Além da Sobrevivência

Além da Sobrevivência Kathryn Lasky

Resenhas - Guardiões da Coragem

Luana.Cristina 11/08/2020

Uma Aventura Selvagem
Um livro que conheci de uma forma pra-la de acaso, até então nem sabia de sua existência só dos anteriores. Mas conhecer essa história foi algo muito legal, e uma ótima nova experiência.
A história me lembrou um pouco de Caninos Brancos que também li a pouco tempo atrás. Uma loba se afasta da alcateia para ter seus filhotes, mas um deles nasce com uma das patas maior que as outras e essa tem um sinal que lembra uma espiral. Considerado um "malcadh", ou seja um filhote amaldiçoado, ele não é bem vindo na alcateia. A loba Obea, responsável por se livrar dos filhotes defeituosos, leva o filhote embora e o abandona para morrer. Mas, o destino foi gentil, e levou o filhote a ser encontrado por uma ursa parda que havia acabado de perder o próprio filhote. Ela o adota e o nomeia Faolan. E mais tarde, Faolan passa a reconhecer a ursa como Coração de Trovão.
O lobinho cresce ao lado da ursa e aprende varias coisas do mundo dela, aos poucos vai percebendo que são criaturas diferentes. Mas tudo isso muda após o inverno, onde ursos e lobos tomam atitudes muito diferentes. Algumas coisas acontecem e levam a separação dos dois, agora Faolan, sozinho no mundo dos lobos, deve aprender a como ser um lobo e decidir se vai ou não se unir a uma alcateia como lobo ômega.
Não posso contar mais, se não estaria dando-lhes spoiler, mas a aventura e o amadurecimento de Faolan são momentos complicados e que muitas vezes levaram-no a perceber que o mundo era um lugar selvagem, onde o mais forte sobrevive.
Eu particularmente gostei muito do enfoque na cultura dos animais, e no respeito que eles demonstram uns pelos outros, por exemplo, o lobo respeitando a sua caça abatida, reconhecendo que aquela era uma vida que tinha valor, que não valia menos do que a dele, e que agora estava deixando de viver para que o outro pudesse viver um pouco mais, e isso é um ato completamente nobre.
Admito também, algo que já havia comentado, que me assustei quando a história começou a ter acontecimentos mais fortes. O livro me parecia uma história simples, infanto-juvenil, e então cenas mais fortes surgiram, e me pegaram desprevenida. Nesses momentos eu questionei bastante se eu realmente iria gostar dessa história, mas gostei e recomendo.
É uma aventura bem interessante, tem uma certa ligação com os livros das corujas, eu sei que tem um nome certo, mas eu ainda não li, então desculpa, não sou a melhor pessoa para falar do assunto, mas o filme "A Lenda dos Guardiões" pelo menos eu já vi várias vezes...
Por fim, essa foi minha resenha, espero que tenham gostado. Ainda sei muito pouco dessa história e penso em pesquisar mais para conhecer... De repente até já tem filme e eu não estava sabendo... Há há há!

a world to read 09/09/2017

Um lobinho muito cativante
Uma loba caminha atrás de uma cova longe o bastante para que pudesse dar a luz. Queria proteger a si mesmo e a seus filhotes, a Obea estava sempre a espreita, fora todos os perigos naturais, como predadores ou o frio congelante. Três filhotes vieram, todos aparentemente saudáveis, até que se olhasse melhor para o terceiro, o cinza prateado, que possuía a pata dianteira mais larga que as outras e uma estranha marca em espiral. A loba, logo constatou, dera a luz a um malcadh, a antiga palavra de seu idioma para amaldiçoado.

A Obea, um posto entre a hierarquia dos lobos, era sempre uma loba que não pôde ter filhotes e escolhida para levar os lobos conhecidos como malcadh, aqueles que apresentavam alguma deficiência de nascença, para algum lugar ermo. A intenção do ato era manter a alcateia sempre saudável e pura, já que os pais teriam que se separar e procurar outra alcateia para si e os filhotes eram deixados a sua própria sorte para a morte ou para superá-la e encontrar novamente o lugar entre os seus, voltando como lobo-ômega – o de mais baixa hierarquia.

O pequeno filhote cinza, sem compreender porque foi separado bruscamente do calor e leite materno, é deixado na margem do rio, com todos os perigos a volta. Obea faz o que tem que fazer, seu dever é sagrado, e o lobinho é deixado ali. O gelo começa a derreter e o frio encharca seu pelo, a correnteza é que o leva para seu destino.

Resenha completa em:

site: http://aworldtoread.com/2016/09/13/alem-da-sobrevive%CC%82ncia-kathryn-lasky/

Mih Sardinha 04/08/2016

Magnífico
Um livro fininho, com uma capa simples, com fundo infantil até...
Mas se engana quem acha que a temática é para crianças e adolescentes. A história é construída em cima de fatos bem traumáticos, acontecimentos que te deixam com uma profunda amargura até serem desenrolados ao longo do livro.
Além do tema fantasia que há no enredo e nos personagens, as personalidades de cada um são bem humanizadas.

Eu amei o livro do início ao fim. Não há outra definição a não ser esplêndido...
Ansiosa para ler os 2 restantes.