A Era da Ambição

A Era da Ambição Evan Osnos

Resenhas - A Era da Ambição

Igor13 09/12/2015

Excelente visão geral e análise pessoal da China contemporânea
O autor convence pela experiência pessoal de mais de 1 década vivenda na China. O livro combina experiências e percepções pessoais do autor na vida cotidiana, bem como descrição resumida das entrevistas e encontros com diversos personagens chineses. Esses indivíduos variam desde ativistas famosos, como Ai Weiwei e Liu Xiaobo, empresários bem sucedidos, como Li Yang, até pessoas normais que lutam para sobreviver e quem sabe aproveitar os bons ventos da Era da Ambição iniciada a partir de Deng Xiaoping.

Apesar de admirar muitas das conquistas da China, e já ter estudado com funcionários do governo chinês e, inclusive, ter visitado Pequim recentemente, é incrível como a concentração de poder na mão de um grupo gera injustiças, distorções absurdas e corrupção desenfreada. Há inúmeras semelhanças com a obra de George Orwell, 1984. Sobre isso prefiro não me manifestar e deixo para o bom (mau) senso de cada um tirar suas próprias conclusões.

Boa leitura!

4 personalidades que destaco:
Liu Xiaobo – escritor e ativista que defende o fim do partido único e garantia dos direitos humanos na China. Ganhador do Nobel Peace Prize em 2010.

Ai Weiwei – artista e ativista que defende a democratização além de direitos humanos. Provavelmente o artista chinês mais reconhecido e admirado no oeste.

Li Yang – professor de inglês da empresa Crazy English. Mais que um professor, uma celebridade. Uma mistura de aula de inglês e guru motivacional. Grande sucesso durante um período até um escândalo conjugal manchar sua reputação como exemplo de cidadão.

Justin Yifu Lin – capitão do exército de Taiwan que fugiu a nado para a China continental e desenvolveu uma carreira impressionante em economia. Em 2008, foi o primeiro chinês economista chefe e vice-presidente sênior do Banco Mundial.
Igor 13/04/2019minha estante
Não foi uma década, foram cinco anos: 2008 a 2013.