Bushido

Bushido Daidoji Yuzan

Resenhas - Bushido

AndreyFerraz 13/04/2021

Ótimo livro para ótimas condutas
Apesar de ser uma leitura cansativa, o livro nós fazem refletir sobre os diversos aspectos do cotidiano.
Mesmo que seja um código de honra de samurais, pode ser empregado a qualquer pessoa.
Hyzzi 01/09/2023minha estante
Uma bom livro para quem de certa forma se "inspira" nos ensinamentos dos samurais e bom.

Lucas.Cordeiro 27/05/2021

Chatinho
Livro extremamente importante para entender a mentalidade dos japoneses durante a 2ª Guerra Mundial, pois o livro foi usado para fazer uma espécie de lavagem cerebral no povo. Conta como um Samurai deve se portar em tempos de paz e também como ele deve se comportar para com o seu senhor, uma relação de um deus tirano com o seu servo, a leitura é cansativa por ser repetitiva, não recomendo, a não ser que você seja um entusiasta da história japonesa, nesse caso, o livro é pra você.

Laize.Bozetti 15/02/2021

Livro da minha vida
Antes de ir pra resenha propriamente dita, esse livro foi um sonho realizado, pois desde novinha sonhava em ter um exemplar em mãos.

O livro Bushido - Budo Shoshinshu - pode ser traduzido por "Caminho do guerreiro", tendo também sido traduzido como "O Código do Samurai" mas sua tradução literal seria "coleção para iniciantes no caminho do guerreiro". O livro é dividio em três livros sendo :Livro 1 com 16 textos,Livro 2 com 17 textos,Livro 3 com 23 textos. Totalizando 56 textos.
Se você assistiu o anime ou leu o mangá de Rurouni Kenshin, ou Samurai X já esta familiarizado com o nome Tokugawa que acabou com as guerras civis em 1603, este fora o ultimo Shogunato e seria marcado por 250 anos de paz.
Entao aqui temos o codigo de etica e disciplina dos samurais, ontem vemos enfase a lealdade, fidelidade, justiça, autosacrificio,modos refinados,humildade, espirito marcial,honra e principalmente, morrer com dignidade.
Após o fim do Shogunato em 1868, com a restauracao do imperador, onde este era o governante inconstestavel ate o fim da II grande guerra em 1945. O Bushido passou longe de ficar defasado, agora é utilizado no mundo empresarial, onde o campo de batalha é divergente dos campos de outrora.
Vale muito a leitura, recomendo de olhos fechados
Jose.Lima 08/09/2021minha estante
Excelente resenha

Candil 26/08/2022

O livro é interessante pelo contexto e época em que foi escrito. O autor nos apresenta uma espécie de código de ética, honra e conduta ideal para ser um samurai respeitável mesmo em tempos de paz.
Muitos conceitos apresentados podem ser adaptados para os dias atuais mas alguns é melhor manter no passado.
É um bom livro, pode ser lido como uma espécie de auto-ajuda mas acredito que existem opções melhores e mais atuais para este fim.

Alvaro.Stein 09/12/2022

Livro incrível;
Edição péssima;
Por mim, compraria novamente uma versão em inglês mais completa de uma editora mais competente.

Pedro Medeiros 24/12/2023

Fácil de ler, difícil de aplicar.
O código é atemporal, com práticas e incentivos de conduta no caminho correto. O mais assustador é a similaridade com alguns traços da nossa sociedade atual. O hábito de falar mal dos outros, os riscos da gula e da luxúria, e as 7 virtudes levam a sérias reflexões.

Bruno.Caiuan 18/06/2021

Extremamente cansativo
Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote, pensando que seria uma das melhores leituras do ano, mas acabou q foi o oposto para mim.
Apesar de acabar tocando em assunto até que atuais, o livro tem uma leitura muito arrastada, o que o torna meio entediante. Eu terminei simplesmente por terminar, pois ja não estava mais aguentando ler.

Felipe 17/10/2021

Samurai
Com Lealdade, Coragem e integridade, isso mesmo com essas 3 virtudes você tem tudo para se tornar um samurai e um ser humano de verdade. Hoje em dia temos muito falta dessas virtudes, em todos os momentos da nossa vida, relacionamento, profissional, família e com o simples e com caráter conseguimos manter o nosso legado para nossas filhos e antepassados. O livro bushido é uma manual de como ser um samurai excelente para o seu vassalo, mas também é Um excelente manual para a vida para reforçar os valores de ser um samurai para a vida.

Ella.Ribeiro 11/02/2023

O caminho do guerreiro
Gostei bastante do livro e da forma como ele explica sobre honra, dever e o modo mais honesto e justo de ser um guerreiro. Tem passagens legais e trata mais da forma de agir do que da forma de lutar e, sem dúvida, foi o melhor dos três para mim. Bem escrito e bem interessante.

Estevan 08/10/2016

O livro é bom, porém...
Para avaliar a qualidade da obra tem-se que levar em conta seus objetivos e o contexto histórico e cultural nos quais ela foi escrita. Nesse quesito o livro é excelente e revela muito da cultura e filosofia japonesas. Porém, a tradução, ortografia e concordâncias textual e verbal são horríveis a partir do Livro II. A leitura se torna cansativa, chata e desinteressante, pois é simplesmente impossível entender diversos parágrafos devido à tais falhas de revisão editorial. Portanto, embora eu recomende a obra, definitivamente eu não recomendo esta edição.

Cidadão Z 04/02/2023

Uma obra clássica. Que mesmo nos dias de hoje é capaz de ser adaptada para nossa realidade. Bushido é o caminho do guerreiro, do trabalhador, do empresário é o caminho de todos.

Richard O. Silva 03/10/2023

"Um homem que tem dificuldade em distinguir a raiz do ramo provavelmente não irá compreender seu dever. Conhecendo a diferença entre a raiz e o ramo, um homem irá considerar seus pais como raiz do seu corpo, e seu corpo como o ramo da carne e do sangue deles. Todavia, quando um homem tem o desejo sincero de elevar-se neste mundo, é porventura trata seus pais com desprezo, isto acontece porque ele não tem o discernimento da raiz e do ramo."

Bruno 17/10/2022

Adaptado para o ?campo de batalha? do mundo dos negócios
Viver preparado para a morte é o modo correto de se viver, quando o samurai medita dia e noite sobre esta condição torna-se mais leal, evita males e desgraças e muitas vezes tem seu caráter melhorado; além de vida longa.

Estes ensinamentos marciais e militares são facilmente adaptados ao mundo dos negócios, a defesa íntegra ao Senhor, a justiça, a coragem e a honra, ainda encontram espaço no mundo moderno, sendo exigidos em todas as graduações, mas se fazem mais necessários nos alto escalões.

Recomendo este livro para aqueles que querem viver com mais inteligência, mais estratégia, refletindo sobre tudo que lhe condiz.

Pai, obrigado por esta lembrança, sinal de amor sublime filial.