Star Wars: Kenobi

Star Wars: Kenobi John Jackson Miller

Resenhas - Star Wars

Michele Soares 17/02/2022

(não) dê meia-volta agora
sinceramente? achei do car*lho. é o Obi-Wan do jeito que qualquer um esperaria ver depois da ascensão do Império: borocoxo, cheio de remorso, vivendo quase como um mártir no meio do deserto e com um propósito muito fixo em mente, que é garantir a segurança do Luke. Porém, uma das coisas que eu mais gostei é que é um livro sobre ele, Obi-Wan, mas meio que não sendo sobre ele, como se ele fosse um protagonista negativo. Isso se deve muito ao fato dele querer e precisar dissimular as suas intervenções ?bastante irresistíveis ? nesse que é o "mundinho" Tatooine; nada se compara às ações de impacto colossal de momentos progressos, como salvar ou condenar a República, mas se tratam de vidas menores que, no entanto, importam.

é um livro sobre famílias, famílias de diferentes espécies ? a partir de hoje eu nutro um respeito muito mais fundo pelos Tuskens ?, sobre sonhos, sobre resignação e desejo de escape da resignação, sobre políticas da guerra, sobre contínuos exercícios de alteridade e sobre perdas, mas de uma forma que não é de todo melancólica. Afinal, cada um sabe o que perdeu pelo caminho e depois de tudo o sol ainda se levanta ? em Tatooine são dois sóis. Um motivo extra pra investir com o dobro de energia em juntar os cacos e seguir em frente, sem obliterar a fratura que passou a ser parte do todo, de quem se é. De quem eles são. De quem nós somos.

repito: livro do car*lho, leitura fluida e ficaria bem feliz se a série do Disney+ acenasse de alguma forma pra esse livro, mesmo ele sendo do selo Legends. Whatever. Boas histórias são boas histórias e a do Obi-Wan certamente merece ser contada. Livrasso mesmo.
Michele Soares 17/02/2022minha estante
PS: A vontade de ler Duna vem como bônus, tá bom? Demais paralelos com o Brasil de 2018 pra cá (milícia, golpe, essas coisas) podem não ser intencionais, mas tão na pista rs chora cavaquinho

Michele Soares 18/02/2022minha estante
PS2 com possível spoiler: Uma coisa que esqueci de colocar também é como não é um livro óbvio e isso me fez gostar 300%. Nessa missão de garantir a segurança do Luke é esperado que o Obi-Wan faça exatamente isso eacompanhemos ele nessa jornada. Só que não existe ameaça pra ser enfrentada...porque nada acontece. A família que guarda o Luke não precisa exatamente de proteção contra nada. As coisas acontecem mais dentro do Obi-Wan e nos entornos, em figuras até então completamente anônimas que vão ganhando vidace se tornando interessantes. Ainda estou muito encucada com esse livro k só leiam e aproveitem

maria21423 16/05/2022

Eu simplesmente não sei o que falar sobre esse livro, achei a escrita muito boa, mesmo que no início a narrativa tenha sido confusa depois você acostuma e lê a história em um piscar de olhos.

A história se passa depois de "a vingança dos sith" então temos o obi-wan todo depressivo e tentando focar na sua missão de proteger o luke, mas, como o velho não tem paz nem no meio do deserto, vários outros problemas surgem.

Gostei do fato de terem introduzido novos personagens e que mesmo sendo um livro com o selo legend, eu consigo facilmente imaginar o obi-wan lidando com os problemas daquela mesma forma e espero que a série seja tão boa (ou melhor) que esse livro.

Blog MDL 22/12/2016

Após a queda da República e a ascensão do Império dominado pelos Sith, Obi Wan Kenobi vai até Tatooine, um planeta desértico, levar o filho do antigo Anakin Skywalker para ser criado por seus tios, esperando que este um dia se torne a salvação de toda a galáxia. Como provavelmente o último Jedi vivo, o que mais Kenobi procura é não chamar a atenção e viver discretamente, observando como Luke se sairá e protegendo-o de todo e qualquer mal que venha em busca do garoto.

Porém, a busca desse anonimato acaba por água abaixo quando o "Ben malucão", como acabou ficando conhecido pelos moradores da região, se vê envolvido em uma luta pelos habitantes do oásis em busca da sobrevivência e enfrentando o temido Povo da Areia, podendo colocar tudo o que ele foi fazer a perder.

Para começar, recomendo a quem for ler este livro, que tenha um conhecimento prévio dos acontecimentos dos três primeiros episódios da saga, pois é de suma importância para que possa entender os motivos que levaram aos acontecimentos que nele são relatados. A história ocorre logo após da queda da República e da transformação de Anakin Skywalker no Lord Sith Darth Vader. Obi-Wan Kenobi, um dos maiores Cavaleiros Jedi de todos os tempos tem como missão levar o filho de Anakin para algum lugar onde possa protegê-lo e, para que isso aconteça, tem que abrir mão de tudo o que já foi. Claro que isso não é algo muito fácil de se fazer e manter anonimato tendo tanto poder dentro de si pode ser algo extremamente complicado.

Ao entregar Luke aos seus tios em Tatooine, ele tenta manter descrição para vigiar o garoto. Mas, em um lugar onde nada acontece, qualquer novidade causa um turbilhão. E não há nada que Ben (como ele decidiu que se chamaria agora) faça que não atraia a atenção de todos os moradores do oásis, bem como muita confusão junto a chamativa tão temida.

O Lote, armazém praticamente único no meio do oásis, é um local bastante pacífico e sempre freqüentado pelas mesmas pessoas. Lá também é sede do “Chamado dos Colonos”, um serviço de proteção para os fazendeiros de umidade, que são aterrorizados pelos Tuskens, o “Povo da Areia”, o que causa muito reboliço por todo o local. Os personagens desse local são exatamente a grande dificuldade de Ben manter o anonimato, já que sempre acontece algo em que ele tenha que usar a Força para poder salvar a vida ou manter a segurança de alguém.

Apesar de ser um livro de mais de quinhentas páginas, achei seu conteúdo bastante raso. Imaginei que haveria muito mais a ser contado sobre o que aconteceu a Obi-Wan após sair para Tatooine e em como ele se tornaria o velho Ben, ocultando de todos que já foi um Cavaleiro Jedi. Porém, tenho certa expectativa de que o autor vá acrescentar algo a mais futuramente em uma outra obra, apesar que essa possa ser uma idéia remota, diante de todos os acontecimentos relatados no mesmo.

O fato de não revelar muito de um dos personagens mais enigmáticos da saga tem seu lado positivo e negativo. A ânsia por algo que nos faça entender o que ele pretende e como foi mistificando seu ser através dos anos que se passaram até que ele reaparecesse na série, embora que brevemente, é de certo modo angustiante e pode acabar frustrando quem espera muita coisa, assim como eu. Entretando, o que foi relatado é apenas os primeiros meses do que foi uma longa vida, somente uma introdutória do que aconteceu, o que serve de consolo e compreensão.

Têm fatos bastante intrigantes e reveladores, bem como um mistério envolto em torno de toda a trama. Seus personagens principais, antes desconhecidos, são de personalidades bastante fortes e marcantes, dando bastante conteúdo para, como eu havia dito antes, uma história rasa. Isso não desmerece tudo o que foi escrito nesse livro, vindo junto com uma edição maravilhosa. Não acho que seja um dos melhores livros que estão sendo lançados agora, mas me agradou bastante. Traz consigo uma história incrível que deve ser conferida pelos fãs da saga e por aqueles que tem Kenobi como um de seus personagens favoritos, assim como eu. Espero que aproveite essa leitura bastante enigmática e reveladora. Boa leitura!

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/07/resenha-star-wars-kenobi-por-john.html

LP 07/03/2017

Um mergulho em Tatooine
Kenobi é uma inesperada história incrível no universo clássico de Star Wars.

O personagem principal divide os holofotes da atenção do leitor com diversos outros elementos da saga, principalmente com a descoberta a fundo do planeta Tatooine, que se revela muito mais do que um mero deserto sem graça, e com a dinâmica social obscura, intrigante e peculiar do Povo da Areia.

O livro transcorre sem percalços; a leitura é leve, empolgante e mantém um ritmo bom.

Além disso, os fãs da saga conseguem ter uma nova visão sobre o que acontece antes do episódio IV, numa perspectiva mais pessoal sobre Ben e menos "galática", centrada no planeta que se tornou lar de Luke Skywalker.

Imperdível.

Wes Janson 02/07/2017

Um livro incrível, para um personagem incrível!
No universo de Star Wars, Obi-Wan Kenobi talvez seja das figuras mais proeminentes, desde a Trilogia Clássica, responsável pelos primeiros passos de Luke Skywalker na Força, e no passado da história, sendo o mestre e melhor amigo de Anakin. Sempre foi para mim, um fã ardoroso de Star Wars, o personagem mais admirado.

E esse livro faz jus à altura desse personagem! Um livro excelente, com um um enredo que remonta ao velho oeste americano, uma trama com ação, intriga, e muita emoção. O autor procura mostrar a personalidade de Kenobi, e o drama pessoal que vive, tendo participado dos grandes eventos da Galáxia como protagonista, e por causa disso e de seu sentimento de fracasso, se recolhendo a um planeta distante para cumprir uma (talvez) última missão que possa servir como redenção pessoal.

Traz muito mais respeito também, por mostrar do que o homem Obi-Wan Kenobi sempre, em toda sua vida, teve que abrir mão para ser um Jedi, e mais que um mestre, um verdadeiro Cavalheiro no sentido literal da palavra!!

Um livro sem sombra de dúvida essencial para quem gosta de Star Wars, mas mesmo para quem não conhece muito da história, é uma literatura extremamente agradável!!

Nando.Costa 21/04/2022

Ben maluco!
Sempre admirei o grande jedi que é o obi wan, e essa jornada dele, o conflito interno, a agonia pelo que passou com o anakin, os conflitos externos, ele sempre tem uma saída bastante sábia, em vários momentos senti pena pelo obi wa, o seu grande sofrimento no deserto, e ainda ter que defender o luke, o cara não tem um minuto de paz, todos os personagens bem trabalhados, uma grande história, espero ver isso trabalhado na série, ansioso por mais história com esse jedi.

Ju Ioshi 15/11/2017

Obi Wan simplesmente é o cara que vc respeita
Definitivamente o meu livro favorito do universo expandido (legends) de Star Wars.

É incrível como o Obi Wan que vemos nas prequels continua ali, só que com um peso de responsabilidade muito maior do que antes.

Também é possível acompanhar como ele lidou com toda a sua situação e se ocupou - inicialmente - em seu longo período de estadia em Tatooine. (O que também é incrível, porque o que raios ele ficou fazendo, além de olhar o Luke e bla bla bla, num planeta que basicamente só se vê areia?!)

Além disso, o livro está cheio de referências a outras obras de Star Wars, como The Clone Wars (

Cachamorra 27/08/2022

Fantástico
Que livro maravilhoso. E era tudo que eu esperava de um livro do Kenobi. O livro tem uma pegada velho oeste Jedi, mas toda a essência de Star Wars está aqui.s narrativa deixa você apreensiva por conta dessa sombra que é o Império e que a qualquer momento irá aparecer.

É uma leitura de tirar o fôlego.

04/01/2016

Já nem sei falar há quanto tempo eu queria ler sobre o Universo Expandido. Mas eu sempre parava em dois problemas: 1. eu não sabia por onde começar; e 2. eu não encontrava. Ou melhor, até encontrava alguns em inglês, mas daí eu esbarrava no problema número 1. Mas com o lançamento da coleção Legends, pela Editora Alef, meu problema foi em parte resolvido. Em parte porque ainda restava o problema de por onde começar. Então, até por recomendação de vendedores tão aficionados como eu, escolhi começar pelo mestre.

E o bom de Kenobi é que ele é independente, não precisa nada além de assistir os filmes para entender. Ele começa exatamente no final de A Vingança dos Sith: Obi-Wan acabou de chegar em Tatooine, com Luke a tiracolo, a fim de entregá-lo aos tios. E, mesmo com o pequenino Luke nos braços, Obi-Wan já arruma confusão (acho que mais precisamente, confusão o encontra), e kicks ass com uma mão no sabre de luz e a outra segurando o bebê Luke. Esperar o quê dele? (parêntese para um desabafo: que ordenzinha de m... é essa dos Jedi! Quer dizer que de todos eles, somente Obi-Wan e Yoda escapam do massacre? E todos os outros?: Nenhum deles teve os mesmos reflexos? Oi? Isso só me ocorreu agora, assistindo novamente os filmes. Bom, tem um... mas isso é assunto para a próxima resenha, que sai em uns 2, 3 dias - wink, wink).

O que achei bem legal neste livro é que ele joga uma luz neste que é um dos personagens mais fodásticos do universo Star Wars, ao mesmo tempo calmo e letal, e ver que ele erra sim. E muito. A princípio, Ben se aloja nas montanhas de Tatooine, numa casa abandonada há sabe-se lá quanto tempo, e sua intenção é passar totalmente - ou quase - despercebido. Ele tem seus motivos, sendo que o mais urgente é evitar ser descoberto pelo Império, e assim revelar não só seu paradeiro, como o de Luke e falhar na missão a ele confiada. Mas o que Ben não sabe é que num lugar remoto como Tatooine, onde todos os locais conhecem praticamente todos, ficar isolado no meio do deserto é o mesmo que colocar um farol de LED em cima da cabeça e sair por aí. E, nisto, ele falha miseravelmente. Claro que sua presença não passa despercebida, alvoroçando a curiosidade local. Fora o que já mencionei ali em cima sobre ser um verdadeiro íma para encrencas.

Outra coisa bem bacana foi ver que Obi-Wan é, por baixo daqueles metros e quilos de roupas e mantos Jedi, homem. E digo isso assim: HOMEM. Ou seja, como qualquer um, ele também tem hormônios, e já sofreu com eles algumas vezes. E está sofrendo por causa deles de novo. Spoilerzinho sem importância: não, padawans, ele é muito forte (sacou? - wink, wink) e resite às tentações. O que, sinceramente, eu acho uma pena. Como ressaltou uma amiga minha recentemente, se você parar para analisar a trilogia original, não há menção, em momento algum, que Jedi são proibidos de amar, seja em qual sentido for. E vem cá, essa é uma lei bem idiota. Pense: se a Força é transmitida pela linha genética ...

...então por que privar os Jedi de constituir família? Por desapego, certo, mas então, face it: a Ordem estava fadada a desaparecer desde sua fundação. E não há ninguém a culpar além dos próprio Jedi. Vader só acelerou as coisas.

Me desviei. de volta ao livro, não só Obi-Wan tem lá seus desejos, como também desperta paixões. Mas, como bem disse minha irmã, considerando-se que Obi-Wan é assim...

... alguma de vocês, meninas (e alguns meninos também) pode questionar o por quê? Fora toda a aura de mistério que ronda o cara. Forasteiro, misterioso, lindo, com esses olhos azuis penetrantes...precisa mais? E, falando em mistério, o livro não tira essa aura dele.Se possível, acrescenta mais. Levanta outras questões sobre ele, que eu adoraria descobrir.

E quem é a sortuda mais ou menos da vez responde pelo nome de Annileen. Annie, como é conhecida, é a dona do armazém local. E por armazém eu quero dizer Wal-Mart, com tudo que você precisa para sobreviver no desértico mundo de Tatooine. E quero dizer tudo mesmo. O armazém é na verdade um complexo com bar, oficinas, loja... Viúva já aos 37 anos, mãe de dois filhos adolescentes, Annileen luta para manter o negócio que herdou do marido funcionando todos os dias do ano. Forte e independente, ela tem muito trabalho com o filho rebelde, e no fundo nutre uma boa dose de frustração por não ter conseguido o que planejava para sua vida: estudar, se formar e sair de Tatooine. Mas, como toda batalhadora, ela não reclama pelo que poderia ter sido e foca no que é. E sua atração por Ben, se bem que justificada, é na verdade um reflexo da solidão que a ronda.

Annileen não está sozinha. Ela conta com a ajuda de Orrin Gault. Amigo de seu falecido marido, Orrin comanda o grupo de segurança local e ajuda na administração do armazém. Orrin é p típico homem de negócios, vendedor nato, sempre com um sorriso no rosto e não perde uma oportunidade de negócio. Orrin parece todo prestativo e preocupado com a segurança de todos, agindo como paizão, mas na verdade sua mente está sempre na próxima oportunidade de serviço e lucro. E, claro, ele gosta muito do posto de chefão (ou isso ele pensa).

O armazém ainda conta com outros personagens pitorescos, como Wyle Ulbreck, um fazendeiro de umidade meio paranoico e que não bate muito bem da cabeça, Leelee Pace, melhor amiga de Annileen e artesã local e Erbaly Nap'tee, uma alien idosa e meio gagá. Além dos filhos de Annileen, Kallie (que também arrasta um trem por Ben, aliás) e Jabe, e de Orrin, Veeka e Mullen. Fora Kallie, os outros são só problemas.

E, claro, o que seria de Tatooine sem a ameaça do Povo de Areia? e eles tem hierarquia organizada, liderados por A'Yark, também chamado de Olho de Rolha. E não se engane: os Tusken são sim implacáveis. Não se deixe levar pela imagem tosca deles em Uma Nova Esperança. E sua sociedade é complexa, tem religião própria, mitos e heróis. E, antes que você pergunte, sim, eles mencionam o massacre perpetrado por Anakin, além de outros. A'Yark tem determinação e nutre um ódio pra lá de justificado de humanos. Mas não posso revelar mais que isso sem dar spoiler.

O livro é todo ambientado em torno do armazém, ou Lote, e o livro é ação do começo ao fim. Em uma comparação meio tosca, é um mix de western e ficção científica. A leitura é fluida, e vai fácil. Os pontos de vista se intercalam entre os personagens principais, e os capítulos são curtos e bem encadeados entre si, de forma que é difícil parar. Aponto ainda um capricho da editora: veio com um marcadorzinho na forma do sabre de luz de Ben. Se eu tenho uma reclamação sobre o livro é que ele se chama KENOBI, então poderia ter uma participação maior dele, pois ele aparece relativamente pouco. E também acho que Luke e sua família poderia aparecer mais, pois afinal todo o propósito de Obi-Wan se exilar em Tatooine foi proteger o garoto. O livro também poderia abranger um período maior, em vez do pouco menos de um ano que descreve. Mas daí também abre a possibbilidade de começar toda uma série, não só de livros, mas também para ver (ouviu bem, Netflix?). Afinal, Obi-Wan ficou quase 20 anos em Tatooine, e não creio que ele tenha passado todo o tempo forever alone, meditando.

"Se eu tiver de seguir em frente, e ambos sabemos que terei de fazer isso, preciso de alguma maneira parar de me martirizar por causa do que acontece. A dor existe, mas grande parte dela tem sido infligida por mim mesmo, nos últimos tempos." Ben Kenobi (p. 263)

Trilha sonora

Boulevard of Broken Dreams, do Green Day, é perfeita (I walk alone, I walk alone);
Never let me go, Seven Devils, Breath of Life e Shake it Out, Florence and the Machine e, claro, Star Wars theme. A gente abre o livro e ela vem imediatamente na cabeça ;)

Se você gostou de Kenobi, pode gostar também de:

O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien;
Harry Potter - J. K. Rowling;
As Crônicas do Gelo e do Fogo - George R. R, Martin.

site: natrilhadoslivros.blogspot.com

Joviana 11/12/2015

Sobre redenção, família e solidão....
"As vezes é preciso perder tudo para encontrar seu verdadeiro caminho" - Obi Wan

"Kenobi" é o primeiro livro que leio da série de títulos relacionados ao universo expandido de Star Wars. Já digo logo, antes de qualquer outra consideração: me surpreendi muito com ele.

A capa é belíssima e chama a atenção de cara. Outra coisa que chama atenção pode ser o tamanho, um "calhamaço" de 528 páginas. No entanto, relaxa, depois que você começar a ler não vai soltar mais e, se tiver tempo, vai acabar em uma semana. Aposto.
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Bom, não foi em uma semana... Foi menos.

Alguns detalhes técnicos no entanto, podem incomodar muito. O mais grave que eu percebi foi o fato de várias espécies de criaturas da mitologia Star Wars serem citadas como se os leitores conhecessem TODA a fauna de Tatooine como a palma da mão. Senti falta de uma nota de rodapé para situar quem estivesse lendo sem que fosse necessária uma visitinha ao Google para conseguir visualizar a cena. Uma coisa que teria sido incrível se a Aleph tivesse providenciado, seria um bestiário no final do livro com ilustrações dessas raças.

O livro tem capítulos curtos, e isso é ótimo, agiliza a leitura, deixa mais fluida (pelo menos para mim funciona super bem). Mas as transições de capítulos tem página dupla com uma arte que se repete e não é tão legal assim. Ou seja, acumulam-se páginas dispensáveis e que não se justificam, porque não tem uma ilustração top para ocupar duas laudas.

Agora sim, sobre o conteúdo da história: John Jackson Miller fez uma coisa incrível. Sério.
Você precisa conhecer o personagem Obi Wan Kenobi para ficar "amarrado" de forma irresistível à esse livro, é verdade, mas isso não é um problema, já que ele se propõe a ser uma continuação de algo em um espaço bem delimitado de tempo.
E seria difícil, se aventurar a colocar uma das personas mais misteriosas de Star Wars para construir uma história que gire em volta dela. Como fazer com que essa aura, tão característica, de mistério permanecesse? Você vai ter que ler "Kenobi" para descobrir, mas acredite em mim, o autor consegue.

Aqui encontramos Obi Wan após a queda de Anakin e da República. Ele começa sua responsabilidade em manter Luke Skywalker e a família que cuidará dele, os Lars, em segurança no inóspito planeta Tatooine.

No entanto, o exemplar levanta uma série de questões: e Kenobi? Como ele experienciou tudo? Como ele SENTIU a perda de tudo que antes havia amado e a traição de Anakin? Como ele se virou durante todos os anos, sozinho?
O livro de Miller torna um dos meus personagens preferidos de Star Wars em algo mais HUMANO. Você sente a dor de Kenobi, os sentimentos contraditórios e profundos que ele laça com tanta gentileza (uma característica marcante de Obi Wan, por sinal).
Para que isso seja possível, o autor traz à baila duas personagens femininas estonteantes! Uma Tusken de nome A'Yark e a humana Annileen.
Um autor homem que consegue criar personagens femininas tão reais e cativantes é de se aplaudir! Elas evoluem devagar, com cuidado, sem pressa, fazendo com que o leitor vá evoluindo também... assim como Kenobi.
Sem A'Yark e Anileen, não haveria livro, nem história. Elas são tão protagonistas quanto Obi Wan.

Cada capítulo mostra visões de um personagem em específico, com narrador onisciente.
Raramente sabemos sobre Kenobi mais do que descobrimos em seus momentos de meditação. É lá, tentando comunicar-se com Qui-Gon que "Ben" , como ele passa a chamar a si mesmo, expõe as feridas de seu coração e os impasses que conviver com os personagens novos que Tatooine lhe apresenta.

Cativante, poético e levemente melancólico, você acha temas muito bonitos nesse exemplar. Os personagens principais são pessoas de meia idade, não tão novos e inescrupulosos... Já foram "quebrados" de alguma forma por escolhas erradas e pela vida em si. Isso cria dimensão, profundidade e laços de empatia fortes. Apesar de alguns clichês, a magia do livro de Miller está na sutileza das emoções humanas versus responsabilidade. É realmente um livro digno de ser lido.

Se eu tivesse que escolher acrescentar alguma coisa, daria maior ênfase para a dureza e dificuldade das decisões finais que Kenobi precisa fazer. Abrir mais as feridas e dores. Acho que era a hora de deixar o gelo derreter mais um pouco sob os sóis de Tatooine.

Enfim, saboreie essa leitura recheada de ação, poesia, melancolia e reviravoltas. Vale cada página virada.
Marcelo Leite 08/02/2024minha estante
Eu sempre quis ler os livros de Star Wars e não sabia por onde começar. Fiquei muito interessado no livro. A resenha é muito esclarecedora. Você tem canal no YouTube?

Joviana 08/02/2024minha estante
Oi Marcelo! Tudo bem? Obrigada pelo comentário sobre minha resenha. Não tenho mais canal no you tube, mas agradeço o interesse!

Yan 10/12/2015

Monólogo literário. Biografia de Obi-Wan no cenário de Tatooine.
A muito tempo atrás, em uma infância não tão distante, eu era fã de Star Wars. A uns 10 anos atrás no Brasil, havia uma dificuldade imensa em ter acesso aos escritos do universo expandido de Star Wars. Quem era fã, poderia piratear materiais de RPG em inglês, e dar um jeito para adaptar em uma mesa de amigos. Logo após o fim da segunda trilogia, o hype passou, e Star Wars ficou meio esquecido, lá pelos 2007 – 2013 não há quase nada do universo de George Lucas chegando até nós. E então veio o anúncio do novo filme, a Aleph, uma ótima editora por sinal, se prontificou em lançar os livros, e cá estamos nós, com Kenobi na mão, prontos para entrar mais uma vez no universo expandido, e é ai que os pesadelos começam.

Vamos por pontos. Irei primeiro relatar a minha opinião com a diagramação e a edição do livro, para depois falar sobre o romance.

As edições da Aleph são bonitas. Isso é um fato. As capas estão muito bem desenhadas, dá vontade de mergulhar de vez na história. Há alguns erros de digitação, 4 ou 5 letras faltando em todo o livro, e uma ou duas palavras em ordem errada, mas para uma primeira edição, a gente acaba perdoando. Inclusive eu fiz uma lista com os erros e já enviei à Aleph, para que corrijam na próxima edição.

O que não dá para engolir são as passagens dos capítulos. Deixe-me explicar. O livro possui algo em torno de 48 capítulos, e a cada um, há uma transição de 2 páginas com um desenho de Tatooine. Planeta no qual o romance se ambienta. Por exemplo: se um capítulo acaba na página 100, o próximo só irá começar na página 103. Sendo 48 os capítulos, de um livro de 520 páginas, quase 100 são de transição de capítulos com a mesma arte. Portanto, se não houvesse essa transição exagerada, a cada 5 livros, um novo poderia ser feito, e você não iria carregar o peso de mais 100 páginas na sua mochila, nem pagar mais caro por isso.

A partir desse ponto, a resenha terá Spoilers, portanto é mais seguro que você não prossiga se não tiver terminado o livro, e que volte aqui somente após terminar a leitura, para comparar a sua experiência com a minha resenha.

[SPOILERS]

Quem é Orrin Gault? Digo, qual foi a profundidade que o autor deu ao que no final viria a se tornar o vilão, botando em risco a vida de Anileen e a segurança do disfarce de Obi Wan. Em momento nenhum do livro o autor aprofunda o vilão. As ações dele são justificadas nada mais nada menos por um “querer” vazio, a mulher o largou não se sabe o porquê, e os filhos o seguem cegamente também por um único motivo de vontade cega de fazer a violência, beber e matar tuskens. Não há sequer mais de uma página de diálogo entre o pai e seus filhos que não seja algo como “Vamos lá, vamos matar eles” ou “Se prontifiquem para tal...”. Parecem capangas baratos, e não filhos.

Mas tudo bem, o livro não é sobre Orrin Gault, mas sim sobre Obi Wan Kenobi, que adota o apelido de Ben para fugir do recém fundado império. A introdução do personagem é bem feita, a cena que ele salva a Kallie é bem escrita, todos os encaixes do personagem nas cenas são bem pensados. Os diálogos de Ben com Anileen nos fazem pensar na profundidade das emoções do antigo Obi Wan, e seus remorsos após o combate com seu antigo aprendiz.

A impressão que passa é de uma nítida preocupação com um dos personagens mais importantes de toda a saga, enquanto que todo o restante simplesmente salta na frente do Ben como um obstáculo a ser superado por suas inquietações causadas pelo seu passado misterioso (que de misterioso não tem nada para quem acompanha o universo), para que ele se torne apto a receber uma resposta de seu antigo mestre.

O livro é ótimo para entender o Obi-Wan, mas só para quem já conhece o Obi Wan. Quem não tem o mínimo de conhecimento sobre todo o universo de Star Wars vai ficar totalmente perdido. Eu, com todo esse tempo de ausência, tive que diversas vezes consultar o google para saber as características de uma raça que o autor simplesmente joga na página. Como se todos os leitores já são experts em todo o cenário.

Se você é fã de Star Wars, tente comprar em uma promoção, a leitura acaba valendo a pena pelas cenas do Obi-Wan, e pode lhe render umas 10 horas de leitura. Se você é MUITO fã de Star Wars, não compre, espere uma segunda edição corrigida pela Aleph. Já se você não conhece nada nem nunca viu nenhum filme e acha que pode começar pelos livros, não compre de maneira alguma, seria como dar um mergulho, em alto mar, sem coletes salva vidas.

Neto Juvenal 02/03/2018

Um Western com LightSabers
Meu Jedi preferido em uma história ao estilo Western. Se quer se aprofundar no universo expandido, é uma leitura ótima! O livro acompanha a saga de Obi-Wan Kenobi sobrevivendo ao deserto planeta de Tatooine, logo após deixa o bebê Luke Skywalker com os Lars. A história se encaixa na série Legends, que como o nome já diz são lendas do universo. Logo podem ser totalmente verdadeiras para o cânone ou só algumas coisas.

Wolffera 06/11/2018

Sempre Star Wars
Livro exatamente para os fãs...preencheu uma grande lacuna na história detalhando exatamente a vida de um dos maiores Jedis que é o Obi-wan-Kenobi!

Vemos no livro o desprendimento e o compromisso de Kenobi em sua missão de proteção de Luke, além de uma revelação bombástica de um grande personagem de Guerra nas Estrelas!

Vale a pena a leitura... e que venham mais dessas!

Librar(y)as 28/01/2022

Dê meia volta
A história se passa no ponto exato entre os eventos do episódio III até a chegada de Rogue One, Han Solo e o episódio IV. A gente acompanha todo o surgimento do "Ben Maluco", fica conhecendo mais o que aconteceu com os Tusken depois do massacre que Anakin faz no episódio II e enfim, muito fanservice.

Na primeira vez que li, não tava na vibe e larguei o livro (isso em 2019), mas como agora tô pegando os filmes para assistir (um por dia pelo menos), tá muuuuuito legal.

Ai tbm me deu coragem para tentar ler Duna, msm que seja outro universo, os dois tem suas semelhanças.