The Velvet Underground And Nico

The Velvet Underground And Nico Joe Harvard

Resenhas - The Velvet Underground And Nico

T.N.T.Rock 29/04/2020

Limpe a vitrola e aumente o volume.
O livro do disco é uma tentativa de entender e conhecer melhor álbuns clássicos de todos os tempos, digo tentativa porque nem sempre é fácil se enveredar na cabeça de seus criadores, ainda mais se alguns deles forrem Lou Reed e Andy Warhol.

The Velvet Underground And Nico é sem duvidas um dos discos mais influentes da musica mundial, e não é necessário nenhum livro para observarmos isso, basta olhar em volta e notar a frutificação de bandas e grandes álbuns produzidos anos mais tarde tendo esse disco como referencia, grade exemplo é a cena punk.

Mas alguns detalhes da criação do disco são da curiosidade de todo fã do Velvet, tipo, como se deu a criação de alguns dos grandes clássicos desse álbum como: Sunday Morning, Vênus In Furs, Heroin, etc, como foi a introdução de Nico na banda, o processo criativo de Lou Reed, Sterling Morrison, John Cale e Maureen Tucker ou até onde chegou o envolvimento do enigmático Andy Warhol na produção do disco, entre outros tantos detalhes que Joe Harvard conseguiu ou não desvendar em suas pesquisas para o livro.

Finalmente a coleção livro do disco é um ótima oportunidade para tirar o pó daquela vitrola antiga, e colocar um bom disco para ouvir no volume máximo.

Adriana Scarpin 16/06/2019

O “disco da banana” foi um dos que mais ouvi na minha juventude, uma das imagens mais nítidas dos meus vinte e poucos anos é estar louca de pó e álcool ouvindo Venus in Furs eternamente em looping, naquele estágio que você está acordada há dias – eu particularmente não o ouvia porque supostamente ele é extremamente influente para a história do rock e da música em geral, mas porque eu gostava da melodia e das letras, por isso me espanta saber que muita gente detestou o album quando saiu pelos mesmos motivos que tanto gosto dele.
A grande sacada dessa edição da coleção 33 1/3 ou O Livro do Disco foi ter trazido um músico e não um crítico ou historiador de música para contabilizar os meandros históricos e artísticos desse disco tão maravilhoso, além do mais, o autor Jon Harvard faz questão de só compartilhar de fontes atestadas e coerentes, sempre mantendo a informação longe dos disse-me-disses de que a indústria fonográfica está cheia.
É o primeiro volume que leio da coleção Livro do Disco, apesar de já possuir outros volumes, e foi uma grata surpresa pela qualidade das inserções críticas do autor, sem poupar nem as egotrips de Reed ou o talento dos demais integrantes da banda.

site: https://www.letras.mus.br/velvet-underground/discografia/the-velvet-underground-e-nico-1967/