A História de Edgar Sawtelle

A História de Edgar Sawtelle David Wroblewski

Resenhas - A História de Edgar Sawtelle

Márcia 06/08/2010

A História de Edgar Sawtelle
Com uma narrativa tediosamente fascinante, o autor nos suga para a vida de Edgar - um menino mudo, sem voz, num mundo de homens e cães.

O Livro começa extremamente tedioso, mas o autor tem uma técnica tão peculiar que logo nesses primeiros capítulos, Edgar te hipnotiza.

David descreve tudo nos mais precisos e preciosos detalhes. Vai denserolando as cenas e os sentimentos dos personagens dentro do leitor, de uma maneira que a mente entra na História dos Sawtelle, pedindo mais. Lentamente o leitor vai entrando num estado quase de "subconsciência". De repente tudo a nossa volta é o livro; ele nos suga, nos absorve por completo
A narrativa é tão tediosa e por vezes linear, que me vi acomodada à trama, relaxada, so acompanhado, e de repente me via prendendo a respiração. O livro é cheio de picos de emoção, que mechem tanto com os personagens quanto com os leitores.
É impossível não se afeiçoar à história; à Edgar; aos cachorros e a Almondine. Assim como também é impossível não desejar um final diferente para todos, a despeito da perfeição do de David.

Alguns dos leitores podem ter achado o final injusto, mas eu achei bonito. Os últimos capítulos, são os melhores, os mais êxtaseantes, e o final é arrebatador, porém triste. É a grande supresa e o maior pico do livro.
David ainda traz uma pitada de sobrenatural para o texto que só me fascinou mais, por aparecer tão naturalmente na vida do menino.

" Não releio muitos livros, porque a vida é muito curta. Relerei este" Concordo com o tio Stephen. ;) A História de Edgar Sawtelle tem vida.

Peônia 16/11/2011minha estante
Adorei Márcia!

Lucia Jardim 28/02/2013minha estante
Concordo em tudo com você !!!!

Beth 28/08/2014minha estante
Márcia, esse é um dos meus livros preferidos, adorei a resenha.

Lima Neto 27/09/2009

Um livro perfeitamente comum, ao meu ver
"A História de Edgar Sawtelle" é um livro muito bem escrito, sem dúvida, com uma ternura impressionante, mas, apesar da boa "técnica do escritor", é uma história comum, por não apresentar nada de surpreendente, de novo, literariamente falando. dos personagens que aparecem ao longo da história, talvez os cachorros, embora não sendo protagonistas, estão entre os mais cativantes. as situações por que o personagem passa parecem meio forçadas, surgindo com pouca naturalidade no desenvolver da história. em dados momentos o livro é bastante cansativo e são raras as passagens realmente emocionantes.
esse livro não é, ao meu ver, o que se fala dele, dos elogios feitos por determinados críticas, que aparecem, inclusive, na capa, como o feito pelo "NEW YORK TIMES": "a maior surpresa do ano".
sem dúvida que é um livro bem escrito, com uma narrativa super delicada, repleta de ternura, no entanto, é um livro comum e fraco, ao meu ver.
Márcia 27/10/2009minha estante
Peraí, se o livro é bem escrito e talz... Não merecia nem 2 estrelas?

Nanase 30/12/2009minha estante
É claro que a história pode não ter te agradado, mas chamar a jornada de um garoto mudo com um bando de cachorros adestrados por ele próprio - sendo que esses cachorros pertencem à uma raça criada pela própria família dele -, fugindo da casa após ter matado um cara sem querer, acreditando que se tratava de seu tio (que possui um caráter totalmente ambíguo e é um dos personagens mais misteriosos da história), e encontrando um homem que acima de tudo odeia parecer comum, para depois, no final, os únicos personagens que sobrevivam serem animais - enfim, chamar uma trama dessas de "comum" é, hum, forçar demais a barra.

Marina 25/01/2011minha estante
"as situações por que o personagem passa parecem meio forçadas"
Falou tudo!!! O roteiro é mto mal construído, e acabam que várias situações ficaram forçadas mesmo. Achei diversas partes sem nexo algum, decepcionei.

Beth 28/08/2014minha estante
Eu gostei muito do livro...

Tonco.books 13/06/2020

Fantástico, uma das histórias mais bonitas que já li.
Edgar é um garoto mudo que vive em uma fazenda com seus pais, uma família que trabalha com criação de cães a algumas décadas. E como o próprio título já diz, iremos acompanhar a trajetória de vida desse garoto, veremos toda sua ligação com os cães que parecem entendê-lo melhor do que muitos dos humanos.

A vida Edgar desmorona após a morte de alguns personagens e com algo a mais que faz com que ele tenha que fugir na companhia de alguns de seus cachorros, toda a trama de mostrar a sobrevivência de um garoto mudo, sozinho, tendo como companhia apenas alguns cachorros é muito bem construída.

É uma história para poucos e eu tenho que reconhecer isso, fiquei chocado ao ver o tanto de críticas negativas que esse livro recebe, mas mesmo assim acabou sendo um dos meus novos favoritos.

É o livro mais descritivo que já li em toda minha vida, ele vai contar toda a história da pessoa e porque ela decidiu construir a casa, como ela fez, e porque decidiu vende-la e como e porque ela foi parar nas mãos da família de Edgar. Coisas que acabam parecendo e sendo tecnicamente irrelevantes, mas colaboram de alguma forma com a história, você tem que ter paciência. E o final em aberto acaba perdendo pontos para algumas pessoas, mas fez todo o sentido para mim, e confesso que se tivesse sido diferente talvez eu não tivesse gostado tanto.

É um livro lindo, absurdamente lindo e muito tocante, dá para ver que foi bem pensado e planejado e a escrita é maravilhosa. Toda a ligação de Edgar com os cachorros e a parceria que é construída é encantadora. E é os cachorros que parecem ser os grandes protagonistas dessa história. Almondine meu amor, eu te amo com todas minhas forças.

Eu chorei horrores em algumas partes, e em escrever essa resenha as lagrimas voltam a querer sair. É absurdo como essa história me tocou.

Se você não se importa com muitas descrições, descrições até de coisas irrelevantes, finais em aberto e coisas tristes então eu te IMPLORO para dar uma chance para esse livro. Ele merece sim ser exaltado.

Giliade 03/02/2010

Grandioso!
O que é necessário para se escrever um bom romance?
Personagens cativantes? Uma boa trama? Sutilidade narrativa? Final inesperado?
Se a resposta for sim e eu tiver me esquecido de algum ingrediente extra, acreditem: Wroblewski não se esqueceu.
Edgar Sawtelle sem dúvida é um personagem inesquecível!
A mistura entre cães e humanos não poderia resultar em algo que eu não ousasse chamar de G R A N D I O S O!
Absolutamente recomendado e desnecessária qualquer tentativa de descrevê-lo melhor.
Walzinha 04/02/2010minha estante
Gil... tipo assim... não sei o que entender... mas acho que esse livro não faz meu estilo...tem cara de final nada feliz...

Tudo bem....................... eu não posso falar sem ter lido....Desculpa...

Beijo ! Te amo !

Cris 08/04/2010

uma idéia muito boa mas...porém..
uma pena que o livro tenha momentos de desencontros e algumas baixas na narrativa,parece que o autor escreveu em ciclos!Parou,escreveu de novo alguns pequenos pontos,parou novamente,acrescentou detalhes menos importantes e esqueceu de um timing presente na narrativa que transformaria o livro numa estória fantástica.A sensação de picotar algumas partes,avançar em algumas outras poucas,é irritante para quem está se empolgando em acompanhar os acontecimentos!
Um menino mudo,cachorros adestrados,circunstancias diferenciadas em um campo farto que poderia gerar uma estória muito bem cultivada,mas aí..vêm um final estranho,aliás o fantasma era desnecessário.O pai do menino como tal e fazendo "cortes" em momenitos decisivos,como a parte final.foi absolutamente dispensável!
o interessante morava justamente na curiosidade em saber como era o mundo desse menino.os sinais,a linguagem as espectativas dele,os relacionamentos psicológicos,físicos,a execução de tarefas para uma pessoa com um aspecto especial como sua mudez física.
onde foram parar os personagens do início como a garota que ele via pela televisão naquele anuncio da Starchild?e aquela menina que o vira no restaurante dizendo que Deus havia contado um segredo a ele (achei tão bonito!),até Henry foi perdido pelo autor.aqueles momentos com o tornado foram ótimos,mas aí ele volta,aliás a fuga em si foi desnecessaria(e a dona daquela lojinha?),esses acontecimentos paralelos(como a ida dele pelas estradas etc)poderiam estar na estória sem precisar ter iniciado com a morte do veterinario.Até em Claude faltou algumas "substancias".Uma pena,não fossem aspectos assim,seria um livro digno de muito mais atenção!quem sabe geraria uma espécie de saga de familia?
Fê Gaia 01/08/2011minha estante
Ótima resenha, concordo com quase tudo que vc escreveu. Uma história que tinha tudo para ser memorável, sendo desperdiçada de modo tão leviano... uma pena mesmo.

Thalita Branco 27/07/2012minha estante
Excelente! Parece que o autor correu demais no final do livro. Uma pena, o livro possui uma história muito bonita, se tivesse sido melhor contada teria feito mais sucesso e seria mais amada pelos leitores.

Mágda 01/08/2010

É o relato ficcional da vida de um menino.
Um menino que nasce com a impossibilidade de vir a falar. Mas Edgar desenvolve vários dons ao longo de sua infância e de sua juventude. Filho de um casal de criadores de cães, o garoto tem a sorte de se comunicar de maneira especial com estes animais. Além disso ele é profundamente perceptivo e um sobrevivente.

A História de Edgar Sawtelle é delicada, comovente e inebriante. Não um livro sobre cachorros apesar da força de seus personagens caninos; mas um livro sobre a natureza humana, seus mistérios e contradições.

Um livro que falando de amor irrestrito e da incrível odisséia vivida por um menino, nos coloca em contato com sentimentos que se perdem no dia-a-dia.

Lima Neto 25/12/2009minha estante
o livro possui uma sensibilidade, sem dúvida, momentos de rara ternura e alguma "profundidade no psicológico dos personagens", mas eu confesso não ter gostado dele. o achei pouco cativante e atrativo, com leitura cansativa. o personagem principal, Edgar Sawtelle, soou, para mim, um menino genioso, e a melhor personagem é a cadela Almondine.

de qualquer forma, parabéns pela resenha.

você gostou do livro e eu não, e essas são nossas opiniões, que divergiram acerca desse livro em especial. mas é justamente essa uma das magias da literatura: o que agrada um, pode não agradar o outro, dependendo do momento de cada leitor e de sua vivencia como ser humano.

Lu 29/01/2010minha estante
Que linda resenha, Mágda. Parece ser um ótimo livro. ^^

Padu 09/04/2010minha estante
que narrativa confusa, quero crer que houve problemas com a tradução, o amigo que indicou a leitura leu em inglês e adorou...não posso dizer o mesmo do livro em português!

Vanehelen 01/08/2020

Encantador e triste
As vezes os silêncio não é a solução e as vezes palavras demais envenenam o coração. Edgar era apenas uma criança inteligente e teve que ver sua vida mudar muito depois do acidente no celeiro, mas um acidentenque nunca foi real. O que ele não imaginava é que as escolhas da sua mãe e as dele poderiam nunca mais ter volta...
Lindo livro que cativa desde o inicio ao triste fim.

Leila 28/03/2015

Decepção!
O livro inicia-se devagar, sem prender muito a atenção, diria que até um pouco cansativo...depois melhora significativamente qdo Edgar passa a ser a personagem principal mesmo, uma criança especial e muito sensitiva.
Achei bacana o livro mostrar que mudos (e diria que tb os surdos) podem ter uma vida normal e desempenhar tarefas como quaisquer outras pessoas.
Ameiiiiiii os capítulos narrados por Almondine a cachorrinha que sempre cuidou de Edgar, que foi a voz dele qdo bebê avisando à mãe de Edgar que ele tinha acordado, que estava chorando e por aí afora, lógico que ela era quase que uma extensão do menino. Saber dos seus pensamentos foi muito legal, ter a visão dela da vida, dos humanos fantástico.
Gostei muito também de todos os cachorros apresentados e desenvolvidos na trama, mostram um lado fiel, leal e inteligente dos cães. (acredito que o autor deve gostar muito dos cães para ter uma visão tão bonita desses belos companheiros).

Lá pro meio do livro, com a morte do pai de Edgar o negócio se complica, as coisas saem dos eixos e já nesse ponto queria DAR UNS TAPAS em Trudy, mãe de Edgar, gente, fala sério, que mãe manda um filho de 14 anos fugir pro meio da floresta, sem o menino ter feito nada de errado, vamos combinar, dá vontade de pegar um pedaço de pau e dar na cabeça dessa pessoa...afff mil vezes!

Tudo muito que bom, tudo muito que bem, até que chegamos ao desfecho do livro. Oi? Senhor autor, o digníssimo cansou da história e resolver simplesmente dar um tiro e encerrar tudo??? tá certo isso produção, as injustiças ficarem por assim mesmo, coisas mal resolvidas etc e tal?
NÃO CURTI, ODIEI ESSE FINAL!!!!
Pronto, falei!

E só por causa desse final horrendo não indico o livro! Tinha tudo para ser um bom livro, preferiria um final clichê e manjado...estaria de bom tamanho e muito bom pra encerrar...o livro deu o seu recado, mas perdeu o leitor nas últimas páginas!
Augusto 18/08/2015minha estante
Concordo com você. Muito se falou do comentário na capa do The New York Times. "A maior surpresa do ano". A crítica do jornal na integra deve seguir: A maior surpresa desagradável do ano! Que grande perda de tempo, looooongo. Confesso que por muitas vezes pensei em desistir, li na raça, para chegar nesse final horrível.

Alisson 06/03/2017

EXCEPCIONAL
Esse foi um livro que me marcou tão poderosamente que confesso sentir um certo desprezo pelas resenhas negativas (leia-se depreciativas) que deparo aqui e ali. Não ouso negar que haja passagens cansativas, mas a jornada de Edgar é tão forte e emocionante que se prender a todo o resto na hora de resenhar esse livro é no mínimo arrogância ou estripulia pueril de certos pseudo-leitores, que costumam se satisfazer com mais do mesmo e finaizinhos redondinhos e felizes. Só tenho algo mais a dizer, felizmente, antes de ler essa saga incrível de um garoto surdo e cheio de problemas com seus cães, não me encontrei com comentários e avaliações tão fracos de sensibilidade, que pudessem ter me desencorajado a conhecer e amar tal história excepcional. SE VOCÊ GOSTA REALMENTE DE LER, ENTÃO PARA VOCÊ ESSE LIVRO VALE A PENA!!!

Jenner Azevedo 06/07/2023

Horroroso
Chato, enfadonho, entediante, moroso, sem graça, sem propósito, sem sal, sem gosto? Poderia passar horas escrevendo sinônimos pra esse livro? Grande perda de tempo, mais de 500 páginas, um roteiro que poderia sair algo bom, mas o livro é extremamente lento e sem graça. Demorei 24 dias pra ler pq não me empolgava, mas tenho essa mania de não largar livro? Mas esse merecia. No final, que demora horas acontecendo, eu só queria que acabasse? O autor provavelmente não conseguiu pensar num final pra história ou não aguentava mais assim como nós leitores, e resolveu terminar o livro como terminou. Me surpreende muito esse livro ter sido um best seller em 2008 (comprei esse livro naquela época e ele ficou parado até hoje, quando decidi lê-lo, antes tivesse deixado lá). Com certeza o livro mais chato do ano, e olha que li o chatíssimo O nome da Rosa esse ano. Recomendo fortemente que não percam seu tempo

Luis Fernando 23/04/2013

Não perca o seu tempo..
"A maior surpresa do ano" The New York Times. Quando vi essa frase estampada na capa pensei se tratar de um novo clássico da literatura. Mera propaganda enganosa. Aliás, percebo que essa estratégia tem sido utilizada por muitos. Alguém escreve alguma coisa boa a respeito do livro e logo logo isso vem estampado na capa para atrair mais leitores desavisados.

Tinha tudo pra ser uma bela estória: um menino mudo envolvido na criação e treinamento de cães. Os cães amavam Edgar e Edgar amava os cães. Eles entendiam o que aquele garoto transmitia através de seus sinais. Tudo isso num cenário cativante - uma fazenda numa pequena cidade do interior. É só! Nada mais que isso! Não há uma grande história, uma grande trama ou algo comovente. A narrativa é extremamente cansativa em alguns trechos. Em outros, o autor escreve, escreve e não sai do lugar. É o famoso: "fala bonito mas não diz nada". E o que dizer do final do livro? Simplesmente foi o final mais ridículo que já tive a oportunidade, ou melhor, a infelicidade de ler. Sem pé nem cabeça.

Sendo bem sincero, não perca seu tempo com esse livro.
thyagolm 04/06/2013minha estante
Cara, na sua última frase resumiu TUDO. O negócio é bem simples pessoal, NÃO PERCAM O SEU PRECIOSO TEMPO COM ESSE LIVRO!
No quesito literário foi a grande decepção da minha vida hehe, até porque amo cachorros e esperava algo no mínimo MUITO melhor.
O livro é patético, se for pra defini-lo de alguma maneira.

Luis Netto 05/02/2011

A HISTÓRIA DE EDGAR SAWTELLE
“A História de Edgar Sawtelle” do autor norte-americano David Wroblewski relata através de uma linda história, a vida de Edgar Sawtelle um garoto mudo desde o nascimento, e sua dificuldade de se comunicar com as pessoas através de gestos e bilhetes Ele morava em uma fazenda e levava uma vida calma ao lado dos seus pais.
Já era tradição da família Sawtelles o treinamento e adestramento de cachorros. Na fazenda havia muito cães e Edgar sempre gostava de ficar junto com eles. Os Sawtelles treinavam esses cachorros, para deixá-los mais velozes e capazes de ajudá-los na tarefas da fazenda. Os cachorros também eram adestrados para que ficassem mais dóceis e companheiros de toda a família.
Todo este companheirismo se mostrava em Almondine, um cachorra esperta e fiel a Edgar, que a considerava com sua melhor amiga e eterna companheira, com certeza, o único ser além de seus pais que poderia confiar integralmente. A união de Edgar e Almondine é um fato surpreendente.
Mas foi após a morte repentina do pai de Edgar, o chefe da família Sawtelles, que a paz que reinava na fazenda foi embora. Havia voltado Claude, tio paterno de Edgar, que sempre foi rejeitado pela família, por causa da fama de ser mau caráter, capaz de enganar qualquer pessoa para atingir seu desejo pessoal.
Agora ele queria enganar a esposa de seu irmão falecido.
Ao chegar na fazenda, depois de anos sem visitar ninguém de sua família, Claude vai consolar a mãe de Edgar, que ainda chorava pela morte de seu marido e pai de seu filho que tanto precisava dele.
Foi neste momento de tristeza e carência que rodava o peito de sua cunhada, que Claude começa a ganhar o coração daquela abalada mulher, com atos carinhosos e inesquecíveis, igual a que seu marido fazia. Este comportamento foi a deixando cada vez mais apaixonada pelo irmão de seu marido já falecido, vindo tornar-se sua namorada.
Por estar apaixonada, ela não conseguia enxergar o que realmente ocorria em sua vida e não conseguia notar que Claude só queria se aproveitar da sua família, retirando aos poucos todo patrimônio deixado pelo seu irmão que muito valioso
Edgar e Almondine, sua cachorra já haviam notado as intenções de Claude, mas falar para sua mãe não mudaria muita coisa, teria que provar esta afirmação, fazendo com que ela visse com seus próprios olhos, que Claude não sentia amor por ela e sim o desejo de arrancar todo seu dinheiro e bens, um de cada vez.
‘Mas como que um garoto mudo conseguiria mostrar a sua mãe apaixonada, que seu amor era apenas uma ilusão? Em que ponto um cachorro adestrado conseguiria ajudar um mudo a provar o roubo do tio Claude?’. São estas duas perguntas que David coloca na cabeça do leitor, deixando o livro realmente emocionante. Leiam e notarão o que vale a pena descobrir o desenrolar da história protagonizada por um garoto que tem como sua fiel companheira uma cachorra.
Um livro fantástico.
Recomendo a todos.

pool 20/12/2010

Um livro que comeca devagar, ate tedioso, e aos poucos vai te conquistando e prendendo, ate que o final chega e estraga tudo o que o livro arduamente conquistou.