Polêmicas na Igreja

Polêmicas na Igreja Augustus Nicodemus

Resenhas - Polêmicas na Igreja

licia.bulhões 02/04/2024

Necessário!!
Uma obra direta e completar recheada de ensinamentos necessários para os dias de hoje e os que estão por vir. Augustus Nicodemos, certamente, é um escritor que tem propriedade para discorrer sobre o assunto ?polêmicas na igreja?, visto que vive baseado na palavra e é extremamente instruído sobre diversos assuntos religiosos e sociais. Recomendo muito a leitura desse livro, mudou minha perspectiva sobre muitas coisas.

Romulo Pessanha 18/09/2022

Mais uma crítica ao modo de como estamos levando nossa vida com Crsito na terra. Devemos olhar para as escrituras e te-la como referência de vida, buscando vive-la, assim sendo, agradando a Deus!

Alex JR 18/06/2022

Polêmicas na igreja
Augustus Nicodemus traz pra nós uma obra fantástica, ele aborda diversos assuntos que certamente causa polêmicas na igreja.

Ray 23/05/2022

Perfeito
Falando em Augusto Nicodemus já podemos prever que suas obras serão avassaladoras e confrontantes. Os assinantes abordados são tão atuais que as igrejas deveriam trabalhar este livro em algum espaço de ensino que tiver. Assuntos desde a ética sobre a prática do cristianismo até mesmo a atualização das práticas sobre a ciência e tecnologia que em algum momento revelam a totalidade de Deus, mas que também abrem espaços ainda maiores para o afastamento da criação e criador. Top 1 na
minha lista de 2022 e releitura no livro físico para anotações/estudo já que a fiz no digital.

Pedro Leitor 04/05/2022

Gostei
É um livro que não concordo com tudo, mas com quase tudo.
O autor nos leva por muitas polêmicas que precisamos enfrentar de forma bíblica. É livro necessário.

Parmenas.Hudson 19/04/2022

É da Palavra que extrairemos a mensagem poderosa que muda vidas, transforma corações e reconcilia os homens com Deus. Minha oração ao final desta obra é que Deus ainda nos permita ter a sua Palavra por muitos anos. Que ele nos livre daqueles que procuram destruí-la, seja negando a sua inspiração, seja relativizando a sua mensagem, seja relegando os seus ensinos a plano secundário em nome de experiências pessoais ou da tradição. Sola Scriptura!

Matheus Alves Carmo 10/07/2021

Pertinente e muito bem escrito
"Considerar falta de amor a discordância quanto aos erros de alguém é desconhecer a natureza do amor bíblico." (pág. 18)

Uma ótima discussão sobre vários assuntos de interesse da igreja. Nicodemus trás vários assuntos polêmicos, como diz o título, e tenta discorrer sobre eles enquanto defende sua visão.

"Mas o Senhor preferiu conduzir um punhado de pessoas que o seguiam pelos motivos certos a ser acompanhado por uma vasta multidão que o fazia por motivos errados. Preferiu discípulos a consumidores." (pág. 77)

Sua escrita é ótima, é o segundo livro que leio do autor, e sua capacidade de explicar seus pensamentos é incrível. O conhecimento das escrituras então, nem preciso falar: a cada argumentação ele trás uma base bíblica, também trás a base usada por pessoas que discordam, e contra-argumenta novamente com a bíblia.

"Se tudo acontece por acaso, que combinação inimaginável de ações aleatórias e catástrofes naturais fortuitas poderá se formar numa conspiração impessoal e não calculada para produzir o final que Deus prometeu na Bíblia? Se Deus não é Deus, então o acaso assume caráter divino, e não temos nenhuma garantia de que o final feliz prometido na Bíblia haverá de acontecer." (pág. 89)

Os assuntos do livro são os mais variados e abrangentes, e interessantíssimos. De assuntos da atualidade, à discussões de séculos, vemos vários assuntos que interessam à vida de igreja. O julgar, a historicidade de Cristo, salvação, cultura, decência, ciência, são apenas alguns dos assuntos tratados ao longo do livro.

"O pecado deixa profundas cicatrizes em nossa vida e marca nossa consciência a ferro e fogo, imprimindo-lhe imagens, experiências, interesses e desejos cuja superação demanda muitíssimo tempo." (pág. 116)

Uma ótima leitura para os Cristãos, especialmente para reformados. A escrita de Nicodemus e os assuntos abordados são ótimos, e muito pertinentes para nós.

"O grande desafio que Jesus e os apóstolos deixaram para os cristãos foi exatamente este: estar no mundo, ser en[*****] a ele, mas não lhe pertencer (Jo 17.14-18). Isso significa não se conformar com o presente século, mas renovar-se diariamente (Rm 12.2). Implica não ir embora amando o presente século, como Demas (2Tm 4.10), mas ser sal e luz do mundo (Mt 5.13-16)." (pág. 68)

Rodrigo 25/05/2021

Polemico
De leitura simples e gostosa, fala de temas comuns e polêmicos.
Vale a leitura. É um pastor interessante.
Leia

GuiCalvin 14/08/2020

Respostas simples, mas não simplistas
Nicodemos aborta de forma simples a perguntas frequentes que ocorrem no meio religioso. Embora rápido em suas palavras, mostra conhecimento, pesquisa e sabedoria em sua fala, além de deixar referencias para uma pesquisa posterior em alguns desses temas.

Paula.Magni 28/06/2017

..pois Deus nunca nos prometeu uma viagem tranquila, mas somente uma chegada certa. Pg 138

Alexia | @livrosdalex 16/01/2017

Resenha (Flores no Outono)
Somente pelo índice eu já me apaixonei pelos temas abordados, são questões atuais, principalmente para os jovens, tratadas de maneira rápida, em capítulos curtos e bastante didáticos (bem explicados).

Para um cristão reformado vivemos em tempos tempestuosos, claro que em nenhum momento da história as coisas foram excelentes, mas ultimamente com o avanço das tecnologias, ideologias ganhando voz e força inclusive dentro das igrejas, e muitas heresias se propagando e distorcendo o evangelho, se torna cada dia mais dificil pregar e aprender sobre a palavra de Deus como ela realmente é. E Augustus aborda muito bem tais temas.

Polêmicas na Igreja começa falando sobre o pecado de não julgar, como hoje em dias as pessoas o usam achando que é respaldo para que possam fazer o que querem e ninguém poder falar que está errado. E confesso que foi um dos capítulos que mais gostei! Augustus explica muito bem como devemos exortar sim com amor e mostrar ao nosso irmão o pecado, mas sem hipocrisia e nunca querendo tirar um cisco do olho do outro quando temos uma trave no nosso (Mateus 7. 1-5)

Uma foto publicada por Alexia Macedo (@alexia_mqi) em Dez 12, 2016 às 2:20 PST

Além disso ele fala sobre homossexualidade, prostituição, fornicação, palavrão, religiosidade, cultura e evangelho, a distorção da Palavra com o respaldo de "vale tudo para pregar o evangelho". Porém, o livro vai ainda mais além e trata sobre as universidades, a razão, ciência, tecnologia de uma maneira surpreendente. Augustus cita diversos teólogos, antropólogos, cientistas dos quais vim ter acesso na faculdade, inclusive um livro que li em Metodologia das Ciências Sociais é citado na obra.

A leitura é dinâmica, tem uma escrita compreensível e muito prazerosa. É muito bom para todo cristão que quer ter mais conhecimentos e estar por dentro dos debates atuais sobre a questão da igreja hoje e o papel que ela assume na sociedade. Além disso, é crucial tomarmos nosso lugar diante desses debates, que ocorrem não só no mundo, mas dentro de nossas igrejas, se infiltrando e enfraquecendo a fé dos que já estão lá dentro. Polêmicas na Igreja, de Augustus Nicodemus, traz diversos temas e muito conhecimento, tendo sempre respaldo bíblico e referências importantíssimas!

site: http://flornooutono.blogspot.com/2016/12/resenha-polemicas-na-igreja-de-augustus.html

@lendocomacamis 01/11/2016

Polêmicas na igreja
Polêmicas na igreja é uma sequências às obras O que estão fazendo com a Igreja? e O ateísmo cristão e outras ameaças à Igreja, o reverendo Augustus Nicodemus traz de forma simples e profunda, respostas para alguma perguntas que são bem polêmicas:

- Julgar é sempre falta de amor?
- É proibido julgar?
- Jesus odeia religião?
- Vale tudo para pregar a mensagem de Cristo?
- Discípulos ou consumidores?
- Acaso versus desígnio divino
- O que a Bíblia diz sobre relações homossexuais
- Casamento e fornincação
- Cessacionismo e continuísmo (questão dos dons espirituais)
- O desafio do ambiente acadêmico para os jovens cristãos

Essas são alguns temas abordados pelo reverendo, de forma clara, direta... e bíblica! Posso dizer que aprendi muito com esse livro, é excelente para tirar dúvida sobre assuntos que realmente são polêmicos e o melhor sem ofender, sem criticar pensamento teológico de ninguém. Indico demais a leitura desse livro! Como é costume nosso aqui no blog segue para vocês alguns trechinhos do livro:

"Toda apostasia começa com uma mudança na mente e no coração, uma progressiva transformação que vai corroendo as convicções e minando as resistências mentais e espirituais, até que uma completa metamorfose - para fora da fé - venha a ocorrer." (p. 19)

"Considerar falta de amor a discondância quantos aos erros de alguém é desconhecer a natureza do amor bíblico. Amor e verdade andam juntos." (p. 24)

"O amor bíblico disciplina, corrige, repreende, diz a verdade. E, quando se vê diante do erro seguido de arrependimento e contrição, perdoa, esquece, tolera, suporta. (...) O amor perdoa, mas cobra retidão." (p. 26)

"Não há dúvida de que nossos líderes espirituais merecem todo nosso respeito e confiança, e que devemos acatar a autoridade com que foram revestidos - enquanto, é claro, estiverem submissos à Palavra de Deus, pregando a verdade e andando de maneira digna, honesta e insuspeita. Quando se tornam repreensíveis, devem ser corrigidos e admoestados." (p. 35)

"O pecado deixa profunda cicatrizes em nossa vida e marca nossa consciência a ferro e fogo, imprimindo-lhe imagens, experiências, interesses e desejos cuja superação demanda muitíssimo tempo." (p. 134)

"O que mantém a Igreja de Cristo viva e ativa é a ação do Espírito Santo mediante a Palavra de Deus, registrada de maneira indubitábel nas Escrituras Sagradas. É dessa maneira que Deus haverá de preservar a sua Igreja nestes tempos difíceis. É na Palavra que encontramos direção quanto ao certo e o errado, os referenciais infalíveis para testarmos os espíritos e todos os que se apresentam como enviados de Deus. Nela encontraremos a base para uma conduta agradável ao Senhor. É da Palavra que extrairemos a mensagem poderosa que muda vidas, transforma corações e reconcilia os homens com Deus." (p. 215)

Aline 14/09/2016

Não deveria ser POLÊMICA e sim VERDADE
Janela Literária apresenta a resenha de "Polêmicas na Igreja" de Augustus Nicodemus:

Acho engraçado o termo "polêmicas", pois, a obra é apenas um apanhado de explicações de verdades que deveriam ser claras para todo o cristão, porém, como todos devem suspeitar, não é bem o que acontece hoje em dia. Não pense que o título é apenas chamativo para prender a sua atenção e criar uma vontade imensa de ler a obra. Ela é realmente cheia de polêmicas. Augustus Nicodemus traz os melhores textos de suas redes sociais para explanar sobre temas que estão em evidência: homossexualismo, tecnologia, misticismo, teologia nas universidades, entre outros.

Vivemos no último século uma secularização do Evangelho, a partir do momento em que o mundanismo está tomando conta da igreja. Isso não é algo simples, que podemos deixar passar, pois, a grande verdade é que a Igreja tem mudado sua forma de pregar e cultuar o Altíssimo, acabando por afastar e não aproximar os seus membros do Criador. Devido a essa preocupante situação, o pastor Augustus Nicodemus notou como é necessário fazer um alerta a todos, para que as pessoas se voltem ao verdadeiro Evangelho.

A obra possui uma linguagem extremamente simples e concisa. Não há segredos e nem aberturas para outras interpretações. Junto com um apanhado histórico, Augustus consegue fazer o cristão mais duvidoso se tornar uma pessoa mais esclarecida com relação aos temas mais focados na mídia. O mais relevante é o poder de cuidadosamente, expressar a autoridade provinda das Escrituras em cada detalhe descrito, não abrindo espaço para o relativismo.

A maior parte das questões que ocorrem em círculos de debate e que fazem os jovens se estapearem nas redes sociais estão aqui descritas. Não deixa de ser um excelente guia para tirar dúvidas rápidas e também mostrar com toda a objetividade o cuidado que o cristão tem que tomar ao não se deixar levar por doutrinas e práticas que podem enfraquecer o Cristianismo. Recomendamos com força!

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.crista/

Wagner Oliveira. 02/08/2016

Um livro que todo cristão deve ler.
Um livro que visa trazer uma reflexão sobre alguns pontos que podem acontecer em todos os círculos cristãos. Mas, que ao mesmo tempo desenvolve uma crítica sadia, que pode sim fortalecer alguns conceitos que, são totalmente compatíveis com a Bíblia e com a fé cristã ao longo dos anos.

Augustus Nicodemus, como sempre com sua forma de escrita simples, direta e muito respeitosa com seus leitores. Claro que há pontos em que você pode descordar, porém, não podemos negar que esse homem de Deus desperta em nós um desejo de conhecer mais e mais da palavra de Deus.

Recomendo não somente esse livro, mas todos os livros desse autor.
Que consegue desenvolver uma literatura com intelectualidade e ao mesmo tempo insufla na vida do leitor o desejo por uma vida piedosa que venha a amar a Deus e a sua palavra.

Atenciosamente - Wagner Oliveira.