A História de Edgar Sawtelle

A História de Edgar Sawtelle David Wroblewski

Resenhas - A História de Edgar Sawtelle

Mágda 01/08/2010

É o relato ficcional da vida de um menino.
Um menino que nasce com a impossibilidade de vir a falar. Mas Edgar desenvolve vários dons ao longo de sua infância e de sua juventude. Filho de um casal de criadores de cães, o garoto tem a sorte de se comunicar de maneira especial com estes animais. Além disso ele é profundamente perceptivo e um sobrevivente.

A História de Edgar Sawtelle é delicada, comovente e inebriante. Não um livro sobre cachorros apesar da força de seus personagens caninos; mas um livro sobre a natureza humana, seus mistérios e contradições.

Um livro que falando de amor irrestrito e da incrível odisséia vivida por um menino, nos coloca em contato com sentimentos que se perdem no dia-a-dia.

Lima Neto 25/12/2009minha estante
o livro possui uma sensibilidade, sem dúvida, momentos de rara ternura e alguma "profundidade no psicológico dos personagens", mas eu confesso não ter gostado dele. o achei pouco cativante e atrativo, com leitura cansativa. o personagem principal, Edgar Sawtelle, soou, para mim, um menino genioso, e a melhor personagem é a cadela Almondine.

de qualquer forma, parabéns pela resenha.

você gostou do livro e eu não, e essas são nossas opiniões, que divergiram acerca desse livro em especial. mas é justamente essa uma das magias da literatura: o que agrada um, pode não agradar o outro, dependendo do momento de cada leitor e de sua vivencia como ser humano.

Lu 29/01/2010minha estante
Que linda resenha, Mágda. Parece ser um ótimo livro. ^^

Padu 09/04/2010minha estante
que narrativa confusa, quero crer que houve problemas com a tradução, o amigo que indicou a leitura leu em inglês e adorou...não posso dizer o mesmo do livro em português!

Maria Carolina 17/07/2010

O Livro é bem cansativo, tem hora que fica difícil ler de tão cansativo!! O Livro começou a ficar "interessante" depois da pagina 320, mais também foi só uma parte ( é a parte do Henry adorei ele todo "comum")...O Livro me decepcionou, esperava mais desse Livro!! E Vamos combinar que livro triste é esse!! Jesus... quem precisa de Um Tio daquele!! É também Ficou algumas coisas que o autor não explicou e deixou no ar (acho que sou a única que não foi fã do livro por aqui rsrs).

naniedias 16/06/2010

A História de Edgar Sawtelle
Sobre o Livro:
A História de Edgar Sawtelle é um livro sobre a vida.
Trudy e Gar não conseguiam ter filhos. E ela já estava muito machucada por sempre abortar, e mais ainda pelo último bebê – que havia segurado nos braços. Mas por insistência de Gar, ela tentou de novo. E foi então que eles tiveram Edgar. Edgar nasceu mudo – ele conseguia ouvir, mas não conseguia emitir nenhum tipo de som.
Mas isso não foi exatamente um problema. Edgar aprendeu a se comunicar através de sinais. Até mesmo com os cachorros Edgar conseguia se comunicar. Aliás, sua melhor amiga era uma cadela – Almondine.
E assim é a história de um menino mudo que vivia em um mundo de cachorros. Afinal de contas, Trudy e Gar trabalhavam adestrando cachorros – os cachorros Sawtelle.
Mas tudo muda quando Claude, irmão de Gar, aparece. A partir desse momento, as coisas não são mais tão simples e perfeitas quanto foram até então.

O que eu achei:
Na minha opinião é um livro maravilhoso – uma história encantadora. Porém, eu realmente gosto de finais felizes… se você é do tipo que gosta de finais felizes, não chegue perto desse livro – ele pode estragar uma noite de sono. De fácil leitura, apesar de um enredo complexo e personagens completos, esse livro é recomendável para todas as idades e para todos os gostos. Mas sinceramente, é um livro que dificilmente eu vou reler um dia – muito triste para o meu gosto – um ótimo livro, mas muito triste.

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 6

Mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com

Paulinho 02/06/2010

Critica de A História de Edgar Sawtelle

A História de Edgar Sawtelle escrito por David Wroblewski da editora intrinsica traduzido por José Rubens Sequeira 524 paginas.

Bem pra começar o livro é muito bom dei quatro estrelas, a trama é densa, a prosa é bonita e bem escrita quase parnasiana revelando uma preocupação com a linguagem e com a sintaxe, a historia se desrola de forma lenta, gradual porém bonita e sofisticada, aparentemente mais uma historia de um garoto com uma vida pacata, "perfeita" ate que acontece dramas apos outros e ahistoria toma rumos inesperados tratando de temas que vc nem imaginou dando uma veracidade letal a historia, realmente encantador!

Só não dei 5 estrelas por que não gostei muito do final embora ele seja coerente.

Vale a pena Ler.

O Livro é como uma imagem digital sendo formado bem lentamente por cada ponto, no caso do livro por cada palavra, frase, pagina e se vc tiver paciencia no final terá uma linda imagem.
Sonic 17/06/2012minha estante
Não me interessei muito por este, não parece ser o meu tipo de leitura habitual.

gustavo.ono 16/05/2010

Resumo
O livro conta a estória de Edgar Sawtelle, filho único de um casal que cria gerações de cães Sawtelle. Edgar nascera mudo, mas possui um dom especial na educação dos cães.

A estória ocorre no interior dos EUA no inicio do seculo 20. Mostra o pensamento e o cotidiano das famílias americanas neste período.

Inesperadamente, o pai de Edgar morre e surgem dificuldades financeiras, ja que o pai é quem cuidava das vendas dos cachorros. A mãe inicia um namoro então com o irmão do pai de Edgar, o que gera uma insegurança no menino. O menino desconfia que seu tio seja o assassino de seu pai, e passa parte do romance investigando o evento.

O livro mostra a seriedade e dificuldade de se treinar cães; e trata o treinamento como um negócio / business. Mostra a rotina de treinamentos, regras de cruzamento, complexidade da arvore genealógica (sempre visando manter as melhores características de cada cão, para melhorar a raça).

Trata basatante também da psicologia de uma criança, e o impacto da perda de um ente querido na mesma. Emoções, sentimentos, pensamentos são descritos detalhadamente pelo autor.

Cris 08/04/2010

uma idéia muito boa mas...porém..
uma pena que o livro tenha momentos de desencontros e algumas baixas na narrativa,parece que o autor escreveu em ciclos!Parou,escreveu de novo alguns pequenos pontos,parou novamente,acrescentou detalhes menos importantes e esqueceu de um timing presente na narrativa que transformaria o livro numa estória fantástica.A sensação de picotar algumas partes,avançar em algumas outras poucas,é irritante para quem está se empolgando em acompanhar os acontecimentos!
Um menino mudo,cachorros adestrados,circunstancias diferenciadas em um campo farto que poderia gerar uma estória muito bem cultivada,mas aí..vêm um final estranho,aliás o fantasma era desnecessário.O pai do menino como tal e fazendo "cortes" em momenitos decisivos,como a parte final.foi absolutamente dispensável!
o interessante morava justamente na curiosidade em saber como era o mundo desse menino.os sinais,a linguagem as espectativas dele,os relacionamentos psicológicos,físicos,a execução de tarefas para uma pessoa com um aspecto especial como sua mudez física.
onde foram parar os personagens do início como a garota que ele via pela televisão naquele anuncio da Starchild?e aquela menina que o vira no restaurante dizendo que Deus havia contado um segredo a ele (achei tão bonito!),até Henry foi perdido pelo autor.aqueles momentos com o tornado foram ótimos,mas aí ele volta,aliás a fuga em si foi desnecessaria(e a dona daquela lojinha?),esses acontecimentos paralelos(como a ida dele pelas estradas etc)poderiam estar na estória sem precisar ter iniciado com a morte do veterinario.Até em Claude faltou algumas "substancias".Uma pena,não fossem aspectos assim,seria um livro digno de muito mais atenção!quem sabe geraria uma espécie de saga de familia?
Fê Gaia 01/08/2011minha estante
Ótima resenha, concordo com quase tudo que vc escreveu. Uma história que tinha tudo para ser memorável, sendo desperdiçada de modo tão leviano... uma pena mesmo.

Thalita Branco 27/07/2012minha estante
Excelente! Parece que o autor correu demais no final do livro. Uma pena, o livro possui uma história muito bonita, se tivesse sido melhor contada teria feito mais sucesso e seria mais amada pelos leitores.

Junior Guidugli 24/03/2010

Bom, mas odiei o final
O livro é bom. A estoria é bem contada com uma narração bonita, mas também é bem monotona. O pior vem no final.

Renee 18/03/2010

Bom,não foi um dos livros mais empolgantes que li. Para galera que se amarra em cães é interessante pois no meio da história há relatos de como se cria uma raça de pedegree. Em relação a história é bem chata no começo depois as coisas começam a fazer sentido mais é bem óbvio que é uma história criada pois as reações dos personagens são estranhas. Eu diria que até patológica.hahahah

Antes achava que adorava qualquer história e me achava de gosto muito vulnerável. Depois deste livro vi que não qualquer coisa que me aggrada e isso tb é um aprendizado!!!!

Mar 17/02/2010

Aqui está um livro para se prender aos detalhes.

Movida por uma propaganda de rodapé de um jornal e pelas críticas muitíssimo favoráveis - Stephen King falou que era incrível, não? -, enlouqueci para ler este livro. Queria dar um jeito de lê-lo, criei muitas expectativas, cavuquei livrarias.

Digo que não foi algo super decepcionante, mas também não fora uma leitura incrível. Como eu disse antes, me fixei em minhas expectativas - acho que devo ler menos críticas e ler mais livros antes - e elas se viram realizadas pela metade. O enredo é interessante, a história parecia deveras promissora desde o começo. Mas a partir da metade do livro me senti entediada e por um momento quase desisti de continuar.

O garoto Edgar tinha ganas de tirar o tio de seu caminho e de sua mãe, tinha dúvidas sobre ele. Digo que no final ele até conseguiu - mas perdera tudo, tudinho, sem contar que não sabemos o fim da mãe, o fim do canil, o porquê de ele não falar se é "perfeito", o fim da velha do mercadinho, o fim da história praticamente. Ficou muitos fios soltos, minha gente.

Sem contar as cenas que ficavam confusas: eu tive que ler umas três vezes para entender se o doutor Papineau fora morto acidentalmente ou intencionalmente. Fala sério!

Em suma, o livro foi enervante por esses motivos: enrolação nos detalhes, nas histórias do passado e do presente, falta de coesão e de um final decente. A aventura em si mal se concretizou e quando se concretizou acreditei que iria durar muito mais tempo, seria muito mais emocionante: Decepção outra vez. Edgar só ficou um tempo na floresta - e no resumo dá a entender que o garoto ficou lá por anos e anos - e depois encontrou um lugar onde ficar tranquilamente. O autor poderia ter abusado do sobrenatural, mas não o fez. E mais uma vez deixou a história enfadonha.

Está certo que teve suas cenas emocionantes - me apeguei muito mais aos meus animais de estimação depois da leitura -, como as mortes, as descobertas e etc, que me fizeram me sentir no lugar dos personagens e pensar. Acho que foram por estes momentos que quis continuar a leitura, ter esperanças de que tivesse um final que condiz com o começo. E digo uma coisa: não me arrependi de ter me prendido aos detalhes para tentar esquecer que o livro não era tão emocionante e decepcionante assim.
E claro, acabei me afeiçoando tanto aos personagens que eu não quis que o livro acabasse. Percebi que a história poderia não ser tão boa, mas que os personagens eram tão sutis e também tão peculiares que eu fiquei com um certo vazio no peito por ver que não teria mais história.

Por favor, que o autor pense em fazer uma continuação e esclareça o final que ficou vago e também que satisfaça a minha sede por seus personagens.

Giliade 03/02/2010

Grandioso!
O que é necessário para se escrever um bom romance?
Personagens cativantes? Uma boa trama? Sutilidade narrativa? Final inesperado?
Se a resposta for sim e eu tiver me esquecido de algum ingrediente extra, acreditem: Wroblewski não se esqueceu.
Edgar Sawtelle sem dúvida é um personagem inesquecível!
A mistura entre cães e humanos não poderia resultar em algo que eu não ousasse chamar de G R A N D I O S O!
Absolutamente recomendado e desnecessária qualquer tentativa de descrevê-lo melhor.
Walzinha 04/02/2010minha estante
Gil... tipo assim... não sei o que entender... mas acho que esse livro não faz meu estilo...tem cara de final nada feliz...

Tudo bem....................... eu não posso falar sem ter lido....Desculpa...

Beijo ! Te amo !

Andre_Sch 16/01/2010

Claude trouxe o caos a então perfeita vida dos Sawtelles.
O livro conta uma odisséia de um garoto que aprende junto com cães as peripécias que a vida apresenta.
O livro é cansativo, ele demorou muito para se engrenar, mas depois vc não para mais.
---Não se pode transformar um rio em mar, mas pode-se traçar um canal para ele seguir.---

lizziedias 12/01/2010

Emoções
Um livro emocionante. Uma história onde são explorados os mais profundos sentimentos humanos. Muito belo, vale ser relido.

Rosângela Luz 28/12/2009

O livro, a princípio começa de uma forma monótona, dando a sensação exata de uma família simples que adestram cães, que não enxergam mudanças na forma de viver. O filho Edgar nasce mudo, mas se comunica muito através de sinalizações, quando reaparece o irmão de seu pai e há um conflito envolvendo o pai e o irmão, com quem tem um relacionamento conturbado, resquícios de um passado atribulado; e Edgar acaba se envolvendo também neste cenário, a partir daí, o romance deslancha , como ainda estou lendo e não sei se vou poder editar isso mais tarde, recomendo o livro para pessoas que querem ler um livro manso, mas carregado de sentimentos e emoções humanas envolvidos nos laços familiares e no carinho pelos cães, olha, mas tem partes no livro que são um saco, vamos ver se melhora até o final.Cheguei ao fim e foi inesperado, valeu a pena porque mexe com as emoções do leitor, é um drama elaborado de forma compassiva, atingindo seu ápice no final e classifico como um livro bom para se ler, se conseguir superar algumas partes que são lentas e repetitivas, mas até que vale a pena perto de outros que lemos pela propaganda de consumo.

João Paulo 08/12/2009

Uma opinião muito extensa
Até uns três quartos do livro, acreditava cegamente que esse era o melhor livro que tinha lido na minha vida. Agora, já não consigo afirmar mais isso, por estar completamente confuso quanto ao que penso da história. Só sei que consegui me envolver profundamente com a obra, nunca me emocionando tanto e, ao mesmo tempo, ficando tão desorientado e desapontado. Não consigo nem dar estrelas a ele, realmente porque não consigo construir minha opinião por completo, até agora.
Escrevi também um pouco sobre o livro no meu blog, tentando definí-lo com mais detalhes. Quem quiser conferir, o link tá aí embaixo.

Lima Neto 27/09/2009

Um livro perfeitamente comum, ao meu ver
"A História de Edgar Sawtelle" é um livro muito bem escrito, sem dúvida, com uma ternura impressionante, mas, apesar da boa "técnica do escritor", é uma história comum, por não apresentar nada de surpreendente, de novo, literariamente falando. dos personagens que aparecem ao longo da história, talvez os cachorros, embora não sendo protagonistas, estão entre os mais cativantes. as situações por que o personagem passa parecem meio forçadas, surgindo com pouca naturalidade no desenvolver da história. em dados momentos o livro é bastante cansativo e são raras as passagens realmente emocionantes.
esse livro não é, ao meu ver, o que se fala dele, dos elogios feitos por determinados críticas, que aparecem, inclusive, na capa, como o feito pelo "NEW YORK TIMES": "a maior surpresa do ano".
sem dúvida que é um livro bem escrito, com uma narrativa super delicada, repleta de ternura, no entanto, é um livro comum e fraco, ao meu ver.
Márcia 27/10/2009minha estante
Peraí, se o livro é bem escrito e talz... Não merecia nem 2 estrelas?

Nanase 30/12/2009minha estante
É claro que a história pode não ter te agradado, mas chamar a jornada de um garoto mudo com um bando de cachorros adestrados por ele próprio - sendo que esses cachorros pertencem à uma raça criada pela própria família dele -, fugindo da casa após ter matado um cara sem querer, acreditando que se tratava de seu tio (que possui um caráter totalmente ambíguo e é um dos personagens mais misteriosos da história), e encontrando um homem que acima de tudo odeia parecer comum, para depois, no final, os únicos personagens que sobrevivam serem animais - enfim, chamar uma trama dessas de "comum" é, hum, forçar demais a barra.

Marina 25/01/2011minha estante
"as situações por que o personagem passa parecem meio forçadas"
Falou tudo!!! O roteiro é mto mal construído, e acabam que várias situações ficaram forçadas mesmo. Achei diversas partes sem nexo algum, decepcionei.

Beth 28/08/2014minha estante
Eu gostei muito do livro...