Ordem

Ordem Hugh Howey

Resenhas - Ordem

Luciana 11/10/2015

Ler com o Silo ao lado
A Ordem, segundo livro da trilogia Silo (por que tudo atualmente tem que ser trilogia?), traz algumas explicações para os acontecimentos do primeiro livro. Mas não espere que tudo seja respondido, aliás o autor foi bastante astuto em deixar muitas pontas soltas para a terceira parte. A estória não é contada em uma ordem cronológica muito rigorosa, e em muitos momentos precisei voltar para entender a sequência e consequências dos acontecimentos. Uma dica é ler com o primeiro livro ao lado, acreditem, eu meio que reli Silo de forma alternada com a Ordem não somente para entender a cronologia, mas também porque o autor contou a mesma situação de pontos de vistas de vários personagens e eu "refiz" os diálogos com os dois livros.
Não é uma leitura obrigatória para quem leu o Silo, que é uma estória que pode se encerrar nela mesma, mas quem ler a Ordem certamente ficará angustiado pela terceira parte.

Emilia.Cristina 15/12/2023

Muito bom, mas não como o primeiro
Gostei muito, achei que fariam um introdução do que aconteceu antes e voltariam para a história do primeiro livro, o que não aconteceu, foi somente explicado o por que dê tudo isso e qual era o plano, só voltou a falar da jules no epílogo e ela já era prefeita, que foi como acabou o primeiro, meio que ?pedindo? que ela fosse prefeita?
Gostei da parte de contar a história do silo 17, da história do solo, e gostei que respondeu algumas perguntas, agora vamos ver se o terceiro fecha bem a história

Claudia 11/12/2023

Gostei do primeiro livro, que comecei a ler por causa do seriado
As vezes é meio enrolado, lento, mas é divertido

Cris 14/06/2023

?Preveja o inevitável e com certeza um dia você estará certo
?Comece pelo topo. Parta do pressuposto de que a explicação é mentira.?

?Misture verdades e mentiras e você não será capaz de diferenciá-las.?

?O conhecimento. As coisas que deixamos fora do Legado. A capacidade de acabar com tudo com o simples apertar de um botão.?

E se a sobrevivência dos seres humanos dependesse do deslocamento de milhares de cidadãos para uma enorme cidade subterrânea, com gigantescas telas de TV transmitindo imagens desoladoras do mundo do lado de fora e ninguém fosse autorizado a sair?

No primeiro livro da série, a heroína era Juliette, uma mecânica nascida nos subterrâneos.
A narrativa de Ordem, que alterna passado e presente, começa em um período anterior ao descrito em Silo, explicando como o mundo de Juliette foi transformado. São apresentados ao leitor um portador do século XXIII; um senador da Geórgia num futuro próximo; um garoto abandonado, cuja história termina quando a de Juliette começa, e Troy, que acorda em 2110 sem saber quem é.

Em Ordem, os personagens escapam da morte ao serem congelados em cápsulas criogênicas, sendo acordados de tempos em tempos para tomar remédios, realizarem alguns trabalhos alienantes e depois dormir outra vez. O livro volta no tempo, ao ano de 2049, revelando as decisões tomadas por alguns poucos poderosos, responsáveis por bilhões de mortes que deixarão a humanidade em vias de extinção.

Hugh Howey apresenta aos leitores um mundo pós-apocalíptico, com os poucos seres humanos restantes sobrevivendo à atmosfera tóxica do planeta Terra em um silo subterrâneo.

A narrativa torna-se claustrofóbica e contrita à medida que a humanidade é forçada a viver no silo e a tomar medicamentos que a fazem esquecer a destruição infligida aos amigos e parentes. Ao contar uma história que se passa em um futuro bem próximo, Howey cria um apocalipse totalmente convincente e, à medida que revela as camadas de seu mundo distópico, pavimentando o caminho para a sequência da série, "Legado"

Lina DC 26/10/2016

"Ordem" é o segundo livro da trilogia Silo e dará aos leitores as respostas sobre o que aconteceu ao mundo que fez com que as pessoas fossem viver em silos. Primeiramente é bom deixar claro que "Ordem" não é uma continuação dos eventos de "Silo" e sim seu antecessor. O livro é dividido em três partes: Primeiro Turno - Legado; Segundo Turno - Ordem e Terceiro Turno - Pacto. Os termos Legado e Ordem foram mencionados inúmeras vezes em "Silo" e após as explicações, tudo ficou claro.

Primeiro turno foca principalmente em dois momentos: o ano de 2049 e o ano de 2110. Os capítulos dos dois períodos vão se alternando, e o leitor acompanha a trajetória de Donald e Troy.

Ano de 2049 em Washington D. C. - Donald Keene é um jovem deputado que foi recentemente eleito pelo estado da Geórgia. Idealista, acredita que pode fazer a diferença e por isso largou a formação de arquitetura para dedicar-se ao povo. Sua candidatura ganhou um forte apoio, o do senador Thurman, um amigo da família que é uma lenda em Washington. Um dia Thurman aborda Donald com um projeto secreto referente a instalações de usinas nucleares. Sem entrar muito em detalhes, o senador explica que cada indivíduo do projeto irá receber uma parte das informações relacionadas as suas funções, mas que não devem trocar informações com outras pessoas envolvidas no projeto ou com terceiros. Por conta de sua formação, Donald fica responsável por criar um ambiente seguro aos trabalhadores. Anna, filha do senador também está envolvida no projeto e terá um grande papel não apenas no projeto quanto na vida pessoal de Donald, já que ela é sua ex-namorada e motivo de alguns conflitos de Donald com a esposa.

Ano 2110 - Silo 1 - O Silo 1 é responsável pela manutenção de todos os demais silos; seus habitantes trabalham em turnos, onde ficam alguns meses acordados e depois vão para o congelamento, o que permite que eles vivam uma vida muito longíqua. O problema é que toda vez que eles despertam, suas lembranças não existem. Eles não sabem quem eram ou quem conheciam, nem mesmo o que faziam. O treinamento foi eficaz e explicou tudo o que eles precisavam saber, inclusive suas novas funções. Troy desperta pela primeira vez e subitamente é promovido para supervisionar os demais silos. Confuso e com a sensação de que algo importante foi esquecido, sua história vai sendo contada através de pequenos fragmentos.

Segundo turno - Da mesma forma que a primeira parte, seus capítulos vão alternando entre dois locais e tempos. Nesse caso, temos o Silo 1 dois anos depois dos acontecimentos do primeiro turno e o Silo 18, no momento do seu grande levante.

Ano 2212 - Silo 1 - Troy está lidando com as consequências de seus atos e ao mesmo tempo lutando contra o sistema. Forças poderosas vão tentar impedí-lo e finalmente, ele terá noção do que realmente é a Ordem e o Legado.

Silo 18 - Mission Jones é um jovem que começa a observar o funcionamento do silo de forma diferente da recomendada. Percebendo a tensão que percorre o local, ele será uma das testemunhas sobre o terrível levante que está para acontecer...

Em o Terceiro Turno, temos o Silo 1 no ano de 2345 e o Silo 17 no ano de 2312.

Ano 2345 - Silo 1 - Muitos anos se passaram desde que as primeiras revelações foram feitas. Agora é hora da ação!

Ano 2312 - Silo 17 - O Silo 17 é o Silo do Jimmy/Solo do primeiro livro. Nessa terceira parte de "Ordem" temos toda a história do Jimmy, desde o momento em que aconteceu a rebelião até os anos que se passaram e Jules o encontra.

Até o momento a série está sendo de tirar o fôlego. O autor inseriu muitos detalhes que tornam a situação realística e a leitura viciante. Apesar da ordem "trocada" dos livros, a forma como foram colocadas situações aparentemente aleatórias intercaladas deixou o final perfeito, pois quando realizamos as conexões em cada Silo/Personagem ficamos de boca aberta.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

zDouglasZy 26/08/2020

É um bom livro
É interessante, infelizmente demora pra leitura pegar mesmo, mas quando pega vai bem. Não é um tema que vá agradar todo mundo, mas quem gosta de distopia pode ser que curta esse

Evy 27/12/2016

Melhor livro do ano II
Novamente o autor nos presenteia com uma estória de qualidade, muito bem construída e rica em detalhes. A estória começa totalmente diferente do final do primeiro livro. Afinal de contas ele está nos apresentando um novo personagem: Donald. Hugh Howey continua a me surpreender ao escrever uma estória em dois tempos sem se perder, sem deixar a leitura confusa ou exaustiva. Com relação à escrita do autor, continua incrível, ele mantém tudo o que um bom livro precisa ter para prender o leitor do começo ao fim: enredo envolvente, suspense, drama, uma heroína sem clichê e o fator surpresa que apresentou em Silo, confirmando sua habilidade de criar estórias.
Lady 11/04/2017minha estante
Estou lendo SILO e ansiosa para ler Ordem e Legado em seguida, por isso estou buscando aqui as resenhas.

Gabi 27/07/2017

"Ordem" conseguiu ser tão bom quanto "Silo", incrível a maneira que o autor conseguiu me inebriar desde a primeira página até a última. E como as histórias vão se ramificando até o momento final deste livro. Ansiosa para começar "Legado".
Recomendo.

Deeeeebs 11/09/2017

Agradável Surpresa
Confesso que tive uma grata surpresa enquanto avançava com a leitura de Ordem. Sendo bem honesta, não havia gostado do livro Silo, nem me interessado pela história e seus personagens.

Eu, que costumo ser uma leitora voraz, demorei semanas para completar a leitura do primeiro livro da saga, e só continuei até o fim porque, por menos que goste de uma história, dificilmente abandono um livro.

A leitura da sequência veio pelo mesmo motivo. O livro ficou meses na estante sem receber um olharzinho sequer de interesse. E que arrependimento! A continuação supera, e muito!, a estreia e a única coisa que eu perdi foi tempo demorando tanto a dar uma chance pra ele...

Não havia lido a sinopse do segundo livro, então foi com certo fascínio que vi que, antes de seguir com a história de Juliette e a galera do Silo 18, o autor resolveu nos mostrar o começo de tudo, desde a ideia, concepção e desenvolvimento, até o presente momento. E a história é boa!, foi uma leitura rápida e muito agradável, bem diferente da primeira impressão que tive da Trilogia.

Alguns pontos ficaram confusos e senti que algumas explicações ficaram faltando, ou talvez uma verossimilhança maior no desenvolvimento de certos núcleos, mas posso dizer com toda sinceridade que não vejo a hora de conhecer o Legado!!

Washington.Leandro 30/01/2024

Sinceramente, esse livro não funcionou pra mim, só continuei ele pois quero muito saber o que acontece no final e por ter gostado muito do seriado. Achei o livro desnecessariamente grande e enrolado, o autor detalha demais tudo, o que é uma coisa que eu não gosto, e muitas coisas que aconteceram eu não vi o motivo, parece que foi apenas pra encher linguiça. Eu entendo que muitas pessoas gostem disso, mas pra mim não funciona, pra mim o livro dava pra ser menos da metade do que ele foi, tirando todas as partes desnecessárias (ao meu ver). Sobre a história, mostra desde antes do silo ser construído e toda a ideia e motivos e tudo que aconteceu até chegar na linha de tempo do primeiro livro, então não espere ver nenhum dos personagens do primeiro livro e a continuação dele, no máximo mostra a história do Solo desde ele ficando sozinho até quando ele encontrou a Juliette.

Maria.Jose 23/07/2023

Infelizmente não é uma narrativa muito envolvente. A respostas demoram para vir e os personagens não são tão interessantes quanto do primeiro livro.

Gnomot13 29/02/2020

Uma montanha russa de interesse
Inicialmente eu achei estranho voltou muito mais do que esperado, depois cruzou histórias de um jeito incrível e que normalmente não se esperava. Tudo isso apenas para chegar ao ponto de onde parou. Minhas expectativas eram maiores, talvez por isso não me empolgou como o primeiro, mas pelo menos nivelou para o fechamento.

Ricc 29/06/2020

O segundo livro da trilogia Silo aponta revelações acerca dos acontecimentos descritos no primeiro livro. Segredos são revelados e mistérios são desmistificados, surpreendendo o leitor e cativando ainda mais os fãs da série.

A distopia cresce em maturidade e seriedade nesse volume. A apresentação dos personagens do período pré-Silo contribui para isso, uma vez que estes trazem à tona informações surpreendentes sobre a verdade por trás do Silo.

Donald, Thurman, Anna, Mick e Helen formam um núcleo interessante, porém conflituoso, repleto de tramas e mistério. De outro lado, temos os personagens presentes apenas na fase Silo, como Mission e Jimmy, capazes de nos cativar logo de início.

Ao longo do livro é possível notar o desenvolvimento e evolução desses personagens. A trama conecta cada um deles, sem deixar pontas soltas.

A cronologia é imprescindível para a conexão das informações. Se no primeiro livro as datas não eram explícitas, nesse volume podemos compreender muito melhor a ordem dos fatos, conectando-os até o último capítulo, tornando a leitura ainda mais intrigante.

Ordem é o típico livro "do meio" de trilogia. Coeso e coerente, apresenta algumas respostas, desenvolve personagens e aponta um desfecho promissor, sem sequer deixar pistas.

Que venha o LEGADO!

Rodrigo 04/08/2020

Não sou fã de como o Hugh Howey escreve mas acho o universo que ele criou muito interessante. Quero ver como ele vai terminar essa história.