obra de ficção com personagens históricos e alguns são apenas citados. Todo escritor precisa se basear, se inspirar em algo para criar a sua obra não? E já indico, pois a leitura vale muito a pena.

Carlos Dews e S. J. Rozan escreveram esta obra em conjunto sob o pseudônimo de Sam Cabot. A história é super original e interessante e a narrativa é muito prazerosa de ler, ou seja, o livro te prende do início ao fim. Mesmo sendo possível decifrar algumas coisas antes da hora, isso não desanima, na verdade fomenta mais a curiosidade do leitor para continuar a leitura e descobrir se suas suspeitas ou certezas realmente procedem.

A trama leva o leitor a conhecer Roma, o Vaticano e o bairro de Trastevere e suas icônicas igrejas. É uma bela viagem arquitetônica com foco na beleza interna das igrejas e suas capelas, detalhando desde os afrescos nas paredes e tetos a estátuas e ornamentos, assim como alguns relicários importantíssimos para a história da Igreja.

A descrição das cenas é tão simples e bem feita que fica fácil usar a imaginação para visualizar esses lugares. Também é legal pesquisar algumas imagens na internet pra saber se o que é descrito pelos autores bate com a realidade e com a sua imaginação, até para conferir que parte é fato histórico e que parte pertence à ficção.

O conceito da espécie Noantri (vampiro) é levemente diferente, mas ainda assim mantém uma ligação forte com o do vampirismo clássico, porém, trazendo-o para o século XXI com justificativas baseadas na ciência e sem elementos de fantasia. Um ponto forte e certeiro, pois concede mais veracidade à existência do povo Noantri dentro da história.

Eu ainda não havia lido um livro sobre a Igreja que tivesse vampiros no meio. Já li histórias de vampiros e seus problemas com Igrejas, solo sagrado, etc, mas nada desta forma. Inclusive, aceito sugestões de leitura com esse tipo de mistura. ^^

Classifiquei o livro no Skoob como bom (3 estrelas), porque tudo o que li, até mais ou menos uns 90% de leitura concluída foi bom e por isso recomendo a leitura.

Aliás, é um livro que eu repetiria a leitura facilmente pois é fluida e gostosa, dá para ler entre um à três dias ou uma semana dependendo do seu ritmo de leitura. Eu demorei quase dois meses por falta de tempo mesmo e também porque tive que reler alguns trechos várias vezes por tê-la interrompido e não lembrar mais em que ponto da história eu havia parado.

Entretanto, eu não gostei do livro por causa dos 10% restantes da leitura. O livro tinha tudo para ser excelente (5 estrelas), mas o final “deixou a desejar”. E porque a conclusão do livro é um problema? Por que depois de ler o final da história cheguei a conclusão que:

A parte policial e 90% humana da história foi insignificante e irrelevante para o enredo, não havendo necessidade de terem o seu próprio capítulo. Eles não dificultaram a vida dos protagonistas o suficiente e suas investigações nem chegaram perto do que realmente estava acontecendo. Podia muito bem nem ter existido porque não fez diferença alguma.
Vilões ou Antagonistas: eram quatro, 3 vampiros e 1 humano. Idem ao item 1.
As cenas da comunidade vampira são pequenas demais e não geram tensão, medo, suspense e, nem de longe, terror.
Adendo:

No final, quando a questão da concordata é resolvida, você descobre que a parte mais importante da história e que iria fazer um barulho muito maior nem estava no conteúdo da concordata. Aí você para pra pensar que tudo o que leu até ali foi meio que pra nada porque esse desfecho poderia ter sido incrivelmente foda e ainda mais chocante, mas parece que os autores ficaram com medo de chocar e incomodar tanto.
2. Tô procurando O Sangue do Cordeiro até agora… acho que o título do livro poderia ser A Concordata, pois faz mais sentido com a grande problemática do livro ou então O Cordeiro que tem tudo a ver com o final do livro.

Esses são os 5 principais motivos do porque mesmo achando bom, eu não gostei do livro.

Para concluir a resenha só tenho mais uma coisa a dizer: não posso comparar a narrativa de Sam Cabot com a de Dan Brown porque nunca li um livro do Dan, portanto, não posso dizer se essa informação da sinopse procede. Porém, posso afirmar com toda certeza que a narrativa deste livro não remete ao terror sobrenatural de Anne Rice nem aqui ou em qualquer lugar da Galáxia ou além. Inclusive, estou procurando o terror sobrenatural até agora… ¬¬

Sobre a continuação… sim, tem um segundo livro. O Sangue do Cordeiro é o volume I da série A Novel of Secrets (Um Romance de Segredos, em uma tradução livre), o volume II é A Pele do Lobo e eu estou curiosíssima para ler e saber se certas coisas do primeiro livro são melhores explicadas no segundo. O problema é que a publicação em português do volume I foi em 2015 e até agora nada do volume II, sendo que ambos foram publicados nos Estados Unidos em 2013 e 2014, respectivamente. Como não houve continuações, imagino que ambos os livros não devam ter emplacado lá fora do mesmo jeito que o primeiro não emplacou aqui.

Ah! Se você gosta de ficções religiosas e que, segundo a crítica, tem o estilo de narrativa que remete ao de Dan Brown, mas que não tem vampiros no meio, eu recomendo o livro O Revelador, do autor brasileiro Celso Possas Júnior."

Fiz essa resenha para o blog do portal Geeker.

site: https://portalgeekers.wordpress.com/2019/04/24/resenha-o-sangue-do-cordeiro-de-sam-cabot/

Adriana 18/01/2018

Desafio literário 2018
Quando vi a sinopse, logo me empolguei e achei a interessante a história. Infelizmente com a evolução da leitura, comecei a ficar decepcionada, pois para mim houve muitas controvérsias e alguns buracos na história. No final, achei pouco original, pareceu-me uma colcha de retalhos de outros livros, de autores como Dan Brown, Charlaine Harris, etc...