Inverno na manhã

Inverno na manhã Janina Bauman

Resenhas - Inverno na Manhã

Paula 13/02/2024

Bom livro
Não desmerecendo o sofrimento que a protagonista passou mas foi um dos livros sobre holocausto mais rasos que li até agora , sei que ela era menina na época e naquele tempo eram outra a cabeça de uma.mkca de 15 anos mas não sei ,acho que só fui sentir mesmo o impacto da guerra na vida dela nas partes finais

PietraMonalize 16/01/2024

Janina Bauman
Encontrei esse livro na biblioteca da escola,e me surpreendi porque é exatamente o tipo de livro que eu gosto, Campos de Concentrações, Auschwitz, porque reflito muito de como as nossas vidas são boas em relação a forma de como os judeus viviam naquela época, isso me faz agradecer pela vida que eu tenho,mas também me indignar de que aquilo realmente existiu,e não só nos períodos de 1939-1945,nos dias de hoje isso ainda acontece, é só olharmos para o ataque que teve recentemente em Israel, causado por Gaza.

Jessica.valcaci 20/12/2023

Confesso que esperava mais
Sim esperava mais do livro, mas o que esperava exatamente??? É um livro de memórias sobre um passado não tão distante e tenebroso de racismo, morte é tanto mais coisas que possamos nomear sobre não só sobre o movimento anti semita na Europa que perdura até os dias de hoje é antes mesmo da guerra, este livro é mais um ?aperitivo? de como funcionavam na Europa antes da segunda guerra e durante ela. Por vezes eu achava o livro entediante, é um livro real de uma moça real em uma situação difícil que nunca experimentei tudo que ela viveu nunca vai poder ser colocado cem por cento aqui, são recortes de memória de uma jovem real, de uma outra cultura, época algumas coisas aqui são chocantes pensar que não faz tanto tempo que isso aconteceu, algumas vezes parece filme, de quase tudo Janina e sua irmã Sophie sobreviveram, momentos onde parece ser o fim elas conseguem escapar.
Momentos normais de uma adolescente se tornam episódios raros é lindo de se vê os que eu mais gostei confesso, uma boa totalmente real com cenas de um cotidiano de pessoas reais em tempos difíceis

Tamyres 15/12/2023

Forte, sensível, real, detalhista....
Que livro meus amigos, eu amo livros deste período sobre 2° mundial, e principalmente quando conheço histórias reais como a da Janina

Sinto muito por tudo que ela e a Shopie e a mãe passaram. A maldade e crueldade do ser humano é inacreditável.

Fico feliz por ela ter sobrevivo a tudo que ela relatou, mesmo que com muitos traumas.

(Uma coisa que descobri vendo o sobrenome dela: ela era esposa do renomado filósofo contemporâneo Zigmun Bauman, detalhe interessante)

Enfim, gostei muito da leitura, só pelo meio do livro que fica um pouco 'entediante' por conta das mudanças e detalhes das pessoas que as acolheram, que sempre ocorriam, mas isso é só um por cento do tédio, do medo e da ansiedade que ela mesma sentiu naquele dias.
Esse não é um livro para nós entreter.

Recomendo 100%

Humildylli 31/08/2023

Inverno na Manhã: Um Jovem no Gueto de Varsóvia" é um livro escrito por Janina Bauman, uma sobrevivente do Holocausto que narra sua experiência durante a ocupação nazista em Varsóvia, Polônia. O enredo do livro é baseado em suas memórias da infância e adolescência, trazendo uma perspectiva única e comovente sobre um momento histórico tão sombrio.

A história se passa nos anos de 1940, quando Janina tinha apenas 13 anos de idade. Ela descreve de forma vívida e detalhada a transformação de sua cidade natal, Varsóvia, em um gueto judeu, onde milhares de judeus foram forçados a viver em condições inumanas.

A autora relata as dificuldades e os desafios que enfrentou, desde a escassez de comida até as deportações em massa para campos de concentração. Janina também compartilha suas experiências pessoais e emocionais, descrevendo a perda de amigos e familiares e os momentos de medo e desespero que viveu.

Além de retratar as condições terríveis do gueto, o livro também explora a resiliência e a coragem de Janina e de outros que lutaram pela sobrevivência. Ela conta como encontrou esperança e força nas pequenas alegrias cotidianas, como ler livros e se envolver em atividades culturais mesmo diante da adversidade.

A escrita de Janina Bauman é envolvente e emocional, transmitindo ao leitor as emoções intensas e a angústia vivida durante a ocupação nazista. Sua narrativa é marcada por uma mistura de lembranças dolorosas e momentos de esperança, tornando a leitura do livro uma experiência extremamente poderosa e cativante.

Em minha opinião, "Inverno na Manhã: Um Jovem no Gueto de Varsóvia" é um livro essencial para entendermos a história do Holocausto e suas consequências devastadoras. Através das palavras de Janina Bauman, somos transportados para o Gueto de Varsóvia e somos confrontados com a crueldade e as atrocidades cometidas pelos nazistas, mas também com a resiliência e a humanidade que sobreviveram neste contexto. É uma leitura emocionante e impactante, que nos faz refletir sobre a importância da tolerância, da empatia e do respeito ao nosso próximo.

Arthur674 21/05/2023

Triste, bonito e uma desgraça.
Um dos melhores livros que li na vida. Retrata sofrimento e desgraça de uma forma inteligente e sofrida. Essa leitura me ajudou a perceber o quão boa é minha vida. Algumas pessoas vêm para terra com a única missão de nos fazer perceber o quão facilmente um ser humano pode passar a destruir a existência do seu semelhante, Janina foi uma delas. Tendo sua família massacrada durante o cerco de Varsóvia, Janina conta histórias do cotidiano judeu durante a guerra e deixa registrada tamanha maldade que ainda hoje, com toda informação que temos sobre esses períodos, choca.

Valderina 15/05/2023

Esse livro traz relatos de memória de uma adolescente polonesa e sua família durante a segunda guerra mundial.
É tão impactante e chocante a força dessas pessoas durante um período tão conturbado da história .

Lucikelly.Oliveira 17/02/2022

Dilacerante
Uma Autobiografia de Janina Bauman jovem judia de uma família burguesa, que com a chegada de Hitler ao poder, foi perseguida e sofreu os horrores do nazismo.

Artur 24/05/2021

como todas histórias sobre guerra, realmente impactante e muito triste, muito interessante ver uma visão sobre os guetos de Varsóvia, campos de concentração e tudo mais que envolvia os judeus que estiveram neste gueto nos anos de guerra

Jaflety.Pedro 11/07/2018

Janina Bauman foi uma jovem que viveu durante a Segunda Guerra Mundial, junto com sua mãe e sua irmã mais nova sobreviveu ao gueto de Varsóvia e a infinitos esconderijos fora dele. Quando a Polônia foi invadida em 1939, Janine tinha entre treze e catorze anos de idade, seu pai e um dos seus tios foram convocados pelo exército polonês para combater os nazistas, ambos foram mortos pelos russos, mas isso a família só iria descobrir depois. Depois que os nazistas implantaram os primeiros guetos, entre eles, o Gueto de Varsóvia, sua família foi mandada para lá. A situação do gueto era de total falta de humanidade: fome, muitos judeus tiveram que morar nas ruas do gueto, pessoas morrendo por todos os lados, quando não de fome ou de alguma doença eram fuzilados. Depois de certo tempo começaram as deportações para os campos de concentração, os quais Janine, sua mãe e irmã conseguiram escapar diversas vezes por um triz, já que ser deportado para um campo de concentração era basicamente a morte certa. Até quem em 1943 com a ajuda de uma antiga funcionaria da família, elas fogem do gueto e passam por uma peregrinação de esconderijos, sempre mudando de refúgio ao menor sinal de perigo.

Livro muito bom, escrito em uma linguagem bem simples e boa de ler.

Prof. Angélica Zanin 08/03/2016

Judia, sobrevivente, mulher
Mais uma história de sobrevivência na Polônia invadida pelos alemães. Janina Bauman narra sua história de sofrimento, no Gueto de Varsóvia, e também fora dele na época da desocupação. Ela viveu com sua irmã e com sua mãe os perigos da guerra, foi ajudada por parentes, por estranhos, por judeus, por cristãos. Janina sobreviveu para contar sua história e a de muitos judeus menos afortunados que ela. A jovem sobrevivente deu voz a milhões de vítimas do nazismo e, além de nos ensinar com sua força e determinação, ajuda-nos a jamais esquecermos desta história tão cruel para que esta jamais se repita.

Rafa 12/01/2016

O terror
Sou suspeito para comentar sobre fatos do Holocausto, relatos como o de Anne Frank e agora de Janina Bauman me fazem ficar assutado e indignado. Muito fidedigno o relato da Polonesa, realmente é inimaginável saber o que ela passou, não conseguimos chegar ao censo do razoável até para entender ou supostamente pensar como foi viver a 2ªGuerra Mundial sendo judeu. Impressionante, só resta agradecer a pessoas como ela, que nos proporciona imaginar momentos horripilantes e que pode servir de exemplo para todo ser humano para nunca pensar em nada parecido. Exemplo de superação e coragem!

iviegas 05/08/2015

Amo esse livro
Um livro muito gostoso de se ler. A modalidade carta, crônica, são tipos literário sempre muito gostosos. História muito envolvente. Não tem como não gostar. Amo.