A História de Edgar Sawtelle

A História de Edgar Sawtelle David Wroblewski

Resenhas - A História de Edgar Sawtelle

Leila 28/03/2015

Decepção!
O livro inicia-se devagar, sem prender muito a atenção, diria que até um pouco cansativo...depois melhora significativamente qdo Edgar passa a ser a personagem principal mesmo, uma criança especial e muito sensitiva.
Achei bacana o livro mostrar que mudos (e diria que tb os surdos) podem ter uma vida normal e desempenhar tarefas como quaisquer outras pessoas.
Ameiiiiiii os capítulos narrados por Almondine a cachorrinha que sempre cuidou de Edgar, que foi a voz dele qdo bebê avisando à mãe de Edgar que ele tinha acordado, que estava chorando e por aí afora, lógico que ela era quase que uma extensão do menino. Saber dos seus pensamentos foi muito legal, ter a visão dela da vida, dos humanos fantástico.
Gostei muito também de todos os cachorros apresentados e desenvolvidos na trama, mostram um lado fiel, leal e inteligente dos cães. (acredito que o autor deve gostar muito dos cães para ter uma visão tão bonita desses belos companheiros).

Lá pro meio do livro, com a morte do pai de Edgar o negócio se complica, as coisas saem dos eixos e já nesse ponto queria DAR UNS TAPAS em Trudy, mãe de Edgar, gente, fala sério, que mãe manda um filho de 14 anos fugir pro meio da floresta, sem o menino ter feito nada de errado, vamos combinar, dá vontade de pegar um pedaço de pau e dar na cabeça dessa pessoa...afff mil vezes!

Tudo muito que bom, tudo muito que bem, até que chegamos ao desfecho do livro. Oi? Senhor autor, o digníssimo cansou da história e resolver simplesmente dar um tiro e encerrar tudo??? tá certo isso produção, as injustiças ficarem por assim mesmo, coisas mal resolvidas etc e tal?
NÃO CURTI, ODIEI ESSE FINAL!!!!
Pronto, falei!

E só por causa desse final horrendo não indico o livro! Tinha tudo para ser um bom livro, preferiria um final clichê e manjado...estaria de bom tamanho e muito bom pra encerrar...o livro deu o seu recado, mas perdeu o leitor nas últimas páginas!
Augusto 18/08/2015minha estante
Concordo com você. Muito se falou do comentário na capa do The New York Times. "A maior surpresa do ano". A crítica do jornal na integra deve seguir: A maior surpresa desagradável do ano! Que grande perda de tempo, looooongo. Confesso que por muitas vezes pensei em desistir, li na raça, para chegar nesse final horrível.

uyara 18/04/2012minha estante
Puxa, esta resenha deveria estar marcada como spoiler. Não precisava contar tudo que acontece no livro, né!? rs

Débora 10/06/2012minha estante
Eu sei que você acaba contando tudo o que acontece no livro, mas como várias partes do livro deixam margem a interpretações, foi bom ler o seu resumo. E concordo com sua opinião também. Coitado do Edgar! Merecia um final diferente...

Flavinha 10/06/2012minha estante
Oi Uyara! Na época que eu fiz essa resenha, ainda não tinha o botão de marcar spoiler, aí coloquei na primeira linha da resenha "alerta spoilers"

Beijinhos

Vanessa Pipi 26/05/2014minha estante
Oi gostei de sua escrita ... mas não entendi o início do livro.... o prólogo! !! Decuspa minha ignorância mas pra que serviu???
Obrigada.

vanessa

Joicinha 04/12/2016minha estante
Voce fala em uma parte da resenha "Edgar se recupera e tenta salvar os arquivos do canil, mas Claude injeta no garoto, e acidentalmente em si próprio, o veneno com o qual ele matou Gar. " Qual parte o Claude injeta em si o veneno? acho que comi mosca nessa parte...
No final fiquei com a sensação que ele tinha morrido tbm, mas o ultimo paragrafo do capitulo direcionado a Claude dá a entender q ele chegou à porta do celeiro.

Samy 25/03/2014

Fazia um tempo que eu estava com vontade de ler esse livro. A capa me chamou muito a atenção quando vi na livraria e fiquei com o livro na cabeça, esperando uma oportunidade para lê-lo – esse também poderia ter entrado no Desafio do Tigre, Julgando pela Capa. Não diria que tinha muitas expectativas acerca dele, pois não havia sido nenhuma indicação, eu não conhecia o autor e nem procurei resenhas do livro antes de ler. Por esses motivos, fui sem expectativas e sem preconceitos, mas achei realmente que seria um livro do qual eu iria gostar! Infelizmente me enganei. Não chegou a ser um livro ruim. Só não foi bom. Ficou muito extenso, com partes desnecessárias – parecia que o autor só queria aumentar o tamanho do livro, sem se preocupar em manter o nível do conteúdo. Apesar disso, David Wroblewski tem uma escrita leve e bonita.

O livro é dividido em cinco partes, cada uma com uma etapa da vida da família Sawtelle. Cada capítulo tem um título – escrito com a fonte bem diferente do corpo do texto, algo que adoro – e são bem longos. Todos têm subdivisões, creio que para dar uma quebrada no ritmo, já que eles são realmente bem extensos. Eu, particularmente, prefiro os capítulos mais curtos, principalmente quando o livro não é muito movimentado, acho que flui melhor a leitura. Achei a diagramação do livro bonita e pareceu que o autor e editora tiveram um cuidado especial com isso.

A história da família se iniciou com John Sawtelle e sua esposa, quando ele resolveu criar cães e aperfeiçoa-los de acordo com características que nem ele mesmo entendia muito bem. Os cães treinados acabaram ficando famosos e o canil se expandiu. Um de seus filhos, Gar, decidiu continuar com o “dom” da família em treinar cães e passou esse amor para o filho, Edgar.

A narrativa é feita em terceira pessoa, cada capítulo pelo ponto de vista de um personagem – incluindo alguns cães – mas na maior parte do tempo, o ponto de vista que seguimos é o de Edgar. Achei particularmente interessante a narrativa pelo ponto de vista de Almondine, uma das personagens mais carismáticas do livro, principalmente quando Trudy está grávida de Edgar. A vida da família segue uma tranquila rotina e sem muitos problemas. Edgar consegue se comunicar perfeitamente com os cães por meio de sinais e ama a vida que leva na fazenda, ama trabalhar com os animais e o contato que tem com eles.

Certa parte do livro tem uma discussão até interessante, entre o avô de Edgar e seu amigo e cientista, Brooks. Brooks também cria cães, mas levando em consideração a genética dos mesmos para escolher as características desejadas. Ele acha um absurdo John Sawtelle escolher os animais pelo olho e pela intuição e seguem acaloradas discussões entre eles, cada qual tentando defender seu ponto de vista e sua forma de trabalhar com o canil. Como bióloga, achei até interessante a discussão e os argumentos de Brooks, mas pode ficar um pouco maçante para quem não se interessa pelo assunto.

Para gostar desse livro, amar cães não basta. Ele é meio monótono e longo, então a pessoa tem que gostar muito de ler e ter paciência para um livro mais devagar. Se você tem esse perfil, recomendo o livro. Senão, parte pra outro. Eu gostei de ter lido porque estava muito curiosa e não o tiraria da cabeça enquanto não lesse, mas talvez, se não fosse pelo desafio, eu o teria abandonado antes do fim.

site: http://www.infinitoslivros.com/2014/03/resenha-historia-de-edgar-sawtelle.html

Luis Fernando 23/04/2013

Não perca o seu tempo..
"A maior surpresa do ano" The New York Times. Quando vi essa frase estampada na capa pensei se tratar de um novo clássico da literatura. Mera propaganda enganosa. Aliás, percebo que essa estratégia tem sido utilizada por muitos. Alguém escreve alguma coisa boa a respeito do livro e logo logo isso vem estampado na capa para atrair mais leitores desavisados.

Tinha tudo pra ser uma bela estória: um menino mudo envolvido na criação e treinamento de cães. Os cães amavam Edgar e Edgar amava os cães. Eles entendiam o que aquele garoto transmitia através de seus sinais. Tudo isso num cenário cativante - uma fazenda numa pequena cidade do interior. É só! Nada mais que isso! Não há uma grande história, uma grande trama ou algo comovente. A narrativa é extremamente cansativa em alguns trechos. Em outros, o autor escreve, escreve e não sai do lugar. É o famoso: "fala bonito mas não diz nada". E o que dizer do final do livro? Simplesmente foi o final mais ridículo que já tive a oportunidade, ou melhor, a infelicidade de ler. Sem pé nem cabeça.

Sendo bem sincero, não perca seu tempo com esse livro.
thyagolm 04/06/2013minha estante
Cara, na sua última frase resumiu TUDO. O negócio é bem simples pessoal, NÃO PERCAM O SEU PRECIOSO TEMPO COM ESSE LIVRO!
No quesito literário foi a grande decepção da minha vida hehe, até porque amo cachorros e esperava algo no mínimo MUITO melhor.
O livro é patético, se for pra defini-lo de alguma maneira.

felipediogame 06/05/2012

Uma História rica em detalhes!
O livro se passa na decada de 50/60/70 ,Edgar e uma menino que nasceu mudo e vive numa fazenda com seus pais,Trudy e Gar .Eles adestrão um tipo de cachorro companheiro , porém com a morte mistériosa de seu pai e do vetérinario da familia (Dr. Papineau),Edgar foge e descobre um mundo, desconhecido por ele,diferente de como imaginava.
O livro e bem detalhista por ser em Terceira pessoa , Com rico detalhes de tempo , ambiente , pessoa . E com um enredo surpreendente , vale a pena!

Letícia Souza 09/08/2011

Adorei ler A história de Edgar Sawtelle, é encantador, leve, interessante, me apaixonei por Edgar e por Almondine morri de raiva de Claude idiota, gostei mesmo e do final também, se não tivesse acabado como acabou eu não ia gostar tanto (apesar de ter chorado muito). rs

Sarah 15/07/2011

Emocionante !

Luciane 18/06/2011

É um longo bom livro, apesar de ter deixado algumas questões não resolvidas até o final. A história vai seguindo um rumo, enfocando cada capítulo um personagem diferente. Recomendo.
Este é mais um livro do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Luis Netto 05/02/2011

A HISTÓRIA DE EDGAR SAWTELLE
“A História de Edgar Sawtelle” do autor norte-americano David Wroblewski relata através de uma linda história, a vida de Edgar Sawtelle um garoto mudo desde o nascimento, e sua dificuldade de se comunicar com as pessoas através de gestos e bilhetes Ele morava em uma fazenda e levava uma vida calma ao lado dos seus pais.
Já era tradição da família Sawtelles o treinamento e adestramento de cachorros. Na fazenda havia muito cães e Edgar sempre gostava de ficar junto com eles. Os Sawtelles treinavam esses cachorros, para deixá-los mais velozes e capazes de ajudá-los na tarefas da fazenda. Os cachorros também eram adestrados para que ficassem mais dóceis e companheiros de toda a família.
Todo este companheirismo se mostrava em Almondine, um cachorra esperta e fiel a Edgar, que a considerava com sua melhor amiga e eterna companheira, com certeza, o único ser além de seus pais que poderia confiar integralmente. A união de Edgar e Almondine é um fato surpreendente.
Mas foi após a morte repentina do pai de Edgar, o chefe da família Sawtelles, que a paz que reinava na fazenda foi embora. Havia voltado Claude, tio paterno de Edgar, que sempre foi rejeitado pela família, por causa da fama de ser mau caráter, capaz de enganar qualquer pessoa para atingir seu desejo pessoal.
Agora ele queria enganar a esposa de seu irmão falecido.
Ao chegar na fazenda, depois de anos sem visitar ninguém de sua família, Claude vai consolar a mãe de Edgar, que ainda chorava pela morte de seu marido e pai de seu filho que tanto precisava dele.
Foi neste momento de tristeza e carência que rodava o peito de sua cunhada, que Claude começa a ganhar o coração daquela abalada mulher, com atos carinhosos e inesquecíveis, igual a que seu marido fazia. Este comportamento foi a deixando cada vez mais apaixonada pelo irmão de seu marido já falecido, vindo tornar-se sua namorada.
Por estar apaixonada, ela não conseguia enxergar o que realmente ocorria em sua vida e não conseguia notar que Claude só queria se aproveitar da sua família, retirando aos poucos todo patrimônio deixado pelo seu irmão que muito valioso
Edgar e Almondine, sua cachorra já haviam notado as intenções de Claude, mas falar para sua mãe não mudaria muita coisa, teria que provar esta afirmação, fazendo com que ela visse com seus próprios olhos, que Claude não sentia amor por ela e sim o desejo de arrancar todo seu dinheiro e bens, um de cada vez.
‘Mas como que um garoto mudo conseguiria mostrar a sua mãe apaixonada, que seu amor era apenas uma ilusão? Em que ponto um cachorro adestrado conseguiria ajudar um mudo a provar o roubo do tio Claude?’. São estas duas perguntas que David coloca na cabeça do leitor, deixando o livro realmente emocionante. Leiam e notarão o que vale a pena descobrir o desenrolar da história protagonizada por um garoto que tem como sua fiel companheira uma cachorra.
Um livro fantástico.
Recomendo a todos.

pool 20/12/2010

Um livro que comeca devagar, ate tedioso, e aos poucos vai te conquistando e prendendo, ate que o final chega e estraga tudo o que o livro arduamente conquistou.

Márcia 06/08/2010

A História de Edgar Sawtelle
Com uma narrativa tediosamente fascinante, o autor nos suga para a vida de Edgar - um menino mudo, sem voz, num mundo de homens e cães.

O Livro começa extremamente tedioso, mas o autor tem uma técnica tão peculiar que logo nesses primeiros capítulos, Edgar te hipnotiza.

David descreve tudo nos mais precisos e preciosos detalhes. Vai denserolando as cenas e os sentimentos dos personagens dentro do leitor, de uma maneira que a mente entra na História dos Sawtelle, pedindo mais. Lentamente o leitor vai entrando num estado quase de "subconsciência". De repente tudo a nossa volta é o livro; ele nos suga, nos absorve por completo
A narrativa é tão tediosa e por vezes linear, que me vi acomodada à trama, relaxada, so acompanhado, e de repente me via prendendo a respiração. O livro é cheio de picos de emoção, que mechem tanto com os personagens quanto com os leitores.
É impossível não se afeiçoar à história; à Edgar; aos cachorros e a Almondine. Assim como também é impossível não desejar um final diferente para todos, a despeito da perfeição do de David.

Alguns dos leitores podem ter achado o final injusto, mas eu achei bonito. Os últimos capítulos, são os melhores, os mais êxtaseantes, e o final é arrebatador, porém triste. É a grande supresa e o maior pico do livro.
David ainda traz uma pitada de sobrenatural para o texto que só me fascinou mais, por aparecer tão naturalmente na vida do menino.

" Não releio muitos livros, porque a vida é muito curta. Relerei este" Concordo com o tio Stephen. ;) A História de Edgar Sawtelle tem vida.

Peônia 16/11/2011minha estante
Adorei Márcia!

Lucia Jardim 28/02/2013minha estante
Concordo em tudo com você !!!!

Beth 28/08/2014minha estante
Márcia, esse é um dos meus livros preferidos, adorei a resenha.