Bushido

Bushido Daidoji Yuzan

Resenhas - Bushido

Pedro Medeiros 24/12/2023

Fácil de ler, difícil de aplicar.
O código é atemporal, com práticas e incentivos de conduta no caminho correto. O mais assustador é a similaridade com alguns traços da nossa sociedade atual. O hábito de falar mal dos outros, os riscos da gula e da luxúria, e as 7 virtudes levam a sérias reflexões.

Richard O. Silva 03/10/2023

"Um homem que tem dificuldade em distinguir a raiz do ramo provavelmente não irá compreender seu dever. Conhecendo a diferença entre a raiz e o ramo, um homem irá considerar seus pais como raiz do seu corpo, e seu corpo como o ramo da carne e do sangue deles. Todavia, quando um homem tem o desejo sincero de elevar-se neste mundo, é porventura trata seus pais com desprezo, isto acontece porque ele não tem o discernimento da raiz e do ramo."

moivieiraoliveira 04/09/2023

Leitura razoável
As ideias do autor são boas, porém as concordâncias da tradução foi o maior pecado no livro. No decorrer da leitura gera um certo desconforto pelo mal uso do português.

Ella.Ribeiro 11/02/2023

O caminho do guerreiro
Gostei bastante do livro e da forma como ele explica sobre honra, dever e o modo mais honesto e justo de ser um guerreiro. Tem passagens legais e trata mais da forma de agir do que da forma de lutar e, sem dúvida, foi o melhor dos três para mim. Bem escrito e bem interessante.

Cidadão Z 04/02/2023

Uma obra clássica. Que mesmo nos dias de hoje é capaz de ser adaptada para nossa realidade. Bushido é o caminho do guerreiro, do trabalhador, do empresário é o caminho de todos.

Dirlene Rezende 07/01/2023

Respeito militar
Nos tempos que vivemos atualmente no Brasil esse livro ajudaria muito. Respeito, honra, lealdade. Coisas que os militares do Brasil perderem. Ou nunca tiveram, afinal nossa república já nasceu de um golpe deles, e isso fez com que eles achassem que são donos do Brasil.

Alvaro.Stein 09/12/2022

Livro incrível;
Edição péssima;
Por mim, compraria novamente uma versão em inglês mais completa de uma editora mais competente.

Bruno 17/10/2022

Adaptado para o ?campo de batalha? do mundo dos negócios
Viver preparado para a morte é o modo correto de se viver, quando o samurai medita dia e noite sobre esta condição torna-se mais leal, evita males e desgraças e muitas vezes tem seu caráter melhorado; além de vida longa.

Estes ensinamentos marciais e militares são facilmente adaptados ao mundo dos negócios, a defesa íntegra ao Senhor, a justiça, a coragem e a honra, ainda encontram espaço no mundo moderno, sendo exigidos em todas as graduações, mas se fazem mais necessários nos alto escalões.

Recomendo este livro para aqueles que querem viver com mais inteligência, mais estratégia, refletindo sobre tudo que lhe condiz.

Pai, obrigado por esta lembrança, sinal de amor sublime filial.

Ro Pinheiro 27/09/2022

O caminho do "persistente"
Um livro pequeno que poderia render uma leitura rápida e prazerosa, mas que se torna extremamente cansativa pela repetitividade dos assuntos tratados.

Deve-se levar em consideração que, a forma como os assuntos são tratados tem muito a ver com a época em que o livro foi escrito, uma vez que, ele traz, embutidas em suas suas páginas, uma série de preconceitos e pensamentos ultrapassados e algumas passagens podem soar estranhas e até mesmo absurdas para quem lê atualmente.

Esta edição possui diversos erros de português e algumas frases parecem ter sido traduzidas da língua original pelo Google tradutor, que não considera o contexto da frase e realiza adaptações, mas traduz as palavras exatamente como elas são, mesmo que não façam sentido dentro da frase.

Ainda assim, o livro possui diversas pérolas de sabedoria escondidas, que geram boas citações e podem ser aplicadas em diversos aspectos da vida (como por exemplo: "Há, até certo ponto, uma desculpa para a ignorância dos guerreiros em tempos de agitação; mas não se pode justificar a ignorância de um guerreiro em tempos de paz"). Ainda, traz um relato interessante sobre a época dos samurais, pela ótica de alguém que viveu naquele período.

Vale ressaltar, porém, que essas pérolas só serão encontradas por aqueles que forem persistentes na jornada da leitura, de modo que, quem chega ao final desse livro pode se considerar digno de fazer parte do "Caminho do guerreiro".

Edu021 19/09/2022

Manual de boas maneiras Samurai
Adianto que não é a leitura mais divertida de todas, por vezes é algo até meio maçante; mas até que consegui extrair boas reflexões enquanto o lia, e entendo que algumas questões atuais seriam melhor geridas caso um pouco de Bushido fosse empregado.

Uma observação: há alguns erros de português na versão que possuo. Chato, sim, mas nada que atrapalhe muito.

Trindade 27/08/2022

Lento e longo
É um livro pequeno (160 pg), mas extremamente longo. A leitura é lenta, pois há muitos exemplos e duplicidade de argumentos. O texto, em si, é bastante repetitivo a ponto de cada parte ser uma exemplificação do que já foi dito, mas repaginada para parecer como novidade.

Candil 26/08/2022

O livro é interessante pelo contexto e época em que foi escrito. O autor nos apresenta uma espécie de código de ética, honra e conduta ideal para ser um samurai respeitável mesmo em tempos de paz.
Muitos conceitos apresentados podem ser adaptados para os dias atuais mas alguns é melhor manter no passado.
É um bom livro, pode ser lido como uma espécie de auto-ajuda mas acredito que existem opções melhores e mais atuais para este fim.

Skywalking 14/03/2022

Ótima Obra
Recomendo para aqueles que querem ter um maior contato com a filosofia e cultura asiática, contém reflexões interessantes

Felipe 17/10/2021

Samurai
Com Lealdade, Coragem e integridade, isso mesmo com essas 3 virtudes você tem tudo para se tornar um samurai e um ser humano de verdade. Hoje em dia temos muito falta dessas virtudes, em todos os momentos da nossa vida, relacionamento, profissional, família e com o simples e com caráter conseguimos manter o nosso legado para nossas filhos e antepassados. O livro bushido é uma manual de como ser um samurai excelente para o seu vassalo, mas também é Um excelente manual para a vida para reforçar os valores de ser um samurai para a vida.