A História de Edgar Sawtelle

A História de Edgar Sawtelle David Wroblewski

Resenhas - A História de Edgar Sawtelle

Mar 17/02/2010

Aqui está um livro para se prender aos detalhes.

Movida por uma propaganda de rodapé de um jornal e pelas críticas muitíssimo favoráveis - Stephen King falou que era incrível, não? -, enlouqueci para ler este livro. Queria dar um jeito de lê-lo, criei muitas expectativas, cavuquei livrarias.

Digo que não foi algo super decepcionante, mas também não fora uma leitura incrível. Como eu disse antes, me fixei em minhas expectativas - acho que devo ler menos críticas e ler mais livros antes - e elas se viram realizadas pela metade. O enredo é interessante, a história parecia deveras promissora desde o começo. Mas a partir da metade do livro me senti entediada e por um momento quase desisti de continuar.

O garoto Edgar tinha ganas de tirar o tio de seu caminho e de sua mãe, tinha dúvidas sobre ele. Digo que no final ele até conseguiu - mas perdera tudo, tudinho, sem contar que não sabemos o fim da mãe, o fim do canil, o porquê de ele não falar se é "perfeito", o fim da velha do mercadinho, o fim da história praticamente. Ficou muitos fios soltos, minha gente.

Sem contar as cenas que ficavam confusas: eu tive que ler umas três vezes para entender se o doutor Papineau fora morto acidentalmente ou intencionalmente. Fala sério!

Em suma, o livro foi enervante por esses motivos: enrolação nos detalhes, nas histórias do passado e do presente, falta de coesão e de um final decente. A aventura em si mal se concretizou e quando se concretizou acreditei que iria durar muito mais tempo, seria muito mais emocionante: Decepção outra vez. Edgar só ficou um tempo na floresta - e no resumo dá a entender que o garoto ficou lá por anos e anos - e depois encontrou um lugar onde ficar tranquilamente. O autor poderia ter abusado do sobrenatural, mas não o fez. E mais uma vez deixou a história enfadonha.

Está certo que teve suas cenas emocionantes - me apeguei muito mais aos meus animais de estimação depois da leitura -, como as mortes, as descobertas e etc, que me fizeram me sentir no lugar dos personagens e pensar. Acho que foram por estes momentos que quis continuar a leitura, ter esperanças de que tivesse um final que condiz com o começo. E digo uma coisa: não me arrependi de ter me prendido aos detalhes para tentar esquecer que o livro não era tão emocionante e decepcionante assim.
E claro, acabei me afeiçoando tanto aos personagens que eu não quis que o livro acabasse. Percebi que a história poderia não ser tão boa, mas que os personagens eram tão sutis e também tão peculiares que eu fiquei com um certo vazio no peito por ver que não teria mais história.

Por favor, que o autor pense em fazer uma continuação e esclareça o final que ficou vago e também que satisfaça a minha sede por seus personagens.

Gersonita Paula 01/01/2020

FRUSTROU MINHAS EXPECTATIVAS...
A capa deste livro me encantou. Fui fisgada por ela. No início, até que me senti presa pela leitura, mas depois as coisas se arrastaram demais. O escritor soltou a linha do encanto. A história, embora tendo seu peso, ficou solta, meio perdida... Não foi perda de tempo lê-lo. Mas não me enriqueceu em nada.

(Gersonita Paula)

João Paulo 08/12/2009

Uma opinião muito extensa
Até uns três quartos do livro, acreditava cegamente que esse era o melhor livro que tinha lido na minha vida. Agora, já não consigo afirmar mais isso, por estar completamente confuso quanto ao que penso da história. Só sei que consegui me envolver profundamente com a obra, nunca me emocionando tanto e, ao mesmo tempo, ficando tão desorientado e desapontado. Não consigo nem dar estrelas a ele, realmente porque não consigo construir minha opinião por completo, até agora.
Escrevi também um pouco sobre o livro no meu blog, tentando definí-lo com mais detalhes. Quem quiser conferir, o link tá aí embaixo.

Rosângela Luz 28/12/2009

O livro, a princípio começa de uma forma monótona, dando a sensação exata de uma família simples que adestram cães, que não enxergam mudanças na forma de viver. O filho Edgar nasce mudo, mas se comunica muito através de sinalizações, quando reaparece o irmão de seu pai e há um conflito envolvendo o pai e o irmão, com quem tem um relacionamento conturbado, resquícios de um passado atribulado; e Edgar acaba se envolvendo também neste cenário, a partir daí, o romance deslancha , como ainda estou lendo e não sei se vou poder editar isso mais tarde, recomendo o livro para pessoas que querem ler um livro manso, mas carregado de sentimentos e emoções humanas envolvidos nos laços familiares e no carinho pelos cães, olha, mas tem partes no livro que são um saco, vamos ver se melhora até o final.Cheguei ao fim e foi inesperado, valeu a pena porque mexe com as emoções do leitor, é um drama elaborado de forma compassiva, atingindo seu ápice no final e classifico como um livro bom para se ler, se conseguir superar algumas partes que são lentas e repetitivas, mas até que vale a pena perto de outros que lemos pela propaganda de consumo.

Renee 18/03/2010

Bom,não foi um dos livros mais empolgantes que li. Para galera que se amarra em cães é interessante pois no meio da história há relatos de como se cria uma raça de pedegree. Em relação a história é bem chata no começo depois as coisas começam a fazer sentido mais é bem óbvio que é uma história criada pois as reações dos personagens são estranhas. Eu diria que até patológica.hahahah

Antes achava que adorava qualquer história e me achava de gosto muito vulnerável. Depois deste livro vi que não qualquer coisa que me aggrada e isso tb é um aprendizado!!!!

Paulinho 02/06/2010

Critica de A História de Edgar Sawtelle

A História de Edgar Sawtelle escrito por David Wroblewski da editora intrinsica traduzido por José Rubens Sequeira 524 paginas.

Bem pra começar o livro é muito bom dei quatro estrelas, a trama é densa, a prosa é bonita e bem escrita quase parnasiana revelando uma preocupação com a linguagem e com a sintaxe, a historia se desrola de forma lenta, gradual porém bonita e sofisticada, aparentemente mais uma historia de um garoto com uma vida pacata, "perfeita" ate que acontece dramas apos outros e ahistoria toma rumos inesperados tratando de temas que vc nem imaginou dando uma veracidade letal a historia, realmente encantador!

Só não dei 5 estrelas por que não gostei muito do final embora ele seja coerente.

Vale a pena Ler.

O Livro é como uma imagem digital sendo formado bem lentamente por cada ponto, no caso do livro por cada palavra, frase, pagina e se vc tiver paciencia no final terá uma linda imagem.
Sonic 17/06/2012minha estante
Não me interessei muito por este, não parece ser o meu tipo de leitura habitual.

Samy 25/03/2014

Fazia um tempo que eu estava com vontade de ler esse livro. A capa me chamou muito a atenção quando vi na livraria e fiquei com o livro na cabeça, esperando uma oportunidade para lê-lo – esse também poderia ter entrado no Desafio do Tigre, Julgando pela Capa. Não diria que tinha muitas expectativas acerca dele, pois não havia sido nenhuma indicação, eu não conhecia o autor e nem procurei resenhas do livro antes de ler. Por esses motivos, fui sem expectativas e sem preconceitos, mas achei realmente que seria um livro do qual eu iria gostar! Infelizmente me enganei. Não chegou a ser um livro ruim. Só não foi bom. Ficou muito extenso, com partes desnecessárias – parecia que o autor só queria aumentar o tamanho do livro, sem se preocupar em manter o nível do conteúdo. Apesar disso, David Wroblewski tem uma escrita leve e bonita.

O livro é dividido em cinco partes, cada uma com uma etapa da vida da família Sawtelle. Cada capítulo tem um título – escrito com a fonte bem diferente do corpo do texto, algo que adoro – e são bem longos. Todos têm subdivisões, creio que para dar uma quebrada no ritmo, já que eles são realmente bem extensos. Eu, particularmente, prefiro os capítulos mais curtos, principalmente quando o livro não é muito movimentado, acho que flui melhor a leitura. Achei a diagramação do livro bonita e pareceu que o autor e editora tiveram um cuidado especial com isso.

A história da família se iniciou com John Sawtelle e sua esposa, quando ele resolveu criar cães e aperfeiçoa-los de acordo com características que nem ele mesmo entendia muito bem. Os cães treinados acabaram ficando famosos e o canil se expandiu. Um de seus filhos, Gar, decidiu continuar com o “dom” da família em treinar cães e passou esse amor para o filho, Edgar.

A narrativa é feita em terceira pessoa, cada capítulo pelo ponto de vista de um personagem – incluindo alguns cães – mas na maior parte do tempo, o ponto de vista que seguimos é o de Edgar. Achei particularmente interessante a narrativa pelo ponto de vista de Almondine, uma das personagens mais carismáticas do livro, principalmente quando Trudy está grávida de Edgar. A vida da família segue uma tranquila rotina e sem muitos problemas. Edgar consegue se comunicar perfeitamente com os cães por meio de sinais e ama a vida que leva na fazenda, ama trabalhar com os animais e o contato que tem com eles.

Certa parte do livro tem uma discussão até interessante, entre o avô de Edgar e seu amigo e cientista, Brooks. Brooks também cria cães, mas levando em consideração a genética dos mesmos para escolher as características desejadas. Ele acha um absurdo John Sawtelle escolher os animais pelo olho e pela intuição e seguem acaloradas discussões entre eles, cada qual tentando defender seu ponto de vista e sua forma de trabalhar com o canil. Como bióloga, achei até interessante a discussão e os argumentos de Brooks, mas pode ficar um pouco maçante para quem não se interessa pelo assunto.

Para gostar desse livro, amar cães não basta. Ele é meio monótono e longo, então a pessoa tem que gostar muito de ler e ter paciência para um livro mais devagar. Se você tem esse perfil, recomendo o livro. Senão, parte pra outro. Eu gostei de ter lido porque estava muito curiosa e não o tiraria da cabeça enquanto não lesse, mas talvez, se não fosse pelo desafio, eu o teria abandonado antes do fim.

site: http://www.infinitoslivros.com/2014/03/resenha-historia-de-edgar-sawtelle.html

Luiz 29/01/2019

Tinha tudo pra ser melhor,mas se arrastou demais com coisas desnecessárias e final fraco.
Terminei agorinha de madrugada o livro ,sendo esse meu primeiro livro do desafio da Tag Literária ,Desafio 1 livro por mês assim, pensei que ia ter em mãos uma história muuuuuito da boa ,mas não gostei realmente, achei o final vazio, sinto que parece que faltou muita coisa, e eu esperava que isso fosse o minimo que o autor fosse entregar já que são exaustivas 522 páginas, tinha partes que achava desnecessárias no livro, como por exemplo tantos treinos aos cachorros sawtelle, entre outras coisas,mas enfim não recomendo com vigor essa história, só se você tiver realmente muito a fim de ler.

Junior Guidugli 24/03/2010

Bom, mas odiei o final
O livro é bom. A estoria é bem contada com uma narração bonita, mas também é bem monotona. O pior vem no final.

gustavo.ono 16/05/2010

Resumo
O livro conta a estória de Edgar Sawtelle, filho único de um casal que cria gerações de cães Sawtelle. Edgar nascera mudo, mas possui um dom especial na educação dos cães.

A estória ocorre no interior dos EUA no inicio do seculo 20. Mostra o pensamento e o cotidiano das famílias americanas neste período.

Inesperadamente, o pai de Edgar morre e surgem dificuldades financeiras, ja que o pai é quem cuidava das vendas dos cachorros. A mãe inicia um namoro então com o irmão do pai de Edgar, o que gera uma insegurança no menino. O menino desconfia que seu tio seja o assassino de seu pai, e passa parte do romance investigando o evento.

O livro mostra a seriedade e dificuldade de se treinar cães; e trata o treinamento como um negócio / business. Mostra a rotina de treinamentos, regras de cruzamento, complexidade da arvore genealógica (sempre visando manter as melhores características de cada cão, para melhorar a raça).

Trata basatante também da psicologia de uma criança, e o impacto da perda de um ente querido na mesma. Emoções, sentimentos, pensamentos são descritos detalhadamente pelo autor.

naniedias 16/06/2010

A História de Edgar Sawtelle
Sobre o Livro:
A História de Edgar Sawtelle é um livro sobre a vida.
Trudy e Gar não conseguiam ter filhos. E ela já estava muito machucada por sempre abortar, e mais ainda pelo último bebê – que havia segurado nos braços. Mas por insistência de Gar, ela tentou de novo. E foi então que eles tiveram Edgar. Edgar nasceu mudo – ele conseguia ouvir, mas não conseguia emitir nenhum tipo de som.
Mas isso não foi exatamente um problema. Edgar aprendeu a se comunicar através de sinais. Até mesmo com os cachorros Edgar conseguia se comunicar. Aliás, sua melhor amiga era uma cadela – Almondine.
E assim é a história de um menino mudo que vivia em um mundo de cachorros. Afinal de contas, Trudy e Gar trabalhavam adestrando cachorros – os cachorros Sawtelle.
Mas tudo muda quando Claude, irmão de Gar, aparece. A partir desse momento, as coisas não são mais tão simples e perfeitas quanto foram até então.

O que eu achei:
Na minha opinião é um livro maravilhoso – uma história encantadora. Porém, eu realmente gosto de finais felizes… se você é do tipo que gosta de finais felizes, não chegue perto desse livro – ele pode estragar uma noite de sono. De fácil leitura, apesar de um enredo complexo e personagens completos, esse livro é recomendável para todas as idades e para todos os gostos. Mas sinceramente, é um livro que dificilmente eu vou reler um dia – muito triste para o meu gosto – um ótimo livro, mas muito triste.

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 6

Mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Luciane 18/06/2011

É um longo bom livro, apesar de ter deixado algumas questões não resolvidas até o final. A história vai seguindo um rumo, enfocando cada capítulo um personagem diferente. Recomendo.
Este é mais um livro do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Letícia Souza 09/08/2011

Adorei ler A história de Edgar Sawtelle, é encantador, leve, interessante, me apaixonei por Edgar e por Almondine morri de raiva de Claude idiota, gostei mesmo e do final também, se não tivesse acabado como acabou eu não ia gostar tanto (apesar de ter chorado muito). rs

felipediogame 06/05/2012

Uma História rica em detalhes!
O livro se passa na decada de 50/60/70 ,Edgar e uma menino que nasceu mudo e vive numa fazenda com seus pais,Trudy e Gar .Eles adestrão um tipo de cachorro companheiro , porém com a morte mistériosa de seu pai e do vetérinario da familia (Dr. Papineau),Edgar foge e descobre um mundo, desconhecido por ele,diferente de como imaginava.
O livro e bem detalhista por ser em Terceira pessoa , Com rico detalhes de tempo , ambiente , pessoa . E com um enredo surpreendente , vale a pena!